Aprenda como passar pela transição capilar com dicas de quem já fez

Entenda os cuidados necessários nesse período, saiba quais são os melhores produtos e confira diversas dicas para passar pelo processo com alegria e motivação

Escrito por Mayara Benatti
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A transição capilar trata-se de um processo em que tratamentos químicos ou térmicos de alisamento são abandonados para que os fios adquiram novamente a textura natural enrolada ou crespa.

Não é um processo simples, principalmente para cabelos com químicas permanentes, já que nesses casos a raiz crescerá com a textura natural enrolada ou crespa, enquanto o restante do cabelo continuará liso. Já para quem fazia uso de alisamentos térmicos (chapinha ou escova) ou ainda tratamentos químicos menos permanentes, apenas deixar de lado esses tratamentos já fará com que em pouco tempo o cabelo volte à textura natural.

A boa notícia é que atualmente mais e mais mulheres tem adotado a transição capilar e deixado de lado alisamentos para que possam desfrutar de seus cachos e crespos, portanto, inspirações, relatos empoderadores e dicas de como cuidar do cabelo em transição não faltam. Confira nessa matéria diversas dicas para atravessar o período da melhor maneira possível.

8 coisas que você precisa saber antes da sua transição

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se você chegou à conclusão de que o momento de fazer a sua transição capilar chegou, é importante saber algumas coisas e estar preparada para essa nova fase. Confira abaixo:

1. O processo pode ser longo

Essa talvez seja a primeira coisa que você precisa saber sobre a transição. A não ser que você faça o big chop já no início, a transição pode levar muito tempo para acontecer, já que depende diretamente da velocidade de crescimento dos fios. Portanto, paciência é primordial durante o processo.

Leia também: 5 penteados para fazer antes de dormir e acordar linda

2. É um período de autoconhecimento e aceitação

Após um longo período alisando os fios, é comum que muitas mulheres nem se lembrem de como é sua textura natural. Ver os fios crescendo pouco a pouco com a textura natural caracteriza um profundo processo de autoconhecimento e a próxima fase é a aceitação. A transição é um período de mudanças a cada dia.

3. Relatos empoderadores ajudam a motivar

Em uma rápida busca na internet pelo termo transição capilar é possível encontrar diversos casos de mulheres que já passaram por ela ou que ainda estão passando. Leia sobre as experiências dessas mulheres e anote todas as dicas possíveis. Assim, você não se sentirá sozinha durante o processo e terá ainda mais forças para continuar.

4. Sua rotina irá mudar

Cada tipo de cabelo exige uma rotina diferente de cuidados. Se antes o seu cabelo se adaptava bem com um produto x, agora a necessidade dele pode ser outra. É importante informar-se sobre os novos cuidados nessa nova fase. Mas não se esqueça de que a parte alisada ainda está aí e pode requerer os mesmo cuidados de antes. A transição é um período que exige cuidados para as duas texturas.

5. Mantenha hábitos saudáveis

Para acelerar o crescimento dos fios nada melhor do que estar com a saúde em dia. Se alimentar bem, em uma dieta com todos os nutrientes necessários, é tão importante quanto cuidar dos fios externamente.

6. Você sempre terá a opção de cortar

Se o aspecto do seu cabelo com duas texturas não estiver agradando, existe sempre a opção de cortar. O desapego é a parte difícil, já que para quem gosta e é acostumada com cabelo comprido, ter que aderir ao curto pode não ser fácil. Já para quem está determinada a ter a textura natural do cabelo de volta rapidamente, essa é a melhor opção.

Leia também: 6 acessórios essenciais para fazer penteados bonitos e fáceis

7. Tratamentos térmicos podem ser seus aliados

A presença de duas texturas no mesmo cabelo está incomodando e cortar não é uma opção? Chapinha e babyliss podem ajudar nesses casos. Fazer o uso do babyliss ou outras técnicas para enrolar a parte alisada do cabelo também te ajuda a acostumar com a nova textura que está por vir.

