5 receitas caseiras com babosa para combater a queda de cabelo

Saiba como utilizar a planta em receitas caseiras, garantindo mais saúde e beleza para os fios

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Fios ressecados, quebradiços, com pontas duplas, sem brilho… São muitos os problemas que podem interferir na beleza dos cabelos. Mas, entre eles, um dos que mais preocupa é a queda.

As causas que levam à queda de cabelo são variadas e somente um dermatologista poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado. Mas, uma “solução caseira” bastante conhecida é a babosa, também chamada de aloe vera – uma planta que tem propriedades regeneradoras e funciona como um antioxidante natural no couro cabeludo, oferecendo inúmeras vantagens ao fio (que vão além do controle da queda).

De forma geral, ela tem a capacidade de fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, regenerando e hidratando os cabelos ressecados ao mesmo tempo em que fechando as cutículas dos fios. O resultado de um uso constante são cabelos mais fortes, hidratados, brilhantes, soltinhos e sem frizz.

É bom saber que a maior parte dos nutrientes da babosa está na polpa da planta, por isso é exatamente ela a parte utilizada nos cosméticos e também nas receitas caseiras. Conheça as principais delas e combata com sucesso a temida queda de cabelo!

1. Shampoo caseiro de babosa

Foto: iStock

Este shampoo promete ser poderoso contra a queda e acelera o crescimento dos fios. Seu uso deixa ainda os cabelos mais brilhantes e soltinhos.

Leia também: Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Ingredientes

  • 3 a 4 folhas de babosa (50 ml de polpa)
  • 300 ml de shampoo neutro ou antiqueda
  • 5 gotas de uma ampola cresce pelo
  • 5 gotas de óleo de alecrim

Preparo e aplicação

Lave as folhas da babosa para então retirar sua polpa (gel). Para isso, basta abrir a folha e retirar o gel com a ajuda de uma colher. Bata a polpa rapidamente no liquidificador e, depois, misture em um pote com o shampoo e demais ingredientes. Guarde em um recipiente de shampoo vazio que tenha em casa. Você pode usá-lo até duas vezes na semana, intercalando com seu shampoo normal.

2. Solução fácil com babosa para controlar a queda e hidratar os fios

Foto: iStock

Esta receita é indicada para ajudar a controlar a queda do cabelo e também para hidratar significativamente os fios.

Ingredientes

  • 3 ou 4 folhas de babosa (50 ml de polpa)
  • 1 colher (sopa) de máscara hidratante

Preparo e aplicação

Comece tirando os espinhos da folha da babosa, corte-a no meio e, na sequência, retire sua polpa com a ajuda de uma colher. Bata a polpa no liquidificador. Num pote, misture a polpa com a máscara hidratante. Após lavar os cabelos apenas com shampoo, aplique a mistura nos fios massageando mecha por mecha. Deixe agir por 15 minutos, depois exangue bem e finalize com condicionador.

3. Óleo de babosa para combater a queda

Foto: iStock

Além de ajudar a combater a queda de cabelo, esta receita de óleo de babosa deixa os fios mais saudáveis de forma geral. O preparo e aplicação não têm segredo!

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • 4 a 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem ou outro óleo vegetal
  • 1 frasco pequeno

Preparo e aplicação

Comece tirando os espinhos da folha da babosa, corte-a no meio e, na sequência, retire sua polpa com a ajuda de uma colher. Coloque num recipiente plástico ou de vidro. Acrescente o azeite ou óleo vegetal de sua preferência (use o suficiente para completas o frasco). Misture bem. Aguarde no mínimo 5 dias para começar a usar o óleo. Você pode utilizá-lo na raiz do seu cabelo antes de lavá-lo. Pode ainda misturar um pouco do óleo na sua máscara de nutrição. Um cuidado importante para quem tem cabelos loiros é não aplicar o óleo diretamente no cabelo inteiro (somente na raiz).

Leia também: 9 formas de usar o óleo de coco nos cabelos e usufruir dos seus benefícios

4. Gel de babosa no couro cabeludo

Foto: iStock

O gel da babosa promove uma remoção da pele morta do couro cabeludo, além de ter ação adstringente, o que faz os cabelos crescerem mais fortes e ajuda a evitar a queda.

Ingredientes

  • 1 folha de babosa
  • Shampoo de uso diário
  • Máscara de hidratação de sua preferência

Preparo e aplicação

Corte as laterais da folha e abra-a na metade. Retire a polpa com a ajuda de uma colher. Bata no liquidificador se desejar. Antes de levar os cabelos, aplique a polpa no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 30 minutos. Depois, lave bem os cabelos com shampoo e finalize com uma máscara de hidratação.

5. Bomba capilar com babosa e óleo de coco

Foto: iStock

Essa mistura é perfeita para combater a queda de cabelo, além de hidratar os fios e fazê-los crescer mais rápido!

Ingredientes

  • 3 folhas de babosa
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de tônico capilar antiqueda
  • 1 colher (sopa) de máscara hidratante

Preparo e aplicação

Retire a polpa das folhas de babosa, coloque-a num recipiente e amasse bem com um garfo. Se preferir, bata a polpa no liquidificador. Misture com a babosa os demais ingredientes, mexendo bem. Aplique o produto bem no couro cabeludo e vá espalhando com os dedos, massageando delicadamente. Com o que sobrar da mistura, aplique no comprimento dos fios. Prenda os cabelos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só retirar o produto e lavar os cabelos normalmente.

Vale destacar que, em todos os casos, o resultado não vem da noite para o dia. É preciso criar uma rotina de cuidados utilizando a babosa para, assim, conseguir combater a queda e garantir outros benefícios para os cabelos.

Leia também: Alisamento caseiro: 7 receitas práticas para alisar seu cabelo em casa

Assuntos: Cabelos

Para você