Manteiga de karité: um produto natural fantástico para a pele e cabelos

Descubra por que ela está presente nas mais variadas fórmulas de cosméticos vendidos no mundo todo

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

As mulheres mais ligadas à beleza certamente já usaram, ou ao menos viram à venda, algum produto que continha manteiga de karité. Um xampu, um condicionador, um creme corporal ou facial, entre outros produtos de cuidados com o corpo.

Isso porque, devido aos benefícios comprovados que pode oferecer à pele e aos cabelos, a manteiga de karité está presente nas fórmulas de vários cosméticos vendidos no Brasil e no mundo.

Se você ainda não conhece ou, já ouviu falar sobre manteiga de karité, mas tem dúvidas de como ela age, vai adorar conhecer um pouco mais sobre esse tipo de gordura natural que pode ser muito útil nos seus cuidados diários com a beleza!

O que é a manteiga de karité?

A manteiga de karité é extraída de uma noz, que cresce em uma árvore exclusiva do continente africano, mais precisamente da sua região oeste: a Butyrospermum parkii.

A fruta não é colhida e nem mesmo a árvore é balançada ou cortada. O fruto maduro é recolhido somente quando cai no chão (já que os pendurados ainda não estão maduros o suficiente para a produção da manteiga). Para isso, a árvore precisa alcançar cerca de 15 anos de idade, que é quando começa a dar os seus frutos, e a produção média gira em torno de 15 a 20 quilos de frutas frescas por árvore a cada estação.

Leia também: 12 efeitos poderosos da vaselina para sua beleza

Depois de colhida e moída, a noz é transformada na manteiga de karité – uma das gorduras vegetais mais valiosas do mundo, com altíssima qualidade e que, como não poderia deixar de ser, está presente nas mais variadas fórmulas de cosméticos vendidos no mundo inteiro.

Os principais benefícios da manteiga de karité

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A manteiga de karité possui várias propriedades que a tornam um princípio ativo bastante interessante para uso cosmético, de acordo com Flávia de Oliveira José , farmacêutica da Doce Flora, professora de Cosmetologia e coordenadora do curso técnico de Farmácia da Esaup (Escola da Saúde de Piracicaba).

Flávia explica que, devido ao alto grau de emoliência (maciez), este produto confere ao corpo um toque agradável. “Contudo, não apresentando efeito gorduroso e lustroso – essencial em qualquer linha de produtos cosméticos, tanto para os cabelos como para a pele”, diz.

A farmacêutica acrescenta que a manteiga de karité alivia a sensação de ressecamento da pele, ajudando a manter sua hidratação natural. É muito utilizada em cosméticos para pele bastante ressecada e sensível. “Confere sensação aveludada e suavizante sobre a pele e espectro fotoprotetor adicional na faixa do ultravioleta”, diz. Ou seja, especialmente quando usada pura, atua também como um “filtro solar natural”, sendo uma ótima aliada tanto nos meses de calor intenso como nos meses de inverno.

Flávia acrescenta que, devido à ação amaciante, a manteiga de karité pode ser usada como preventivo de estrias.

Leia também: 6 tratamentos caseiros para fortalecer as unhas

Ela costuma ainda ser muito indicada para os cabelos secos, fracos ou quebradiços, pois é um revitalizante eficaz e totalmente natural, que oferece brilho, flexibilidade e maciez, além de protegê-los contra a radiação solar.

Como usar a manteiga na versão pura ou em produtos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Abaixo você confere as principais orientações de como utilizar a manteiga de karité:

No rosto

Flávia explica que a manteiga de karité pode ser aplicada no rosto na sua versão pura ou por meio de formulações, como batons e cremes, que a contenham. “Por sua ação hidratante e por proteger contra os raios UV, pode ser usada tanto de dia como à noite”, diz.

A manteiga pode ser aplicada ainda, na sua versão pura, diretamente nos lábios, para hidratá-los.

