Cabelo quebrado: motivos e dicas de como restaurar a saúde dos seus fios

Escrito por
Em 02.09.19

iStock

No mundo feminino, podemos classificar o cabelo como uma das fontes de confiança, poder e autoestima da mulher. Seja curtinho, médio ou longo, as madeixas são sinônimo de personalidade, e nada mais justo do que mantê-las sempre saudáveis, hidratadas e cheias de brilho.

Continua após o anúncio

Mas o que fazer quando nos deparamos com cabelo quebrado e aparentemente irrecuperável? Se esse for o seu caso, não se desespere! O cabelo pode ficar com o aspecto quebradiço por inúmeros motivos, mas para cada um deles sempre há um jeito. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Como recuperar cabelo quebrado?

iStock

Os cabelos que passam por algum tipo processo químico, como escova progressiva e descoloração, são os que mais tendem a ficar fracos e quebradiços. Os fios podem ficar também com pontas duplas ou triplas, frizz ou danificadas até mesmo desde a raiz. Para saber como recuperá-los, confira as dicas abaixo:

  • Produtos com óleo de argan ou queratina: o óleo de argan é fonte rica de ácidos graxos, ômega-6 e vitaminas A, D e E, enquanto a queratina é composta por aminoácidos que garantem força, elasticidade e resistência ao cabelo.
  • Shampoo e condicionador de reparação: atente-se ao uso de produtos específicos para as suas necessidades. O shampoo e condicionador reparadores são ideais para restaurar a fibra capilar e devolver aos fios os nutrientes perdidos durante algum processo químico.
  • Hidratação semanal: cabelos quebrados requerem uma atenção especial. A hidratação entra como uma grande aliada no processo de recuperação dos fios, por isso aposte em produtos de boa qualidade, combinados com ingredientes naturais como babosa, abacate e azeite de oliva.
  • Atenção com o uso da chapinha: se você usa chapinha diariamente, é hora de começar a deixar o aparelho de lado e, no máximo, usá-lo apenas uma vez por semana. Isso porque a alta temperatura emitida pelo aparelho pode causar sérios danos à estrutura dos fios.
  • Evitar alisamentos químicos: os alisamentos químicos, muitas vezes, apresentam composições tóxicas com ingredientes nocivos aos cabelos e à saúde. Opte por alisamentos naturais ou shampoos e condicionadores com efeito alisante para alcançar o resultado desejado.
  • Tratamentos específicos: em casos mais críticos, a cauterização, selagem ou botox capilar são opções para devolver o brilho e a resistência aos fios. É importante lembrar que, para alcançar bons resultados, esses tratamentos devem ser feitos por um profissional de confiança.
  • Vitamina E: crescimento, reparação e hidratação são os principais benefícios promovidos por ela, estando presente em folhas verdes e alguns tipos de óleo, como o de girassol e milho. Além de incluir esses alimentos na sua dieta, você pode investir em suplementos para garantir um efeito ainda melhor. Mas antes de começar a tomar qualquer coisa, consulte-se com um médico!

Como visto até aqui, é possível recuperar cabelos quebrados seguindo algumas dicas de ouro. No entanto, é preciso ter paciência para recuperar os fios completamente. Mantê-los longe de processos químicos, seguir um cronograma capilar e cuidar da alimentação são os melhores caminhos para voltar a ter madeixas saudáveis!

Motivos para a quebra dos fios

Além de descolorações e alisamentos, outros fatores aparentemente comuns do dia a dia podem influenciar na quebra do cabelo. Confira os principais:

Leia também: 3 máscaras de cabelo que realmente valem o investimento

Tomar banho muito quente

iStock

Além de ressecar a pele, a água muito quente estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo e ocasiona a quebra do cabelo. O recomendado é lavar as madeixas com água morna, não ultrapassando a temperatura de 23°.

Excesso de secador

iStock

Continua após o anúncio

Na hora de usar o secador, procure não deixá-lo muito próximo aos fios, pois o ar quente do aparelho pode causar quebra e ressecamento. É importante respeitar a distância de 20 cm das madeixas.

Escovas e pentes errados

iStock

Fuja dos pentes e escovas com cerdas metálicas e dê preferência às cerdas mistas ou naturais. Se você tiver dúvidas sobre qual comprar, busque a indicação de um cabeleireiro, que avaliará a melhor opção para você com base no formato, tamanho e material do produto.

Não ir ao salão regularmente

iStock

Ir ao salão regularmente é fundamental para manter a saúde do cabelo, pois um profissional qualificado poderá identificar qual a real necessidade dos seus fios: corte, hidratação, manutenção de cor, etc. Para quem possui coloração e/ou química nas madeixas, esse alerta é ainda mais importante.

Com pequenas mudanças de hábito, é possível minimizar a quebra do cabelo e garantir fios bonitos e sem pontas duplas. Outras dicas importantes são: usar protetor térmico, não lavar o couro cabeludo de forma agressiva e evitar friccionar a toalha com força na cabeça após o banho.

Leia também: 5 receitas caseiras com babosa para combater a queda de cabelo

Hidratação para cabelo quebrado

A hidratação é um ótimo tratamento para minimizar o aspecto quebradiço dos cabelos. E o melhor de tudo é que existem receitas fáceis e eficazes que você mesma pode fazer em casa. Aprenda!

Hidratação caseira para cabelos quebradiços, por Julia Doorman

Com apenas mel, bepantol líquido, queratina e máscara de hidratação é possível fazer um creme poderoso para recuperar fios quebradiços e sem vida. Deixe a mistura agir por 15 minutos, enxague com água, passe protetor térmico e seque o cabelo.

Continua após o anúncio

Hidratação com banana para cabelos quebrados, por Steffany Borges

Banana e gema de ovo no cabelo? Isso mesmo! Além desses ingredientes, você precisará também de vitamina A, óleo de rícino e máscara branca para preparar a receita. Esse creme pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, deixando-o macio, brilhoso e com um movimento natural.

Leia também: 10 alimentos que podem ajudar a melhorar a aparência do seu cabelo

Hidratação caseira com babosa, por Stela Fernandes

A babosa é conhecida por trazer inúmeros benefícios ao cabelo, principalmente quando o assunto é hidratação. Nesta receita, o gel da planta deve ser extraído e misturado com uma máscara branca. Após aplicar o creme nos fios, é só aguardar 10 minutos e enxaguar bem.

Com ingredientes acessíveis e apenas alguns minutos do seu dia, fazer hidratações semanais em casa é uma maneira de “salvar” o cabelo do efeito quebradiço. É importante seguir um cronograma estabelecido para assegurar o efeito completo do tratamento caseiro.

5 dicas para evitar cabelo quebrado

Como diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? Madeixas fortes e alinhadas são o sonho de muitas mulheres. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para evitar a quebra dos fios:

  1. Ter delicadeza no momento de desembaraçar os cabelos;
  2. Evitar forte atrito da toalha nos fios após o banho;
  3. Não prender o cabelo quando estiver molhado;
  4. Respeitar os tempos de pausa entre os procedimentos químicos;
  5. Evitar penteados muito apertados.

Agora que você sabe como garantir a proteção do seu cabelo, é hora de colocar as dicas em prática. Mas se as suas madeixas já estiverem muito danificadas, não se preocupe! Além das hidratações que mostramos por aqui, a reconstrução capilar também pode te ajudar a restaurar as propriedades naturais dos fios.

Assuntos: Cabelos

Para você