Bolos decorados: 14 tipos de coberturas para decorar com perfeição

Pasta americana, chantilly e brigadeiro são algumas das coberturas mais utilizadas para fazer lindos e deliciosos bolos

Escrito por Tais Romanelli
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Nos casamentos, eles ficam em mesa de destaque. Nas festas infantis e aniversários em geral, fazem parte do momento mais aguardado. Os bolos decorados fazem parte hoje da maioria dos eventos, encantando tanto crianças como adultos.

Sabor é fundamental, mas beleza também conta muito, já que eles são atualmente parte essencial da decoração de um evento.

Exemplos de bolos maravilhosos não faltam e quem trabalha com isso sabe: é preciso muita criatividade, bom gosto e capricho.

Abaixo você conhece melhor os diferentes tipos de cobertura para bolos, conhecendo as vantagens e, em alguns casos, as desvantagens de cada um, e ainda se inspira com lindos exemplos de bolos decorados para as mais variadas ocasiões.

14 tipos de cobertura para decorar seus bolos

É possível criar uma infinidade de bolos lindos (dos mais simples aos mais sofisticados) a começar pelas diferentes possibilidades de cobertura. Basta gostar do que faz (do que se está fazendo), usar a criatividade e “colocar a mão na massa” com muito capricho!

Leia também: 32 receitas de cupcake para você se deliciar

1. Pasta Americana

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Esta é, atualmente, uma das coberturas mais usadas nos bolos decorados. Existem, inclusive, vários cursos que ensinam a fazer bolo decorado com ela, tanto virtuais como presenciais. Exemplos: Prime Cursos; Senai; Iped; Senac, entre outros.

Gabriela Ribeiro, do blog A Confeiteira Encantada, explica que a pasta americana é uma cobertura modelável e lisa, muito utilizada para cobrir bolos e deixá-los lindos e criativos.

“A vantagem de cobrir um bolo com a pasta é o visual. Muito utilizada em casamentos e festas, a pasta americana é incrível para ser admirada. Com a pasta é possível tornar qualquer pão de ló um bolo confeitado maravilhoso. Também é possível criar temas e decorar com a pasta além de cobrir”, destaca a confeiteira.

A desvantagem, de acordo com Gabriela, é que a massa precisa ser mais firme e não tão molhadinha. “Também é preciso ter jeito para abrir a pasta e criar com ela”, diz.

Receita de pasta americana

Ingredientes:

  • 6 colheres (sopa) de água
  • 2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor (24 g)
  • 2 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 2 colheres de sopa de glucose de milho
  • 1 kg de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo: dissolva a gelatina na água, leve ao fogo em banho-maria e adicione a glucose e a gordura vegetal, mexendo até dissolver bem. Retire do fogo e, aos poucos, acrescente o açúcar até formar uma massa. Espalhe-a na bancada até dar o ponto de abrir, então ela estará pronta para ser colocada no bolo.

2. Fondant

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Gabriela explica que o fondant, normalmente, é aplicado em forma líquida e o resultado final é uma cobertura de açúcar (grossa ou fina, dependendo da consistência). “As coberturas aplicadas em forma líquida sempre são mais simples de aplicar do que uma modelagem, mas o resultado visual nem sempre é o mesmo”, diz.

“A desvantagem desse tipo de cobertura é que muitas pessoas, assim como no caso da pasta americana, não gostam do sabor muito açucarado”, destaca a confeiteira.

Receita de fondant

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar de confeiteiro
  • 150 ml de água
  • 2 1/2 envelopes de gelatina sem sabor
  • 1 colher (sopa) de glicerina
  • 1 colher de essência de baunilha (ou outra de sua preferência)
  • 1/2 colher (sopa) de glucose líquida

Modo de preparo: coloque a água em uma tigela de vidro ou porcelana (que suporte altas temperaturas) e adicione a gelatina. Em uma panela, coloque um pouco de água e leve ao fogo. Coloque a tigela com a água e a gelatina dentro da panela, dissolvendo a gelatina em banho-maria. Depois, retire do fogo e adicione a glucose e a glicerina, misturando tudo e, posteriormente, deixando esfriar. Em vasilha despeje o açúcar e faça um furo no meio. Quando a mistura da gelatina já estiver esfriado, adicione a essência que escolheu, e despeje tudo dentro do buraco feito no açúcar. Com uma colher de alumínio misture todos os ingredientes. Depois de tudo misturado, retire da vasilha e comece a sovar em uma superfície lisa untada com açúcar de confeiteiro. Com um rolo estique a massa sobre a mesa e depois coloque sobre o bolo (o bolo deve estar coberto de algum recheio que grude).

