Moda e Beleza

Especialista ensina a fazer nutrição capilar para recuperar a oleosidade natural dos fios

Canva

Em 29.07.22

Se você está com o cabelo ressecado, opaco, sem brilho e com muito frizz, certamente ele está pedindo uma nutrição capilar. Essa etapa de cuidado é essencial para manter os fios saudáveis. Assim, a cabeleireira Gabriella Carvalho falou sobre o tratamento, como fazer e o que usar. Confira!

Publicidade

O que é nutrição capilar?

Segundo a cabeleireira, a nutrição faz parte de uma das etapas do cronograma capilar e “tem a função de devolver os lipídios (gordura e oleosidade), agentes responsáveis por manter os cabelos brilhosos e alinhados, para os fios”.

Quando fazer a nutrição capilar?

A especialista recomenda realizar a nutrição capilar sempre que você perceber os cabelos secos ou ressecados, pois o procedimento repõe lipídios e outros componentes essenciais para os fios. Em “cabelos lisos, é recomendado fazer a cada 15 dias, já para os cabelos cacheados ou quimicamente tratados, uma vez por semana”.

Para que serve a nutrição capilar?

A nutrição capilar é indicada principalmente para os cabelos crespos e cacheados, pois eles possuem uma tendência maior ao ressecamento. Entretanto, também pode ser feita em outras texturas de cabelo. De acordo com a especialista, o tratamento “serve para nutrir, diminuindo o frizz, bem como proporcionar brilho e maciez aos fios.”

Qual a diferença entre nutrição capilar e hidratação?

A cabeleireira explica que “a nutrição devolve os lipídios para o cabelo. Já a hidratação repõe a água e as vitaminas necessárias para a saúde dos fios”. Ambas são importantes e fazem parte do cronograma capilar.

Como fazer a nutrição capilar

Muitas dúvidas podem surgir sobre quais produtos usar, as formas de aplicação e como incluir o tratamento na rotina de cuidados. Sendo assim, confira dicas e passos para fazer a nutrição capilar:

  1. Máscara de nutrição: segundo a cabeleireira, “a nutrição capilar pode ser feita com máscaras capilares próprias para nutrir”. Como já dito, realize o procedimento “a cada 15 dias ou uma vez por semana, conforme as necessidades do cabelo”.
    • Lave os cabelos com shampoo e enxágue bem;
    • Aplique uma máscara capilar própria e deixe agir entre 2 a 5 minutos durante o banho;
    • Após esse processo, lave os cabelos com shampoo e condicionador;
    • Finalize como de costume.
  2. Umectação: outra forma de nutrir os fios é a umectação. A especialista explica que o procedimento consiste em aplicar óleos vegetais nos fios. Ela complementa dizendo que “o tempo de ação mínima do produto é de 2 horas”.
    • Aplique o óleo vegetal do comprimento até as pontas e deixe agir por 2 horas no mínimo;
    • Em seguida, lave os cabelos com shampoo e condicionador;
    • Enxágue bem e finalize como de costume.
  3. Umectação noturna: a umectação noturna também é feita com óleos vegetais, entretanto o tempo de ação do produto precisa ser maior, uma noite inteira. Ela é indicada para cabelos crespos e cacheados, pois essas curvaturas dificultam que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas.
  • Aplique o óleo vegetal antes de dormir nos cabelos ainda sujos;
  • Deixe o produto agir durante a noite;
  • No dia seguinte, lave os cabelos com shampoo e condicionador;
  • Enxágue bem e finalize como preferir.

É importante ressaltar que os produtos utilizados e a frequência do tratamento dependem das necessidades de cada cabelo. Sendo assim, se tiver dúvidas, consulte uma cabeleireira de confiança para te ajudar no processo de nutrição capilar.

O que usar para fazer a nutrição capilar

Canva

Existem diversos produtos e ativos que podem garantir cabelos mais nutridos, bonitos e saudáveis. A cabeleireira indicou alguns e citou seus benefícios. Confira:

Óleos vegetais

Segundo a profissional, é possível usar vários tipos de óleo vegetal para realizar a nutrição capilar, como: óleo de amêndoas, óleo de coco, óleo de abacate e óleo de semente de uva. “Eles promovem brilho e nutrição intensa na fibra capilar, além de auxiliar no desenvolvimento da oleosidade natural do cabelo”.

Publicidade

Manteiga de Karité

Muito usada pela indústria de cosméticos, a manteiga de karité é um ativo extraído de uma árvore africana chamada Butyrospermum Parkii. Esse componente possui grande poder nutricional para a pele e cabelos. Segundo Gabriella Carvalho, “é um revitalizante totalmente natural, que promove brilho, maciez, flexibilidade e protege os fios contra a radiação solar”.

Ovo

Utilizar ovo para tratar os fios é uma opção natural e acessível, uma vez que o alimento é facilmente encontrado e é rico em biotina, proteínas e vitaminas. Além disso, também possui óleo que ajuda a melhorar a estrutura capilar, nutrindo, combatendo o ressecamento e proporcionando brilho aos fios.

