40 filmes de animação que vão encantar sua família

Escrito por Gabriela Monteiro

Foto: iStock

Animação é um gênero perfeito para assistir com toda a família. Normalmente a classificação indicativa dos filmes de animação é livre, o que permite que as crianças acompanhem as histórias sem problemas. Os enredos podem ser os mais variados, como, por exemplo, histórias clássicas dos contos de fadas, monstros nem tão assustadores assim, brinquedos falantes, animais divertidos e muitos outros.

O gosto por filmes de animação também independe do gênero de cada um. A maioria deles é idealizado para agradar meninos e meninas, sempre trazendo a importância do amor e das relações familiares. Cada enredo ensina algo diferente, mostrando que assistir animações com as crianças pode promover o aprendizado, mesmo sendo uma atividade de lazer.

1. Monstros S.A. (2001)

Entre as mais conhecidas animações da Disney Pixar, Monstros S.A., disponível na Netflix, ensina uma valiosa lição sobre aceitação, afeto e coragem para enfrentar o desconhecido. O enredo narra a reviravolta que ocorre na vidas de Sullivan e Mike Wazowski, dois monstros acomodados com suas rotinas, que sem veem obrigados a cuidar de uma pequena criatura que vai provar a eles que nem tudo é como imaginamos.

2. Snoopy e Charlie Brown: Peanuts – O Filme (2015)

Leia também: 40 melhores filmes da Netflix que vão entrar pra sua lista de favoritos

Em 2015, um dos desenhos mais tradicionais da televisão ganhou uma versão para o cinema. Nessa história, Charlie Brown, Snoopy e seus amigos surgem em novas missões: um fofo romance, protagonizada por Charlie Brown e uma aventura contra o arqui-inimigo de Snoopy, o Barão Vermelho. A classificação indicativa é livre e o filme está disponível no catálogo da Netflix.

3. Bee Movie – A História de uma Abelha (2008)

Esse filme de animação da DreamWorks Animation é uma aula de polinização disponível na Netflix. Por meio da visão da abelha Barry Benson, o mundo é alertado sobre a importância do trabalho das abelhas para a sociedade, sendo vital para a sobrevivência das flores e do restante da natureza. Para além da importância educacional, Bee Movie – A História de uma Abelha traz ainda uma relação um pouco diferente entre Barry e a humana e florista, Vanessa.

4. Divertida Mente (2015)

Divertida Mente acompanha a vida de uma garota chamada Riley pelo ponto de vista de suas emoções: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo, todos responsáveis por controlar um pouco do que a menina sente no seu dia a dia. Os problemas começam quando Riley recebe de seus pais a notícia de que eles precisam mudar de cidade e o controle de seus sentimentos entra em pane devido a uma confusão interna. O filme, produzido pela Disney Pixar, não está catalogado na Netflix.

Leia também: 20 receitas de pipoca doce para se deliciar assistindo filmes

5. As Aventuras de Tintim (2012)


Baseado nas histórias do desenhista belga Hergé, o filme é protagonizado pelo detetive Tintim e seu cachorro Milu, em busca de um tesouro perdido. É impossível não se apaixonar por essa animação cheia aventura e mistério, perfeita para todas as gerações da família. Além disso, após assistir a essa história, você pode buscar outras nos livros publicados pela Companhia das Letras. A direção do longa ficou por conta de Steven Spielberg e a produção para Peter Jackson. Assista na Netflix.

6. Madagascar (2005)


Madagascar acompanha quatro animais de zoológico em uma aventura pela selva: o rei Alex, a girafa Melman, a hipopótama Glória e a zebra Marty partem em busca de suas origens, seguindo os desejos de Marty, que sonha em conhecer a natureza além dos portões do zoológico. O filme fez tanto sucesso que originou 2 continuações sequenciais e um spin off para a televisão, intitulado Os Pinguins de Madagascar. A trama, disponível na Netflix, conta ainda com personagens secundários que acentuam a camada de humor da história, como o peculiar Rei Julien e seu escudeiro Maurice.

