15 filmes inspiradores para se motivar com verdadeiras lições de vida

Escrito por
Em 13.08.21

iStock

Por                                
Em 13.08.21

Sabe aqueles filmes inspiradores que arrepiam até a alma? Aqueles que trazem lições de vida, aprendizados, motivações e razões para acreditar. Se você gosta desse tipo de filme ou está precisando de uma inspiração para desbravar o mundo ou, até mesmo, para dar um empurrãozinho na vida, veja estes 15 títulos maravilhosos!

Publicidade

1. O menino que descobriu o vento (2019)

Baseado em uma história real, esse filme se passa em um país africano próximo a Moçambique. É um dos filmes mais inspiradores presentes no catálogo da Netflix, pois mostra uma lição de vida, através do poder da educação, da força de vontade, do acreditar e da persistência. Um jovem, mais do que salvar o seu vilarejo da fome, emociona muitas pessoas do outro lado da telinha.

2. Fome de poder (2016)

Se você nunca ouviu falar da história do McDonald ‘s, precisa ver esse filme! Ele fala sobre a origem desse marco que é a rede de fast food, criada nos EUA em meados de 1940. Uma história de inovação e poder para inspirar os empreendedores, mas também para alertar sobre as suas decisões no ramo dos negócios.

3. O extraordinário (2017)

O extraordinário ensina tanto! Inspirado no livro de R. J. Palácio, autora e designer gráfico nova-iorquina, o filme conta a história de Auggie Pullman. Ele nasceu com Treacher Collins, uma deformidade facial. O filme retrata sua trajetória ao enfrentar o preconceito de crianças e adultos. A resposta do menino a tudo isso é um presente para a humanidade: sua gentileza e inteligência se sobressaem.

4. Joy: o nome do sucesso (2015)

Mais uma dica para empreendedores! Sabe o famoso Magic Mop? Aqueles esfregões que viraram sucesso nos EUA e até no Brasil? É sobre a história da inventora desse produto que o filme trata. Essa criação lhe rendeu milhões de dólares, mas o caminho não foi nada fácil. Se você está precisando de uma inspiração para começar um novo negócio ou está enfrentando dificuldades para acreditar e continuar, esse filme é perfeito!

5. O preço do amanhã (2011)

Publicidade

Um dos filmes inspiradores da lista é estrelado por Amanda Seyfried e Justin Timberlake. Ele aborda um tema que faz parte do nosso dia, mas que passa despercebido, ou melhor, voando. Em um mundo controlado pelo valor do tempo, os ricos podem viver para sempre, enquanto os pobres veem o seu tempo se esgotar. É contra esse sistema que Will Salas, personagem principal, lutará para reverter a história.

6. Felicidade por um fio (2018)

A indústria da beleza lucra bilhões por ano e muito disso é voltado a estereótipos e padrões predefinidos. Partindo disso, o filme conta a jornada de Violet Jones, uma publicitária, que desde pequena sofre com as imposições da sociedade para alisar o cabelo, e descobre a força que há em ser quem se é.

7. Green Book – um guia para a vida (2018)

Não é à toa que esse filme ganhou 5 Oscars em 2019! O Green Book é ambientalizado nos EUA, em 1962, e traz como cenário a dolorosa e angustiante realidade da época em relação aos negros. No longa, o Dr. Don Shirley é um famoso pianista negro que embarca em uma turnê pelo Sul dos EUA. O personagem conta com Tony Lip para enfrentar os desafios e preconceitos ao longo do caminho. É um filme forte, que faz duras reflexões e é imperdível!

8. Um sonho possível (2009)

Futebol americano, família e amor formam o 8º longa na lista de filmes inspiradores. Michael Oher é um jovem negro, filho de uma mãe usuária de drogas, e que cresceu nesse meio. Um rapaz simples, que recebe o acolhimento de uma família completamente estruturada e milionária. Na personagem vivida por Sandra Bullock, ele encontra o alento, o carinho e o cuidado que nunca teve.

9. À procura da felicidade (2006)

Estrelado por Will Smith e seu filho Jaden Smith, esse longa é referência de filmes inspiradores e motivacionais. Baseado em uma história real, Chris se vê sozinho para cuidar do filho, ter uma carreira e conseguir sobreviver. O personagem tem uma trajetória difícil, tendo que lidar com a falta de dinheiro e busca incansavelmente por oportunidades melhores.

10. Togo

Publicidade

Quem é que não ama filmes inspiradores de aventura com um cachorro como personagem principal? Togo é um husky siberiano, que compõe uma equipe de cachorros puxadores de trenó do Alasca. Nessa história, o cachorro tem uma trajetória surpreendente e inspiradora ao lado de seu dono, Leonhard Seppala.

11. Quem Quer Ser Um Milionário? (2008)

Um filme que inspira a mudar de vida! O famoso programa televisivo “Quem Quer Ser Um Milionário?” é onde acontece o enredo da história. Ambientalizado na Índia e expondo a miséria, violência e desigualdade do país, o longa foca na trajetória do jovem Jamal Malik. Ele participa do programa e surpreende a todos ao responder às perguntas ー o que origina uma série de acontecimentos e reviravoltas.

12. Um senhor estagiário (2015)

Robert De Niro e Anne Hathaway em um filme só poderia ser sinônimo de uma boa história, não é mesmo? Após a morte da esposa, o viúvo Ben Whittaker, de 70 anos, se sente inútil por não ter mais uma rotina de trabalho. É nesse momento que ele vê uma oportunidade como estagiário em uma empresa inovadora de moda. Uma vez contratado, o filme narra a trajetória desse senhor estagiário que busca se encaixar em um novo mundo, com novas pessoas, novas tecnologias e novos métodos de trabalho.

13. Intocáveis (2011)

Inspirado em uma história real, Intocáveis é um daqueles filmes inspiradores que faz rir e chorar. Um milionário tetraplégico contrata um homem para ser seu acompanhante, e disso nasce uma amizade que é uma verdadeira lição de vida. Filme sobre como as boas atitudes e fazer o bem pode ser decisivo na vida das pessoas.

14. O homem que mudou o jogo (2011)

Mais um dos filmes inspiradores é baseado em uma história real. Desta vez, sobre superação, trabalho em equipe e novas ideias que mudam o jogo. Brad Pitt é Billy Breane, o gerente geral de um time de beisebol da Califórnia, chamado Oakland A’s. Diante do baixo orçamento para montar um time, Breane conta com a ajuda de Peter Brand para criar táticas e estratégias baseadas em dados, a fim de montar uma equipe vencedora.

15. Soul: uma aventura com alma (2020)

Publicidade

O último filme da lista de filmes inspiradores é uma animação da Disney+ que ganhou o coração de muitas pessoas. Apesar de parecer apenas um desenho, o longa reflete sobre dilemas existenciais e conexões por alma. Joe é um professor de música, cheio de sonhos, que sofre um acidente. Isso faz com que ele mude completamente e ainda ajude uma pessoa a encontrar o melhor da vida e os propósitos que a faz realmente querer aproveitar cada segundo.

Há outros filmes inspiradores que trazem principalmente histórias de protagonistas femininas para você se sentir poderosa, como as personagens. Para acompanhar, prepare a pipoca e veja também esta lista de filmes para empoderar mulheres!