Cabelo frisado: descubra os encantos desse tipo de cabelo

Escrito por
Em 02.11.20

iStock

Por                                
Em 02.11.20

O cabelo frisado exige cuidados especiais e, embora muitas pessoas não gostem do frizz, é possível fazer penteados incríveis. Segundo a cabeleireira Julliane Padilha, esse é um tipo de cabelo que se destaca e se sobressai por onde passa. Então, descubra aqui como cuidar melhor dos seus fios e deixá-los lindos.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o cabelo frisado?

O cabelo frisado é uma mistura do cacheado com o ondulado e seu tipo de fio e volume podem variar de pessoa para pessoa. O interessante é que o frisado não assume forma alguma e, por esse motivo, ele se torna mais frágil e com uma maior tendência à quebra, o que requer mais cuidados.

Como cuidar do cabelo frisado

Quem possui essa estrutura deve investir num cronograma capilar para fortalecer os seus fios e deixá-los mais saudáveis. O que muitos não sabem é que existem produtos especiais para cuidar desses cabelos, que precisam de uma atenção maior, mas, a priori, siga as dicas que listamos com base na opinião da profissional Julliane.

  • Use produtos específicos: produtos para o cabelo frisado possuem ativos que preservam o formato do cabelo, além de manter a hidratação e dar mais força.
  • Não pentear a seco: isso pode causar quebra, aumentar o volume e dar ao cabelo frisado uma aparência ressecada. O ideal é utilizar os dedos para desembaraçar os fios, ainda úmidos.
  • Corte a seco: o corte certo pode reduzir o volume e dar ao cabelo frisado uma maior definição. Além disso, evite utilizar navalhas, para que as pontas não fiquem soltas.
  • Evite químicas: se você quer manter o seu cabelo frisado mais bonito, evite químicas e o uso de chapinhas, pois os dois costumam enfraquecer os fios, deixando-os sem vida.
  • Lave o cabelo frisado com água morna ou fria: é fundamental que você verifique a temperatura da água antes de lavar os cabelos, pois a água quente demais pode ressecar o cabelo ou até mesmo fazer o couro descamar. Por isso, a água fria é mais recomendada.

Vale salientar que alguns cabelos cacheados ou crespos também podem ter bastante frizz natural. Isso não significa que os fios estão ressecados ou algo do tipo. Essa característica pode causar incômodo às mulheres que possuem, porém é possível utilizar esse diferencial de modo favorável.

Tendência do cabelo frisado: essa é uma moda?

O estilo frisado já foi moda nos anos 90 e hoje é uma grande tendência entre as mais famosas. O visual foi inicialmente rejeitado pelas mulheres que possuem essa característica nos fios naturais, pois a maioria não conseguia lidar com o volume e outras particularidades. Hoje o cabelo frisado representa atitude e conceito.

Os fios marcados trazem charme e modernidade às ondulações e o frisado se torna mais descolado, deixando um ar mais retrô. No entanto, quando os fios são feitos de forma não natural por uma mulher branca de cabelos totalmente lisos, abre-se um debate sobre apropriação cultural.

Isso porque o frizz é uma característica associada geralmente a cabelos crespos, que foram durante muito tempo vistos como mal cuidados. Enquanto isso, o frisado em cabelos lisos é entendido como tendência. Embora exista essa problemática, sem dúvidas esse tipo de estilo fica lindo em qualquer pessoa que souber usá-lo.

30 fotos de cabelo frisado que você vai amar

Quer saber como pentear e combinar o seu estilo ao cabelo frisado? Se você ainda não sabe como usá-lo, confira aqui algumas opções de penteados para arrasar. Você vai se apaixonar por essas referências.

1. Quer ficar mais charmosa

Vitória Falcão

Publicidade

2. E testar novos estilos?

3. Que tal experimentar

4. O cabelo frisado?

5. Ele foi moda

6. Nos anos 90

7. E hoje voltou

8. Como uma nova tendência

9. Trazendo um ar sofisticado

10. E também moderno

11. Para a cabeça de famosas

Luísa Sonza

Publicidade

12. Por isso, aproveite

13. Para tentar novos penteados

14. E cores diferenciadas

15. Aproveite o volume

16. As formas de utilizar

17. E o frizz natural

18. Dos cabelos cacheados

19. Dos cabelos ondulados

20. E dos cabelos lisos

21. Ele fica lindo em loiras

Priscila Tassoni

Publicidade

22. Um charme nas morenas

23. E perfeito em negras

24. Tamanhos maiores

25. Tamanhos menores

26. E os mais curtinhos ainda

27. Mas não esqueça

28. De cuidar dos seus fios

29. Para você ter um visual

30. Com cara de artista!

O cabelo frisado pode ser usado de diversas formas, então basta abusar da criatividade. Conheça também algumas dicas de cortes para cabelos cacheados e se inspire.