8. Em terra de chapinha, quem tem cachos e crespos é rainha

Todas as texturas de cabelo são lindas e toda mulher tem o direito de não manter sua textura natural, se essa for sua vontade. No entanto, sabemos que a transição capilar e o ato de deixar os cabelos cacheados e crespos ao natural, são méritos a serem reconhecidos. Essas atitudes mostram que você é forte e sua resistência merece ser reconhecida principalmente por você mesma.

Como começar a transição capilar

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Muitas dúvidas existem sobre a transição capilar e é comum que o momento de decisão sobre optar ou não por ela seja difícil. Começar a transição pode ser complicado, pois é uma fase nova a se adaptar e muitas coisas mudarão. Conversamos com o hairstylist Juliano Culkin, do salão CKamura Campinas, que listou dicas para começar a transição, confira:

  • Alguns alisamentos saem do fio com mais facilidade, para acelerar o processo, utilize xampu anti-resíduos;
  • Hidratações de lipídios contribuem para acelerar o processo e devolvem o movimento natural do cabelo;
  • Para alisamentos permanentes, o big chop pode ser feito logo no início da transição;
  • Para quem não quer ousar tanto, é possível esperar a raiz crescer um pouco e só depois realizar o big chop.

Big chop X pouco a pouco

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O big chop, também conhecido como grande corte em tradução literal, é o nome dado ao corte radical feito para retirar toda a parte quimicamente alisada do cabelo. “É talvez a melhor opção para quem não queira mais a textura artificial nos cabelos”, comenta o hairstylist Juliano Culkin. Também é mais prático, já que não é preciso preocupar-se com a parte quimicamente alisada: “o cabelo vai crescer natural, mais hidratado e saudável que os fios quimicamente tratados”, orienta Juliano.

Já a transição feita pouco a pouco acontece na interrupção do uso de alisamentos, deixando a raiz crescer até alcançar o comprimento desejado e somente depois cortar a parte quimicamente alisada. A principal diferença entre os dois métodos está na velocidade da mudança. Com o big chop a mudança é imediata e existem diversas maneiras de fazê-lo “o corte Pixie, e até mesmo o raspado, estão super em alta – assim como a aceitação dos fios mais crespos ou cacheados” indica Juliano.

A transição feita pouco a pouco é ideal para quem tem muito apego aos fios longos e também para acompanhar aos poucos a nova textura que está por vir. Para quem tem receio da dupla textura, durante esse período é possível utilizar babyliss e outras técnicas para aproximar a aparência da raiz com a das pontas.

Quais cuidados devo tomar durante a transição?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O principal a saber sobre a transição é que é um período novo no seu cabelo, mas que no entanto, ainda carrega as características do cabelo anterior. “O erro mais comum é a falta de hidratação e reconstrução dos fios”, comenta Juliano. “O cabelo quimicamente tratado, mesmo aquele que será cortado em breve, deve ser hidratado em média duas vezes por semana”, completa o cabeleireiro.

Outro erro comum segundo Juliano é não prestar atenção aos cuidados especiais que cabelos cacheados e crespos necessitam “esses cabelos precisam de cuidados especiais, com uso de óleos ou produtos que devolvam a definição original”, comenta o cabeleireiro. Portanto, independente da técnica escolhida para a transição ou da textura atual do seu cabelo, os fios devem sempre receber cuidados para se manterem saudáveis.

O que as blogueiras contam sobre o assunto

Confira nos vídeos as experiências das blogueiras:

Julia Martins

Neste video, a partir de suas experiências pessoais com a transição, Julia Martins dá dicas de como começar a transição, indica o que fazer e o que não fazer durante a transição e também aponta para a importância de se inspirar em alguém para completar o processo com mais facilidade.