7. Meu Malvado Favorito (2010)

Meu Malvado Favorito é puro aprendizado no quesito amor em família. O supervilão Gru e os seus parceiros Minions vão conquistar seu coração com suas trapalhadas na busca por concluir um plano mirabolante para roubar a lua. Para conseguir um item essencial para esse ataque, Gru precisará adotar três adoráveis garotinhas, Margô, Edith e Agness, que mudarão para sempre sua vida no mundo do mal. A história produzida pela Universal Studios em parceria com a Illumination Entertainment não está catalogada na Netflix.

8. Pets – A Vida Secreta dos Bichos (2016)

Já imaginou o que seu animal de estimação faz depois que você sai de casa? Pets – A Vida Secreta dos Bichos propõe contar os segredos da vida dos gatos, cachorros, pássaros e outros animais que todo mundo tem em casa em uma trama recheada de fofura e humor. Prepare-se para conhecer Max, Gigi, Mel, Pirulito, Duke, Buddy, Norman e muitos outros personagens do mundo pet enfrentando o terrível vilão SnowBall. O longa é dos mesmos produtores de Meu Malvado Favorito e não pode ser encontrado na Netflix.

9. Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

O maior sucesso de bilheterias do cinema de animação não pode faltar em sua lista de filmes de animação. Frozen – Uma Aventura Congelante reinventa o universo das princesas Disney ao oferecer um enredo protagonizado por Elza e Anna, duas heroínas que vão muito além da conquista do príncipe encantado. Para mais, as divertidas intrigas de Olaf, o boneco de neve e as canções presentes fazem a diferença na qualidade dessa linda animação que pode ser assistida na Netflix.

10. Tá Chovendo Hambúrguer (2009)

Flint Lockwood é o inventor malsucedido protagonista desse longa de animação. Em meio a uma crise de abastecimento na cidade de Swallow Falls, o jovem cria uma máquina capaz de transformar água em comida. Porém, essa invenção acabará se tornando uma grande cilada. Prepare-se para ficar faminto diante dessa aventura deliciosa e acessível na Netflix.

11. Procurando Nemo (2003)

Essa animação da Disney Pixar apresenta Marlin, um pai superprotetor e Dory, uma peixinha esquecida atravessando os sete mares para resgatar Nemo, filho de Marlin que foi levado para longe por mergulhadores. Além de Procurando Nemo, recentemente foi lançado Procurando Dory, uma sequência que mostra toda a turma do primeiro filme focada em conhecer a história de vida da peixinha azul mais famosa das telonas. Assista na Netflix.

12. Os Sem-Floresta (2006)

Imagine você acordar e não ter mais metade de sua casa para morar. Essa é a situação vivida por um grupo de animais que ao acordar da fase de hibernação se veem sem floresta para se alimentar e seguir com suas rotinas. Para se livrar dessa circunstância, eles precisarão contar com a ajuda de valiosos amigos e enfrentar o medo desse novo mundo que lhes foi imposto. O longa está catalogado na Netflix.

13. Rio (2011)

Rio narra uma reviravolta na vida de uma ararinha azul, até então completamente acomodada a sua vida de animal de estimação nos Estados Unidos. Em busca de manter a espécie viva, Blue virá com sua dona para o Rio de Janeiro, onde viverá inúmeras situações as quais ele jamais havia imaginado. Para completar, o clima de romance brilha entre os protagonistas, Blue e Jade, que descobrirão juntos o amor. Essa animação não está acessível na Netflix.

14. O Bicho Vai Pegar (2006)

Prepare-se para lutar contra os caçadores ao lado de Boog, um urso pardo de estimação, Elliot, um cervo atrevido e outros animais da floresta, enquanto Boog tenta entender como funciona a vida selvagem. Em uma união animal, eles criarão estratégias para tornar a mata um lugar seguro para viver. O longa original conta com três continuações e não está disponível na Netflix.

