Transição capilar: saiba como ter seus crespos, cachos e ondas de volta

Escrito por Joyce Rosa

Babadeiras do RJ

O tempo em que você precisava alisar seus cabelos para se sentir bonita e aceita está ficando para trás. Existe um crescente movimento de mulheres que escolhem quebrar o padrão e deixar de alisar os fios para colocar o volume dos crespos, cachos e ondas em evidência.

É importante entender que você é livre para usar seu cabelo como bem entender, e isso inclui alisá-lo se essa for sua vontade. Mas, se o que você quer é ter seu cabelo natural de volta, vamos te dar todas as dicas necessárias para passar pela transição capilar.

O que é transição capilar?

iStock

A profissional Mayara Ferreira Costa do Cabelaria, salão especializado em ondulados, cacheados e crespos, explica que a transição capilar é o período em que a pessoa deixa de fazer químicas transformadoras no cabelo, como escovas progressivas e definitivas. O objetivo é deixar que os fios cresçam em sua forma natural, sem relaxamentos e alisamentos.

Quanto tempo dura a transição capilar?

iStock

Mayara também esclarece que o tempo de transição varia em cada caso, “geralmente temos duas opções: a pessoa pode ir deixando o cabelo crescer e ir cortando ate atingir um comprimento ideal ou faz o Big Chop”. Dessa forma, a transição pode levar alguns meses e há quem leve anos, depende de quanto tempo você deixará seu cabelo natural crescer até cortar a parte alisada.

Leia também: Cabelo crespo: veja os tipos, cortes, penteados e aprenda como cuidar

Transição capilar: cronograma

Dicas de Mulher

O cronograma capilar é uma programação de cuidados com os cabelos. Ele passa por três fases: hidratação, nutrição e reconstrução. Aprenda como funciona cada fase e saiba como fazer o cronograma:

  • Hidratação: serve para repor a água do fio, o que garante que o cabelo fique mais macio e maleável. Os componentes ideais para essa etapa são aqueles com extratos vegetais, como frutas, babosa, o pantenol e as vitaminas. Pode ser feita duas vezes na semana.
  • Nutrição: para recuperar fios opacos e ressecados, a nutrição se ocupa de repor a oleosidade e os lipídios do cabelo da raiz as pontas. Os produtos nutritivos são aqueles que possuem em sua composição manteigas, óleos vegetais puros como coco ou argan, e tutano. A frequência da aplicação é de uma vez na semana, em excesso pode deixar o cabelo pesado e oleoso.
  • Reconstrução: traz força aos cabelos a partir da reposição da massa e da queratina capilar. Os componentes que trabalham na reconstrução dos fios são a queratina, cisteína, creatina, colágeno, arginina, proteínas e aminoácidos. Nos cabelos mais danificados, indica-se até duas reconstruções por mês. Quando feita em excesso, deixa fios opacos e rígidos, o que pode ocasionar uma quebra.

Proposta de cronograma

  • Primeira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
  • Segunda semana: uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição
  • Terceira semana: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução
  • Quarta semana: uma hidratação, uma nutrição e uma hidratação

Por causa da química, durante a transição os cabelos ficam muito frágeis. É importante repor todos os nutrientes para que seu cabelo natural cresça forte e saudável.

Big Chop

iStock

O termo Big Chop vem da língua inglesa e em português significa “grande corte”. É o corte de cabelo que retira toda a parte quimicamente tratada das madeixas, ele é o que marca o fim transição capilar e por isso é tão importante.

Cortar os cabelos pode ser um momento delicado, principalmente para quem está em processo de aceitação e reconhecimento de seu cabelo natural. Por isso, não tenha pressa! Faça o Big Chop quando estiver se sentindo pronta e segura, é uma decisão que só cabe a você.

Dicas para a transição capilar

Nada melhor do que ouvir quem já passou por esse processo e entende do assunto. Veja as dicas que as blogueiras cacheadas têm para te dar:

Leia também: Cabelos cacheados: os melhores penteados e cuidados especiais

Dicionário da Transição Capilar, por Ana Lídia Lopes

A youtuber Ana Lídia explica uma lista de termos comuns no universo da transição capilar, das crespas e cacheadas. Você sabe o que é day after? Dedoliss? Bigudinhos? Assista ao vídeo e descubra!

