Cabelo platinado: dicas e inspirações para repaginar o visual

Escrito por
Em 21.08.18

iStock

Ainda que pequenas mudanças ocorram de uma temporada para a outra, a verdade é que o cabelo platinado nunca sai de moda. E não é para menos! Por ter muitas variações e por combinar com cabelos de diversos comprimentos e texturas, o tom é perfeito para aqueles momentos em que a gente cansa da mesmice e decide repaginar o visual.

Continua após o anúncio

Para quem se encontra nessa situação, saiba que a tática funciona. Mas, fica o aviso: depois do procedimento, é preciso ter muita disciplina para recuperar a saúde dos fios. A seguir, confira inspirações e os cuidados que você deve ter com o cabelo platinado.

30 inspirações de cabelo platinado

Buscar muitas referências para descobrir exatamente a mudança de look que você procura é sempre muito importante. Nesse sentido, uma dica é não se inspirar somente no tom de cabelo platinado, mas também na forma como ele foi usado e com quais cortes, levando sempre em conta o tipo de cabelo.

1. Para as maravilhosas de cabelo cacheado aqui vai uma inspiração

2. Quem tem cabelo curtinho também pode aderir

3. Assim como quem tem madeixas bem compridas

4. Combinado com um chanel assimétrico, o cabelo platinado é um clássico

5. Que vale também para as finalizações com babyliss

6. E para os cachos naturais

Candido Fabi

Continua após o anúncio

7. Quanto à tonalidade, o platinado também é bem versátil

8. Pode puxar para um loiro mais tradicional

9. Dar um toque bem loirinho mesmo

10. Quase branco

11. Misturar mais de um tom de loiro para um efeito de luzes

12. E até de castanho

13. Isso sem contar as combinações com outras cores

14. Que podem ser discretas

15. Ou platinadas bem extravagantes

16. Olha esta combinação com rosa em cabelo cacheado!

Bruno Dantte

Continua após o anúncio

17. O platinado também combina muito com o azul

18. E o que dizer deste cinza arroxeado?

19. Na verdade, o cabelo platinado cinza chega a ser um capítulo à parte

20. Que apesar de lembrar as madeixas grisalhas

21. Consegue deixar o look moderninho

22. E até romântico

23. Nas formas de usar, o cabelo platinado tem muitas variações

24. Quem disse que as raízes sem pintar nunca devem ficar à mostra?

25. Será que não podem ficar mesmo?

26. E que tal deixar o platinado somente nas pontinhas?

Nina Gabriella

Continua após o anúncio

27. Vale também para quem tem cabelo liso!

28. Morena iluminada platinada?

29. O charme do curtinho platinado é inegável

30. E por falar em fantasia, olha só este look sereia

Viu só como o cabelo platinado combina com os mais variados cabelos e estilos? Agora é só encontrar o que mais combina com você!

Leia também: Queratina líquida para recuperar o cabelo em casa: veja passo a passo

Como fazer cabelo platinado em casa

Sempre que possível – principalmente no caso de mudanças drásticas, como ir da tintura à descoloração – o melhor mesmo é deixar suas madeixas nas mãos de profissionais especializados e de confiança.

Mas, para quem anda sem grana ou por qualquer outro motivo quer fazer uma mudança, mas não deseja ir a um salão, confira abaixo alguns tutoriais!

1. Para ir do ruivo (ou de outra coloração) ao platinado cinza

No vídeo com pouco mais de 8 minutos, o blogueiro e youtuber Rapha Bartowski mostra o passo a passo de como transformar um cabelo ruivo com tintura em platinado. A descoloração foi feita em duas etapas. Depois de descolorir pela primeira vez, ele esperou uma semana para o cabelo se recuperar até descolorir novamente para chegar no tom desejado.

2. Passo a passo para fazer luzes platinadas

Leia também: Shampoozada: saiba como clarear o cabelo com essa técnica

Não quer platinar o cabelo por inteiro, mas sim conseguir o efeito luzes? Com a ajuda de touca e agulha para luzes, Bruna Diiniiz mostra em detalhes como ela faz o procedimento sozinha em casa. Como o objetivo é somente dar uma iluminada, o bom é que não é necessário pedir ajuda para fazer a parte de trás, já que as luzes ficam mais concentradas até o meio do cabelo.

