50 melhores filmes de comédia para assistir e rir muito

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

Quem não ama um final de semana preguiçoso com sofá, TV e um balde de pipoca nas mãos? E para acompanhar tudo isso, nada melhor do que um bom filme de comédia para rir e descontrair. Se precisa de indicações do que assistir, está no lugar certo! Preparamos uma lista com os 50 melhores filmes de comédia com enredos leves e divertidos que vão te fazer dar gargalhadas. Confira!

Filmes de comédia brasileiros

O cinema nacional também tem bons nomes quando o assunto são filmes de comédia. Conheça algumas produções brasileiras e ria entendendo todas as piadas:

1. Minha Mãe é Uma Peça (2013)

Divorciada, dona Hermínia é uma mulher de meia-idade que descobre que seus filhos, Marcelina e Juliano, a acham chata. Triste com a situação, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém para desabafar com a tia Zélia e recordar o passado.

Leia também: 40 filmes de animação que vão encantar sua família

2. Até que a Sorte nos Separe (2012)

A vida de Tino muda da água para o vinho quando ele ganha na loteria. A má gestão do dinheiro, porém, faz com que ele perca tudo em 15 anos. Enquanto sua esposa está grávida do terceiro filho, Tino busca manter as aparências e encontrar uma solução para o problema.

3. A Mulher Invisível (2009)

Triste por ter sido abandonado pela esposa, Pedro é surpreendido por Amanda, a vizinha sedutora que bate em sua porta para pedir açúcar. Ele imediatamente se apaixona por ela, mas não se dá conta de um detalhe: Amanda é invisível.

4. Se Eu Fosse Você (2006)

Leia também: 50 filmes nacionais que valorizam o cinema brasileiro

Um acontecimento inexplicável acaba fazendo com que Cláudio e Helena troquem de corpos. Apavorados com a situação, ambos precisam manter a postura para que ninguém desconfie de nada.

5. Os Normais (2003)

Sucesso do cinema brasileiro, Os Normais conta a história de como Vani e Rui se conheceram. Tudo começa quando ambos estavam para se casar, no mesmo dia, com outras pessoas. Se você já assistiu a série de TV com o mesmo título, irá rir muito com a versão em filme!

6. O Auto da Compadecida (2000)

Uma das melhores produções do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida narra as aventuras dos nordestinos João Grilo e seu amigo Chicó no pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. As atuações dos protagonistas Matheus Nachtergaele e Selton Mello roubam a cena e são dignas de aplausos.

Leia também: 35 filmes com a temática LGBTQ+ que você precisa assistir

Filmes de comédia para assistir na Netflix

Veja quais filmes de comédia você encontra na Netflix e que você pode assistir hoje mesmo:

7. Correspondentes Especiais (2016)

Original da Netflix, este filme de comédia aborda a história de dois radiojornalistas que, em busca de audiência, simulam os próprios sequestros em um país sul-americano em guerra civil. A mentira, no entanto, toma grandes proporções e acaba indo longe demais.

8. Gênios do Crime (2016)

Baseado numa história real, o filme narra a história de Dave Ghantt, guarda noturno que organiza um dos assaltos a banco mais ousados e conhecidos dos Estados Unidos. Impossível não rir da falta de experiência do protagonista, que conta ainda com a ajuda de seus colegas atrapalhados.

9. Alexandre e o dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso (2014)

“Nada é tão ruim que não possa piorar” é um ditado que descreve o dia do pequeno Alexandre. Desde cedo ele enfrenta situações desagradáveis que parecem nunca ter fim.

10. Este é Meu Garoto (2013)

Mesmo sem ser convidado, Donny aparece no casamento do filho para pedir ajuda financeira. Os dois passaram anos sem se ver e a situação causa constrangimento entre a família da noiva.

11. Missão Madrinha de Casamento (2011)

A gargalhada é garantida do início ao fim em Missão Madrinha de Casamento! Enquanto Annie enfrenta problemas profissionais e amorosos, sua melhor amiga, Lilian, anuncia que vai se casar. As madrinhas de casamento entram em cena e o resultado é confusão atrás de confusão.