5 dicas importantes pra quem está na transição, por Juliana Louise

Nesse vídeo, cinco dicas práticas para a transição. A quantidade de hidratação necessária, cortes de cabelo, texturização, produtos e mais. Bora conferir?

Duas texturas na transição capilar, por Amanda Mendes

Leia também: Trancinhas no cabelo: se jogue nesse penteado para mudar seu visual

Amanda Mendes traz um bate bapo sobre algo muito importante para lidar com a transição capilar: paciência! A influencer conta sua história e dá dicas para diminuir a ansiedade pelo fim do processo.

Bigudinho para cachos em transição, por Juliana Louise

A texturização com bigudinhos é uma ótima opção para igualar as texturas do cabelo durante a transição. Juliana Louise mostra um tutorial da técnica que pode transformar seu visual. Vale apostar!

Texturização com coquinhos, por Luany Cristina

Nesse vídeo, Luany Cristina mostra o passo a passo da texturização com coquinhos, indica os melhores produtos e como finalizar o cabelo. O resultado fica muito parecido com um babyliss mas sem os danos do calor. Incrível, né?

Leia também: 20 inspirações de cortes e estilos para cabelos que não são lisos nem cacheados

Texturização com papel higiênico, por Carol Mamprin

Carol Mamprin mostra como texturiza os cabelos em transição usando papel higiênico e dá uma dica de produto para ajudar no processo. É preciso ter paciência para enrolar mecha por mecha, mas o resultado vale a pena.

Rotina de cuidados na transição capilar, por Sarah Oliveira

Nesse vídeo, Sarah Oliveira conta como você pode incorporar cuidados com os fios em transição na sua rotina. Como lavar os cabelos durante o banho, hidratações, técnicas de lavagem, produtos e muito mais.

Scab hair: o que é e como lidar, Ana Lídia Lopes

Scab hair é um cabelo danificado que aparece durante a transição e nos primeiros momentos pós big chop. Nesse vídeo, a Ana conta sua experiência com scab hair e dá cinco dicas para driblar o cabelo poroso e sem definição.

Descubra seu tipo de cabelo, por Luciellen Assis

Saber qual é o seu tipo de cabelo pode ser muito útil na hora de escolher produtos e tratamentos! Nesse vídeo, Luciellen Assis explica os tipos do 1 ao 4c e conta como é comum que crespas e cacheadas tenham mais de uma textura de cabelo.

O que fazer pós big chop, por Silvia Carter

E depois que a transição acaba, o que fazer? Silvia Carter conta como lidou com o cabelo depois do big chop. A youtuber também dá dicas para tratar os fios, técnicas, produtos e hábitos que vão turbinar a saúde de seu novo cabelo.

Gostou? Essas dicas vão te ajudar a lidar com o período delicado que é a transição. Lembre-se que é importante aproveitar e cuidar de seu cabelo em todas as suas fases.

8 produtos indicados para transição capilar

Você já sabe que é importante redobrar os cuidados com o cabelo durante a transição. Agora, veja uma lista de produtos ótimos que vão te apoiar nessa missão.

Dicas de Mulher

  1. Condicionador Novex Meus Cachos Bomba Cachos 300ML
  2. “No enxague, meus fios derreteram e consegui sentir bem o aspecto de cabelo nutrido, graças aos vários óleos na composição.” – Vanessa Vasconcellos

  3. Creme para Pentear Seda Boom Crescimento Transição 1000g, na Ikesaki
  4. “Meus cachos ficaram bem definidos e parecidos com o que era antes começar a alisá-los.” – Mariana Viglio

  5. Máscara de Tratamento #tôdecacho 500gr
  6. “A máscara realmente desembaraça os fios, o que é um ponto superpositivo, na minha opinião, tem textura consistente e, além disso, um cheiro maravilhoso.” – Deborah Sant’Anna

  7. Gel Novex Meus Cachos Texturizador 300ML
  8. “Esse é quase líquido pra ser bem suave e te ajuda a modelar melhor o cabelo na texturização (que pode ser dedoliss, coquinho, no papel alumínio). Ele memoriza os cachos, ou seja, ajuda os fios a manterem aquela forma mesmo depois de alguns dayafter.” – Carla Lemos

  9. Óleo Umectado Salon Line #TODECACHO Rícino Puro 100ml, na Ikesaki
  10. “Brilho. Isso mesmo. Muito brilho! O cabelo fica brilhante com o uso do óleo de rícino. É possível observar a ação terapêutica do óleo logo na primeira semana de tratamento.” – Vanessa Sial