3. Já está com o cabelo loiro? Saiba como retocar e platinar

Se você já está com o cabelo loiro, mas deseja retocar as raízes e, ao mesmo tempo, platinar, este vídeo pode te ajudar. Nele, a youtuber Karol Kaepstick mostra como ela faz para conseguir esse efeito no cabelo dela, inclusive com a indicação de produtos.

4. Tutorial: platinado acinzentado para cabelos cacheados

Voltado para as cacheadas, este vídeo da youtuber Bruna Ramos mostra, etapa por etapa, o que ela faz para deixar o seu cabelo com raiz esfumada e em um tom platinado acinzentado sem ressecar os fios. Uma das diferenças é que ela já começa o processo com uma hidratação misturada com um pouquinho de violeta genciana, que ajuda a matizar o tom.

5. 7 erros de descoloração na hora de platinar

Sabe aquela história de aprender com o erro dos outros? Pois bem! Com base em sua própria experiência, assim como em dúvidas recebidas de seus seguidores, a cabeleireira Cris Kulkkamp mostra o que nunca fazer na hora de platinar, assim como as consequências desses erros. Embora seja direcionado para profissionais da área, o vídeo ajuda muito quem pretende fazer o procedimento em casa.

Vale reforçar que descoloração é coisa séria, podendo levar, inclusive, à quebra severa do cabelo. Por isso, estude muito e jamais deixe de fazer o teste de mecha antes de seguir algum tutorial, por mais simples que ele possa parecer.

Cuidados com o cabelo platinado

Antes de optar por ter o cabelo platinado, é importante colocar na balança a disposição que você vai ter para cuidar dele, já que a química utilizada no processo altera e fragiliza muito os fios. Confira abaixo algumas dicas para manter suas madeixas sempre bonitas e saudáveis:

  • Aposte em shampoos especiais: fios platinados têm a tendência de amarelar. Para que isso não ocorra, procure lavar o cabelo com produtos desamareladores, como os violeta, pelo menos duas vezes por semana. Lembrando que os produtos devem ser hidratantes para não ressecar ainda mais os fios.
  • Substitua o condicionador por uma máscara de hidratação: por serem mais potentes, as máscaras são ideais para ajudar a nutrir e a reconstruir as madeixas platinadas. O bom é que você não precisa ficar com elas por muito tempo, basta deixá-las por cerca de 3 minutos, como você faria com o condicionador.
  • Faça banhos de queratina: uma das substâncias que o cabelo mais perde durante a descoloração é a queratina. Por isso, seja em casa ou no salão, faça tratamentos com produtos capazes de fazer sua reposição.
  • Adote o uso de reparadores de pontas: um dos principais problemas do cabelo platinado é o efeito espigado. Sendo assim, depois da hidratação, sempre sele as cutículas capilares com um reparador de pontas, a fim de manter os nutrientes nas madeixas.
  • Não descuide do corte: também para evitar o efeito espigado, procure cortar as pontas dos cabelos no salão com regularidade. O ideal é que o intervalo entre um corte e outro não ultrapasse 3 meses.
  • Reduza o uso de chapinha e babyliss: uma vez ou outra, tudo bem. Já no dia a dia, o melhor é ficar longe desses equipamentos que ressecam os fios e estimulam a formação de pontas duplas.
  • Tonalize ao menos uma vez por mês: mesmo com todos estes cuidados, o cabelo platinado ainda assim vai começar a desbotar e a perder o brilho. Para recuperá-lo, aposte em tratamentos tonalizantes, em casa ou no salão, ao menos uma vez por mês.

Quanto aos retoques, sempre espere o cabelo se recuperar antes de fazer uma nova descoloração. A princípio, recomenda-se retocar apenas a raiz, sendo que você sempre deve procurar usar os mesmos produtos a fim de evitar manchas.