15. Ratatouille (2007)

Ratouille narra a história de um jovem rato apaixonado por gastronomia e que sonha em ser um grande chef em Paris. O problema é que como um rato, ele não está apto para cozinhar como profissional. Tudo irá mudar quando ele conhecer Linguini, um atrapalhado funcionário que fará a proposta de uma inusitada parceria ao protagonista. Assista na Netflix.

16. Shrek (2001)

Um conto de fadas às avessas, Shrek encanta ao demonstrar que o amor vai muito além das aparências. Prepara-se para se apaixonar por um ogro de coração enorme, desejar ser o melhor amigo de um burro e conhecer Tão Tão Distante, a terra das personagens das histórias infantis que marcaram gerações. Essa animação, disponível na Netflix, possui ainda três continuações sequenciais, alguns curtas e um spin off do Gato de Botas, personagem importante dos longas.

17. Como Treinar Seu Dragão (2010)

É impossível não se entregar à sincera amizade entre Soluço e Banguela. As protagonistas ensinam o verdadeiro valor do amor fraterno ao criarem uma relação de confiança completamente improvável diante do enredo do longa. Você pode conferir esse filme de animação e sua continuação na Netflix e depois aguardar ansiosamente para o lançamento da terceira parte da história, prevista para 2019.

18. O Poderoso Chefinho (2017)

Um bebê dando ordens? Pode isso? Pois é o que vai te mostrar Boss, um genioso bebê de terno que é adotado pela família de Tim. Juntos, eles enfrentarão uma missão para salvar seus pais e restaurar o equilíbrio do amor no mundo, ameaçado por um poderoso CEO. A animação fez tanto sucesso que ganhou uma série na Netflix, intitulada O Chefinho – De Volta aos Negócios, porém, o longa original não pode ser acessado na plataforma.

19. A Origem dos Guardiões (2012)

Está preparado para conhecer o Coelho da Páscoa, o Papai Noel, A Fada do Dente, Jack Frost, Sandman e o Bicho Papão todos de uma vez? Parece inimaginável, porém, essa animação da DreamWorks Animation conseguiu! O destaque aqui vai para o vilão Breu, que deseja transformar todos os sonhos em pesadelo e o inovador herói Jack Frost, personagem que ajudará a salvar o dia descobrindo sua própria história. Assista na Netflix.

20. Tá Dando Onda (2007)

Tá Dando Onda narra a história de Cadu Maverick, um surfista e fã do ídolo falecido Big Z. Na busca por realizar seu sonho de ser um campeão no esporte, Cadu conhecerá Grilo, um velho morador da região com quem construirá uma grande amizade. Além deles, a história ainda conta com João Frango, Tank Evans, Lani e muitas outras personagens, responsáveis por criar os conflitos presentes no enredo. Você pode encontrar esse título no catálogo da Netflix.

21. Detona Ralph (2012)

A doçura e a brutalidade se encontram nessa animação fofíssima. Conheça Ralph, um vilão que de mal não tem nada e Venellope, uma protagonista destemida e sonhadora, que não conhece seu passado. A história se passa no universo dos jogos clássicos das máquinas de video game dos fliperamas e narra a busca de Ralph por uma medalha, item capaz de mudar sua posição em seu jogo original. Assista na Netflix.

22. Zootopia (2016)

Zootopia é uma animação imprevisível, que vai te surpreender positivamente. O enredo apresenta uma sociedade formada por animais, até então considerados por nós, irracionais. A história constrói uma crítica à corrupção, destaca a importância da igualdade entre as raças e os perigos do preconceito, seja ele qual for. Definitivamente, uma lição de vida para a forma como vemos a vida atualmente. Esse título não está disponível no catálogo da Netflix.