12. As Férias de Mr. Bean (2007)

Mr. Bean resolve passar as férias na Riviera Francesa mas, como sempre, seus planos tomam um rumo diferente do planejado. Depois de ser confundido duas vezes, ele acaba no Festival de Cinema de Cannes.

13. O virgem de 40 anos (2005)

Aos 40 anos, Andy desperta a atenção dos amigos de trabalho por ainda ser virgem. Todo mundo começa a se mobilizar para encontrar uma garota para ele. O papel de protagonista caiu como uma luva para Stevel Carell, que até enfrentou uma sessão de depilação em frente às câmeras.

14. Todo Mundo em Pânico (2000)

O primeiro filme da saga satiriza diversos clássicos do terror da época. A história de adolescentes apavorados fugindo de assassinos é repleta de surpresas, reviravoltas e, claro, muito humor!

Filmes de comédia romântica

As comédias românticas combinam o melhor de dois mundos: amor e diversão. Veja algumas opções legais de filmes para você incluir na sua lista:

15. Juntos e Misturados (2014)

Quem não ama uma boa e engraçada comédia romântica? Uma viagem a um resort de luxo na África é o cenário perfeito para que Jim e Lauren se apaixonem um pelo outro. Mas antes de tudo, é claro que os dois vão passar por muitas confusões.

16. A Mentira (2010)

Quando Olive mente para a amiga que perdeu a virgindade, logo o boato se espalha pela escola inteira e todos começam a olhá-la de forma diferente. Muito engraçado, o filme com o enredo “trágico” tem um final muito fofo que vale a pena assistir!

17. Eu, Eu Mesmo e Irene (2000)

Com uma história de amor um tanto quanto complicada e ao mesmo tempo engraçada, o filme mostra o dilema de Charlie, personagem que sofre com a Síndrome da Dupla Personalidade. Ele e Harry, seu “outro lado”, lutam para conquistar o amor de Irene.

18. Operação Cupido (1998)

Duas irmãs gêmeas, até então separadas, descobrem uma sobre a outra em um acampamento. A partir daí elas trocam de lugar e trabalham para que os pais voltem a ficar juntos. Um filme leve e divertido que vai te conquistar!

19. Quem Vai Ficar com Mary? (1998)

Mary é a garota linda e popular do colégio que pretende ir ao baile de formatura com Ted. A noite, porém, é desastrosa e após treze anos longe um do outro, Ted resolve contratar um detetive para reencontrar seu primeiro amor. O problema é que o detetive também começa a se apaixonar por Mary.

Filmes de comédia para ver em família

Nada melhor que reunir a família para assistir um filme leve e divertido. Essas sugestões são comédias inteligentes e que todo mundo pode assistir junto. Olha só:

20. Caça-Fantasmas (2016)

Remake criativo da versão original lançada em 1984, o filme desta vez é estrelado por quatro mulheres ao invés de homens. O enredo se passa em Nova York, onde o grupo sai à caça de fantasmas para salvar o mundo.

21. Os Estagiários (2013)

Demitidos do emprego e preocupados com a situação financeira, Billy e Nick conseguem entrar para uma seleção de estágio da Google. Lá, eles precisam encontrar uma maneira de se adaptar ao mercado de jovens competidores.

22. A Escolha Perfeita (2012)

Depois de uma apresentação desastrosa, o grupo musical The Barden Bellas precisa inovar para reconquistar seu público. Com a chegada de Beca, DJ aspirante que acabou de entrar na universidade, tudo começa a mudar.

23. Pequena Miss Sunshine (2006)

A pequena Olive sonha em participar do concurso Pequena Miss Sunshine e, para isso, sua família incomum resolve ajudá-la. A viagem feita na kombi amarela enferrujada é repleta de situações engraçadas e traz ao mesmo tempo uma mensagem emocionante aos espectadores.

24. Meninas Malvadas (2004)

O universo clichê da escola com a garota popular e as “panelinhas” é mostrado de forma engraçada e descontraída em Meninas Malvadas. Cady é uma garota que cresceu na África mas precisa retornar aos Estados Unidos. Ao se matricular na nova escola, um mundo totalmente novo se abre para ela.

