Pontas duplas: saiba como tratar e evitar esse problema

Escrito por
Atualizado em 22.06.20

iStock

O desejo: cabelos lindos e dignos de comercial de shampoo. O obstáculo: as pontas duplas que insistem em aparecer sem pedir licença. Qual a origem desse problema e como lidar com ele? Chegou a hora de descobrir. Continue lendo a matéria para conhecer ótimos tratamentos e produtos para mandar as pontas duplas embora!

Continua após o anúncio

O que são pontas duplas?

iStock

Conforme a visagista e colorista Carine Dias, as pontas duplas são o resultado da abertura da nossa cutícula capilar, que é a parte mais externa do fio e existe para protegê-lo.

Causas

  • Danos mecânicos, como uso de secador e chapinha;
  • Danos químicos, como coloração, descoloração e alisamentos;
  • Desgaste e oxidação pelo sol, cloro e água do mar;
  • Falta de hidratação;
  • Ação de pentear sem os devidos cuidados.

Observe se você está falhando em algum desses pontos na hora de cuidar dos seus cabelos. Se utiliza muito secador de cabelo, tente usá-lo em temperaturas mais baixas.

4 formas de acabar com as pontas duplas

iStock

Os tratamentos para prevenir e controlar as pontas duplas consistem em cuidados que variam para cada tipo de cabelo e conforme as causas do dano. Abaixo, veja as dicas da especialista Carine Dias:

1. Bepantol: hidratação para pontas duplas e secas

O Bepantol líquido pode ser usado no comprimento e pontas dos fios para hidratar profundamente, e também pode ser usado puro em um borrifador e aplicado nos cabelos úmidos ou secos. A formulação do Bepantol reestrutura e fortalece os fios quando usado continuamente, prevenindo o ressecamento.

2. Cronograma capilar: tudo que o seu cabelo precisa

Conforme Carine, é interessante procurar o cronograma capilar que corresponda à situação atual do seu fio (hidratação/ nutrição/ reconstrução). Cabelos quebradiços e com pontas duplas podem estar precisando passar por uma reconstrução. A hidratação, por outro lado, é recomendada para todos os cabelos.

3. Óleo para pontas duplas: um grande aliado

Óleos vegetais puros são ótimos para fazer umectação dos cabelos, promovendo uma nutrição capilar. Óleo de argan, óleo de oliva, óleo de semente de uva e óleo de coco, por exemplo, devolvem a oleosidade natural das madeixas e são fáceis de encontrar.

Continua após o anúncio

4. Vitamina T, de tesoura!

Se você já testou várias formas, mas ainda não sabe como fechar pontas duplas, pode recorrer ao tratamento derradeiro: cortar. O corte possibilita a remoção e limpeza das pontas indesejadas. Ainda que se retire um ou dois centímetros do comprimento, já é possível remover grande parte das pontas danificadas e seguir os cuidados para a prevenção.

Carine Dias comenta que, para acabar com as pontas duplas, você pode recorrer a tratamentos de reconstrução e restringir temporariamente os fios à exposição de danos mecânicos e químicos.

Dicas das blogueiras para pontas duplas

De rotina de cuidados a receitas caseiras, os vídeos trazem mais algumas formas de lidar com as pontas indesejadas. Confira:

Como acabar com as pontas duplas e quebradiças

Lavar e secar os cabelos corretamente, cortar as pontas e usar produtos específicos estão entre as dicas de Mari Morena para deixar as madeixas longe das pontas duplas. Play para conferir!

Tratamento caseiro para acabar com as pontas duplas

Que tal uma receitinha caseira para deixar os cabelos lindos e sedosos? Os ingredientes são óleo de semente de uva, óleo de argan, maionese (sim!) e máscara hidratante. Passo a passo no vídeo!

Dicas para deixar as pontas dos cabelos maravilhosas

Fazer mensalmente uma reconstrução com queratina é um passo importante para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Assista, no vídeo acima, os outros conselhos de Beatriz Siqueira.

Preparada para deixar o seu cabelo na melhor forma possível? É só começar a colocar em prática todas essas dicas!

Continua após o anúncio

Melhores óleos e produtos para ponta dupla

Reparadores de pontas, óleos, cremes especiais… As prateleiras de farmácias e lojas de cosméticos estão repletas de boas opções para tratar e prevenir as pontas duplas. Confira uma lista dos melhores produtos e a opinião de quem já testou!

Óleo Restaurador Advance Techniques Argan e Camélia, Avon

Dicas de Mulher

“Não dá aparência de pesado, não deixa meus fios oleosos e, mesmo que eu fique sem lavar os cabelos por dois dias, não deixa ter aquela aparência de sujo. Fora que ele dá um brilho lindo nos fios, ajuda com o frizz e muito (o que anda mais me incomodando nos meus cabelos ultimamente) e deixa as pontas alinhadas e tira a aparência de ressecada delas” – Juliana Ferreira

Gloss de reparação Apertem os cintos, a ponta dupla sumiu!, Lola Cosmetics

Dicas de Mulher

“A textura dele realmente é diferente, não é um creme pesado, nem é líquido, é realmente como um gloss grossinho que espalha superbem, então muito pouco é suficiente pra todo o comprimento! Quando uso e deixo o cabelo secar natural, percebo que ele cria infinitamente menos frizz e também se mantém mais comportado” – Drica Martins

Reparador de pontas 3 em 1 Ravor, Nazca

Dicas de Mulher

“Sinceramente? É um dos melhores reparadores de pontas que já usei, e é baratíssimo! Além de silicone, tem semi de lino e oferece proteção solar, sendo indicado pra pontas duplas e secas. Ele deixa o cabelo sedoso, tanto que quando usava (ele é antigo!) aplicava no cabelo todo, e sempre adorei o resultado” – Ju Lopes

Óleo Capilar Original Treatment, Moroccanoil

Dicas de Mulher

“Realmente deixou meus cabelos bem macios, maleáveis e não pesou nada nos fios, já que apesar de ser óleo a textura é leve! Apliquei apenas nas pontas, que são mais ressecadas, e percebi aquele aspecto de “vassoura espigada” ir embora. O cheiro é bem agradável e suave” – Nati Nahas

Reparador de Pontas Gold Black Nutritivo Ultra, Amend

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

“Simples e eficaz, esse reparador de pontas é indicado pra cabelos cacheados e crespos, e disfarça dignamente as pontas duplas e ressecadas. A dica aqui é usar bem pouco, já que ele tende a pesar nos fios” – Ju Lopes

Definitivamente, não faltam opções de produtos para pontas duplas – e que cabem em todos os bolsos. A dica é ir fazendo testes e encontrar o que for mais eficaz para suas necessidades.

Como evitar pontas duplas

  • Evite o uso de água muito quente ao lavar os cabelos no banho;
  • Ao usar secador ou chapinha, sempre aplique um protetor térmico (leave in com proteção térmica);
  • Não use aparelhos na potência máxima de calor;
  • Corte as pontas regularmente;
  • Respeite os limites dos seus cabelos para realizar procedimentos químicos;
  • Invista em uma alimentação balanceada rica em vitamina A, E, ferro, zinco, potássio e ácidos graxos.

Não faltam ideias de como combater as pontas duplas, não é mesmo? Se você está procurando maneiras de deixar seus cabelos bonitos, aproveite para conhecer os benefícios que o tônico capilar pode trazer para você.