23. Trolls (2016)

Prepare-se para conhecer os Trolls, as criaturas mais felizes do mundo. Em uma animada comédia musical, esses seres precisarão enfrentar os desafios da vida fora de sua árvore para salvar toda sua comunidade dos Bergens, as criaturas mais infelizes do mundo. A animação é supercolorida e a trilha sonora traz canções originais de artistas como Justin Timberlake e Gwen Stefani. O longa não está disponível na Netflix.

24. Viva – A Vida é uma Festa (2017)

Essa recente animação da Disney Pixar apresenta a cultura mexicana por meio do feriado do Dia dos Mortos. A história é protagonizada por Miguel Rivera, um garoto de 12 anos que sonha em ser músico, mas enfrenta a proibição de sua família. Um dia, acidentalmente, Miguel será transportado junto com seu cachorro Dante para o mundo os mortos, onde viverá o inesperado.

25. A Família do Futuro (2007)

Família do Futuro é uma animação que investe nas relações familiares. Por meio de viagens no tempo, invenções e um vilão cheio de surpresas, os estúdios Disney foram capazes de valorizar o afeto presente em um lar e criar a noção de que famílias podem ser definidas nas mais malucas formas, independente das ligações de sangue. Após assistir essa história, disponível na Netflix, será impossível não pensar: siga em frente, até nos momentos mais difíceis.

26. Toy Story (1995)

É impossível não se identificar com essa história de amor entre os brinquedos e seu melhor amigo Andy. Conheça os embates de Woody, um personagem caubói e Buzz, um astronauta em uma aventura pela casa do vilão Sid. Essa animação original dos estúdios Disney Pixar já se tornou um clássico infantil e conta com várias continuações, dividas em curtas e longas. A relação de sua família com os brinquedos nunca mais será a mesma depois desse filme que, infelizmente, não consta no catálogo da Netflix.

27. O Touro Ferdinando (2017)

Essa animação, lançada recentemente e baseada no livro infantil “Ferdinando, o touro”, escrito por Munro Leaf, faz uma crítica às clássicas touradas espanholas. A história levanta discussões a respeito desse espetáculo e gera debates acalorados sobre o papel do touro nisso tudo. O longa é uma lição de amizade e amor aos animais. Não é possível conferir esse título na Netflix.

28. Os Croods (2013)

Uma família da pré-história irá se deparar com sua segura caverna totalmente destruída. Com isso, Grug, Ugga, Thunk, Sandy, Eep e sua avó precisarão sair em busca de um novo lar, o que significará uma grande aventura pelo desconhecido. Em meio a isso tudo, Eep conhecerá Guy, um nômade que trará uma série de novidades para a vida dessa família.

29. Carros (2006)

Carros apresenta uma sociedade composta apenas por veículos, na qual as estrelas são os carros de corrida. Conheça a história de Relâmpago McQueen, um novato das corridas que irá desviar de seu caminho e cair em Radiator Springs, cidade que o ensinará que a vida pode ser muito mais do que apenas fama e prêmios. A animação conta com duas sequências e pode ser conferida na Netflix.

30. O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

Em uma cidade onde tudo é artificial, Ted descobrirá a importância da natureza ao sair em busca de uma árvore de verdade e conhecer a história de Lorax, o guardião da floresta das trúfulas. O filme é uma colorida lição sobre a importância da preservação ambiental para o futuro do planeta. Confira a história na Netflix.

31. Gnomeu e Julieta (2011)

Baseado no clássico de William Shakespeare, Gnomeu e Julieta adapta o enredo para um conflito entre anões de jardim vermelhos e azuis. Um dia, representantes dos grupos opostos se apaixonam e precisam enfrentar grandes obstáculos para viver esse amor. A animação dirigida por Kelly Asbury não está disponível na Netflix.

32. Vida de Inseto (1998)

Flik, uma formiga descontente com a monotonia do formigueiro, é a estrela dessa aventura entre insetos. Um dia, ele acidentalmente destrói todos os alimentos reunidos para assegurar um pacto com os gafanhotos e isso causará um grande perigo para toda a colônia. Em busca de ajuda, Flik partirá para a cidade e voltará para o formigueiro com grandes novidades. Confira esse título na Netflix.