3. Buttercream

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Gabriela explica que este é basicamente um creme de manteiga muito utilizado nos EUA para cobrir cupcakes. “É saboroso e, caso bem feito, pode ser extremamente fácil de aplicar”, diz.

“A vantagem de cobrir um bolo com esse creme é o sabor e a facilidade de confeitar. As desvantagens são: ser um creme relativamente caro e ser bem gorduroso”, destaca a confeiteira.

Receita de buttercream

Ingredientes:

  • 200 gr de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • 500 gr (5 xícaras) de açúcar de confeiteiro
  • 5 colheres (sopa) de leite gelado
  • 1 colher (sopa) de baunilha ou outro sabor desejado

Modo de preparo: bata a manteiga e 4 xícaras do açúcar. Junte o leite e vá acrescentando a outra xícara de açúcar até atingir a consistência necessária.

4. Merengue

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O merengue é uma cobertura basicamente de açúcar e claras. “É gostoso e relativamente simples de fazer. A praticidade e o valor baixo da cobertura são seus grandes trunfos. A desvantagem é ser uma cobertura um pouco mais fluída para determinados tipos de decorações”, destaca Gabriela.

Receita de merengue

Ingredientes:

  • 3 claras de ovos
  • 200 gr de açúcar refinado
  • Gotas de essência a gosto (sabor de sua preferência) ou 50 ml de suco de limão
  • Gotas de corante culinário (opcional)

Modo de preparo: na batedeira bata a clara em neve, adicione o açúcar e continue batendo. Acrescente a essência ou o suco de limão e o corante e deixe batendo até dar o ponto. Depois deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Depois é só confeitar seu bolo e/ou torta.

5. Chantilly

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O chantilly tem em sua base o creme de leite batido e é a cobertura queridinha dos bolos de padaria, de acordo com Gabriela. “A vantagem é a praticidade e o sabor popular que, muitas vezes, agrada bastante os brasileiros. A desvantagem é ser um creme gorduroso”, diz.

Receita de chantilly caseiro

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • ½ colher (café) de essência de baunilha
  • 1 pitada de fermento em pó

Modo de preparo: na batedeira, coloque o açúcar, a essência de baunilha e a manteiga. Bata em velocidade máxima até que se forme um creme. Depois acrescente o creme de leite e o fermento e bata por mais 5 minutos.

6. Ganache

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O ganache é uma cobertura de chocolate. “Acho o ganache ideal para cobrir bolos de chocolate, pois é uma cobertura gostosa e simples de fazer. A desvantagem é o preço elevado para fazer uma ganache de boa qualidade”, comenta Gabriela.

Receita de ganache

Ingredientes:

  • 150 gr de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 200 gr de creme de leite fresco
  • 1 colher (sopa) manteiga

Modo de preparo: coloque o chocolate em um recipiente de vidro e leve ao micro-ondas e, na potência máxima, deixe por 1 minuto ou até derreter. Derreta também a manteiga. Retire o chocolate do micro-ondas e mexa. Coloque o chocolate derretido numa panela junto com a manteiga derretida e o creme de leite, deixe em fogo baixo e mexa até ficar um creme homogêneo.

7. Glacê

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Gabriela explica que o glacê é basicamente uma cobertura de açúcar e permite que você confeite o bolo com mais facilidade utilizando o saco de confeitar. “A desvantagem é não poder modelar como a pasta americana, mas acho uma cobertura muito boa, assim como o merengue italiano”, comenta.