Nina Gabriella

Ainda em transição capilar, Nina Gabriella conta como começou e indica diversas maneiras de “camuflar” a dupla textura do cabelo em transição. A principal dica de Nina é aproveitar o momento para se descobrir e se reinventar.

Natália Cassilo

A vlogger Natália Cassilo conta neste vídeo como foi sua transição, os truques que utilizou e como foi seu big chop. O vídeo também mostra diversos tutoriais de penteados para quem está em transição.

Fotos: antes e depois da transição

Nada melhor para motivar do que ver antes e depois de mulheres que passaram pela transição. O processo até o resultado final pode ser demorado e ter dias ruins, mas as fotos a seguir mostram que existem motivos incríveis para ter força e continuar se essa for a sua vontade. Confira a seguir 7 relatos e fotos de antes e depois incríveis de mulheres que já passaram pela transição:

1. Bruna Caixeiro

Foto: Reprodução / Buh Caixeiro

Foto: Reprodução / Buh Caixeiro

A blogueira Bruna Caixeiro conta que demorou 3 anos para chegar ao atual cabelo. Após esse tempo e vários cortes de cabelo, esse é o resultado final de sua transição, que agora está completa. Ela conta aqui como foi o processo, com várias fotos e dicas para quem quer começar.

2. Luciene Batalha

Foto: Reprodução / lubatalha

Foto: Reprodução / lubatalha

Em seu perfil no Instagram, lubatalha posta fotos de suas diversas fases capilares. Nos comentários de suas fotos diversas mulheres contam que Luciene serviu de inspiração para suas transições capilares. O cabelo atual de Luciene é resultado de 3 grandes cortes, o primeiro feito em 2010.

3. Duda Fernandes

Foto: Reprodução / Pretty Poison

Foto: Reprodução / Pretty Poison

Dona do blog Pretty Poison, Duda Fernades completou sua transição capilar após quase 3 anos. Nesse post ela conta como foi e fornece dicas para lidar com a diferença de texturas.

4. Ana Lídia Lopes

Foto: Reprodução / Apenas Ana

Foto: Reprodução / Apenas Ana

A blogueira e vlogger decidiu voltar a ter sua textura natural em 2014 e desde então, além de fazer posts sobre cuidados para cabelos cacheados e crespos, ela também tem uma tag em seu blog onde posta fotos de leitoras antes e depois da transição capilar.

5. Jessica Dantas

Foto: Reprodução / Fala Dantas

Foto: Reprodução / Fala Dantas

Dona do blog Fala Dantas e de longas madeixas, Jéssica passou pela transição após anos alisando os fios com chapinha. A blogueira conta que mesmo esse tipo de alisamento muda muito a textura natural dos fios e que é necessário um período de transição, assim como os fios quimicamente alisados, para voltar totalmente à textura natural.

6. Maraisa Fidelis

Foto: Reprodução / Beleza Interior / Beleza Interior

Foto: Reprodução / Beleza Interior / Beleza Interior

Dona do blog Beleza Interior, Maraisa conta que o uso contínuo de químicas alisantes nos fios resultou em um corte químico. O que parecia tragédia serviu como impulso para a blogueira cortar ainda mais o cabelo e deixar que crescesse naturalmente.

7. Carine Oliveira

Foto: Reprodução / Carmelitas / Carmelitas

Foto: Reprodução / Carmelitas / Carmelitas

Dona do blog Carmelitas e muito detalhista, Carine conta que planejou todos os momentos de sua transição. Desde que começou o processo soube que o dia do big chop chegaria e fez desse dia um grande momento. Ao invés de ir sozinha, a blogueira se reuniu com outras meninas que também estavam dispostas a fazer o big chop e assim todas se empoderaram juntas.