25. As Branquelas (2004)

Dois irmãos, agentes atrapalhados do FBI, decidem transformar-se em duas irmãs socialites para investigar um caso. Clássico entre os filmes de comédia, ‘As Branquelas’ é uma ótima escolha para quem quer rir muito!

26. Escola de Rock (2004)

No enredo leve, divertido e com boas músicas, Escola de Rock é aquele tipo de filme que cativa qualquer espectador. Jack Black interpreta Dewey Finn, um músico que acaba de ser demitido de sua banda e que, para pagar as contas, aceita ser professor substituto em uma escola particular. De início sua “metodologia” causa estranheza, mas logo o protagonista se torna um exemplo para seus alunos.

27. Tá Todo Mundo Louco! (2001)

Uma corrida maluca com prêmio de dois milhões de dólares atrai competidores que fazem de tudo para ganhar o dinheiro. No caminho, as confusões são de arrancar risos de qualquer um!

Filmes de comédia besteirol

As comédias besteirol são perfeitas para quando você quer rir sem pensar em nada. São so típicos filmes americanos, com muita festa, sexo e piadas infames. Confira algumas opções para dar boas risadas!

28. Deadpool (2016)

O ex-militar e mercenário Wade Wilson é diagnosticado com câncer em estado terminal. Uma possibilidade de cura, no entanto, chega para reviver suas esperanças. O que Wade não esperava é que se transformaria em um anti-herói com um senso de humor ácido e único. Quem é fã do universo Marvel não pode perder!

29. Padrinhos Ltda. (2015)

Sem padrinhos para sua cerimônia de casamento, Doug resolve contratar uma empresa de padrinhos profissionais. Mas o que era para ser perfeito acaba colocando seus planos de casar em risco.

30. Vizinhos (2014)

De um lado, um jovem pai de família em busca de tranquilidade e, do outro, um universitário popular que só quer saber de festa e mulheres. Mac e Teddy são vizinhos com vidas totalmente diferentes e acabam travando uma guerra. Com um toque de ironia, o enredo mostra diferentes visões da masculinidade.

31. O Grande Hotel Budapeste (2014)

Produzido de forma primorosa, a história de O Grande Hotel Budapeste se passa na década de 1930 e mostra a relação entre o gerente de um famoso hotel europeu que se torna amigo de um jovem trabalhador. Os dois então acabam se envolvendo no meio de uma briga de herança familiar.

32. Família do Bagulho (2013)

David, Rose, Casey e Kenny são desconhecidos que se juntam para formar uma família de mentira. Isso porque David é um traficante e precisa ir ao México para fechar a negociação de um carregamento de drogas.

33. Anjos da Lei (2012)

Disfarçados de alunos dentro de uma escola, Jenko e Schmitt são policiais infiltrados que precisam desvendar quem está fornecendo drogas aos adolescentes. Durante a missão, muitas confusões aparecem pelo caminho e ambos se veem obrigados a acompanhar a juventude moderna.

34. Zumbilândia (2010)

A população foi infectada por um vírus e agora o mundo está dominado pelos zumbis. São poucos os humanos que restaram, entre eles Columbus e Tallahassee. A dupla se depara com problemas ao parar em uma mercearia.

35. Se Beber, Não Case (2009)

Uma despedida de solteiro em Las Vegas resulta em ressaca e uma pessoa desaparecida. Os três amigos e padrinhos do casamento de Doug precisam encontrá-lo e levá-lo de volta a tempo da cerimônia.

36. Superbad – É Hoje (2007)

Dois amigos inseparáveis terminam o ensino médio e acabam indo para faculdades diferentes. Com personalidades totalmente distintas, ambos se encontram em situações onde precisam aprender a superar suas frustrações pessoais.

37. Chumbo Grosso (2007)

Chumbo Grosso é uma comédia britânica-francesa que conta a história de dois policiais que tentam resolver uma série de mortes sinistras em uma vila inglesa. A produção satirizada sai do comum e garante boas risadas a quem assistir!