Leia também: As partes do corpo que mais precisam de hidratação

Quem tem pele oleosa, porém, deve tomar cuidado ao aplicar a manteiga de karité diretamente no rosto. O melhor caminho é sempre seguir as orientações de um dermatologista sobre quais produtos pode ou não usar neste caso.

No corpo

A manteiga de karité pode ser utilizada nas mais variadas partes do corpo, desde unhas (para que fiquem mais hidratadas e fortes), como braços, pés, pernas. “Pode ser usada ainda em composições especificas para cada área do corpo”, comenta Flávia.

A farmacêutica acrescenta que a manteiga de karité pode ser utilizada de dia ou de noite. “Sua constituição de ácidos graxos são similares à composição da gordura da pele – o que faz dela um produto que não provoque reações de sensibilidade e possibilita o uso em toda a parte do corpo, promovendo uma hidratação intensa e um toque suave e aveludado”, diz.

Para hidratar e suavizar a pele, usando a manteiga de karité pura, não há segredo: coloque um pouco da manteiga na palma da mão, esfregue com os dedos e aplique diretamente sobre a pele, massageando suavemente.

Leia também: Como evitar o ressecamento dos lábios no clima seco?

Nos cabelos

Flávia destaca que existem estudos científicos que comprovam a ação da manteiga de karité nos fios de cabelo. “Os componentes lipídicos (gordura) da manteiga fornecem à fibra capilar brilho, maciez e sedosidade, uma vez que devolvem à fibra capilar constituintes lipídicos perdidos durante as etapas de tratamento diário do cabelo e recobrem o fio, diminuindo o atrito entre eles”, explica.

“Os estudo indicam o uso da manteiga em condicionadores, usados depois da lavagem com o xampu exatamente para recuperar os fios”, acrescenta.

Outra possibilidade é usar a manteiga de karité pura diretamente nos fios. Seguem três sugestões de como fazer isso:

  • Lave os cabelos, retire o excesso de água com uma toalha e aplique a manteiga de karité (evitando a raiz). Coloque uma toca de banho e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, é só enxaguar os fios com bastante água morna.
  • Coloque um pouco da manteiga de karité nas mãos, espalhando bem. Depois, aplique sobre os fios secos e não lavados, especialmente nas pontas e partes mais ressecadas. Deixe quanto tempo puder (quiser) e depois lave como de costume.
  • Aplique um pouco da manteiga sobre os cabelos antes de dormir e, ao acordar, lave-os totalmente (para que os fios não fiquem oleosos).

Manteiga de karité pode ser usada na gravidez?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Flávia explica que, por ser um produto natural, a manteiga de karité pode ser usada por mulheres grávidas. “Só é preciso tomar o devido cuidado com os outros componentes no caso de cremes e loções à base de karité ou, então, dar preferência à manteiga pura”, diz.

O lado superpositivo de usar a manteiga de karité durante a gestação, conforme explica Flávia, é que as propriedades de hidratação e emoliência (maciez) permitem a pele ter uma elasticidade maior, evitando as estrias.

“Vale lembrar que é sempre recomendável consultar a opinião do médico que está fazendo o acompanhamento nesta fase”, acrescenta a farmacêutica.

É possível manipular essa gordura vegetal?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A manteiga de karité é um produto disponível para manipulação e, conforme explica Flávia, por ser um cosmético, é de venda livre. “Qualquer pessoa pode ir até uma farmácia e pedir um produto à base de karité e o farmacêutico pode orientá-la quanto a outros produtos adicionados à fórmula para melhor resultados”, diz.

Na manipulação, explica Flávia, podem ser feitos com manteiga de karité:

  • Batom;
  • Condicionador;
  • Creme para o corpo;
  • Creme para as mãos;
  • Creme para os pés etc.

“O interessante de manipular é personalizar a fórmula para cada pessoa. Dessa forma, conseguimos muitas vezes atender às necessidades de cada um em um único produto, facilitando assim o seu uso e proporcionando um custo menor”, destaca Flávia.