Produtos incríveis para usar durante o processo

Como já dito, a transição capilar é um período em que o seu cabelo poderá precisar de novos tipos de produtos. Nenhum produto é regra e o que pode ser bom para um cabelo mesmo que também em transição, pode não ser bom para o seu. Portanto, é fundamental experimentar para saber com qual produto seus fios se darão bem. Confira abaixo os melhores kits de produtos recomendados pelas blogueiras para o período da transição:

Sugestão de kit 01

Shampoo anti resíduos Haskellpor R$28,89 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-alecrim-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Shampoo mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-mandioca-afro-multifuncoes-cabelos-afros-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Condicionador mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/condicionador-haskell-mandioca-afro-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Ativador de cachos Haskell por R$44,48 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/ativador-de-cachos-haskell-mandioca-multifuncoes-240g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Tônico capilar Bio Extratus por R$29,59 na <a href=" http://www.casanostracosmeticos.com.br/tonico-capilar-bio-extratus-jaborandi-100ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Aussie Serum por R$45,00 na <a href=" http://mimosimportados.com/cabelo/aussie-smoothing-serum.html#" target="_blank">Mimos Importados</a>
Máscara Silicon Mix Bambú por R$132,90 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/tratamento-nutritivo-silicon-mix-bambu-450g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Máscara Crece Pelo por R$44,90 na <a href=" http://www.boecrecepelo.com.br/7af08/boe-crece-pelo-mascara-de-hidratacao-e-crescimento-454g" target="_blank">Boé Cosméticos</a>

Esse kit de produtos é recomendado pela blogueira Letícia Soares. Letícia faz uso de dois xampus, um comum e um anti resíduos para acelerar o processo de retirada da química dos fios. A blogueira comenta sobre a importância de utilizar produtos destinados a cabelos cacheados durante a transição: “já uso produtos direcionados para cabelos cacheados, mesmo que ele não esteja 100% cacheado ainda pois eu acredito que eles ajudam a trazer os cachos de volta”.

Confira a resenha completa dos produtos aqui.

Sugestão de kit 02

Shampoo anti resíduos Haskellpor R$28,89 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-alecrim-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Shampoo mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-mandioca-afro-multifuncoes-cabelos-afros-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Condicionador mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/condicionador-haskell-mandioca-afro-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Ativador de cachos Haskell por R$44,48 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/ativador-de-cachos-haskell-mandioca-multifuncoes-240g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Tônico capilar Bio Extratus por R$29,59 na <a href=" http://www.casanostracosmeticos.com.br/tonico-capilar-bio-extratus-jaborandi-100ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Aussie Serum por R$45,00 na <a href=" http://mimosimportados.com/cabelo/aussie-smoothing-serum.html#" target="_blank">Mimos Importados</a>
Máscara Silicon Mix Bambú por R$132,90 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/tratamento-nutritivo-silicon-mix-bambu-450g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Máscara Crece Pelo por R$44,90 na <a href=" http://www.boecrecepelo.com.br/7af08/boe-crece-pelo-mascara-de-hidratacao-e-crescimento-454g" target="_blank">Boé Cosméticos</a>
Modelador Tress Effects por R$78,00 na <a href="http://www.iloveecommerce.com.br/modelador-tress-effects-styling-gel-250-ml-de-ouidad---14562" target="_blank">I Love e commerce</a>
Sérum TRESemmépor R$16,45 na <a href="http://www.onofre.com.br/serum-tresemme-split-remedy-pontas-duplas-30ml/56530/05" target="_blank">Drogarias Onofre</a>
Definidor de cachos Capicillin por R$15,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Definidor-De-Cachos-Capicilin-G-Gelatina-250ml-124191" target="_blank">Lojas Rede</a>
Óleo Elseve Geléia Disciplinante por R$21,90 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Oleo-Capilar-Elseve-Extraordinario-Geleia-Disciplinante-100ml-129068" target="_blank">LojasRede</a>
Mousse Wella Natural Volume por R$107,90 na <a href="http://www.meusalao.com.br/wella-professionals-styling-natural-volume-mousse-300ml.html" target="_blank">Meu Salão</a>
Creme de tratamento regeneração capilar Seda por R$13,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Creme-De-Tratamento-Seda-Regeneracao-Capilar-Completa-1Kg-125822" target="_blank">Lojas Rede</a>
Creme de tratamento TRESemmé por R$12,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Creme-De-Tratamento-TRESemme-Reconstrucao-E-Forca-400ml-129593" target="_blank">Lojas Rede</a>
Creme de pentear Yamasterol por R$03,96 na <a href="http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-1652/creme_yamasterol_babosa_com_200_gramas.html" target="_blank">Ultrafarma</a>

