15 filmes de época que irão te transportar para um novo universo

Escrito por                    
Atualizado em 23.06.22

Envato

Por
Atualizado em 23.06.22

Uma das características de um filme é levar seu público a qualquer lugar do universo. Os enredos dos filmes de época transportam o telespectador a períodos históricos únicos. Se você ama obras repletas de cultura e conflitos do período, confira essa lista sensacional de filmes de época:

Publicidade

1. Amina (2021)

Baseado em fatos reais, esse longa-metragem cheio de história e aventura conta a história de Amina, uma jovem princesa nascida em Zazzau, no século XVI. A personagem vai contra os princípios da época e pede ao pai para receber treinamento militar. Com o desenrolar da trama, a personagem se transforma em uma grande guerreira protetora de seu país. O filme é uma produção recente e foi dirigido pelo renomado diretor nigeriano Izu Ojukwu.

2. Enola Holmes (2020)

Retratado na sociedade de 1884, esse filme conta a história de uma garota de 16 anos, completamente fora dos padrões da época. Enola Holmes, vivida por Millie Bobby Brown, cresceu sendo ensinada a ser independente, forte e inteligente. Com o desaparecimento de sua mãe, a personagem se vê obrigada a usar a veia investigativa da família Holmes para encontrá-la e ao mesmo tempo, tenta lidar com seus irmãos, que querem obrigá-la a ir para uma “escola para damas”. Este filme de época é produzido pela Netflix e possui 91% de aprovação crítica pela Rotten Tomatoes.

3. Silenciadas (2020)

Esse filme espanhol, dirigido por Pablo Aguero, se passa em 1609 no País Basco Francês e conta a história de um grupo de amigas capturadas pela guarda real e acusadas de bruxaria, que precisam lutar pela própria sobrevivência enquanto o sistema tenta obrigá-las a confessar uma suposta relação com “crenças demoníacas”. O longa-metragem, que recebeu 5 prêmios no Festival Goya 2021, foi inspirado pelo livro “A Feiticeira”, da autora Jules Michelet e aborda importantes reflexões sociais sobre a mulher na história.

4. Cidade de gelo (2020)

Se você gosta de filmes de época com romance, aventura, cultura e fortes protagonistas essa produção russa vai ganhar seu coração! O longa-metragem se passa na fria cidade de São Petersburgo, no final do século XIX e conta a história de um pobre rapaz que se apaixona por uma moça da alta sociedade. Aclamada pela crítica e com uma bela cenografia, a trama é descrita como envolvente e já recebeu prêmios de diversas categorias tanto pelo Golden Eagle Awards quanto pelo Nika Awards.

5. O milagre na cela 7 (2019)

Publicidade

Quando um homem humilde com deficiência mental presencia um trágico acidente de uma garotinha, somente um milagre para salvá-lo das mais cruéis acusações. “O milagre na cela 7” é um filme turco comovente, que se passa no ano de 1983 e fala sobre inocência, amizade e amor. A obra cinematográfica foi considerada como uma das mais assistidas no cinema turco e ficou por semanas no TOP 10 da Netflix.

6. Elisa e Marcela (2019)

Na Espanha de 1898, duas jovens se conhecem em uma escola na cidade de Corunha. Da amizade nasce um amor proibido, resultando em muitos conflitos e um plano secreto para que ambas possam viver essa união. O filme de época, todo em preto e branco, que retrata o preconceito e a incrível resiliência do amor, chegou a ser selecionado para concorrer a um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Berlim e venceu na categoria Melhor Direção de Arte pelo Gaudí Award.

7. Mademoiselle Vingança (2018)

Tendo a França de 1750 como cenário, essa trama acompanha a história de Madame de La Pommeraye, uma viúva rica que acaba se envolvendo romanticamente com o sedutor Marquês des Arcis. Contudo, quando o romance toma um rumo indesejado a paixão dá lugar ao desejo de vingança. O filme, que tem duração de 1 hora e 49 minutos foi aclamado por seu roteiro e cenografia impecável, o que gerou 6 indicações ao prêmio César onde venceu na categoria de Melhor Figurino.