38. Borat (2006)

Borat é um jornalista do Cazaquistão que viaja aos Estados Unidos com o objetivo de fazer um documentário sobre a vida dos norte-americanos. O longa faz rir e tem ainda uma base crítica que mostra o preconceito existente na cultura ocidental.

39. O âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004)

Ron Burgundy é o excêntrico apresentador de um jornal televisivo. No cenário do jornalismo da década de 1970 predominado por homens, ele disputa espaço na mídia com Veronica, sua parceira de trabalho.

40. Zoolander (2001)

Derek é um supermodelo egocêntrico que vem passando por um momento de crise em sua carreira. Quando pede ajuda a Jacobim Mugatu, sua vida vira de cabeça para baixo. O desenrolar da história inclui lavagem cerebral, Malásia e outras loucuras.

Filmes de comédia antigos

Que tal ser cult e se divertir com filmes de comédia antigos? Além de dar boas risadas, você risca da lista alguns nomes clássicos desse gênero.

41. Dr. Fantástico (1964)

O clássico de Stanley Kubrick conta a história de um general paranoico que dá ordens para bombardear a Rússia, catástrofe que pode iniciar uma guerra nuclear. No pentágono, o presidente americano e seus assessores tentam parar o processo com a ajuda do Dr. Fantástico.

42. Clube dos Cinco (1985)

Escrever uma redação de mil palavras é o castigo de cinco adolescentes por terem se metido em confusão. O longa já esteve no ranking de 500 melhores filmes de todos os tempos e aborda de forma leve temas como o bullying e a negligência dos pais. Ideal para rir e refletir!

43. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Ferris Bueller está no último semestre do colegial e decide matar mais um dia de aula antes da formatura. Ele se aventura pelas ruas de Chicago em uma Ferrari com a namorada e o amigo. Só que nem tudo são flores, já que o diretor do colégio fica no rastro do protagonista.

44. Um Príncipe em Nova Iorque (1988)

A América torna-se destino de um príncipe africano muito rico e mimado. Acompanhado pelo melhor amigo, ele busca por uma noiva na terra do Tio Sam. Sua nova vida atrai amigos, inimigos e também muitas confusões.

45. Esqueceram de Mim (1990)

Kevin, um garotinho de oito anos, acaba sendo esquecido em casa pela família que vai viajar de férias em Paris. Ele precisa se virar sozinho e ainda defender sua casa de dois ladrões. Um clássico das comédias que vale a pena assistir!

46. A Família Addams (1991)

Icônico no mundo do cinema, o longa mistura comédia, terror e um toque de humor negro. Personagens únicos e cheios de personalidade integram uma história de conspiração em que dois homens tentam roubar a fortuna da família Addams.

47. Debi & Lóide – Dois Idiotas em Apuros (1994)

Jim Carrey e Jeff Daniels são perseguidos por assassinos e pela polícia após tentarem praticar uma boa ação: devolver a maleta cheia de dinheiro a uma passageira da limusine que um deles dirigia. O enredo cheio de trapalhadas foi sucesso de bilheteria!

48. Ace Ventura — Um Detetive Diferente (1994)

Neste outro filme estrelado por Jim Carrey, a história é centralizada no detetive especializado em desvendar crimes envolvendo animais. Chamado Ace Ventura, ele finalmente tem a oportunidade de trabalhar em um grande caso: o golfinho mascote de uma equipe de futebol americano que desapareceu misteriosamente.

49. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Cher é a típica garota mais popular da escola e decide começar a realizar boas ações. Eis que ela resolve transformar o visual de uma nova aluna, mas fica decepcionada quando descobre que a amiga está atraindo olhares e fazendo sucesso.

50. MIB – Homens de Preto (1997)

Nessa mistura de ficção científica e muita comédia, existem alienígenas que moram na Terra e são fiscalizados pelos agentes secretos James e Kay. Os dois entram numa louca missão de tentar impedir um ataque intergalático que ameaça destruir o planeta dos humanos.

Sejam antigos ou lançados recentemente, todos os filmes da lista são garantia de riso e diversão. E se você é do tipo que é fã de Netflix, conheça também os 40 melhores filmes da Netflix para todos os gostos. O que está esperando? Corre escolher um para assistir!

Para você