Frizz: tudo o que você precisa saber para acabar com os cabelos arrepiados

Escrito por
Em 04.02.19

iStock

O frizz, aquele fio arrepiado que aparece no topo da cabeça, é um problema presente em todos os tipos de cabelo. Ele pode ser tanto cabelo novo que está nascendo, como também pode ser cabelo quebrado que está curto e, por isso, se arrepia. Os motivos que provocam o frizz são diversos e muitos hábitos adotados pelas mulheres acabam por ocasionar o cabelo arrepiado.

Continua após o anúncio

Se você se encaixa no grupo de mulheres que não aguenta mais ter frizz e quer saber como evitá-los, a matéria a seguir está repleta de dicas e soluções para este seu problema. Leia a matéria e livre-se do frizz.

10 hábitos que aumentam o frizz

Seja porque o seu cabelo está danificado ou porque você esteja adotando hábitos que os fazem aparecer, há diversos motivos que provocam o frizz. Veja abaixo os 10 principais hábitos que são comumente adotados e que ajudam a deixar os cabelos arrepiados.

1. Pentear o cabelo de maneira errada

iStock

A forma e com o que você penteia o seu cabelo influencia no aumento do frizz. Cabelos ondulados, cacheados ou crespos devem ser penteados apenas enquanto os fios estiverem molhados. Já os cabelos lisos devem ser penteados todos os dias, para que os nutrientes do couro cabeludo se espalhem pelo restante dos fios. O mais indicado é que os cabelos sejam penteados com objetos de madeira.

Leia também: Maionese capilar: benefícios, melhores produtos e soluções caseiras

2. Usar a toalha de maneira errada

Preste atenção no modo como você utiliza a toalha após o banho. Torcer o cabelo ou até mesmo esfregá-lo na toalha causa quebra dos fios gerando, por consequência, mais frizz. Apenas pressionar o cabelo contra a toalha já tira boa parte da umidade sem estragar os fios. Outra dica interessante é utilizar toalhas de microfibra para secar o cabelo. Mas, se não tiver este tipo de toalha, pode usar uma camisa velha de algodão.

3. Lavar os fios com água quente

iStock

A água quente é uma das maiores vilãs dos cabelos. Ela causa ressecamento, deixa os fios mais embaraçados, além de aumentar a oleosidade na raiz. Fios ressecados ficam mais quebradiços, aumentando os frizz. Por isso, sempre que for lavar a cabeça prefira água morna ou fria. Se tiver muito frio, a dica é lavar o cabelo fora do banho, em um tanque ou na pia do banheiro, e depois tomar um banho quentinho.

Continua após o anúncio

4. Usar o secador erroneamente

Para ter cabelos saudáveis e sem frizz, usar o secador de maneira correta é fundamental. Sempre use-o com o bico para que o jato seja direcionado, evitando que o cabelo espane. Não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes do uso. Antes de secar o cabelo, tire o excesso de água com uma toalha e deixe o secador na temperatura certa para os seus fios, evitando queimá-los. Um jato de ar frio depois da secagem ajuda a deixar o cabelo mais brilhoso.

5. Expor o cabelo às condições climáticas

iStock

Tempo chuvoso ou úmido são ideais para o surgimento daqueles fiozinhos arrepiados. No entanto, expor o cabelo ao sol também causa frizz, já que as altas temperaturas tendem a ressecar o cabelo, ocasionando quebra. Por isso, é importante proteger o cabelo antes de expô-lo ao tempo. Nos tempos chuvosos, invista em produtos que blindem o cabelo contra a umidade. E em dias muito quentes, passe um produto com proteção solar.

6. Cuidar de maneira errada dos cabelos

Um cabelo bem cuidado é um cabelo sem frizz, isso é fato. Por isso, faça hidratações regularmente em seu cabelo. A frequência irá variar conforme o seu tipo de cabelo, sendo que cabelos mais grossos e com processos químicos devem ser hidratados com regularidade. Excesso de máscara e produtos que não sejam adequados para o seu tipo de cabelo podem aumentar o frizz, por isso procure se informar com pessoas especializadas sobre os produtos que usa em seu cabelo.

Leia também: Vitaminas para queda de cabelo: saiba quais são as mais importantes

7. Fazer muitos processos químicos

iStock

Processos químicos, como descoloração, alisamentos e etc, danificam o cabelo e geram frizz. Evite ao máximo realizar esses tipos de procedimentos e, se não for possível evitar, cuide bem de seu cabelo após o processo. Além disso, é sempre importante realizá-los com profissionais e produtos qualificados, gerando o mínimo de danos possíveis ao fio e evitando, assim, o surgimento de frizz.