Os produtos sugeridos aqui são recomendações da blogueira Jana Vítor. O kit selecionado por ela é composto por vários produtinhos que garantem a definição dos cachos e visam igualar a raiz natural com o comprimento ainda alisado. Além, é claro, de máscaras de tratamento. “Abuse dos produtos que estimulam os cachos como modeladores e ativadores. Eles não recuperam as partes alisadas, mas ajudam a disfarçar e cuidar da parte que está cacheada”, recomenda a blogueira.

Confira a resenha completa dos produtos aqui.

Sugestão de kit 03

Shampoo anti resíduos Haskellpor R$28,89 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-alecrim-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Shampoo mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/shampoo-haskell-mandioca-afro-multifuncoes-cabelos-afros-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Condicionador mandioca Haskell por R$36,59 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/condicionador-haskell-mandioca-afro-300ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Ativador de cachos Haskell por R$44,48 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/ativador-de-cachos-haskell-mandioca-multifuncoes-240g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Tônico capilar Bio Extratus por R$29,59 na <a href=" http://www.casanostracosmeticos.com.br/tonico-capilar-bio-extratus-jaborandi-100ml.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Aussie Serum por R$45,00 na <a href=" http://mimosimportados.com/cabelo/aussie-smoothing-serum.html#" target="_blank">Mimos Importados</a>
Máscara Silicon Mix Bambú por R$132,90 na <a href="http://www.casanostracosmeticos.com.br/tratamento-nutritivo-silicon-mix-bambu-450g.html" target="_blank">Casa Nostra Cosméticos</a>
Máscara Crece Pelo por R$44,90 na <a href=" http://www.boecrecepelo.com.br/7af08/boe-crece-pelo-mascara-de-hidratacao-e-crescimento-454g" target="_blank">Boé Cosméticos</a>
Modelador Tress Effects por R$78,00 na <a href="http://www.iloveecommerce.com.br/modelador-tress-effects-styling-gel-250-ml-de-ouidad---14562" target="_blank">I Love e commerce</a>
Sérum TRESemmépor R$16,45 na <a href="http://www.onofre.com.br/serum-tresemme-split-remedy-pontas-duplas-30ml/56530/05" target="_blank">Drogarias Onofre</a>
Definidor de cachos Capicillin por R$15,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Definidor-De-Cachos-Capicilin-G-Gelatina-250ml-124191" target="_blank">Lojas Rede</a>
Óleo Elseve Geléia Disciplinante por R$21,90 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Oleo-Capilar-Elseve-Extraordinario-Geleia-Disciplinante-100ml-129068" target="_blank">LojasRede</a>
Mousse Wella Natural Volume por R$107,90 na <a href="http://www.meusalao.com.br/wella-professionals-styling-natural-volume-mousse-300ml.html" target="_blank">Meu Salão</a>
Creme de tratamento regeneração capilar Seda por R$13,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Creme-De-Tratamento-Seda-Regeneracao-Capilar-Completa-1Kg-125822" target="_blank">Lojas Rede</a>
Creme de tratamento TRESemmé por R$12,99 na <a href="http://www.lojasrede.com.br/produto/Creme-De-Tratamento-TRESemme-Reconstrucao-E-Forca-400ml-129593" target="_blank">Lojas Rede</a>
Creme de pentear Yamasterol por R$03,96 na <a href="http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-1652/creme_yamasterol_babosa_com_200_gramas.html" target="_blank">Ultrafarma</a>
Kit pós-progressiva Secrets Professional por R$102,00 na <a href="http://www.cabeleza.com.br/secrets-professional-kit-pos-progressiva-shampoo-condicionador-mascara-e-leave-in-5572/p?idsku=3193" target="_blank">Cabeleza</a>
Kit Bio Plasty Néctar por R$104,00 na <a href="http://www.lojanectar.com.br/produto/bio-plasty.html" target="_blank">nome-da-loja</a>
Leave In Yenzah Amo por R$23,99 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28065144C20970194&ULP=[[https://www.belezanaweb.com.br/yenzah-amo-australian-macadamia-oil-creme-leavein-leavein-240ml/?utm_source=Parcerias_Zanox&utm_medium=publisher_deeplink&utm_campaign=Parcerias_Zanox&origem=zanox]]" rel="nofollow"
target="_blank">Beleza na Web</a>
Shampoo Avon Hidrabalance por R$12,49 na <a href="http://www.avonstore.com.br/advance-techniques-hidrabalance-shampoo-400ml-avon-avn2069/p" target="_blank">Avon Store</a>

