Reconstrução capilar: o que é, produtos e dicas de como fazer em casa

Escrito por

iStock

Cabelos saudáveis e cheios de vida requerem cuidados especiais, principalmente os que já passaram por descolorações e outros processos químicos. Entre os diversos tratamentos voltados para a recuperação dos fios, a reconstrução capilar entra na lista dos mais efetivos.

Continua após o anúncio

Ficou interessada no assunto? A seguir, saiba tudo sobre a reconstrução capilar, conheça os melhores produtos disponíveis no mercado e veja tutoriais de como fazer o tratamento em casa.

O que é reconstrução capilar e para que serve?

A reconstrução capilar tem o objetivo de restaurar as propriedades naturais do cabelo e devolver a saúde do mesmo. Fios danificados por processos químicos em geral podem ser recuperados com tratamentos específicos de reposição de massa, queratina, minerais, proteínas, elastina, pantenol e bio colágeno.

O tratamento também é indicado para cabelos finos e frágeis, com histórico de queda por tabagismo, cirurgia e outras doenças. O processo completo de reconstrução capilar varia de pessoa para pessoa, dependendo do nível de danificação dos fios.

Reconstrução capilar alisa o cabelo?

É comum as mulheres perceberem as madeixas mais lisas após realizarem a reconstrução capilar. Isso porque o tratamento rico em queratina líquida age de forma profunda na reparação dos fios. Portanto, a função do tratamento não é alisar o cabelo, mas pode dar ao cabelo um efeito liso que dura apenas alguns dias.

Como saber se o meu cabelo precisa de reconstrução?

Dicas de Mulher

O teste de porosidade é um método fácil e rápido que pode te ajudar a descobrir se você precisa fazer a reconstrução capilar. Basta encher um copo de vidro transparente de água até a metade, colocar um fio de cabelo dentro e esperar 10 minutos.

Se o fio boiar na superfície da água, suas madeixas estão com baixa porosidade e precisam apenas de uma hidratação; se não afundar e parar no meio do copo, estão com média porosidade e requerem um tratamento de nutrição; se afundar completamente e parar no fundo do copo, estão com baixa porosidade e necessitam de uma reconstrução capilar. Para que o resultado do teste seja preciso, recomenda-se fazê-lo com o cabelo limpo.

Melhores produtos para a sua reconstrução

Preparamos uma seleção com os melhores produtos do mercado quando o assunto é reconstrução capilar. Além das tradicionais máscaras de tratamento, você encontra outros produtos com ação reconstrutora poderosa e eficaz. Confira!

[montagem]

Continua após o anúncio

  1. Máscara de Reconstrução L’Oréal Professionnel Absolut Repair , na Beleza na Web.
  2. Máscara Reconstrutora K-Pak Revitaluxe Joico, na Shoptime.
  3. Reconstrutor Capilar Charis Soleil, na Drogaria Onofre.
  4. Máscara Reconstrutora Sleek & Shine, na Sephora.
  5. Ampola Capilar Glamour Rubi, na Beleza na Web.
  6. Reconstrutor Capilar Spray, na Época Cosméticos.
  7. Máscara Reconstrutora Forever Liss, na Extra.
  8. Spray Morte Súbita Reparação Total, na Ikesaki.
  9. Máscara Help Ultrarreparadora, na Amazon.
  10. Máscara de Reconstrução Power Whey Fit, na Beleza na Web.

Os produtos listados acima são ideais para recuperar a massa de cabelos danificados e quebradiços. Suas fórmulas agem diretamente na cutícula dos fios, alinhando-os e deixando-os sedosos e brilhantes.

Como fazer reconstrução capilar

Ir sempre ao salão para fazer a reconstrução capilar muitas vezes não é a tarefa mais prática e viável. Por isso, aplicar o tratamento em casa é uma solução funcional que traz resultados ótimos. Para saber mais, assista os vídeos a seguir!

Reconstrução capilar com ovo

O ovo, além de fortalecer os cabelos, é ótimo para auxiliar no crescimento dos fios porque é fonte de proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, ácido fólico, zinco e biotina. Quando utilizado na reconstrução capilar caseira, garante madeixas recuperadas instantaneamente.

Reconstrução capilar com queratina

No vídeo, Luciana mostra o preparo de uma reconstrução com queratina, proteína composta por vários aminoácidos que ajudam a selar e a dar resistência à fibra capilar. O tratamento é ideal para quem possui química no cabelo ou utiliza bastante o secador.

Reconstrução capilar com vinagre

O vinagre de maçã possui inúmeros benefícios, e o principal deles é selar a cutícula dos fios. Para essa reconstrução capilar ácida, você deverá misturar 25 ml de vinagre para cada 100 ml de água. Se o seu cabelo não estiver tão fragilizado, você pode substituir a máscara reconstrutora por uma hidratante.

Reconstrução capilar com gelatina

A gelatina possui alto teor de colágeno em sua composição e, por isso, é ótima para auxiliar na reconstrução capilar. No vídeo, Ana mostra todo o preparo e o resultado incrível do tratamento nos fios cacheados.

Continua após o anúncio

Reconstrução capilar para loiras

A reconstrução capilar é indispensável para s fios recém descoloridos. No caso da Bia, o tratamento ajudou a fortalecer e a recuperar a massa dos cabelos elásticos.

A reconstrução capilar nem sempre precisa ser feita com produtos desenvolvidos exclusivamente para cabelos. Agora que você já conhece todas as dicas de como fazer um tratamento poderoso em casa, é hora de colocar a mão na massa!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Cabelos

Para você