80 receitas para o lanche da tarde virar um verdadeiro banquete

Escrito por Daniela Brisola

iStock

Reunir a família e amigos à tarde para jogar conversa fora e passar o tempo juntos é um dos maiores prazeres dessa vida. Se envolver comida, fica ainda melhor. Por isso, é sempre bom ter à mão receitas para o lanche da tarde que vão agradar a todos e fazer essa reunião ser inesquecível. Essas receitas também podem ser feitas para quando você estiver sozinha e bater a vontade de comer algo gostoso durante o dia.

Para conhecer receitas que farão suas tardes mais felizes, com opções que vão de doces a salgados, é só ler essa matéria. Você vai conhecer opções práticas, rápidas e superfáceis de serem feitas. Não deixe de ler até o final!

Sanduíches

1. Sanduíche caprese: esse lanche troca a tradicional mussarela de búfala que vai nos sanduíches caprese por queijo branco. Além do queijo, também vai manjericão e tomate. O resultado continua sendo um lanche delicioso e refrescante.

2. Sanduíche natural de frango: esse sanduíche é aquela receita que acompanha os passeios familiares. Além disso, é uma receita fácil de fazer e pode ser adaptada para uma versão light. Veja como!

Leia também: Cachorro-quente de forno: 20 receitas práticas para um lanche saboroso

3. Sanduíche de frango e abobrinha: se você gosta de sanduíche de frango, mas já enjoou do tradicional, que tal investir nessa receita com abobrinha? Esse sanduíche vem da cozinha mediterrânea e traz um frango suculento junto a uma abobrinha crocante.

4. Sanduíche de grão-de-bico: uma opção deliciosa de lanche da tarde para os vegetarianos, o sanduíche de grão-de-bico é feito com alface ou acelga. Em poucos minutos, você terá um sanduíche que te alimentará e te satisfará.

5. Sanduíche grego de frango: uma receita leve, refrescante, saborosa e diferenciada. É assim que se pode definir esse sanduíche grego de frango. Cebola roxa, iogurte grego, frango e muitos temperos dão o toque especial.

6. Sanduíche de peixe: essa receita é feita para os amantes de peixe. Inspirado no McFish, o lanche contempla peixe empanado e molho tártaro, mas conta também com um toque original dado pelo pão ciabatta e alface.

7. Sanduíche vegetariano com cogumelos: além da opção de grão-de-bico, os vegetarianos também podem se deliciar com esse lanche com cogumelo. É feita uma marinada com shoyu, gengibre, alho e óleo de gergelim ralado para dar sabor ao queijo tofu e, além desses ingredientes, adicione o shimeji.

Leia também: Banana split: 7 receitas para você saborear e se refrescar

8. Wrap fit: para quem está atrás de uma opção de sanduíche saudável, esse wrap fit deve agradar. A receita inclui desde como fazer a massa integral do wrap até o recheio que inclui alface crespa, cenoura cozida, pepino japonês e cream cheese.

9. Sanduíche de atum: nesse sanduíche é feita uma mistura de atum, cebola roxa bem temperada e limão. Para completar o recheio, acrescente tomate, alface lisa e ovo.

10. Sanduíche de legumes: mais uma opção vegetariana e saudável, esse sanduíche de legumes tem como ingredientes berinjela, abobrinha, abacate, molho pesto, queijo de cabra e pão integral.

Tortas

11. Torta de sardinha de liquidificador: perfeita para aquele lanche da tarde rapidinho, essa torta de sardinha é fácil de fazer e superprática. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificar e bater. Aproveite para variar nos recheios que podem ser trocados por outras opções.

12. Torta de frango com requeijão: é o tipo de torta que, além de ser deliciosa, sai do forno com uma aparência que dá água na boca. A mistura do frango com o requeijão deixa tudo mais gostoso e saboroso!

Leia também: 10 receitas de coxinha de mandioca para despertar o apetite

13. Torta pizza: uma opção para substituir a pizza, essa torta tem ingredientes acessíveis e que, provavelmente, você tem em sua geladeira, além de ser bem fácil de fazer. Ótima para comer com a família inteira, já que o recheio deve agradar amplamente.

14. Torta vegana simples: uma torta vegana que reaproveita o arroz que está na geladeira! Em poucos minutos você terá uma torta deliciosa para comer no lanche da tarde.

15. Torta de calabresa: a ideia dessa receita é fazer uma torta de pizza de calabresa, com o recheio aberto, sem cobertura de massa, e molho de tomate para completar.

16. Torta de legumes: mais uma opção de torta que pode ser feita no liquidificador e que envolve praticidade e facilidade. Para o recheio, legumes cozidos e temperados como vagem, cenoura, milho ou outros legumes que você goste e que tenha em sua casa.

