Moda e Beleza

O cronograma capilar para cabelos cacheados vai salvar seus fios

Maria Eduarda Feitosa

Atualizado em 02.08.22

O cronograma capilar para cabelos cacheados é uma rotina semanal de tratamento com o intuito de hidratar, nutrir e reconstruir os fios, definindo os cachos e deixando as madeixas mais macias e brilhosas. Por terem características e necessidades próprias, o cabelo cacheado necessita de cuidados especiais. Neste artigo, a especialista em cachos, Carol Santos explica como tratar os cachos em casa. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é cronograma capilar para cabelos cacheados?

Segundo Carol Santos, o “cronograma capilar é uma sequência de tratamentos a serem executados com a função de manter ou melhorar a qualidade dos fios do cabelo em algum âmbito, seja em sua estrutura, textura, cor, porosidade, etc.”

O cronograma capilar começou a fazer muito sucesso na internet, quando muitas mulheres procuravam maneiras mais baratas de tratar dos cabelos. De modo geral, ele envolve 3 etapas fundamentais: a hidratação, que consiste na reposição de água aos fios, nutrição, que devolve o óleo e os lipídios e a reconstrução que repõe a massa capilar.

Principais cuidados

Para trazer os resultados desejados é fundamental seguir semanalmente cada etapa, bem como usar os produtos certos para cada tipo de fio. Para as cacheadas em geral, Carol Santos elenca quais são os principais cuidados.

“Os cabelos cacheados (caso não sejam quimicamente tratados) possuem suas necessidades básicas: reposição hídrica e lipídica. Isso se dá por possuírem menos camadas cuticulares, que são as bolsas de retenção dos nutrientes. Tendo menos capacidade de absorção, esses cabelos precisam de cuidado dobrado”, explica a especialista.

Mas, para acertar no cronograma, é fundamental reconhecer as necessidades particulares de cada fio. Por isso, Carol recomenda alguns testes que detectam a necessidade de cada cabelo. “Podemos observar esse cabelo e perceber se ele está opaco ou se possui brilho. Testes de resistência para verificar sua elasticidade também são ótimos aliados. Também existe o teste do copo com água, em que se coloca um fio de cabelo em um copo com água pela metade. Se o cabelo boiar, é sinal de que está saudável, mas se afundar, significa que ele precisa de tratamento”.

Apesar destes testes caseiros, Carol alerta que a melhor forma de detectar a necessidade dos fios é consultando um profissional, “a melhor pessoa para diagnosticar o cabelo é o cabeleireiro, porém ele não será o único a participar desse processo. A cliente precisa relatar seus cuidados diários, finalização e sensações com relação à textura. Uma escuta ativa por parte do profissional e a participação da cliente podem proporcionar verdadeiros milagres”, explica.

Tabela para cronograma capilar para cabelos cacheados

A especialista em cachos, Carol Santos montou um cronograma para cabelos cacheados, especial para quem trata as madeixas sem química. O tratamento é focado especialmente na nutrição capilar, etapa responsável por devolver os lipídios e o óleo aos fios. Confira!

Publicidade

  1. Semana 01 – nutrição | reconstrução | nutrição: comece sua semana com a nutrição. Use “produtos à base de óleo de coco, rícino, argan, abacate, semente de uva, entre outros ou manteigas como murumuru e Karité para cabelos bem crespos.” Para etapa de reconstrução, procure produtos com proteínas e aminoácidos. “Podem ser utilizadas proteínas da soja, trigo e etc.”, explica Carol.
  2. Semana 02 – hidratação | nutrição | hidratação: “o produto para hidratação pode conter ingredientes como pantenol, Aloe Vera, glicerol, glicerina e extratos botânicos que entreguem leveza e umectação”.
  3. Semana 03 – nutrição | reconstrução | nutrição: “repita o processo da outra semana. Agora, ao invés de usar máscaras a base de óleos ou manteigas você pode fazer umectação. Eu gosto muito do óleo de coco, pois deixa o cabelo macio, sem frizz e com menos volume”.
  4. Semana 04 – hidratação | nutrição | hidratação: “a hidratação é um dos processos mais importantes para as cacheadas, pois ajuda a diminuir o frizz dos fios, deixando o cabelo mais alinhado, macio e brilhoso”.

Segundo Carol, este é um cronograma indicado para cacheadas em geral que cuidam de seus cabelos sem o uso de química. Já para cabelos cacheados quimicamente tratados, Carol recomenda focar mais na reconstrução. “No caso de um cabelo quimicamente tratado, vamos inserir a reconstrução como cuidado primordial, pois a química age nesse fio removendo camadas cuticulares, e como esse cabelo já é mais fino, acaba ficando mais danificado que os outros tipos capilares”, salienta.

Receitinhas caseiras para o cronograma capilar para cabelos cacheados

Nada como uma boa receitinha caseira para tratar dos fios em casa de forma simples e barata, não é mesmo? Então, confira abaixo 7 vídeos com dicas e receitas caseiras incríveis que vão te ajudar a montar um cronograma capilar milagroso em casa.

Cronograma capilar para crescimento

Quer deixar seus cabelos longos e com os cachos definidos e bem tratados? Neste vídeo, Aline Reitter passa um cronograma capilar para cabelos cacheado poderoso que além de hidratar e nutrir, vai acelerar o crescimento dos seus fios.

Cronograma capilar para cabelos cacheados ressecados

Neste vídeo, Juliana Louise explica como recuperar e tratar cabelos cacheados ressecados com um cronograma capilar caseiro incrível.

Hidratação caseira para cabelos cacheados

A hidratação é uma das etapas mais importantes do cronograma capilar. A youtuber Fabíola Costa ensina uma receita caseira a base de amido de milho e mel, super fácil que promete desmaiar os fios, hidratando e nutrindo os cachos.

Reconstruindo os cabelos cacheados em casa

Ao invés de cortar, por que não recuperar? Aline Reitter ensina uma receita caseira de reconstrução a base de gelatina e óleos essenciais para recuperar e nutrir as pontas ressecadas e quebradiças.

Publicidade

Nutrição caseira para cabelos cacheados e crespos

Steffany Borges compartilha uma receita de nutrição caseira a base de óleo que promete dar brilho, diminuir o frizz e definir os cachos.

Cronograma capilar para cabelos cacheados com frizz

Um dos maiores problemas dos cabelos cacheados e crespos é o frizz. Por isso, Juliana Louise montou um cronograma capilar caseiro especial para acabar de vez com os fios arrepiados e deixar os fios mais alinhados e hidratados.

Cronograma capilar para cabelos cacheados com luzes

Jessica Andrade mostra como recuperou seus cachos após a descoloração e compartilha um cronograma capilar especial para cacheadas e crespas com luzes.

O cronograma capilar para cabelos cacheados é uma forma de recuperar, hidratar e nutrir os fios encaracolados, deixando-os com mais brilho e maciez. Para ficar com as madeixas ainda mais bonitas, confira algumas opções de pente para cabelo cacheado.

Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!