Cabelo ondulado: como definir, cuidar e se orgulhar de suas ondas

Escrito por Daniela Brisola

Yasmin Brunet

A maioria das mulheres que possui cabelo ondulado reclama pois seus fios não são nem lisos e nem cacheados. Segundo Carol Borba, especialista em cabelos naturais pela Academia Deva Curl (Nova York) e designer de cortes femininos pela Academia Pivot Point (Chicago), o cabelo ondulado tem ondas com curvatura em S, podendo ser em toda extensão dos fios ou de forma mais sutil apenas no comprimento ou ponta.

No entanto, cada vez mais, há produtos, técnicas e soluções que deixam o cabelo ondulado mais definido, hidratado e bonito, proporcionando às onduladas a opção de manter seus fios naturais e lindos. Para conhecer um pouco mais sobre o cabelo ondulado, basta conferir todas as dicas abaixo.

Tipos de cabelo ondulado

Dicas de Mulher

Há uma classificação para indicar o tipo de curvatura que o cabelo apresenta. Essa definição é feita por número, começando do 1, sendo o cabelo liso, até o 4, que define o cabelo crespo, seguido de letra que irá especificar o grau dentro da classificação inicial.

O cabelo ondulado é classificado pelo número 2 e subdividido em 2A, 2B e 2C. Veja a seguir as características de cada tipo, segundo Carol Borba.

Leia também: Cabelos cacheados: os melhores penteados e cuidados especiais

  • Tipo 2A: neste tipo, as ondulações são superleves. “As ondas são quase imperceptíveis, do fim do comprimento às pontas, chegando a ser confundido com um cabelo liso”, cita a especialista. Este tipo de cabelo ondulado perde com facilidade a curvatura.
  • Tipo 2B: os cabelos ondulados do tipo 2B possuem ondas mais marcadas. “As ondulações surgem do meio do comprimento às pontas”, especifica Carol. A raiz é lisa, porém o comprimento do cabelo possui ondas definidas.
  • Tipo 2C: a curvatura 2C pode também ser definida como pré-cachos. “Pois, dependendo da finalização feita, consegue-se o estímulo de cachos abertos 3A”, indica a designer. As ondas se iniciam já na raiz e são bem marcadas até as pontas.

Diferença entre cabelo ondulado e cacheado

  • Cabelo ondulado: o cabelo ondulado é caracterizado por possuir a sua curvatura em S e, dependendo do tipo, as ondas estão presentes apenas no comprimento do cabelo. As ondas precisam ser estimuladas e finalizadas para que apareçam e permaneçam nos fios durante o dia, já que o cabelo ondulado perde definição com mais facilidade.
  • Cabelo cacheado: ao contrário do cabelo ondulado, o cabelo cacheado possui a curvatura em forma de espiral. Os cachos se estendem por todo o fio e é mais fácil conseguir defini-los e mantê-los cacheados por mais tempo.

Os cabelos ondulados podem ser confundidos tanto com cabelo liso quanto com cabelo de cachos mais leves, no entanto, para determinar se seu cabelo é ondulado, basta reparar se há curvatura, mesmo que apenas nas pontas, e se essa curvatura é em S.

20 fotos para você amar ainda mais o seu cabelo ondulado

O cabelo ondulado, por ser uma cabelo nem liso e nem cacheado, deixa as mulheres com medo de assumi-los, já que perde definição rápido, tendendo a ficar volumoso e com frizz. No entanto, veja as fotos abaixo de mulheres com seus cabelos ondulados lindos e inspire-se para assumir suas ondas e ficar ainda mais linda