8. Passar a mão várias vezes no cabelo

Esse hábito é principalmente prejudicial às mulheres de cabelos crespos, cacheados ou ondulados, já que ao passar a mão no cabelo, ele perde definição provocando o aparecimento do frizz. Passar a mão no cabelo gera atrito o que também contribui para o aparecimento do frizz. Por isso, pense duas vezes antes de dar aquela ajeitada nos fios com as mãos.

9. Manter os fios brancos

iStock

Se você é adepta dos cabelos brancos, deve ter percebido que os frizz estão sempre presentes em seu cabelo. O motivo é porque a falta de melanina deixa os fios mais fragilizados, ocasionando ressecamento e quebra. Isso não quer dizer que você tenha que pintar seu cabelo, mas que deve adotar hábitos para manter seus fios brancos hidratados, fortes e saudáveis, evitando, assim, o frizz.

Continua após o anúncio

10. Dormir com o cabelo preso

Qualquer ação que possa quebrar os fios deve ser evitada e dormir com os cabelos presos com elástico provoca a quebra. O atrito do elástico no travesseiro facilita com que os fios se quebrem. Fios quebrados acabam arrepiando e, assim, aparecendo o frizz. Se você não consegue dormir sem prender o cabelo, a dica é evitar elásticos. Durma com uma touca ou faça um coque bem frouxo.

Atentando-se a esse hábitos e seguindo as dicas, o frizz irá diminuir consideravelmente. No entanto, se ele persistir há alguns tratamentos fáceis de fazer que você pode adotar para amenizar os fios e ter o cabelo alinhado. Para isso é só conferir a seguir.

Leia também: Tônico de alho: descubra os benefícios desse produto para os seus cabelos

Tratamentos caseiros para frizz

Sempre existem aquelas receitinhas caseiras que acabam com os problemas de cabelo. Sabia que dá para usar até goma de tapioca para combater o frizz? Confira as soluções abaixo!

Tratamento antifrizz com abacate

  1. Amasse um abacate;
  2. Misture o abacate com uma colher de sopa de mel;
  3. Adicione uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  4. Finalize com uma colher de sopa de vinagre de maçã;
  5. Misture bem até ficar homogêneo;
  6. Aplique a mistura no cabelo úmido, da raiz até as pontas;
  7. Prenda o cabelo e o envolva com uma toca;
  8. Deixe a mistura agindo de trinta a quarenta minutos;
  9. Para finalizar, lave o cabelo normalmente.

Aprenda todos os detalhes desse passo a passo no vídeo a seguir:

O resultado final é um cabelo cheio de brilho e sem frizz. É possível fazer esse tratamento uma vez na semana, mas se você tiver muito frizz pode repetir até duas vezes na semana.

Umectação noturna para acabar com o frizz

  1. Desembarace todo o cabelo começando por baixo;
  2. Divida o cabelo para que o produto fique bem distribuído;
  3. Comece aplicando um tônico de fortalecimento em todo couro cabeludo, massageando;
  4. Misture um outro tônico de nutrição junto com óleo de coco;
  5. Aplique a mistura em todo o cabelo, reforçando a aplicação nas pontas;
  6. Enrole o cabelo e o envolva em uma toca térmica;
  7. Durma com o produto nos fios;
  8. Pela manhã, lave o cabelo com shampoo e utilize uma máscara de hidratação rápida;
  9. Retire a máscara e utilize um condicionador;
  10. Faça a finalização que você está acostumada a realizar em seus fios.

Veja como fazer essa umectação perfeita para quem não tem muito tempo:

Uma ótima solução para acabar com o ressecamento e diminuir o frizz. O efeito tende a ficar nos fios por uma semana, mesmo após outras lavagens. Faça e surpreenda-se com o resultado.

Continua após o anúncio

Nutrição potente que reduz o frizz

  1. Misture duas colheres de creme de leite, com uma colher de sopa de mel;
  2. Complemente a mistura com uma colher de sopa de máscara, que pode ser tanto nutritiva quanto hidratante;
  3. Por último, utilize um óleo essencial na mistura, colocando duas gotas;
  4. Mexa bem a mistura até ficar homogênea;
  5. Com os cabelos lavados com shampoo, aplique a mistura em toda extensão dos fios, evitando a raiz;
  6. Prenda o cabelo e coloque uma toca plástica;
  7. Aguarde 20 minutos, enxágue bem e condicione o cabelo;
  8. Finalize como preferir.

Quer ver como fazer essa mistura nutritiva que deixará seus cabelos lindos? É só assistir ao vídeo:

Os cabelos ficarão brilhosos, macios, desmaiados e sem frizz. É uma receita perfeita para aqueles dias em que você quer ficar com um cabelo espetacular.