  11. Máscara Acquaflora Hidratação Reconstrutora 250ml, na Ikesaki
  12. “O bom dessa mascara é que não é necessário deixar agindo por muito tempo e nem colocar touca térmica, basta deixar agir por alguns minutos após a lavagem e pronto. Meu cabelo ficou superhidratado, brilhoso e leve, e mais escuro, sinais de que realmente nutriu meus fios.” – Michele Passa

  13. Yenzah Sou+Cachos Umectante – Máscara de Nutrição 480g, na Beleza na Web
  14. “A Máscara é bastante nutritiva e deixa o cabelo bastante brilhoso e sem frizz. Sem contar que ela deixa os cachos bastante maleáveis e macios.” – Ster Nascimento

  15. Shampoo Novex Meus Cachos Bomba Cachos 300ML
  16. “Como já disse, não notei ressecamento e muito pelo contrário, o shampoo deixou meu cabelo macio e brilhante.” – Lívia Teodoro

Aqui, a dica é criar o hábito de ler o rótulo dos produtos. Dessa forma você consegue identificar os componentes e adquirir aquele que seu cabelo precisa. Por exemplo: o óleo de rícino além de nutrir, estimula o crescimento dos fios.

Transição capilar: antes e depois

É normal que durante a transição você sinta algum desanimo, afinal o processo leva tempo. Confira essas incríveis fotos de antes e depois que vão te inspirar a se apaixonar pelo seu cabelo natural.

1. A diferença é inacreditável

2. Você vai se transformar em uma nova mulher

3. E a mudança é externa e interna

4. Ninguém pode tirar sua escolha de ter um cabelo natural

5. Pois você é livre e linda de todas as formas

6. A transição leva tempo, mas o resultado vale cada minuto

7. Por isso, aproveite esse momento

8. Cuide de seu cabelo e de si mesma

9. Você vai aprender a amar seu crespo, seus cachos e suas ondas

10. E vai ter uma lição sobre autoestima e identidade

É importante se motivar e ter força de vontade. Imagine que um dia você terá um antes e depois tão legal quanto esses!

Penteados para transição capilar

Os penteados podem ser fundamentais. Eles são as melhores maneiras de disfarçar as texturas do cabelo durante a transição. Veja essas lindas inspirações!

11. Turbantes, lenços e bandanas! Eles incrementam o visual e são amigos da transição

12. As tranças são penteados simples de fazer, aposte em um boné para complementar

13. Penteados protetores, como as tranças, podem ser seus melhores amigos

14. Com dreads de lã você fica linda e esconde as duas texturas

15. E que tal twists? Eles podem ser usados como penteado e como texturização

16. Você pode usar um penteado com twists em um dia e no outro soltar o cabelo texturizado

17. Esse torcidinho na raiz fica um charme!

18. Puxe o cabelo para trás com um lenço, é prático e bonito

19. Faça um rabo de cavalo baixo e torça por dentro do próprio elástico. Fofo!

20. Desapegue do cabelo certinho! Penteados despojados combinam com o cabelo em transição

Uma boa dica é dormir com alguma técnica de texturização. No dia seguinte você finaliza com um penteado e fica pronta para arrasar!

Cortes para transição capilar

Cortar o cabelo é sem dúvidas o ponto alto da transição capilar e, justamente por isso, podem surgir dúvidas. Essas ideias vão te ajudar a escolher o grande corte:

21. Se não estiver pronta, vá cortando aos poucos

22. E se der vontade, não tenha medo de ousar

23. O corte em camadas é ideal para os cabelos cacheados

24. Ele também valoriza o volume dos crespos

25. Tapered cut é tendência para os crespos

26. Pixie é moderno e cheio de atitude

27. Franja em cabelo crespo pode sim!

28. Esse corte é perfeito para quem quer passar menos tempo em transição

29. Que tal um side cut moderninho?

30. Não tenha medo de realçar o black power

Lindos, não é? Tanto para quem deixou o cabelo crescer, quanto para quem decidiu por um corte curto, possibilidades não faltam!

Passar pela transição não é simples, afinal, não se trata só de cabelo. É também uma questão de identidade e autoestima. Entenda que cada processo é muito particular e aproveite cada fase. No fim, cultivar o amor-próprio é sempre a melhor dica.

Assuntos: Cabelos

Para você