Moda e Beleza

Especialista dá dicas para fazer um cronograma capilar caseiro de sucesso

Canva

Atualizado em 02.08.22

Dar atenção para as madeixas em casa é essencial para deixá-las sempre saudáveis. Tudo começa na escolha do shampoo e condicionador, porém, seguir um bom cronograma capilar caseiro também vai ajudar. Abaixo, confira as dicas da cabeleireira Gabriella Carvalho, do salão Gaby Hair, para entender mais sobre esses cuidados.

Publicidade

O que é cronograma capilar caseiro?

A especialista explica que o cronograma caseiro envolve a junção de produtos para hidratação, nutrição capilar e reconstrução dos fios. A diferença é que não são comprados prontos, mas “facilmente encontrados em casa, como o café, o amido de milho, o vinagre de maçã, a babosa, entre outros”.

O tratamento é indicado principalmente para os cabelos danificados, ainda mais se passaram por procedimentos químicos. Gabi comenta que “a descoloração e ações externas, como o uso contínuo de ferramentas de calor, entre elas, chapinha, babyliss e secador”, exigem um cronograma capilar. No entanto, até os fios saudáveis podem usar os produtos caseiros.

Segundo a cabeleireira, “é preciso analisar as máscaras capilares para saber quais conversam melhor com os produtos caseiros. Desse modo, é possível evitar um efeito contrário, isto é, deixar o cabelo ressecado. Além disso, é possível fazer a sua própria máscara com a junção de certos itens”.

Tabela para cronograma capilar caseiro

Carvalho cita 5 tipos de cronograma capilar caseiro que você pode testar. São eles:

  1. Hidratação com Bepantol: “a Bepantol consegue regenerar e hidratar o cabelo, ajudando os fios ressecados, por isso, é bastante usada no cronograma capilar”, cita. Ela também explica que a pomada deve ser aplicada após o shampoo, então, deixe agir por 30 minutos e lave como de costume.
  2. Hidratação com glicerina: segundo a especialista, o objetivo é extrair o excesso de umidade dos fios, muito útil para quem tem o cabelo poroso. Ela ressalta que é preciso “usar uma quantidade suficiente para aplicar bem o produto no comprimento dos fios”, então, deixe agir por 20 minutos.
  3. Nutrição com coco: a receita usa leite de coco, creme de leite e creme de hidratação. “O leite de coco tem ácido láurico, que auxilia na limpeza do couro cabeludo e no crescimento dos fios. Já o creme de leite, para quem está com o cabelo ressecado, ajuda a recuperar a oleosidade natural dos fios”. Além disso, a especialista recomenda deixar agir por 30 minutos.
  4. Nutrição com abacate e mel: reduzir o frizz e devolver o brilho dos fios, esse é o objetivo da máscara de nutrição caseira. Além de mel e abacate, basta misturar uma máscara hidratante e deixar agir por 30 minutos.
  5. Reconstrução com vinagre de maçã: “o vinagre de maçã possui o pH baixo (ácido), por isso, ele ajuda a equilibrar o pH dos fios, que quanto mais alto, mais fica ressecado e com a aparência de espigado”, cita Carvalho. Basta misturar vinagre e água, passar no cabelo e deixar agir por 10 minutos.

De acordo com a cabeleireira, “para um cronograma capilar eficaz, é necessário seguir os principais passos, hidratação, nutrição e reconstrução. Nem sempre é possível comprar todas as máscaras, então, alguns produtos caseiros combinados com um creme de hidratação se tornam diferentes tipos de tratamentos e são muito úteis”.

Receitas para cronograma capilar caseiro

Gostou de conhecer as dicas da profissional e quer fazer as receitas caseiras? Abaixo, acompanhe 5 tutoriais superfáceis, baratos e que te ajudarão a montar um cronograma capilar.

Hidratação com mel, glicerina e babosa

A Youtuber apresenta uma receita poderosa com três ingredientes misturados ao soro fisiológico e à máscara de nutrição. Ela recomenda lavar o cabelo e deixar agir por 20 minutos.

Ingredientes

Publicidade

  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de soro fisiológico;
  • 1 pedaço pequeno de babosa;
  • 1 tampinha de glicerina;
  • Máscara em quantidade suficiente para o seu cabelo.

Passo a passo

  1. Em um potinho, coloque o mel, o soro fisiológico e a babosa;
  2. Amasse com a colher para quebrar os gominhos da babosa;
  3. Adicione a glicerina e a máscara de hidratação;
  4. Misture bem e aplique nos cabelos úmidos após a lavagem;
  5. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Nutrição com azeite de oliva

Para a base, uma máscara de hidratação. O azeite de oliva entra como segundo ingrediente. A quantidade da receita pode ser ajustada de acordo com o tamanho do seu cabelo. As medidas apresentadas a seguir são para cabelos curtos. No vídeo, há várias dicas com outros óleos vegetais.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de máscara de hidratação;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Passo a passo

  1. Misture a máscara e o azeite em um recipiente;
  2. Com os cabelos úmidos, aplique no comprimento e raiz;
  3. Faça o movimento de enluvar o cabelo para fechar as cutículas;
  4. Aguarde 15 minutos e enxágue.

Reconstrução capilar com queratina líquida e óleo de coco

A Youtuber ensina uma receita de reconstrução capilar usando apenas 3 ingredientes. O preparo é rápido, rende bastante e você pode tranquilamente incorporar a receita ao seu cronograma capilar caseiro. Além disso, veja o que danifica o cabelo e como evitar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de máscara de hidratação;
  • 2 colheres de sopa de queratina líquida;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Passo a passo

  1. Em um recipiente, misture a máscara, a queratina e o óleo de coco;
  2. Aplique nos fios logo após a lavagem com shampoo;
  3. Enluve bem os fios e deixe agir por 15 minutos;
  4. Enxágue bem e finalize seus cabelos.

Nutrição capilar com óleo de rícino e mel

Publicidade

Nesse vídeo, a Youtuber recomenda usar uma máscara de nutrição e potencializar sua ação com produtos caseiros, sendo eles, o óleo de rícino e o mel. É bem simples de preparar e rende bastante.

Ingredientes

  • Máscara de nutrição a vontade;
  • 1 colher de chá de óleo de rícino;
  • 1 colher de chá de mel.

Passo a passo

  1. Coloque a máscara em um recipiente e adicione o óleo de rícino;
  2. Adicione o mel e mexa bem;
  3. Aplique nos fios já lavados, enluvando mecha por mecha;
  4. Deixe agir por 20 minutos;
  5. Enxágue bem e finalize.

Reconstrução com gelatina sem sabor e clara de ovo

A Youtuber recomenda três produtos para usar na etapa de reconstrução, a gelatina sem sabor, a queratina líquida e clara de ovo. Não é obrigatório colocar a queratina, pois os demais ingredientes já conseguem um bom efeito.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor;
  • 2 colheres de sopa de água quente;
  • Máscara de hidratação a gosto;
  • 1 clara de ovo;
  • Queratina líquida a gosto.

Passo a passo

  1. Misture a gelatina na água quente;
  2. Adicione na máscara de hidratação;
  3. Bata a clara em neve e adicione também na máscara;
  4. Acrescente a queratina líquida e misture tudo;
  5. Aplique nos fios já lavados;
  6. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

Além de testar as receitas no seu cronograma capilar caseiro, o cuidado com os cabelos deve ser rotineiro, mesmo que você não use químicas, chapinha ou secador. Agora, imagina unir a hidratação e a nutrição em um mesmo procedimento? Com a hidronutrição, você consegue. Confira.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.