Receita de glacê

Ingredientes:

  • 500 gr de açúcar de confeiteiro
  • 6 colheres (sopa) de margarina
  • 3 claras de ovo em neve
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: bata as claras em uma tigela ou batedeira até dar o ponto de neve firme. Adicione aos poucos o açúcar e, depois, as colheres de margarina. Em seguida, o suco de limão. Deixe bater até ficar consistente.

8. Cream cheese frosting

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Gabriela explica que esta é uma cobertura com base no creme de queijo. “É ideal para alguns bolos, como o Red Velvet. Acho a cobertura supergostosa e combina muita com diversos bolos, fazendo um contraste de sabores. As desvantagens são: o preço e nem sempre agradar alguns paladares”, diz.

Receita de cream cheese frosting

Ingredientes:

  • 2 xícaras de cream cheese
  • 1/2 xícara e 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado

Modo de preparo: deixe os ingredientes em temperatura ambiente. Na tigela da batedeira misture a manteiga e o açúcar e bata até ficar bem lisinho e com brilho. Adicione o cream cheese e bata mais um pouco até incorporar tudo.

9. Marzipã

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A cobertura de marzipã é deliciosa e sua base é a farinha de amêndoas. “Acho saborosa e fácil de modelar. É uma cobertura mais elegante e combina muito com bolos de casamento. A desvantagem é o alto preço para fazer uma cobertura de alta qualidade”, comenta Gabriela.

Receita de marzipã

Ingredientes:

  • 1 clara de ovo
  • 250 gr de amêndoas cruas peladas
  • 500 gr de açúcar de confeiteiro
  • Opcional: 1 colher (sobremesa) de essência de amêndoas

Modo de preparo: tire a pele das amêndoas, deixando-as de molho, em água fervente e fora do fogo, por dois a três minutos. Bata as amêndoas no liquidificador em pequenas porções, até virar uma farinha. Depois misture a clara de ovo e acrescente o açúcar de confeiteiro até ficar uma massa maleável e em tom de pele. Se desejar, acrescente uma colher (sobremesa) de essência de amêndoas.

10. Brigadeiro

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Esta delícia dispensa apresentações, costuma agradar a todos os paladares e pode ser uma boa cobertura de bolo. Gabriela comenta que suas vantagens são: a praticidade, o valor e o sabor popular. A desvantagem é ser comum demais.

Receita de brigadeiro para bolos

Ingredientes:

  • 1 lata creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 7 colheres (sopa) de Nescau ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • Chocolate granulado para confeitar

Modo de preparo: coloque tudo em uma panela funda e cozinhe em forno médio, mexendo sem parar com uma colher de pau. Cozinhe até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.

11. Calda de chocolate

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

“Não aconselho cobrir um bolo só com chocolate, pois pode endurecer muito! Melhor mesmo é fazer uma ganache”, destaca Gabriela.

Uma boa dica é usar a calda de chocolate apenas com efeito decorativo no bolo. O sabor é gostoso e costuma agradar a maioria das pessoas.

Receita simples de calda de chocolate para bolos

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de leite
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo: junte todos os ingredientes numa frigideira média e leve ao fogo médio. Misture com uma colher de pau até ficar cremoso. Agora é só utilizar a calda no bolo.

12. Chocolate em pó

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A praticidade é a maior vantagem de se utilizar este tipo de cobertura, de acordo com Gabriela. “Acredito que essa cobertura seja ideal para bolos caseiros. A desvantagem é ser simples demais”, comenta.

Receita de cobertura de chocolate em pó e leite condensado

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher de margarina
  • 1/2 lata de leite (usar a embalagem do leite condensado)

Modo de preparo: em uma panela coloque o leite, o chocolate em pó, a margarina e o leite condensado e mexa até ficar com a consistência desejada.

13. Açúcar em pó (confeiteiro)

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Utilizar o açúcar impalpável para decorar é uma boa pedida, destaca Gabriela. “Eu utilizo muito no bolo de maçã. Você pode também peneirar canela e cacau em pó! A desvantagem é ser simples demais”, comenta.

Receita de cobertura de açúcar de confeiteiro

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: misture todos os ingredientes da cobertura e jogue sobre o bolo assado e ainda quente.