A farmacêutica acrescenta que a manteiga pura de karité também é mais acessível na manipulação (tem preço mais acessível). “Além disso, a pessoa tem a certeza de ser um produto 100% puro”, diz.

Receitas caseiras com manteiga de karité

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Algumas pessoas arriscam comprar a manteiga de karité pura e misturá-la a outros produtos, fazendo, assim, “receitas caseiras”. Na internet é possível encontrar, por exemplo, sugestões de máscaras capilares caseiras feitas com karité ou ainda, de cremes corporais etc.

Confira alguns exemplos abaixo:

1. Creme de tratamento + manteiga de karité: 1 colher (chá) de manteiga de karité + 2 colheres (sopa) de amido de milho + 1 copo de leite integral + 1 colher (sopa) de azeite de oliva + 1 colher (sopa) de mel + 2 colheres (sopa) de creme de tratamento. Leve o amido e o leite ao fogo até engrossar. Acrescente a manteiga de karité e deixe-a dissolver completamente. Retire do fogo e acrescente o azeite, o mel e o creme.

2. Creme capilar de manteiga de karité: 1 xícara de óleo de coco + ½ xícara de manteiga de karité + ½ xícara de óleo de semente de uva. Em uma tigela combine os ingredientes. Coloque a mistura no micro-ondas por 30 segundos até ficar bem derretido. Coloque a tigela em um recipiente maior com água e cubos de gelo e bata até que haja mudança de textura para algo mais cremoso.

3. Creme corporal caseiro com manteiga de karité: 1 xícara de manteiga de karité + 1 xícara de manteiga de cacau + 1/2 xícara de óleo de coco + 1 colher (sopa) de óleo essencial de laranja. Derreta a manteiga de karité, a manteiga de cacau e o óleo de coco. Misture bem esses ingredientes e coloque a mistura na geladeira até que comece a tomar forma novamente. Adicione o óleo essencial, batendo (com uma batedeira) e depois coloque em um recipiente de vidro fechado. Conserve em temperatura ambiente.

Porém, Flávia destaca que não recomenda que seja feito esse tipo de produto com a manteiga de karité. “Como farmacêutica não oriento as receitas caseiras. Pois quando misturamos vários produtos prontos, podemos causar incompatibilidades ou reações químicas inesperadas e os produtos formados por essas reações podem ser tóxicos e prejudiciais à saúde, além de comprometer o resultado esperado”, diz.

“O que posso recomendar é o uso da manteiga de karité pura orgânica diretamente na pele, sendo todo corpo, lábios, pés e mãos em caso de pele extremamente ressecada ou sensível. E máscara capilar, porém, sempre lembrando de não adicionar nada a ela”, destaca a farmacêutica Flávia.

19 produtos com manteiga de karité

Na galeria abaixo você confere sugestões de onde comprar cosméticos que têm manteiga de karité em sua formulação e também a manteiga pura:

Manteiga de Karité por R$ 9,45 na <a href="http://www.sabaoeglicerina.com.br/manteiga-de-karite-p462" target="blank_">Sabão e Glicerina</a>

Creme de mãos karité baunilha L’occitane por R$39 na <a href="http://br.loccitane.com/creme-de-m%C3%A3os-karit%C3%A9-baunilha-30-ml,43,2,4563,709565.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Creme corporal karité cítrico L'occitane por R$99 na <a href="http://br.loccitane.com/creme-corporal-karit%C3%A9-c%C3%ADtrico,43,2,4563,600230.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Creme corporal ultrahidratante karité L'occitane por R$55 na <a href="http://br.loccitane.com/creme-corporal-ultra-hidratante-karit%C3%A9-tamanho-viagem,43,2,4563,600226.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Óleo hidratante corporal karité L'occitane por R$125 na <a href="http://br.loccitane.com/%C3%B3leo-hidratante-corporal-karit%C3%A9,43,2,4563,600772.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Óleo nutritivo para unhas e cutículas karité L'occitane por R$85 na <a href="http://br.loccitane.com/%C3%B3leo-nutritivo-para-unhas-e-cut%C3%ADculas,43,2,4563,600792.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Sabonete facial ultra hidratante karité L'occitane por R$65 na <a href="http://br.loccitane.com/sabonete-facial-ultra-hidratante-karit%C3%A9,43,2,4563,589351.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Tônico karité L'occitane por R$95 na <a href="http://br.loccitane.com/t%C3%B4nico-karit%C3%A9,43,2,4563,588038.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Creme facial ultra hidratante karité L'occitane por R$195 na <a href="http://br.loccitane.com/creme-facial-ultra-hidratante-karit%C3%A9,43,2,4563,473647.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Balsamo para lábios karité L'occitane por R$45 na <a href="http://br.loccitane.com/balsamo-para-l%C3%A1bios-karit%C3%A9,43,2,4563,53947.htm" target="blank_">L’occitane</a>