8 produtos para cuidar e platinar os cabelos

Já se conscientizou de que o cabelo platinado precisa de cuidado, mas ainda tem dúvidas quanto a quais produtos usar? Confira abaixo uma seleção com os produtos favoritos das blogueiras.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Kit Shine Blond, da L’Oreal, com shampoo, condicionador e máscara, na Cabelos Online
  2. “Essa linha é específica para você usar diariamente no cabelo loiro para ajudar a manter uma cor bonita, sem deixar que o cabelo fique amarelado.” – Bia Munstein

  3. Banho de brilho Prata Supéria Color Amend, na Perfumaria Seiki
  4. “O Banho de Brilho não é uma coloração permanente, é só um tonalizante. Por não ser uma química, não estraga o fio… MUITO PELO CONTRÁRIO! Ajuda a nutrir e a hidratar além de, como o nome diz, dar mais brilho. O meu fica até com o caimento melhor depois.” – Ju Romano

  5. Óleo de coco extravirgem Copra, na Meu Cabelo Natural
  6. “O óleo de coco funciona como uma espécie de “condicionador” antes do shampoo. Quando o cabelo está recém-descolorido ele fica impraticável e chega a dar aquela vontade de nunca mais pentear, porque embola MESMO. Na hora de lavar não é muito diferente […] uma dica muito legal que eu aprendi foi: quando for lavar, antes de qualquer coisa, passar o óleo de coco em todo o cabelo, da raiz às pontas – se o seu cabelo for descolorido desde a raiz. Gente, funciona de verdade. O cabelo fica muito mais macio para receber o shampoo e não embola quase nada!” – Robertha Ribeiro

  7. Máscara de reconstrução Dumb Blond, da Tigi Bed Head, na Beleza na Web
  8. “A máscara é maravilhosa! E o perfume é incrível, muito bom e fica nos fios mesmo. Deixa os cabelos hidratados, e com brilho.” – Patty Lye

  9. Bálsamo Baphônico Loira de Farmácia Lola Cosmetics, na Dermabox
  10. “No quesito benefícios, o Loira de Farmácia SUPER me encantou! Ô gente, vocês não têm noção no tanto que o meu cabelo ficou macio! Já na hora da aplicação dá pra sentir. O cabelo fica lisiiiiinho, sabe?! A gente passa a mão e sente os fios como seda, molinhos e sedosos! Esta sedosidade continua depois de enxaguar também! Senti os fios bem soltinhos e igualmente macios.” – Ana, do Blog da Ana

  11. Kit de manutenção Platinum Blond, da Forever Liss
  12. “Falando sobre o kit em si, tanto o shampoo quanto a máscara são bem pigmentados! Em grande parte das linhas somente um dos produtos é de fato matizador, mas nessa linha os dois fazem bem o papel de matizar. Outro ponto positivo é que não senti meu cabelo ressecado depois da aplicação e nem cinza demais.” – Bia Munstein

  13. Máscara de hidratação Moisture Recovery Joico, na Beleza na Web
  14. “Acho que ninguém me aguenta mais falando dessa máscara, porque pareço aquelas velhinhas ranhetas quanto invocam com uma coisa, sabe? Mas é que ela, que é hidratação e nutrição, é muito boa, principalmente pra quando o cabelo tá mais poroso, ressecado e sem vida, o que é bem comum em cabelos loiros, né? Amo pra vida toda!” – Ju Lopes

  15. Reparador de pontas Bonacure Schwarzkopf Professional, na Beleza na Web
  16. “O feito único deste produto é que além de deixar as pontas imediatamente reparadas, com o tempo de uso ele vai impedindo a perda de massa capilar das pontas. Sabe aquela sensação de que você não tem a mesma quantidade de cabelo até as pontas? É exatamente aí que ele ensina o que um reparador de pontas COMPLETO deve fazer. Depois de 3 meses de uso, já é possível perceber maior uniformidade no volume do seu cabelo, da raiz até as pontas.” – Bruna C.P.

E se você é do tipo quanto-mais-natural-melhor, ou quer manter os cabelos platinados sem gastar muito, veja 10 máscaras de hidratação caseira poderosas feitas com babosa.

Assuntos: Cabelos

Para você