8. A livraria (2017)

Este filme de época se passa na pequena cidade de Hardborough, na qual a viúva Florence Green decide abrir sua própria livraria. O que ela não contava é que a casa comprada – inicialmente para o seu negócio – deveria ser o local de um grande projeto de Violet Gamart, uma influente residente rica da cidade, que faz de tudo para atrapalhar o novo comércio. O longa que é ambientado no final da década de 50 teve boas críticas e ganhou três prêmios Goya nas categorias Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

9. O tempo e o vento (2013)

Estrelado por Thiago Lacerda, Marjorie Estiano e outros grandes atores, “O tempo e o vento” é uma adaptação das obras de Érico Veríssimo. A história é ambientada no sul do país e discorre o enredo de duas famílias inimigas que lutam pela ocupação das terras situadas no estado do Rio Grande do Sul. O longa-metragem dirigido por Jayme Monjardim movimentou milhões de reais nas bilheterias nacionais e recebeu o 10º Prêmio Fiesp/Sesi de Cinema pela categoria Melhor Direção de Arte e o Troféu Lente de Cristal como Melhor Filme.

10. Meu pé de laranja lima (2012)

Publicidade

Situado no interior de Minas Gerais, esse filme nacional, vencedor da categoria melhor filme infanto-juvenil no Festival de Roma, retrata a história de um menino sensível e muito criativo que cresce em uma família cheia de conflitos e encontra abrigo debaixo de um pé de laranja lima com quem confidência seus segredos e histórias. Este filme de época é adaptação de uma das obras literárias mais famosas do país, escrita por José Mauro de Vasconcelos.

11. A troca (2009)

Baseado em fatos reais, esse filme estadunidense se passa em 1928 e conta a misteriosa história do desaparecimento de um menino de 9 anos e do sofrimento de sua mãe na busca para encontrá-lo. Protagonizado por Angelina Jolie, o longa-metragem que estreou no Festival de Cannes em 2008 possui um enredo dramático muito interessante e chegou a receber oito indicações ao prêmio BAFTA e três ao Oscar.

12. Orgulho e preconceito (2005)

Em um tempo em que os casamentos eram arranjados, uma família da aristocracia rural inglesa planeja casar uma de suas filhas, mas ela se opõe ao casamento. Contudo, um conflito interno pega Elizabeth Bennet de surpresa, quando ela conhece o introvertido Sr. Darcy. O filme de época é uma adaptação cinematográfica do livro de Jane Austen e foi indicado a diversas categorias do Oscar e do Globo de Ouro.

13. Razão e sensibilidade (1996)

Mais uma adaptação renomada das obras de Jane Austen, Razão e sensibilidade é uma comédia romântica ambientada no século XIX que conta a história de duas irmãs em busca de um amor verdadeiro. O longa-metragem, que retrata alguns conflitos da época e aborda o papel social das mulheres, recebeu diversas premiações importantes do universo cinematográfico como Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e Festival de Berlim.

14. Adoráveis mulheres (1994)

Ambientada nos Estados Unidos no período da Guerra Civil, esse filme retrata a história de quatro irmãs completamente diferentes, que atravessam a adolescência lutando para sobreviver aos desafios impostos pela vida. Inspirado na obra literária de Louisa May Alcott, o filme é apenas um das adaptações cinematográficas e recebeu diversas indicações para prêmios importantes, como Oscar e BAFTA.

15. A época da inocência (1993)

Publicidade

Dirigido por Martin Scorsese, esse drama romântico se passa em 1870 e conta a história de uma condessa que após se separar do marido e chocar a sociedade com seu posicionamento, se apaixona por um advogado que está prestes a se casar. Com um elenco com nomes, como Winona Ryder e Michelle Pfeiffer, o filme de época recebeu prêmios na categoria Melhor atriz coadjuvante no Globo de Ouro e no BAFTA e Melhor figurino no Oscar.

Essa poderosa seleção de filmes vai deixar a hora da escolha um pouco mais fácil, não é mesmo? E quando acabar a maratona não deixe de conferir essa extraordinária lista com os melhores filmes da Netflix, de acordo com o The New York Times!

Assuntos: Filmes