Essa sugestão é da blogueira Mariana Araújo. Ela comenta que nos primeiros 3 meses de transição continuou utilizando os produtos pós-progressiva. “Continuei utilizando os mesmos produtos que utilizava na época da progressiva até sentir necessidade de obter novos produtos” comenta Mariana. “E nem por isso o meu cabelo ficou liso ou deixou de crescer com a textura natural”, completa. A dica da blogueira é continuar com os mesmos produtos pós-química e depois adquirir produtos específicos para a nova textura.

Confira a resenha completa dos produtos aqui.

Os melhores penteados para usar durante a transição

A dupla textura pode incomodar muito algumas mulheres que se encontram no período da transição. Para driblar isso, existem alguns métodos possíveis de serem utilizados para igualar as texturas “procedimentos como “dedinho” (cachear mecha a mecha com os dedos e prender até secar), babyliss, difusores e fitagem são as melhores opções para quem quer um penteado mais apropriado para o seu tipo de cabelo”, comenta Juliano.

Para quem não quer chamar atenção para o cabelo, a dica é utilizar acessórios e/ou maquiagem para atrair foco longe do cabelo “pode ousar nos acessórios, principalmente os brincos grandes e maxi colares. Acessórios como bandanas, faixas, tiaras e turbantes ficam lindos nos fios crespos ou cacheados”, completa o hairtylist. Confira abaixo dicas bacanas para utilizar nos fios em transição:

Penteados e truques para disfarçar a raiz por Paula Stephânia

Neste vídeo, Paula ensina vários truques interessantes para disfarçar a raiz de quem está em transição. Desde penteados para o dia a dia até os mais sofisticados para ocasiões especiais. A vlogger também conta os motivos pelos quais deixou de alisar os fios.

Como cachear a parte lisa na transição por Adyla Gonçalves

Utilizando secador, cremes e amassando o cabelo com os dedos é possível cachear a parte lisa dos fios. Adyla também dá várias dicas de cremes ideais para quem está na transição.

8 penteados simples e acessórios para transição por Jéssica Gomes

Com foco nos acessórios, Jéssica ensina como disfarçar facilmente a raiz durante a transição. A vlogger fala também sobre acessórios indispensáveis para quem está em transição, como lenços, amarradores e tiaras.

Independente do tempo que demore para a sua transição ser finalizada, o resultado certamente será incrível e irá compensar todo o seu esforço. Lembre-se que por trás de toda mulher que já passou pela transição e está ostentando cachos ou crespos incríveis, também houveram momentos difíceis. Reconheça sua força sempre e arrase com a sua textura natural, mesmo que ela ainda não esteja completamente aparente.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários