Nutrição capilar: o que é, benefícios e como fazer esse tratamento em casa

Escrito por
Em 10.02.19

Negin Mirsalehi

Quem tem o hábito de cuidar dos cabelos em casa já deve ter ouvido falar de cronograma capilar e os processos hidratação, reconstrução e nutrição.

Continua após o anúncio

Aprenda a seguir tudo o que você precisa saber sobre a etapa de nutrição e descubra se é isso que falta para você ter o seu cabelo dos sonhos!

Nutrição capilar: o que é e vantagens

iStock

A nutrição capilar é o processo de reposição dos lipídios e da oleosidade natural dos fios, garantindo um cabelo mais sedoso e pesado. Dentre as suas vantagens e efeitos, temos:

  • Traz brilho aos cabelos;
  • Dá movimento aos fios;
  • Reduz o frizz;
  • Combate o ressecamento;
  • Previne as pontas duplas;
  • Sela os fios e prolonga a hidratação.

Como está relacionada aos lipídios, os produtos indicados para nutrição são ricos em ceramidas, óleos vegetais (coco, argan, abacate) e manteigas (de cacau, de karité).

Tipos de nutrição

Existem dois tipos principais de nutrição: a feita com máscaras e a umectação. Enquanto na primeira são utilizadas máscaras de tratamento específicas para nutrição, na umectação são utilizados os óleos vegetais in natura.

Leia também: 10 receitas de hidratação com azeite para devolver a vida dos seus cabelos

Nutrição capilar: passo a passo

Se o seu cabelo está opaco, ressecado e sem movimento, ele pode estar precisando de uma nutrição. Aprenda receitas poderosas para nutrir os seus fios em casa:

Nutrição capilar para cachos

Essa é uma máscara nutritiva que também tem ação hidratante. Você vai usar só óleo de coco extravirgem (parte nutritiva da receita) e máscara de hidratação. Para a aplicação, basta lavar os cabelos e espalhar a misturinha pelo cabelo úmido, deixar agir de 10 a 15 minutos.

Continua após o anúncio

Nutrição capilar com ovo

Aqui, o combo é de ovo com mel. O resultado é um cabelo leve e brilhoso, sem gastar quase nada e sem sair de casa. Basta aplicar a mistura, deixar agir por 15 minutos, enxaguar e finalizar como de costume. Para evitar o cheiro de ovo, lembre-se de retirar aquela pelezinha da gema.

Leia também: Bepantol para cabelo: 5 máscaras poderosas para testar já

Nutrição capilar com azeite

Por levar apenas o azeite de oliva extravirgem, essa nutrição pode ser classificada como uma umectação. Escolha um dia em que seu cabelo estiver sujo e aposte no tratamento com este óleo poderoso. É só enluvar todo o cabelo, deixar por 1 hora e então lavar e condicionar o cabelo.

Nutrição capilar baratinha

Quer ter um cabelo superbrilhoso e gastar menos que 10 reais para isso? Então se joga nesse tutorial! Separe uma caixinha de creme de leite (na verdade, você vai usar só um pouquinho) e uma máscara de nutrição. Daí é só fazer a misturinha, enluvar muito bem os fios e deixar agir por 30 minutos.

Nutrição capilar com cenoura

Leia também: 30 dicas e receitas ayurvédicas para cabelo e pele impecáveis

A cenoura é rica em diversas vitaminas, o que pode render ótimos efeitos para os fios. A máscara é feita com uma cenoura cozida e amassada combinada com a quantidade de máscara necessária para todo o seu cabelo. O tempo de agir é de 25 minutos e o resultado é um cabelo muito macio e cheio de movimento.

Continua após o anúncio

Tá esperando o que para fazer sua nutrição? Você também pode combinar outros ingredientes e ir testando qual receita funciona melhor para o seu cabelo. Você e seus fios só têm a ganhar!

Melhores produtos para nutrição capilar

Agora que você já sabe como nutrir o seu cabelo, é hora de escolher os melhores produtos para fazer isso. Veja nossa seleção de máscaras e óleos indicados para nutrição:

Dicas de Mulher

  1. O Poderoso Cremão, na Beleza na Web
  2. Máscara BemDita Ghee Nutrição, na Beleza na Web
  3. Óleo de Argan Forever Liss
  4. Óleo de umectação Salon Line “Tô de Cacho”, na Ikesaki
  5. Máscara de Nutrição Yenzah Abacate, na Época Cosméticos
  6. Máscara Nutrição Argan, na Ikesaki
  7. Óleo de Coco extra virgem, na Americanas

Pronta para conquistar o cabelo dos seus sonhos? Para completar o seu cronograma capilar, veja também nossas dicas sobre hidratação caseira!

Assuntos: Cabelos

Para você