Bepantol líquido: benefícios e como utilizá-lo nos cabelos, pele e unhas

Escrito por
Em 09.06.19

iStock

O bepantol já faz parte da rotina de beleza de muitas pessoas. Sua versatilidade faz, inclusive, com que surjam algumas dúvidas sobre a utilização do produto, que é encontrado hoje em diferentes versões. O bepantol líquido (Bepantol Derma Solução) foi pensado especialmente para os cuidados com os cabelos, porém, também é utilizado com sucesso nos rituais de beleza para pele e unhas.

Continua após o anúncio

O bepantol líquido é uma solução aquosa composta por Dexpantenol, substância conhecida também como pró-Vitamina B5, D-Pantenol e Pantotenol. Este é, aliás, o ingrediente-chave, que garante todo o sucesso dos produtos da linha. Confira abaixo as particularidades do Bepantol Solução e saiba como utilizá-lo.

Para que serve o bepantol líquido?

De acordo com a marca, o bepantol líquido é ideal para a hidratação dos cabelos, pois conta com alta concentração de dexpantenol que devolve o brilho e a maciez natural dos fios. Há quem garanta que ele também é um ótimo aliado nos cuidados com a pele e com as unhas, sendo uma opção prática e eficiente. Confira os principais benefícios e as formas de uso do produto:

Bepantol líquido para os cabelos

O bepantol líquido evita a perda excessiva de água dos fios, fazendo com que eles mantenham-se mais hidratados e macios. A versão líquida é perfeita para utilização nos cuidados com os cabelos, podendo ser aplicada diretamente no couro cabeludo, na máscara de hidratação, no shampoo ou no condicionador. Pode ainda compor um leave-in caseiro, numa mistura de apenas água e bepantol para ser borrifada nas madeixas.

Bepantol líquido como hidratante de pele

Caroline Ahmed (CRM: 52 91.884-9), dermatologista da All Clinik (RJ), explica que o bepantol líquido hidrata a pele sem deixá-la oleosa e evita a formação precoce de linhas de expressão. Pode ser colocado dentro do hidratante facial ou corporal ou, ainda, ser aplicado diretamente na pele por meio de um algodão. O produto costuma ser eficaz ainda como cicatrizante, podendo ser usado como pós-depilatório e até pós-barba.

Bepantol líquido para as unhas

Caroline comenta que o bepantol líquido também ajuda a manter as cutículas das unhas hidratadas, com aspecto mais saudável. Ele pode ser aplicado diretamente no local com o uso de algodão. Em casos de machucado ao redor das unhas, o produto pode ajudar também na cicatrização.

Dá para entender porque ele faz tanto sucesso, não é? Nada como ter em mãos um único produto com diferentes aplicações!

Bepantol líquido: alternativas e onde comprar

Outros produtos à venda no mercado apresentam alta concentração de Dexpantenol e prometem efeitos iguais ou similares aos do bepantol líquido. Confira algumas opções e veja onde comprá-las:

Continua após o anúncio

  1. D-Pantenol Enmusse, na Hair Fly
  2. Vitapantol, na FarmaDelivery
  3. Dexpantenol Rahdapantol Derma Solução, na Ultrafarma
  4. Probentol Derma Solução, na Americanas

Vale destacar que a satisfação com estes e outros produtos varia muito de pessoa para pessoa. Mas, para quem gosta de testar produtos, vale a pena conhecer e tirar suas próprias conclusões.

Dermatologista esclarece dúvidas sobre bepantol líquido

iStock

Por conta das diferentes versões que podem ser encontradas no mercado hoje, o uso do bepantol líquido causa algumas dúvidas. Confira o esclarecimento para as principais delas abaixo:

Qual a diferença entre o bepantol comum e o líquido?

Bepantol na versão creme é mais indicado para a aplicação na pele, pés, calcanhares e cotovelos. Além de dexpantenol, possui em sua fórmula lanolina e óleo de amêndoas doce, o que aumenta ainda mais o poder hidratante do produto.

Bepantol líquido funciona como hidratante de pele?

Sim, responde Caroline. Porém, de acordo com informações da própria marca, embora o bepantol líquido também possa ser aplicado diretamente na pele, a versão em creme se mostra mais prática e eficaz para esse objetivo.

Bepantol líquido para cabelos funciona como hidratante?

Sim. Esta é, aliás, sua principal indicação. De acordo com a marca, ele é uma solução aquosa ideal para hidratação dos cabelos. Sua propriedade higroscópica (de absorver água) evita a perda excessiva de água pelos fios aos serem submetidos ao uso de química, calor, poluição, fatores climáticos, entre outros danos.

Bepantol faz o cabelo crescer mais rápido?

Não. Embora muitas pessoas digam que sim e usem o produto em receitas caseiras para crescer os cabelos, Caroline afirma que é um mito.

Bepantol líquido pode ajudar na cicatrização da pele?

Sim, responde Caroline. Isso porque a pró-vitamina B5 acelera o processo de reparação celular, promovendo a restauração da pele, além de contribuir significativamente para a hidratação (também importante nesse caso).

Quais são os mitos sobre a utilização do bepantol líquido?

Para Caroline, os principais mitos relacionados ao Bepantol são: que ele muda a estrutura do fio de cabelo e que ele previne o aparecimento de lesões benignas e malignas.

Agora você já sabe: o Bepantol é, de fato, um ótimo produto e cumpre o que propõe, mas não dá para acreditar em tudo o que dizem por aí!

Continua após o anúncio

Tutoriais com bepantol líquido

Ainda está com dúvidas sobre os benefícios desse produtinho? Confira nos vídeos depoimentos e dicas de quem já faz uso dele em sua rotina de cuidados.

Bepantol líquido para uma hidratação multifuncional

Juliana conta que usa o bepantol líquido dentro de vários de seus rituais de beleza, por exemplo, no pós-depilatório, para hidratar cotovelos, seios e outras partes do corpo de forma geral.

Hidratação dos cabelos com bepantol líquido

Julia conta que o Bepantol é um ótimo aliado na hora de deixar os cabelos mais hidratados, brilhantes e com a cutícula fechada. Confira como usá-lo com esse objetivo.

Bepantol líquido para dar adeus aos cabelos ressecados

Dani Roberto mostra três maneiras de usar o produto nos cabelos, colocando-o diretamente no shampoo, na máscara de hidratação ou no leave-in.

Esses e outros depoimentos mostram o quanto o Bepantol é um produto versátil e que vale a pena ter em casa. Lembre-se apenas que cada corpo funciona de um jeito, por isso, o melhor jeito de saber se ele funciona é testando.

Se o seu principal objetivo é mesmo hidratar os cabelos, confira também essas sugestões de hidratação com abacate e com açúcar.

Continua após o anúncio

Assuntos: Cabelos, Cosméticos