Escova raquete: descubra porque você precisa ter uma já

Escrito por
Atualizado em 16.06.20

iStock

Você sabia que, para cada finalidade capilar, existe uma escova de cabelo específica e que é mais indicada? Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a escova raquete, sua utilização e as marcas queridinhas do mercado. Se você ainda não possui uma, vai ficar com vontade de ter. Confira:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é escova raquete?

iStock

A escova raquete tem esse nome por causa do seu formato: é mais robusta e costuma ser quadrada ou retangular, mas também é possível achar escova raquete redonda. Pode ser encontrada em versões pequenas, ótimas para deixar dentro da bolsa.

A cabeleireira Eunice de Fátima Brusque Machador explica que, além de desembaraçar e escovar, esse tipo de escova ajuda a distribuir a oleosidade natural da raiz na extensão dos fios. E os benefícios não param por aí…

5 benefícios da escova raquete

  1. Desembaraça os fios: especialmente no caso de cabelos com nós ou mais compridos, as escovas raquete desembaraçam as madeixas e são boas opções para uso diário, já que contam com cerdas largas.
  2. Ajuda a diminuir o frizz: nesse caso, a dica é apostar em uma escova que tenha as cerdas ionizadas, que neutralizam a eletricidade e diminuem a quantidade de fios arrepiados.
  3. Massageia o couro cabeludo: a presença de bolinhas nas pontas das cerdas da escova garante uma suave massagem no couro cabeludo, estimulando a corrente sanguínea e fortalecendo as raízes do cabelo.
  4. Traz brilho aos fios: por espalhar a oleosidade natural dos cabelos, a escova raquete garante um visual mais sedoso. Isso também ajuda a manter o frizz longe. Como não amar?
  5. É muito fácil de encontrar: um dos modelos de escova mais populares, a escova raquete pode ser comprada em farmácias, supermercados, lojas de cosméticos e, claro, através da internet.
  6. Gostou dos benefícios? O que não faltam são bons motivos para você garantir a sua!

    Então, para quem é a escova raquete?

    iStock

    Grossos, finos, curtos, longos, lisos, ondulados, com cachos… Sim, praticamente todos os tipos de cabelos podem ser beneficiados por uma escova raquete. É preciso, no entanto, ter cuidado com alguns detalhes. Eunice explica que o cabelo cacheado deve ser penteado molhado, e a raquete deve ter cerdas macias e sem a proteção na ponta (bolinhas) para não trancar durante a escovação.

    4 melhores escovas raquete para você conhecer

    Conforme a cabeleireira Eunice, não faltam boas opções de escovas raquete no mercado, algumas com cores e estampas bem estilosas. Conheça as queridinhas das blogueiras:

    1. Escova Bellatrix Raquete Quadrada Corpus – $$

    Dicas de Mulher

    Continua após o anúncio

    Com ótimo tamanho, essa escova é almofadada e possui pinos com bolinhas massageadoras nas pontas. Além de ter um preço mais acessível, trata-se de um bom modelo para pentear e desembaraçar os cabelos, sejam eles lisos ou cacheados.

    “Ela simplesmente não quebra os fios, vocês não escutam aquele estalo, sabem? Penteia facilmente, deixando os fios alinhados, não é aquela escova que penteia, mas que deixa os cabelos com um megavolume nas pontas.” – Aline Biano

    2. Escova Raquete Marco Boni – $$$

    Dicas de Mulher

    Bastante conhecida, a marca Marco Boni faz ótimas escovas – e essa raquete não é diferente. Almofadada, ela possui cabo soft touch e toque macio. Disponível em cores variadas, uma mais bonita que a outra.

    “Por ser do modelo raquete, é um modelo que me agrada muito. É leve, massageia mesmo o couro cabeludo e pega uma grande camada de fios para escovação.” – Andreza Goulart

    3. Océane Joy Brush – $$$$

    Dicas de Mulher

    Essa escova raquete vazada é ótima para acelerar a secagem dos cabelos, já que o ar do secador passa pelos buraquinhos. As cerdas são flexíveis, porém fortes, perfeitas para estimular a circulação sanguínea. Disponível em duas opções: rosa com azul ou azul com amarelo.

    “Essas cerdas flexíveis permitem que a escova deslize nos cabelos. Ela tem o corpo vazado e auxilia na escovação, lembrando que ela suporta até 240ºC. O formato é ótimo, o tamanho médio é bem prático e o material é resistente.” – Karlinha Alves

    4. Escova Modeladora Tangle Teezer Full Paddle – $$$$$

    Dicas de Mulher

    Se é por uma escova raquete grande que você procura, precisa saber mais sobre essa. Mais pesada do que a Tangle Teezer tradicional, é perfeita para uma escovação suave, que não puxa ou quebra os fios. O resultado é um cabelo mais sedoso e cheio de movimento.

    Continua após o anúncio

    “Esqueça a leveza comum às escovas da marca: a Blow-Styling Smoothing Tool é um pouco mais pesada do que o padrão Tangle Teezer. Ela é robusta. E suas cerdas são consideravelmente mais firmes na comparação.” – Thais Marques

    Além das marcas mencionadas, outras opções são encontradas facilmente em farmácias, como a escova raquete Ricca e a escova raquete Belliz. E se você está em busca do modelo ideal, não deixe de conferir nosso guia com tudo que você precisa saber quando o assunto é escova de cabelo.

Assuntos: Cabelos, Como usar