Cronograma capilar: agenda de cuidados para fios bonitos e saudáveis

Escrito por
Atualizado em 31.05.21

iStock

Por
Atualizado em 31.05.21

O que é e como seguir um cronograma capilar? Tiramos essas e outras dúvidas com a cabeleireira e colorista Duda Mioto. Para conferir também produtos, vídeos e qual a tabela ideal para você, confira a matéria na íntegra!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é cronograma capilar?

A cabeleireira aponta que o cronograma capilar é uma agenda de tratamento para os fios que pode ser feita em casa ou no salão, e geralmente dura 30 dias. Ele é uma referência que te ajuda a repor os nutrientes necessários para um cabelo 100% saudável, já que os procedimentos químicos e o uso excessivo do calor nos fios podem causar danos e deixar os cabelos ressecados, sem brilho e com frizz. Vale lembrar que o cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo!

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em 3 etapas. Cada uma oferece propriedades que suas madeixas precisam. Confira mais sobre cada uma e fique expert na saúde dos fios!

Hidratação

iStock

A hidratação repõe a água e os nutrientes, deixando os cabelos macios e com brilho. Duda afirma que todos os cabelos precisam ser hidratados, até mesmo os que são virgens, porque as agressões sofridas no dia a dia danificam os fios e abrem as escamas, causando pontas duplas.

Lembre-se de respeitar o tempo indicado na embalagem da máscara de hidratação. Além disso, cuidado para não exagerar na hidratação, já que isso pode causar oleosidade excessiva.

Nutrição

iStock

Ela repõe os lipídios necessários e devolve a oleosidade natural dos fios. A nutrição é indicada para cabelos ressecados, sem movimento e opacos. Mais uma vez, não peque pelo excesso, isso pode deixar os fios pesados, com oleosidade extrema e um aspecto de cabelo “ensebado”.

A cabeleireira chama atenção para os produtos usados nessa etapa: muitas vezes os tratamentos caseiros são feitos com máscaras de alimentos industrializados ou frutas, mas Duda alerta que os agrotóxicos ou a química contidos em alguns desses produtos podem danificar os fios, por isso fique atenta! Um produto próprio para cabelo pode ser mais indicado.

Publicidade

Reconstrução

iStock

Cabelos quebradiços, porosos e submetidos a processos químicos (descoloração, tintura, entre outros) são os que mais necessitam da reconstrução. Ela repõe a queratina, devolve a rigidez e a força dos fios. É importante realizar esse processo pelo menos uma vez no mês.

Mas, cuidado: o excesso pode deixar o fio muito rígido e ocasionar a quebra. Deve ser feita no máximo a cada 15 dias.

”Não existe uma regra ou uma tabela correta, o que devemos fazer é analisar o que o cabelo está precisando e ir sentindo como ele reage a cada processo”, afirma Duda. O cronograma é uma referência para os cuidados capilares, mas quem vai te dizer o que ele mais necessita são seus próprios fios!

Como saber o que meu cabelo precisa?

Dicas de Mulher

O infográfico acima vai te ajudar a entender qual tabela é mais indicada para o seu cronograma com base nas características do seu cabelo. Porém, independente do fio estar aparentemente saudável ou não, os três processos são indicados. A questão é: qual dos três processos o seu cabelo precisa mais? Encontre qual é a sua dentre as tabelas a seguir e se joga!

Tabelas para cronograma capilar

Dicas de Mulher

Com base nas informações sobre seus fios, siga a tabela mais indicada para você: 1, 2 ou 3! O cronograma dura 30 dias e a indicação é que os cabelos sejam lavados 3 vezes por semana. A cada lavagem, você fará um processo. Lembre-se de respeitar o tempo mínimo de 48 horas entre um processo e outro, isso é fundamental para um bom resultado do cronograma!

Produtos para cronograma capilar

Separamos alguns produtos que você pode usar durante seu cronograma capilar! Olha só quais são eles:

1. Creme de tratamento Novex – $

Dicas de Mulher

Publicidade

Esse é um produto completo, feito de colágeno vegetal e é mais focado na etapa de reconstrução. É indicado para manter os cuidados quando precisar de praticidade, sabe? Ele promete até aumentar o diâmetro dos fios!

”Ele é um creme muito bom e tem um preço baratinho, então acho que a Novex acertou!” – Carol Kyoko

2. Kit cronograma capilar Skala -$

Dicas de Mulher

Esse é um kit com 3 cremes de tratamento para facilitar seu cronograma. Assim, você está pronta para hidratar, nutrir e reconstruir as madeixas! Ah, e com um preço super em conta!

“Essas máscaras eu super ultra mega indico, são máscaras que eu testei, retestei, deixei no cabelo de mamãe, deixei no cabelo da minha sobrinha e deram um efeito bacana.” – Denison Diamond

3. Máscara anti-ressecamento Soul Power – $

Dicas de Mulher

A máscara da Soul Power é um produto completo, contendo as 3 etapas do cronograma. Promove fios macios e o melhor: com muita praticidade!

“Elas são muito concentradas e muito potentes!” – Mari Morena

4. Kit cronograma capilar Salon Line – $$

Dicas de Mulher

Se você busca por um kit de máscaras, dá uma olhadinha nesse aqui! Os produtos da linda “Meu liso” da Salon Line são ideais para o cronograma capilar para cabelo liso!

Publicidade

“Elas vão ajudar a deixar o cabelo mais alinhadinho e não contém nada de química!” – Flaviana Viana

5. Kit cronograma capilar Lola – $$$

Dicas de Mulher

Esse é um kit completo para o seu cronograma: máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. Elas são de 100 gramas, ideais para você testar os produtos. Mas a marca também tem as mesmas máscaras em um tamanho maior, fica a seu critério!

“Então, sim, com certeza absoluta esse kit da Lola tem o selo Mari de qualidade, gente, acredite em mim, é um kit que vale muito a pena!” – Mari Morena

Vídeos e relatos sobre o cronograma capilar

Para saber tudo sobre o cronograma, confira esses vídeos de dicas e experiências com ele! Solte o play e sinta seus fios te agradecendo!

Tudo sobre o cronograma + dicas

Tamires Maia nos conta como monta seu cronograma capilar e quais produtos mais indica. Ela explica como funciona cada etapa, com que frequência realiza cada uma e dá dicas para personalizar o seu próprio cronograma.

5 erros para não cometer no cronograma capilar

O vídeo vai te ensinar o que precisa ser evitado durante o processo! Assim, você terá mais chances de obter um resultado impecável! Solte o play e anote tudo!

Cronograma para crescimento

Se você busca o crescimento dos fios, esse vídeo é para você! Ele conta com dicas para estimular o crescimento e obter o longo dos sonhos. O cronograma capilar vai te ajudar a manter o cabelo saudável e mais lindo ainda. Dá uma olhada!

Dicas para identificar do que o cabelo precisa

Para ir criando autonomia, é uma ótima ideia saber identificar do que seus fios precisam no momento. Assim, o cronograma fica ainda mais personalizado e eficiente. Por isso, vale a pena conferir o vídeo e descobrir como entender suas madeixas.

E aí, animada para começar seu cronograma capilar? Aproveite todas as dicas e obtenha um cabelo mais bonito e saudável. Para isso, confira essas opções de óleos para cabelo que podem te ajudar!

Assuntos: Cabelos