Filmes anos 90: 40 clássicos que todo amante do cinema deve conhecer

Escrito por
Em 11.02.20

IMDB

Os filmes anos 90 ficaram marcados pelo surgimento de grandes estrelas como Julia Roberts e Tom Hanks, além de diretores que seguem lançando sucessos como Quentin Tarantino, que revoluciona o mercado cinematográfico a cada filme. Por isso, relembrar longas da década e conhecer seus principais títulos é essencial para os amantes do cinema. Conheça a seguir filmes imperdíveis:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Filmes de drama

Os filmes anos 90 de drama se encaixam como clássicos do cinema. Cenas de longas como Uma Linda Mulher e Titanic são referenciados até hoje e materiais de estudo para os cinéfilos de todo o mundo.

1. Titanic (1997)

Baseado em uma tragédia real e um dos romances mais famosos do cinema, Titanic retrata o romance entre Jack e Rose, jovens de classes sociais diferentes que se apaixonam a bordo do navio Southampton, em 1912.

2. A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler é um drama que retrata o período do holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. O enredo aborda a história de um empresário alemão, Oskar Schindler, que salvou mil judeus dos campos de concentração, empregando-os em sua fábrica de panelas. O longa dirigido por Steven Spielberg venceu 7 categorias do Oscar.

3. Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Quem é que nunca viu a cena clássica do casal moldando o vaso de cerâmica em Ghost: Do Outro Lado da Vida? Esse drama típico das sessões de cinema na TV marcou uma geração devido ao romance que ultrapassa barreiras retratado na obra. Um filme para aquecer o coração.

4. Uma Linda Mulher (1990)

Continua após o anúncio

Uma linda mulher é um romance típico. Edward, um homem de negócios, conhece a prostituta Vivian durante uma viagem a Los Angeles. Interessado pela jovem mulher, Edward a contrata para passar o fim de semana com ele e as coisas logo evoluem para uma louca paixão. Assista na Netflix.

5. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

Será que o amor é capaz de superar as diferenças? Esse filme anos 90 prova que sim! No drama, a vida de uma famosa atriz chamada Ana Scott se transforma quando ela se apaixona pelo dono de uma simples livraria que curiosamente só vendo livros de viagem, em Notting Hiil. Disponível na Netflix e no Telecine Play.

6. Central do Brasil (1998)

O filme que rendeu à atriz Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar não pode faltar na sua lista. A história traz a relação de cumplicidade entre a professora aposentada, Dora, e um garoto de 9 anos que acaba de perder sua mãe e sonha em conhecer o pai. Esse é um dos filmes anos 90 que ajudou a colocar o cinema brasileiro em destaque.

7. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Ao assistir um filme dirigido por Tim Burton, é importante ter uma coisa em mente: o diretor é conhecido por criar ambientes que combinam o estilo fantasia com o fantasmagórico. No caso dessa obra, o enredo principal gira ao redor de um homem artificial de mãos de tesoura e a jovem apaixonada, Kim.

8. Beleza Americana (1999)


Esse pode parecer apenas mais um filme sobre uma família americana, porém, olhe mais perto! Entre as paredes das famílias tradicionais, reinam segredos e discussões, os quais culminam em um final inesperado e que até hoje é razão de análises de críticos do cinema.

9. Forrest Gump (1999)

Forrest é considerado um garoto abaixo da média. Ele participa sem querer de momentos marcantes da história americana, como a Guerra do Vietnã, porém, os apresenta centrados em amigos, sua mãe e no amor de sua vida, Jeni. O longa venceu um total de 38 prêmios, sendo 6 deles estatuetas do Oscar. Essa obra é parte essencial de qualquer seleção de filmes anos 90.

Continua após o anúncio

10. Pontes de Madison (1995)

Um fim de semana é o suficiente para Francesca Johnson, interpretado por Mary Streep, viver o mais intenso amor de sua vida. Com um elenco premiado, o longa te fará repensar seus relacionamentos e a presença do amor em sua vida.

Filmes de terror

Chegou a hora de descobrir o lado assustador dos filmes anos 90. Pânico e A Bruxa de Blair são exemplos de títulos que espantaram e ainda causam medo no público em geral.

11. Entrevista com o Vampiro (1994)

Entrevista com o Vampiro é estrelado por grandes nomes do cinema: Brad Pitt, Tom Cruise, Antônio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst. A história gira em torno de uma entrevista realizada para compor a biografia de um vampiro com mais de 200 anos de idade. Conforme ele narra sua vida, é possível descobrir os detalhes de sua transformação e aventuras.

12. O Silêncio dos Inocentes (1991)

Imagine-se recém formada e com um grande caso nas mãos: a investigação de um criminoso que arranca a pele de suas vítimas e que apenas um psicopata preso por canibalismo é capaz de ajudar a resolver. Essa é a situação de Clarice Starling em O Silêncio dos Inocentes. Será que ela é corajosa o suficiente para isso?

13. Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998)

Prestes a deixarem sua cidade-natal, quatro adolescentes se reúnem para uma última noite de diversão regada a álcool. Na hora de irem embora, acidentalmente atropelam um pescador na estrada e decidem fazer um pacto: jogar o corpo no rio e manter o segredo. Porém, um ano depois tudo voltará a tona quando um bilhete anônimo chegar.

14. Pânico (1996)

Continua após o anúncio

Em uma metalinguagem assustadora com diversos filmes de terror, Pânico nos apresenta um assassino mascarado que passa a perseguir um grupo de adolescentes seguindo as “leis” do que deve ocorrer em um filme de horror. A obra trabalha todos os clichês do gênero e consegue um ótimo resultado final.

15. A Bruxa de Blair (1999)

A Bruxa de Blair é considerado um dos filmes mais assustadores já feito. No longa, um grupo de jovens decide adentrar uma floresta para produzir um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Entretanto, as lendas sobre as maldições que guardam o local podem ser mais reais do que eles imaginam.

16. IT – Uma Obra Prima do Medo (1990)

Na cidade de Derry, um monstro é conhecido por aterrorizar crianças na forma de um palhaço do mal. Dividido em duas partes, o filme narra o envolvimento de 7 crianças com a coisa e depois apresenta como eles lidam com a situação enquanto adultos. Essa obra lançada para a TV foi a primeira adaptação do livro It: a coisa, de Stephen King.

17. O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido pode ser descrito como uma mistura de filme de terror e drama, uma vez que aborda questões familiares ao longo da história. O enredo se desenrola por meio da relação entre uma criança que alega ver pessoas mortas e um psicólogo infantil perturbado. É possível assistir o longa na Netflix.

18. A Noiva do Chucky (1998)

O quarto filme da série do brinquedo assassino Chucky surge como a sequência direta do terceiro longa. Nesse, Tiffany, ex-namorada do serial killer conhecido como Chucky, consegue resgatar o boneco e trazer a alma de seu amor de volta a ele, mas o romance não sairá exatamente como planejado. Descubra o desfecho do caso curtindo o filme.

19. A Casa da Colina (1999)

Quando o empresário Stephen Price decide atender ao pedido exótico de sua esposa por uma festa de aniversário em uma casa abandonada, ele descobre a história da amaldiçoada mansão e antigo hospital psiquiátrico do Dr. Vannacutt. Inspirado, o empresário propõe um desafio a cinco pessoas: passar uma noite inteira na casa em troca de 1 milhão de dólares.

20. Jovens Bruxas (1996)

Ao se mudar para São Francisco, Sarah Bailey faz amizade com três meninas praticantes de bruxaria e se une a elas na magia. Porém, ao perceber que as intenções das amigas não são as melhores ela decide se afastar. Agora, será preciso enfrentá-las. Disponível na Netflix.

Filmes infantis

Quando se fala de filmes anos 90 infantis, a década foi responsável pelo lançamento dos favoritos entre as crianças, principalmente dos estúdios Disney. Animações como Toy Story e Rei Leão seguem ganhando continuações e lotando salas de cinema em todos os cantos.

21. Toy Story (1995)

Uma das franquias mais famosas da Disney Pixar, Toy Story, faz parte dos grandes filmes anos 90. Nesse filme de animação, os brinquedos do quarto do menino Andy ganham vida e nos contam o que acontece quando eles estão sozinhos. É um longa perfeito para assistir com a família.

22. O Rei Leão (1994)

Em 2019, o filme O Rei Leão voltou às telonas com um live action impressionante, ainda assim, a animação ainda é a número 1 nos corações dos fãs. A história do leão que enfrenta a selva para retomar o cargo que é seu por direito e vingar seu pai ainda emociona gerações.

23. A Bela e a Fera (1991)

Conheça Bela, uma moça apaixonada por livros e que mora junto com seu pai, Maurice. Um dia, durante uma viagem de trabalho, Maurice acaba preso no castelo da Fera. Para salvar o pai, Bela troca de lugar com ele, se tornando refém. O que ela não sabia é que os segredos do castelo reservavam a ela um grande amor.

24. Anastasia (1997)

Em meio a Revolução Russa e sob os perigos lançados por Rasputin, a princesa Anastasia se perde de sua avó e vai parar em um orfanato, sem memória. Anos depois, a avó da princesa oferece uma recompensa para quem encontrar a princesa, que agora vive em um orfanato e é chamada de Anya.

25. Aladdin (1992)

Uma lâmpada mágica, um gênio divertido, um jovem de rua e uma princesa são a combinação que torna Aladdin um dos filmes anos 90 especiais. Mais do que um filme tradicional de princesas, o longa aborda amizade, romance e os perigos da ganância com lindas músicas.

26. Vida de Inseto (1998)

Flik é uma formiga que não suporta o dia a dia comum do formigueiro. Quando ele acidentalmente destrói todos os alimentos reunidos para assegurar um pacto com os gafanhotos, é obrigado a sair em busca de ajuda para salvar sua casa e seus amigos dos perigosos insetos.

27. Tarzan (1999)

Tarzan é um jovem criado na floresta junto com os animais. Ao presenciar um ataque de babuínos e salvar a bela Jane, ele descobre não ser o único da sua espécie. Com ela, Tarzan aprenderá costumes dos humanos e descobrirá o amor romântico. O filme anos 90 está na Netflix.

28. Mulan (1998)

Mulan é uma princesa que foge dos padrões. Com medo de seu velho pai ter que servir ao exército durante uma guerra na época da Dinastia Han, a jovem decide se disfarçar de homem e representar sua família frente aos confrontos. Disponível na Netflix.

29. Hércules (1997)

Diferente do mito original, em que Hércules é filho de Zeus com uma mortal, no filme anos 90 de animação Hércules é o desajustado filho de Zeus e Hera, que foi capturado por Hades e forçado a viver entre os humanos. Ao descobrir sua origem divina, ele parte em uma aventura a fim de provar aos deuses que merece viver entre eles.

30. Pateta: O Filme (1995)

Quem ama o universo Disney com certeza vai adorar essa história protagonizada por Pateta e seu filho, Max. Na animação, Pateta está preocupado com o comportamento de Max na escola e, para se aproximar do filho, planeja uma viagem para os dois. O que ele não sabia é que, no mesmo dia, Max finalmente havia conseguido um encontro com a garota de seus sonhos.

Filmes de comédia

As comédias dos 90 se tornaram ainda mais conhecidas devido à televisão. Como, em grande maioria, são filmes para toda a família, eles passaram a ser exibidos constantemente nos canais de TV aberta e fechada. Por isso, provavelmente você já viu pelo menos metade da lista abaixo, que sempre vale a pena ser relembrada.

31. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Quem não ama uma boa comédia romântica? Bem adolescente, As Patricinhas de Beverly Hills é um filme anos 90 que ficou marcado pelos looks e pelas tentativas frustradas da personagem principal, Cher, de ajudar pessoas de uma maneira especial. Assista na Netflix.

32. Esqueceram de Mim (1990)

Se você nunca assistiu esse clássico da sessão da tarde, abra a Netflix agora mesmo e se prepare para boas risadas. Imagine só: uma criança sozinha em casa, enfrentando dois ladrões superatrapalhados. É diversão para toda a família!

33. Matilda (1996)

Matilda, uma garotinha extraordinária, dá uma aula de cultura e imaginação a todos a sua volta quando descobre que possui poderes mágicos. Na escola, ela aflora ainda mais seus conhecimentos e se torna a única capaz de enfrentar a malvada diretora Trunchbull.

34. MIB: Homens de Preto (1997)

Dois agentes de uma divisão secreta dos Estados se aventuram na busca por alienígenas terroristas no filme que se tornou um dos maiores sucessos da temática, contando com nada menos que 3 sequências. O filme também virou atração da Universal Studios, parque temático localizado em Orlando, nos Estados Unidos.

35. Noiva em Fuga (1999)

A rainha dos filmes anos 90, Julia Roberts, ataca novamente nesse longa, no qual vive uma mulher que por medo do casamento, já deixou 3 homens no altar. Após receber uma dura crítica sobre sua vida pessoal em um jornal, ela convida o autor da matéria para acompanhar de perto os preparativos de sua nova união.

36. Abracadabra (1993)

No Halloween, uma criança acidentalmente liberta 3 bruxas más e agora precisa proteger o livro de feitiços e salvar a cidade. Mas, não se engane, esse filme sobre as Bruxas de Salém não tem nada de aterrorizante, pelo contrário, é uma comédia para toda a família.

37. American Pie (1999)

A série de oito filmes American Pie aborda o sexo de maneira ousada e divertida. O primeiro longa da sequência nos apresenta quatro protagonistas virgens que selam o pacto de perderem a virgindade até o baile de formatura, o que tem tudo para terminar em confusão.

38. Uma Babá Quase Perfeita (1993)

Nessa comédia inesquecível, Robin Williams se transforma na babá de seus próprios filhos para se aproximar da família após o fim de seu casamento. No início tudo funcionará bem, porém, quando a babá e o pai precisam estar no mesmo local, ao mesmo tempo, a história se torna complicada.

39. O Máskara (1994)

Entre os sucessos estrelados por Jim Carrey, O Máskara com certeza está entre os melhores. Carrey dá vida ao tedioso bancário Stanley Ipkiss, que tem a vida transformada no momento em que encontra uma máscara verde habitada pelo espírito do deus asgardiano Loki. Um enredo de humor, romance e muita confusão.

40. 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

Bianca é uma adolescente louca para namorar, entretanto, uma regra familiar atrapalha seu caminho: a jovem não tem permissão para namorar antes que sua irmã, Kat, namore. O problema é que Kat afasta todos os garotos, fazendo com que nenhum deles tenha coragem de chamá-la para sair. Será que Bianca vai colocar a irmã no mundo do amor? Descubra na Netflix!

Como não amar os filmes anos 90, não é mesmo? O melhor é que tem títulos para ver com a família, o namorado, a namorada, com os amigos e até sozinho. E quando acabar, por que não aproveitar para conhecer também os filmes dos anos 80? Partiu noite de cinema!

Assuntos: Filmes