17. Torta de pão de forma: substitua a massa por pão de forma, acrescente creme de leite, molho de tomate e frios para o recheio e complete com queijo em cima para gratinar, você terá uma torta deliciosa com ingredientes fáceis de ter em casa. A combinação perfeita para quando aparece visita para seu lanche da tarde.

18. Torta de palmito: essa receita é feita no liquidificador, o que facilita a vida de qualquer cozinheira. Misture palmito, tomate, cebola, alho e tempero para fazer o recheio e tenha uma deliciosa torta salgada!

19. Torta sem glúten: aprenda com essa receita a fazer a torta de liquidificador sem glúten substituindo a farinha de trigo pelo amido de milho. Sugestão de recheio: peito de peru, cenoura, tomate e ervilhas.

20. Torta omelete fit: uma receita light para quem está de dieta ou para quem quer comer algo bem leve e saudável. Ao invés de fazer uma massa para a sua torta, aqui o omelete fará essa função. O recheio inclui creme de ricota light e frango desfiado.

Salgados

21. Empada de tapioca: a base dessa receita inclui a goma de tapioca e ovo, assim como a crepioca. Para rechear, a única limitação é dar preferência a recheios secos. Para uma empada mais saborosa e cremosa, adicione queijo parmesão e creme de ricota à massa.

22. Empada de palmito sem glúten: se você tem alergia ao glúten ou está fazendo uma dieta que restringe o seu consumo, esta empadinha foi feita para você. Além de não conter glutén, ela não tem ovo e é funcional. Palmitos completam a receita dando um toque de tradição ao recheio.

23. Esfiha de carne: esse salgado você facilmente encontra para comprar em qualquer mercado, mas nenhuma esfiha de carne fabricada substitui o gostinho da esfiha de carne caseira. O recheio deve ser bem temperado, com sal, pimenta e limão.

24. Esfiha de berinjela vegana: para quem gosta de comida árabe e também é adepta a dieta vegana, essa esfiha surge como uma ótima opção. A massa pode ser usada com outros recheios, além do de berinjela. A única restrição é que o recheio seja mais seco para que a massa não se danifique.

25. Esfiha de queijo e espinafre: as receitas anteriores de esfihas eram com a massa fechada. Já essa receita, é para fazer uma deliciosa esfiha aberta, perfeita para comer no lanche da tarde ou guardar e congelar para comer quando quiser.

26. Pastelzinho de forno: um pastel cai muito bem a qualquer hora do dia, se for assado então, fica melhor. Essa receita é prática e bem fácil de ser feita, evitando que passe horas na cozinha, já que a massa pode ser comprada pronta. E, para o recheio, tomate, manjericão e queijo.

27. Ravioli frito: a massa do ravioli quando frita fica bem crocante e semelhante a do pastel. Com essa receita, é possível fazer tanto ravioli salgado, quanto doce. Se preferir o doce, após fritar passe-o no açúcar refinado.

28. Folhado de queijo: qualquer salgado com massa pronta é muito mais fácil de ser feito, além de não requerer habilidade. Mas isso não quer dizer que seja um salgado menos gostoso. Até porque nada que inclua massa folhada fica ruim, ainda mais quando recheada de queijo!

29. Croissant clássico: a massa folheada do croissant, com o gostinho amanteigado, é irresistível. Se tiver acabado de sair do forno não tem como recusar. Apesar de ser uma receita mais complexa que exige algumas etapas, o resultado vale a pena.

30. Croissant de queijo: esse croissant é uma opção para quem não quer ter o trabalho de fazer a massa, já que é utilizada massa folheada pronta. Para o recheio, parmesão em cubinho. O tempo de preparo não leva mais do que 15 minutos e, por isso, o resultado pode ser apreciado em qualquer lanche da tarde.

Petiscos

31. Chips de banana verde: esse é o chips que tem na receita apenas banana verde, sal, temperos e azeite. Para fazer, primeiro cozinhe as bananas, corte em rodelas finas e leve ao forno. Depois de assada, tempere a gosto e você terá os seus chips.

32. Chips de legumes: escolha os legumes que mais te agradam e os transforme em chips deliciosos. Os mais usados para essa receita são batata doce, beterraba, cenoura e inhame. É facinho de fazer!

33. Chips de abobrinha e parmesão: corte a abobrinha em rodelas finas, tempere-as e passe-as no parmesão ralado. Depois leve ao fogo em uma assadeira antiaderente, de preferência. Para saber a hora que o chips está pronto é só observar quando o queijo dourar.