Manteiga de Karité Tenys Pé por R$19,20 no <a href="http://www.sitedospes.com.br/manteiga-de-karite-spa-calendula-85g-tenys-pe/?gclid=CIKNz6-M-8QCFRc8gQoddTkANA" target="blank_">Site dos Pés</a>

Creme Skala Manteiga Karite por R$5,29 na <a href="http://www.megasalao.com.br/creme-skala-manteiga-karite-1000g-4461.aspx/p?&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=DynamicDisplay&utm_campaign=googleshopping" target="blank_">Mega Salão</a>

Pomada para o cabelo Neez Manteiga Karite por R$9,20 na <a href="http://www.panvel.com/panvel/visualizarProduto.do?codigoItem=552750&gclid=CNal0cGN-8QCFRc8gQoddTkANA" target="blank_">Panvel</a>

Xampu Helcla Manteiga Karite por R$12,19 na <a href="http://www.megasalao.com.br/shampoo-helcla-manteiga-karite-500ml-5823.aspx/p?&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=DynamicDisplay&utm_campaign=googleshopping" target="blank_">Mega Salão</a>

Amolecedor de cutícula Ideal Manteiga de Karité por R$3,89 na <a href="http://www.megasalao.com.br/amolecedor-de-cuticula-ideal-manteiga-de-karite-100ml-1197.aspx/p?&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=DynamicDisplay&utm_campaign=googleshopping" target="blank_">Mega Salão</a>

Máscara Capilar Karite Rene Furterer por R$156,90 na <a href="http://br.ozcosmetics.com/Rene-Furterer/Mascara-Capilar-Karite-Intense-Nourishing-Mask-Cabelo-Muito-Seco-e-Danificado-Pote-/152699" target="blank_">Oz Cosmetics</a>

Condicionador de Amêndoas e Manteiga de Katité Força da Terra por R$22 na <a href="http://www.natue.com.br/condicionador-de-amendoas-250ml-forca-da-terra-5641.html?gclid=CIynnqmQ-8QCFUcdgQodcaMASg" target="blank_">Natue</a>

Manteiga de Karité Orgânica pura L’occitane por R$195 na <a href="http://www.belezanaweb.com.br/loccitane/manteiga-de-karite-100-pura/" target="blank_">L’occitane</a>

Manteiga de karité 100% pura Dr. Tozzi por R$20,30 na <a href="http://www.drtozzi.com.br/manteigas?product_id=121" target="blank_">Dr. Tozzi</a>

Contraindicações

Flávia destaca que não existem contraindicações da manteiga de karité na literatura. “A contraindicação pode vir em produtos em que a composição não é apenas a manteiga de karité”, acrescenta.

A farmacêutica chama atenção, porém, para alguns cuidados básicos:

  • A manteiga de karité não deve ser ingerida;
  • Nunca deve ser aplicada nos olhos;
  • É necessário evitar o uso em peles lesionadas.

Agora que você já conhece os benefícios dessa preciosidade da natureza! Que tal incluir esse fantástico produto natural no seu tratamento diário de beleza?! Mas, lembre-se: em caso de dúvidas, converse sempre com seu dermatologista.

Assuntos: Pele

Para você