1. Gisele Bündchen foi a responsável por colocar o cabelo ondulado como o preferido de muitas mulheres

2. Empondere-se e sinta vontade de assumir suas ondas

3. O babyliss ajuda a deixar suas ondas mais definidas

4. Shakira tem as ondas do tipo 2C, com bastante volume

5. Já os fios da Camila Coutinho são 2A, com as ondas só nas pontas

6. Neste cabelo, as ondas são do tipo 2B, com mais definição

7. Nada te impede de ter o cabelo ondulado da cor que desejar

8. O cabelo ao estilo beach waves é perfeito para o verão

9. Caprichando na finalização, seu cabelo ondulado pode apresentar até alguns cachos

10. Curta as suas ondas, independente da curvatura que ela apresenta

11. Se você está em transição, aposte no cabelo curto para tirar a química

12. Cabelo ondulado volumoso te transforma em uma mulher poderosa

13. Combine com um acessório para ficar estilosa

14. O cabelo ondulado precisa de cuidado todo dia, para mantê-lo definido

15. Quanto menos ondulado for, mais fácil de perder a ondulação ao longo do dia

16. Por isso, use sempre produtos para ativar as suas ondas

17. Cabelo ondulado e muito colorido para um look de atitude

18. O resultado vai depender da forma como você finaliza

19. Ame o seu cabelo do jeito que ele é

20. Pois ele foi feito para te deixar mais linda

Cabelos ondulados: como fazer

Aprenda nos vídeos abaixo como criar ondas lindas para seu cabelo ficar poderoso. Nos tutoriais há diversas técnicas para fazer a onda do jeito prático e fácil. Confira e deixe seu cabelo incrível.

Babyliss para ter ondas, por Thássia Naves

A blogueira Thássia Naves ensina como fazer um cabelo ondulado com babyliss em cinco minutos. Com o cabelo seco e sem dividir os fios, pegue mechas médias e faça o babyliss com a presilha aberta apenas nas pontas do cabelo. Após fazer o babyliss em todo o cabelo, aplique um spray de fixação e desmanche os cachos com suavidade, para que as ondas fiquem bem definidas

Leia também: Transição capilar: saiba como ter seus crespos, cachos e ondas de volta

Criando ondas com chapinha, por Estela Newbold

Outra forma de criar ondas é utilizando a chapinha. Estela começa dividindo o cabelo em duas partes e vai passando a chapinha mecha por mecha, criando cachos. Uma dica importante é fazer a chapinha com o cabelo dividido do modo que você curte usar. Para finalizar, a youtuber não solta os cachos porque o seu cabelo naturalmente já vai ondulando.

Ondulando o cabelo com escova, por Jessica Belcost

A youtuber ensina como modelar e deixar o cabelo ondulado utilizando escova e secador. Primeiro, ela alisa os fios com uma escova redonda maior. Depois, usando uma escova mais fina, ela enrola o cabelo como se estivesse fazendo babyliss. Como resultado, obtém cabelos com ondas naturais e bastante volume.

Cabelo curto ondulado, por Camila Coelho

Leia também: Hidratação com óleo de coco: 10 receitas para você experimentar em casa

Camila detalha no vídeo como ela cria ondas lindas em seu cabelo curto long bob. Para começar a fazer, ela não utiliza nenhum produto para dar textura. A dica para o cabelo curto ficar mais lindo é utilizar um babyliss um pouco menor do que o tradicional, assim é possível dar mais voltas. Para finalizar, dê uma soltada no cabelo e aplique shampoo seco para dar textura e um pouco de spray fixador para o cabelo durar mais.

Enrolando o cabelo com meia, por Niina Secrets

Se você quer deixar seu cabelo ondulado, sem utilizar fonte de calor, assista a esse vídeo e aprenda como fazer ondas com meia. É possível fazer esta técnica com o cabelo úmido ou com o cabelo seco, sendo que com o cabelo úmido a onda ficará mais definida. Torça o cabelo e vai prendendo na meia. Fique com o cabelo assim por algumas horas e depois solte. O resultado será ondas despojadas no estilo beach waves.

As técnicas apresentadas são bem fáceis e possíveis de fazer, basta ter o instrumento certo. Para ondas incríveis, não há a necessidade de expor os seus fios ao calor, basta seguir as dicas acima e arrasar.