34. Pão de queijo de liquidificador: pão de queijo e café são a combinação perfeita para qualquer lanche da tarde. Se a receita do pão de queijo for fácil de fazer e não necessitar que fique horas na cozinha, tudo fica ainda melhor.

35. Petisco de grão-de-bico: uma receita barata e um petisco delicioso, crocante e saudável. O único detalhe é que precisa de certo tempo para o preparo, já que o grão-de-bico tem que ficar 12 horas de molho. Mas o resultado valerá a pena!

36. Guacamole: um petisco fica ainda mais gostoso quando incrementado com um guacamole fresquinho e bem temperado. Seja para comer com nachos, torradinhas ou com o que der vontade. Para fazer, escolha 5 avocados bem maduros e acrescente cebolas e tomates picadinhos. Para temperar, use pimenta-do-reino a gosto, coentro, salsinha desidratada, limão e sal.

37. Amendoim doce: um petisco irresistível e que você tem que se controlar para não comer tudo de uma vez. Essa receita de amendoim doce, também conhecida como cricri, leva açúcar e um toque de canela.

38. Amendoim japonês de micro-ondas: na receita vão alguns temperos como curry, páprica, cúrcuma e sal que deixarão o resultado mais saboroso. Leve por cinco minutos ao micro-ondas e já poderá saborear o seu amendoim japonês.

39. Biscoito de polvilho funcional: para quem quer petiscar, mas não quer sair da dieta, essa receita é uma ótima dica. Com ingredientes supersaudáveis e um resultado surpreendente e delicioso, o biscoito de polvilho funcional vai deixar seu lanche da tarde mais gostoso.

40. Petisco de erva e cúrcuma: substitua os salgadinhos industrializados por essa receita de petisco saudável. Você pode servi-lo com patês, pastinhas, molhos ou até mesmo com o guacamole aprendido anteriormente.

Panquecas, omeletes e tapiocas

41. Panqueca de cenoura: para quem está enjoada do sabor da panqueca tradicional, pode inovar na cozinha adotando a receita da panqueca de cenoura. Para isso, basta adicionar duas cenouras médias cozidas e picadas. Além de dar um sabor novo, a panqueca ficará amareladinha, deixando a aparência ainda mais apetitosa.

42. Panqueca doce vegana e sem glúten: essa panqueca além de não conter glúten, também não leva lácteos, ovo ou gordura. Separe farinha sem glúten, farinha de linhaça, açúcar demerara, fermento químico em pó e extrato de baunilha.

43. Panqueca de aveia: para fazê-la, são necessários apenas cinco ingredientes: aveia, farinha de linhaça, água, melado e fermento. Em pouco tempo você terá uma opção deliciosa para servir no lanche da tarde ou quando der vontade de comer uma panqueca.

44. Panqueca de iogurte: o iogurte tende a deixar as receitas mais leves. Se quiser uma massa ainda mais saborosa, pode acrescentar raspas de laranja que deixarão suas panquecas com um gostinho original. Para servir, acrescente mel e morangos.

45. Omelete de abobrinha: para quem duvida que a combinação abobrinha e ovo pode ser deliciosa, esta receita está aí para provar. Além disso, é uma receita low carb e, ao invés de ter o formato tradicional de um omelete, é feita como um rocambole.

46. Omelete de frango: quando você quer fazer um omelete que vá te sustentar sem precisar de mais nada, essa receita de frango é uma ótima opção. Com frango, abobrinha e tomate, esse omelete é perfeito até para quem não curte muito ovo, já que os recheios acabam por mascarar o gosto dele.

47. Crepioca recheada: a mistura do omelete com tapioca resulta em uma massa bem fofinha, semelhante a de crepe. Para fazer, junte um ovo com uma colher de sopa de tapioca e meia colher de parmesão ralado. O recheio é feito com presunto, queijo e salsinha.

48. Tapioca com banana e mel: a tapioca com recheio de banana e mel é perfeita para aqueles dias que você está com vontade de comer algo doce e bem gostoso, mas não quer se empanturrar com açúcar ou doces nada nutritivos. Para fazer também é bastante simples, basta preparar a tapioca e depois recheá-la com a banana e cobrir com um pouco de mel.

49. Minitapioca Romeu e Julieta: a combinação queijo e goiabada é irresistível e é um dos recheios mais tradicionais de doces. Para essa receita, as tapiocas são feitas em formato de minipizzas, o que as tornam mais perfeitas para serem servidas no lanche da tarde.

50. Dadinho de tapioca: esses quadradinhos são deliciosos e podem ser saboreados com geleias, especialmente a de pimenta. Para fazer, você vai precisar de tapioca granulada, queijo coalho, leite, sal e pimenta. Eles são fritos, o que os torna crocante por fora e macios por dentro.