Eliminando o frizz com goma de tapioca

  1. Coloque em uma panela duas colheres de chá de tapioca com meia xícara de água;
  2. Misture no fogo até ferver e engrossar;
  3. Deixe esfriar até ficar em uma temperatura morna;
  4. Adicione duas colheres de chá de máscara de hidratação e uma colher de chá de óleo de coco;
  5. Lave o cabelo com shampoo e aplique a mistura do comprimento à ponta;
  6. Após aplicar, enluve o cabelo mecha por mecha;
  7. Deixe agindo de 30 a 40 minutos;
  8. Retire o produto e condicione.

A goma de tapioca tem um poder super-hidratante, deixando o cabelo alinhado, sem frizz e superbrilhoso, conforme você pode conferir no vídeo:

O resultado surpreende, pois o cabelo fica menos volumoso e sem frizz. Com produtos caseiros você consegue um cabelo com brilho espelhado, perfeito para arrasar sempre que quiser.

Cabelo sem frizz em poucos minutos

  1. Separe o cabelo em duas mechas laterais;
  2. Aplique um creme finalizador em todos os fios, se concentrando nas regiões onde possui mais frizz;
  3. Enrole os cabelos dos dois lados em uma trança corda até formar um coque;
  4. Amarre um lenço na cabeça bem firme;
  5. Deixe o cabelo assim por alguns minutos;
  6. Solte o cabelo sem passar muito a mão.

Veja no vídeo como fazer essa técnica, sem precisar passar muitos produtos, mas que elimina o frizz:

Cabelos ondulados, sem frizz e sem precisar gastar muito tempo arrumando. É uma técnica perfeita para quem quer eliminar o frizz em poucos minutos.

Fitagem para deixar os cachos sem frizz

  1. Após lavar o cabelo, comece desembaraçando-o;
  2. Reparta o cabelo, separando a parte de cima;
  3. Pegue uma mecha da parte de baixo do cabelo, penteie e retire o excesso de água;
  4. Aplique um creme para pentear junto a um gel em toda a mecha;
  5. Com um pente fino, você irá novamente desembaraçar toda a mecha;
  6. Depois de bem desembaraçado, faça a fitagem;
  7. Repita o procedimento em todo o cabelo.

Aprenda no vídeo como fitar o seu cabelo cacheado garantindo um resultado sem frizz e impecável:

Com essa finalização, os cabelos ficarão sem frizz por vários dias depois da lavagem, sem perder definição e volume.

Máscara para acabar com o frizz

  1. Lave o cabelo com shampoo;
  2. Prepare a mistura com duas colheres de máscara de hidratação, duas colheres de iogurte natural, uma colher de mel e uma colher de açúcar;
  3. Com o cabelo úmido espalhe a mistura por todo o cabelo massageando;
  4. Deixe a mistura no cabelo por 15 minutos com uma touca;
  5. Enxágue e aplique condicionador;
  6. Finalize o cabelo como de costume.

Veja neste vídeo todos os detalhes para deixar seu cabelo saudável e sem frizz:

Com essa máscara, você deixará seu cabelo nutrido e sem frizz, obtendo um resultado bastante satisfatório, sem precisar gastar dinheiro com máscaras caras.

As dicas acima te ajudarão a evitar o frizz, seja com misturinhas caseiras ou com técnicas que te auxiliarão a deixar seus cabelos mais bonitos, saudáveis e com o frizz controlado. Mas, se você não gosta de fazer misturinhas caseiras, abaixo estão indicados alguns produtos que vão te ajudar a reduzir o frizz.

Frizz: melhores produtos para acabar com esse mal

Para você que prefere a praticidade de já ter em casa produtos para usar e atender a suas necessidades ou que está procurando aquele produto que irá te ajudar a acabar com o frizz, conheça a seguir os melhores produtos disponíveis que vão te auxiliar a deixar seus cabelos sem frizz.

Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Sérum Antifrizz para Cabelos, na Quem Disse Berenice
  2. Spray Selador Antifrizz Siáge Blindagem dos Fios, na Eudora
  3. Creme Desfrizante Charming Gloss, na Ikesaki
  4. Spray Antifrizz Lola Cosmetics Liso, Leve and Solto, na Época Cosméticos
  5. Combo Match Cabelo Sem Frizz , no O Boticário
  6. Creme Antifrizz OsiS+ Tame Wild, na The Beauty Box
  7. Máscara S.O.S. Cachos Superconcentrada, na Salon Line
  8. Creme para Pentear Elseve Supreme Control 4D L’Oréal, na Drogaria São Paulo

O frizz afeta todas as mulheres, sejam elas lisas ou cacheadas, que façam procedimentos químicos ou não. No entanto, há muito produtos, receitas caseiras e técnicas que ajudam a diminuí-lo e deixar o cabelo sem os fios arrepiados. Após ter lido essa matéria, você tem tudo o que precisa para não se preocupar mais com frizz.

Assuntos: Cabelos

Para você