15 cortes para cabelos ondulados

Um cabelo bem cortado faz com que suas ondas ganhem forma e definição. “As onduladas podem abusar de camadas, quanto mais camadas, mais movimento e definição”, sugere Carol. Cortes repicados e com navalhas dependem da espessura do cabelo.

“O ‘Curly Bob’ (assimétrico ascendente pra frente) é um dos cortes mais pedidos para cabelos curtos”, aponta a especialista. Já para cabelos médios e longos o corte chamado ‘Cascata de Ondas’ cria camadas bem distribuídas, dando forma e bastante movimento. Veja, a seguir, alguns cortes para te inspirar.

1. Corte curto em camadas e com a frente mais comprida é estiloso

2. Mesmo em um corte bem curtinho é possível criar camadas

3. Adicione franja para o corte ficar original

4. Camadas para dar movimento e ativar suas ondas

5. A base reta está super em alta

6. Um corte bem tradicional para quem é clássica

7. A franja ondulada é possível para quem não dispensa esse detalhe

8. O long bob é o corte preferido para as mulheres que querem um cabelo médio

9. Não há a necessidade de exagerar nas camadas, se prefere um corte mais reto

10. Para quem tem ondas 2A pode até apostar em corte sem camadas

11. Os cabelos longos também possibilitam cortes mais retos

12. Franja e corte reto para um cabelo 2A estiloso

13. Para dar vida às suas ondas, aposte nas camadas

14. Quanto mais camadas, mais volume, movimento e ondulação

15. O repicado também favorece o cabelo ondulado

O comprimento e o tipo de corte devem, primeiramente, lhe fazer feliz. A dica é, quanto mais camadas, mais ondas, volume e definição. Procure um especialista que te orientará para o melhor corte para seu tipo de cabelo, rosto e ondulação.

Penteados para cabelos ondulados

Aproveite as ondas de seu cabelo para criar penteados maravilhosos. Ou então se seu cabelo é liso, cacheado ou crespo, invista em técnicas para ter o cabelo ondulado em alguma ocasião especial. Confira abaixo uma seleção com 15 lindos penteados para te inspirar.

1. O cabelo mais preso é chique e pode ser usado em eventos noturnos

2. O penteado solto realça suas ondas e é perfeito para qualquer ocasião

3. O meio preso ganha charme com suas ondas naturais e um acessório

4. O coque bagunçadinho e com flores é perfeito para festas no campo

5. As ondas deixam os penteados mais simples super sofisticados

6. Rabo de cavalo com topo volumoso é perfeito para ser madrinha de casamento

7. Penteado ao estilo “old Hollywood” te deixa preparada para qualquer festa de gala

8. Aposte no coque boho para casar no campo

9. Ondas e tranças são perfeitas para qualquer evento praiano

10. Para uma festa mais descontraída, invista em penteados simples

11. Coque com trança te deixa romântica

12. O cabelo do lado é versátil, podendo ser usado em festas de dia ou de noite

13. Para deixar suas ondas mais charmosas, acrescente um acessório

14. Os penteados enrolados ficam mais lindos nos cabelos ondulados

15. Os fios soltos ondulados dão um toque especial a qualquer penteado

O cabelo ondulado facilita a construção de penteados charmosos e sofisticados. Aproveite suas ondas naturais para criar cabelos lindos e que possam ser usados desde eventos casuais até as festas mais glamourosas.

Como cuidar dos cabelos ondulados

Há diversos cuidados necessários para deixar seu cabelo ondulado incrível. Para Carol Borba, é importante manter a hidratação em dia. “Assim, é possível combater com mais eficiência o frizz e facilitar a definição.” A dica para as ondas durarem é caprichar na finalização. “Sempre combinar um leave-in com um produto de fixação,” sugere a especialista.

Abaixo, seguem alguns vídeos que vão te ajudar na hora de cuidar das suas ondas. Confira e já coloque em prática.