Bolos

51. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: o tradicional bolo de cenoura com chocolate tende a agradar muitos paladares. Para acertar e ele não ficar pesado, a dica é não exagerar na quantidade de cenoura. Por isso, prefira sempre pesá-las em vez de contar pela unidade.

52. Bolo de chocolate de caneca sem ovo: sempre que você tiver vontade de comer um bolo no seu lanche da tarde, mas não quiser fazer uma assadeira inteira ou se não tiver ovos em casa, essa receita irá te salvar. Prático, rápido e muito gostoso, esse bolo de chocolate de caneca pode até ser feito por crianças.

53. Bolo de banana sem farinha e sem açúcar: bolos de banana são uma delícia e quando a receita não leva nem açúcar e nem farinha fica ainda melhor! Para fazer, você precisará de bananas nanicas, uvas-passas, ovos, óleo, aveia e fermento em pó.

54. Bolo formigueiro: um bolo que parece repleto de formigas, mas na verdade está cheio de chocolate dando um toque todo especial à massa. O truque dessa receita para deixar o bolo formigueiro com mais sabor e, até mesmo, mais úmido, é acrescentar coco ralado. Para fazer os pontos pretos no meio da massa, coloque granulado.

55. Bolo de fubá com goiabada: o bolo de fubá já é gostoso por si só, quando incrementado com goiabada fica irresistível. Uma dica para que a goiabada não fique toda no fundo é passá-la na farinha de trigo antes de acrescentá-la à massa.

56. Bolo de laranja com calda: são os bolos simples que mais combinam com o lanche da tarde e uma das receitas que você pode apostar sem erro é nesse bolo de laranja com calda. Fica bem molhadinho e fofinho, além de ser bem prático de fazer.

57. Bolo gelado de coco: para quem gosta de bolo gelado, bem molhadinho e bem docinho, essa receita é imbatível. Esse bolo também é perfeito para quando você quiser fazer um lanche da tarde em algum lugar fora de casa, como em um parque.

58. Bolo de chocolate: se tem um bolo que agrada um número expressivo de pessoas é o bolo de chocolate. Essa receita, no entanto, se diferencia das mais tradicionais por não ser tão doce. Nela, o achocolatado em pó é substituído pelo cacau em pó, o que já ajuda a tirar um pouco do açucarado.

59. Bolo de leite condensado: esse bolo tem uma massa fácil de fazer, apesar de ter algumas etapas que são essenciais para deixar o bolo bem fofo. Para dar um toque especial e deixar o bolo ainda mais gostoso, acrescente doce de leite caseiro no recheio e polvilhe açúcar de confeiteiro em cima.

60. Bolo de milho vegano: uma opção de bolo vegano é sempre bem-vinda! Você vai utilizar água, óleo vegetal, milho cru, coco ralado não açucarado, açúcar cristal ou demerara, fubá mimoso, vinagre branco ou de maçã, fermento químico em pó e sal.

Doces

61. Torta de leite ninho com Nutella: se deliciar com um doce BEM doce é um dos prazeres inegáveis no lanche da tarde e essa torta de leite ninho com Nutella pode te proporcionar isso. O diferencial desse doce fica por conta do rum adicionado ao brigadeiro dando um gostinho especial nessa torta que é irresistível.

62. Torta de limão low carb: ao contrário da receita anterior, essa torta é um doce para quem não quer sair da dieta, mas, mesmo assim, está a fim de comer algo doce. A receita é saudável e low carb!

63. Torta de morango fácil: não é porque é uma receita de torta que precisa ser complexa e contemplar diversas etapas. Essa receita de torta de morango nem precisa ir ao forno e em 20 minutos você a faz e deixa prontinha para aproveitá-la no lanche da tarde.

64. Waffle sem glúten: crocante por fora, macio por dentro e ainda pode ser provado por pessoas alérgicas a glúten ou que tenham tirado o ingrediente de suas dietas. A farinha de arroz é utilizada em substituição à farinha de trigo.

65. Waffle belga: os waffles são originários da Bélgica e os mais tradicionais possuem um diferencial que os waffles americanos não adotaram. Eles têm pontos de açúcar que se caramelizam por toda a massa, deixando-os ainda mais saborosos.

66. Muffin vegano de manteiga de amendoim: a massa do muffin é misturada com creme de chocolate feito com cacau em pó e manteiga de amendoim antes de ir assar, o que torna o muffin mais prático, já que não precisa adicionar o chocolate depois e, claro, fica delicioso.