33. A Bela e a Fera (1991)

Um clássico das princesas Disney, a animação de A Bela e A Fera narra o romance improvável entre uma bela jovem e uma fera amaldiçoada. A história conta com lindas músicas, uma série de personagens coadjuvantes divertidas e um vilão que se acha o rei da vila na qual se passa o filme. Bela, uma personagem principal destemida e de opiniões fortes, com certeza se tornará sua princesa preferida. Essa versão do conto de fadas não pode ser acessada na Netflix

34. Tarzan (1999)

Tarzan é um jovem criado na floresta junto com os animais. Sua vida passará por uma grande reviravolta quando ele salvar Jane, uma bela moça inglesa, de um ataque de um bando de babuínos. Com isso, ele aprenderá os costumes humanos em um acampamento de exploradores alocado na floresta, no qual conhecerá o amor junto com Jane. O filme de animação pode ser assistido na Netflix

35. As Aventuras de Tadeo (2013)

Tadeo sonha em ser arqueólogo para encontrar grandes tesouros. Sua chance de realizar esse desejo será uma expedição ao Peru, para a qual ele partirá ao ser confundido com um famoso arqueólogo. Seu parceiro para essa aventura será Jeff, seu cão de estimação. A animação espanhola não está disponível na Netflix.

36. Por Água Abaixo (2006)

Já imaginou que pode existir todo um universo desconhecido nos esgotos de sua cidade? É isso que propõe Por Água Abaixo, o filme que narra a história de um ratinho de estimação que vai, contra sua vontade, descer pela descarga até o esgoto de Nova Iorque. Essa história tem romance, afeto familiar, provas de amizade e muito mais! Prepare-se para se surpreender com essa animação da DreamWorks Animation disponível na Netflix.

37. Enrolados (2010)

Enrolados narra a história de Rapunzel, uma jovem de cabelos mágicos que mora no topo de uma torre na floresta. Um dia, um jovem fugitivo entrará por acidente em seu esconderijo, tornando-se sua porta de entrada para a liberdade. Com a ajuda de Flynn Rider, Rapunzel partirá em busca de seu sonho de conhecer as lanternas mágicas e, por acidente, descobrirá a verdade sobre seu passado. Assista na Netflix.

38. Moana (2017)

Seguindo a mesma linha de Frozen – Uma Aventura Congelante, Moana ensina que uma princesa não precisa de príncipe para salvar seu mundo. Em parceria com o semideus Maui e um galo chamado Heihei, Moana, a futura chefe de sua tribo, irá atravessar o oceano em busca de reunir uma relíquia mística à deusa Te Fiti. O bônus fica por conta da trilha sonora, recheada de músicas lindas para a família cantar junto

39. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Essa animação aterrorizante apresenta Coraline, uma criança que descobrirá uma porta secreta para um universo parecido com o dela, porém com uma diferença estranha: as personagens possuem botões no lugar de seus olhos. Lá, seus sonhos se realizam e seus pais parecem mais amorosos. Porém, logo ela descobrirá que o que parece perfeito possui muitos defeitos. Assista na Netflix.

40. Turma da Mônica em Uma Aventura No Tempo (2007)

Em 2007, a turma do bairro do limoeiro invadiu os cinemas para apresentar uma aventura no tempo. Na história, Mônica, Cascão, Magali, Cebolinha e Bidu viajam pelo tempo em busca dos quatro elementos: água, terra, ar e fogo, perdidos em uma confusão no laboratório do Franjinha. O enredo traz várias novas personagens para o universo da Turma da Mônica, realizando giros pelo espaço, pela pré-história, pela floresta com o Papa-Capim e até na infância das personagens principais. Esse filme de animação ainda não está disponível na Netflix.

Com tantas opções, com certeza você encontrará o filme perfeito para curtir com a família. Prepare a pipoca e partiu sessão de cinema em casa!

Dicas pela Web