Glicerina

A glicerina é muito usada para fortalecer a fibra capilar, estimular a definição de cachos e combater as pontas duplas. O composto é altamente nutritivo e emoliente. “Além de desembaraçar as madeixas, a glicerina tem o poder de atrair a umidade para dentro do fio e retê-la por mais tempo, prolongando ainda mais a hidratação”, explicou a cabeleireira.

Maizena

O amido de milho possui propriedades que hidratam e deixam os fios macios e brilhosos. Combinado com óleos vegetais, ele ajuda a recuperar os lipídios perdidos em processos químicos ou pelo uso frequente de ferramentas de calor. É possível fazer uma mistura com óleo de coco, por exemplo, pois esse poderoso ativo penetra na fibra capilar devolvendo nutrientes aos fios.

Mel de cenoura

O mel de cenoura é indicado para todos os tipos de cabelo e, segundo a profissional, ele “tem componentes que ajudam na hidratação e auxiliam no crescimento saudável do cabelo”. Além disso, é muito fácil de ser feito, basta utilizar uma cenoura e um pouco de açúcar.

Máscara capilar

A máscara capilar é importante para a rotina de cuidados na etapa de nutrição do cronograma capilar. Há diversas opções com ativos que repõem lipídios e nutrientes. Esses “componentes são essenciais para manter os cabelos brilhosos e alinhados”, esclarece a especialista. Dessa forma, a máscara ajuda a combater o ressecamento dos fios devolvendo o aspecto bonito e saudável.

Açúcar

A nutrição capilar também pode ser feita com açúcar. Esse ingrediente “funciona como esfoliante capilar e, por esse motivo, deixa os fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menos frizz. Ele também ajuda na recuperação de cabelos porosos e danificados”, explica a cabeleireira. Além disso, pode ser misturado com outros ingredientes, como o mel e o ovo, para potencializar os efeitos nutritivos nos cabelos.

Leite de coco

O leite de coco possui propriedades essenciais para manter os fios macios e brilhosos. Esse ingrediente é muito recomendado para a etapa de nutrição, pois “é rico em óleos benéficos para o cabelo e, por esse motivo, é um ingrediente perfeito para nutrir os fios”. Além disso, “possui ácido láurico em sua composição, que ajuda a limpar o cabelo e o couro cabeludo sem danificá-los”, destaca a cabeleireira.

Bepantol

O Bepantol é uma solução restauradora indicada para nutrir e repor a água nos fios, normalmente perdida devido aos processos químicos e fatores climáticos. A profissional comenta que o “Bepantol Derma Solução Capilar possui alta concentração do ativo dexpantenol, que auxilia na restauração capilar e ajuda a manter a água dos fios”.

Além de fácil, é muito econômico fazer a nutrição capilar em casa. No próximo tópico, algumas mulheres compartilham suas experiências, mostram o antes e o depois, além de ensinar a fazer o tratamento. Acompanhe!

Publicidade

Como fazer nutrição capilar em casa

A nutrição capilar é um procedimento que pode ser feito em casa. Para isso, você precisará de ingredientes facilmente encontrados em mercados e lojas de produtos naturais. Abaixo, confira uma seleção de vídeos com orientações e dicas essenciais para deixar seus cabelos sempre saudáveis:

Nutrição capilar para cabelo ondulado

Nesse vídeo, Larissa Scanavini ensina como fazer uma receitinha caseira barata para nutrir os cabelos ondulados e promover definição. Além disso, ela indica produtos, ingredientes e truques para potencializar a absorção dos nutrientes. Assista!

Nutrição com umectação noturna

A umectação noturna é um dos tratamentos preferidos das cacheadas e crespas para repor nutrientes nos fios e combater o ressecamento. Então, assista ao vídeo e veja o passo a passo da aplicação!

Nutrição capilar caseira com maizena

Como mencionado, a maizena deixa os fios nutridos, hidratados e macios. O melhor de tudo é que o ingrediente é barato e fácil de encontrar. Então, assista ao vídeo e aprenda a fazer uma receitinha poderosa com propantol, óleo de argan e máscara de hidronutrição. Veja também como aplicar a mistura e confira o resultado!

4 formas de fazer a nutrição capilar

De acordo com as dicas da youtuber, você pode nutrir os seus cabelos de 4 maneiras: usando óleos vegetais, manteiga vegetal, máscara de nutrição e hidratação. Ela explica como aplicar os produtos e dá dicas importantes para obter bons resultados. Assista!

Agora, você já sabe mais sobre a nutrição capilar e como esse tratamento é importante para a sua rotina de cuidados. Então, não deixe de seguir as dicas e mantenha o seu cabelo radiante. Aproveite e veja como fazer hidratação caseira e reconstrução capilar para fazer um tratamento completo nos fios!

Publicidade

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.