67. Muffin de banana com avelã: outra opção vegana para quem quer comer um muffin. Nessa receita o sabor é de banana com avelã e o resultado promete ser um bolinho fofinho, douradinho e perfeito para tomar com café. Você vai precisar de bananas, leite vegetal, óleo vegetal, farinha de linhaça, farinha de trigo, açúcar, canela, sal, bicarbonato de sódio, fermento em pó e avelãs picadas.

68. Cookies com gotas de chocolate: as bolachinhas combinam muito com o lanche da tarde, se for com o gostinho de feito em casa melhor ainda. Esses cookies são perfeitos para isso, são macios e não ficam muito doces e o truque é usar chocolate meio amargo.

69. Cookies de brownie: esse cookie tem a textura de um brownie, bem fofinho. É uma delícia para comer morninho, por isso, dê preferência para fazê-lo perto da hora do lanche da tarde.

70. Cookies de amêndoas: receita fácil, bem rápida de se fazer e ainda resulta em um cookie saudável e delicioso. Para esse biscoito você vai precisar de farinha de aveia, farinha de amêndoas, pistache triturado, óleo de coco e melado de cana.

Bebidas

71. Smoothie de banana: um smoothie é perfeito para o lanche da tarde. A dica para seu smoothie ficar bem geladinho é levar as bananas no congelador por, pelo menos, cinco horas e acrescentar cubos de gelo que vão deixar sua bebida ainda mais cremosa. Nessa receita também vai leite, cacau em pó e mel que pode ser substituído por açúcar mascavo, caso prefira.

72. Smoothie de morango: se sua preferência é por morangos, é possível fazer o smoothie desse sabor. Primeiro, é necessário preparar os morangos lavando-os, cortando-os, acrescentando açúcar e colocando-os em saquinhos para irem para o congelador por no mínimo uma hora. Depois é só levá-los para o liquidificador junto com o leite e mais açúcar.

73. Pink lemonade: bebida bastante popular nos Estados Unidos que vem a cada dia ganhando mais preferência dos brasileiros também. Feita basicamente com limão e groselha, a pink lemonade é super-refrescante e com um gostinho azedo e adocicado ao mesmo tempo.

74. Suco de melancia com gengibre: o legal dos sucos é a possibilidade de criar variadas combinações resultando em sabores originais. As dicas para esse suco sair perfeito é, após batê-lo, passar em um peneira. Se você achar que o suco não ficou doce o suficiente, pode acrescentar açúcar e, se achar que está grosso, adicione um pouco de água.

75. Limonada suíça com abacaxi: para preparar esse suco você vai precisar de quatro limões taiti, um abacaxi pequeno, meia lata de leite condensado, meio copo de água e gelo. O resultado fica parecendo um drink e, se quiser dar um charme, sirva dentro do próprio abacaxi que ficará demais.

76. Chá gelado de pêssego: está com pêssegos bem maduros em casa e não sabe o que fazer com eles? Transforme-os em um delicioso chá gelado. Você vai preparar um xarope com esses pêssegos mais açúcar e água. Esse xarope será utilizado para adoçar o chá de sua preferência.

77. Chá mate gelado: essa é uma receita bastante versátil de chá mate que pode ser feita para agradar a cada tipo de gosto, desde as pessoas que preferem um chá com gosto mais forte de mate, até para quem quer algo mais doce. É uma ótima opção para lanches da tarde de dias bem quentes.

78. Frappucino de chocolate: café é sempre bem-vindo nos lanches da tarde, mas se puder vir em uma versão melhorada, geladinho e com chocolate fica irresistível e todos adoram. Para fazer essa receita você vai precisar primeiro fazer cubos de café. Faça um café bem forte sem açúcar, coloque-o em forminhas de gelo e leve ao congelador.

79. Suco verde: o suco verde é uma opção de suco que, além de refrescar, te torna mais saudável. Nessa receita, ele é composto por maçã, limão, couve, água de coco, gengibre, biomassa de banana ou farinha de linhaça.

80. Milkshake de chocolate com avelã: um milkshalke de chocolate alegra a tarde de qualquer pessoa. Para deixá-lo bem cremoso é preciso saber dosar a quantidade de leite e sorvete, além da forma como irá misturar. Coloque também uma colher bem cheia de creme de avelã para deixar essa bebida com um sabor especial.

São receitas deliciosas, feitas para deixarem seu lanche da tarde mais saboroso e para tornar esse momento mais prazeroso. Você pode preparar uma ou várias dessas receitas para um piquenique, um passeio no parque, uma reunião com as amigas ou uma tarde em família. Escolha a que mais agrada e aproveite!

Assuntos: Alimentação

Para você