14. Doce de leite (churros)

Foto: Reprodução / Flamboesa

Foto: Reprodução / Flamboesa

O sabor é a grande vantagem deste tipo de cobertura. “Sou super suspeita, pois adoro o doce de leite. Não se esqueça da canela no bolo de churros! Não existe muita desvantagem, pois o bolo de churros precisa ser com doce de leite”, comenta Gabriela.

Receita de cobertura com doce de leite

Ingredientes:

  • 2 latas de doce de leite cremoso
  • Açúcar de confeiteiro a gosto
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e cubra o bolo desejado. Se necessário, utilize mais um pouco de açúcar para salpicar.

Inspirações de bolos de festa decorados

Dos mais simples aos mais sofisticados, feitos para diversas ocasiões, inspire-se com essas ideias de bolo:

Foto: Reprodução / <a href="http://ivaniscake.blogspot.com.br/" target="_blank"> Blog Ivani Cangassú </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://cakedesigners.com.br/curso-de-bolos-decorados-online-com-roberta-pereira/" target="_blank"> Cake Designers</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://grazielacake.blogspot.com.br/2015/11/classico.html" target="_blank"> Blog Graziela Cake</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://grazielacake.blogspot.com.br/2015/11/bolo-para-batizado.html" target="_blank"> Blog Graziela Cake</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://grazielacake.blogspot.com.br/2015/12/natal-2015.html" target="_blank"> Blog Graziela Cake</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://aconfeiteiraencantada.blogspot.com.br/2015/10/e-vegano-cheesecake-vegano-de-manteiga.html#more" target="_blank"> Blog A Confeiteira Encantada</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://deliciart.blogspot.com.br/2014/10/bolo-de-batizado-de-malu.html" target="_blank"> Blog Deliciart</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://deliciart.blogspot.com.br/2014/10/bolo-de-100-anos.html" target="_blank"> Blog Deliciart</a>

Foto: Reprodução / <a href=" http://claudiabolodecorado.blogspot.com.br/" target="_blank"> Blog Claudia Bolo Decorado</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flaviaoliveirabolos.blogspot.com.br/" target="_blank"> Blog Flávia Oliveira</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flaviaoliveirabolos.blogspot.com.br/ " target="_blank"> Blog Flávia Oliveira</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://adrianaaracri.blogspot.com.br/2015/02/bolo-decorado-borboletas.html" target="_blank"> Blog Adriana Aracri</a>

Inspirações de bolos infantis decorados

Abaixo você se inspira com lindos bolos decorados com temas infantis:

Foto: Reprodução / <a href="http://donamariabolosdecorados.blogspot.com.br/2014/06/peppa-pig.html" target="_blank">Blog Paula Moura Leite</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://donamariabolosdecorados.blogspot.com.br/2013/10/bolo-mickey-house.html" target="_blank">Blog Paula Moura Leite</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://ivaniscake.blogspot.com.br/" target="_blank">Blog Ivani Cangassú</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://ivaniscake.blogspot.com.br/" target="_blank">Blog Ivani Cangassú</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://bolosdecoradosrecife.com.br/blog/mais-pedidos-bolos-decorados-para-meninos-e-meninas/" target="_blank">Blog Jana Brayner</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://grazielacake.blogspot.com.br/2015/11/bolo-minions.html" target="_blank">Blog Graziela Cake</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://grazielacake.blogspot.com.br/2015/12/go-diego-go.html" target="_blank">Blog Graziela Cake</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://gabrielapresente.blogspot.com.br/2015/06/bolos-mesversario.html" target="_blank">Blog Gabriela Presente</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://claudiabolodecorado.blogspot.com.br/2015/11/bolo-flamengo.html" target="_blank">Blog Claudia Bolo Decorado </a>

Criatividade é palavra chave quando o assunto é bolo decorado. Mas, o sabor, é claro, também precisa ser especial.

Hoje os bolos decorados fazem parte de praticamente todas as festas e comemorações, como batizados, chás de cozinha ou de bebê, aniversários, casamentos e até eventos corporativos. Dessa forma, quem decide trabalhar neste ramo, pois gosta do que faz, tem muita chance de sucesso!

Para você