Como cuidar do cabelo ondulado, por Natália Biazzi

Natália dá dicas do que deve ser feito para cuidar do cabelo ondulado e ter ondas bem definidas. Para ela, o principal segredo é encontrar os produtos que melhor funcionam em seu cabelo. A youtuber também sugere o que é preciso fazer para manter a hidratação, diminuir o frizz e preservar a ondulação.

Rotina capilar para cabelos ondulados, por Larissa Scanavini

Ter uma rotina de cuidados é fundamental para qualquer tipo de cabelo, mas o cabelo ondulado possui algumas especificações que são detalhadas no vídeo pela youtuber Larissa. É importante ficar atenta para os produtos escolhidos que devem manter a hidratação de seu cabelo, mas sem pesar ou deixar oleoso.

Cuidados para o inverno, por Ingrid Gleize

No inverno, o frizz, tão presente no cabelo ondulado, tende a aparecer mais e, por isso, é preciso cuidar de maneira diferente e adequada, como mostra Ingrid no vídeo. A umectação é indispensável para manter o frizz controlado, mas a youtuber também apresenta outras técnicas que podem te ajudar a passar pelo inverno mais linda.

O que não fazer no cabelo ondulado, por Mari Vasconi

Além de ficar atenta ao que deve fazer, também é importante conhecer o que não se deve fazer no cabelo ondulado. Para isso, a youtuber Mari dá cinco dicas do que não deve fazer tanto para preservar seu cabelo ondulado, como para evitar que as ondas não criem forma.

Finalização fácil para cabelo ondulado, por Victoria Ferreira

A finalização para as mulheres que têm cabelo ondulado é tão importante quanto qualquer outra etapa de cuidados. Será com a finalização que as ondas irão aparecer efetivamente e ficarão no seu cabelo pelos dias seguintes. Neste vídeo, Victoria ensina como finalizar o cabelo ondulado de maneira fácil, dando definição e volume para suas ondas.

Mais importante do que conhecer os cuidados é saber quais produtos funcionam para seu cabelo e, para isso, no tópico seguinte são apresentados alguns produtos que são sucesso entre as onduladas.

6 produtos que vão deixar suas ondas ainda mais lindas

Os cabelos ondulados precisam de produtos adequados às necessidades do fio. Abaixo, segue uma seleção com seis produtos que são os queridinhos das blogueiras e que vão deixar seu cabelo ondulado ainda mais incrível.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Shampoo Deva Curl Delight, na Beleza na Web
  2. “Achei o shampoo uma delícia, ele limpa super bem. Ele é super-hidrante e não resseca o cabelo.” – Morena Raiz

  3. Gel de Babosa Salon Line To de Cacho
  4. “Não é aquele produto que pesa no cabelo, mas me dá bastante definição. Sinto o cabelo definido mesmo no dia seguinte.” – Jess

  5. Creme de hidratação Novex Tudo de Bom, na Embelleze
  6. “É um creme multifuncional, não é só um creme de hidratação. Eu uso bastante para fazer a hidratação rápida no banho e também para um tratamento mais profundo.” – Mari Vasconi

  7. Spray realçador de cachos Embelleze Meus Cachos Rituais, na Ikezaki
  8. “Ele é um produto incrível na revitalização, até se seu cabelo estiver todo destruído, ele vai te salvar. Eu amo esse produtinho e não vivo sem.” – Ingrid Gleize

  9. Creme para pentear Capicilin Love Cachos, na Rainha dos Cachos
  10. “Ele deixa bem definido, com volume e obedece exatamente a estrutura do fio” – Larissa Scanavini

  11. Condicionador Yenzah Sou + Cachos
  12. “Ele é muito hidratante, é muito potente e não perde em nada para uma máscara. É um condicionador muito rico.” – Daianne Possoly

Com todas essas informações e dicas será mais fácil manter seu cabelo ondulado lindo e você poderá se orgulhar de suas ondas e ter o cabelo que sempre sonhou de forma natural.

Assuntos: Cabelos

Para você