Tônico de alho: descubra os benefícios desse produto para os seus cabelos

Escrito por Mariana Paiva

iStock

O alho faz muito bem para a saúde do corpo, inclusive dos cabelos. Barato e eficiente, ele promove o crescimento das madeixas, trazendo resultados incríveis. E foi apostando em seus benefícios que inúmeras empresas de cosméticos desenvolveram o tônico de alho. Ele é rico em vitaminas e minerais que aumentam a resistência dos fios e melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Dessa forma, o ingrediente é basicamente responsável por intensificar tratamentos capilares. Ainda mais quando combinado a substâncias que purificam os folículos, prevenindo seu fechamento. Conhece pouco sobre a atuação do tônico de alho nos cabelos? Então, aprenda mais sobre o assunto e conquiste fios realmente fortes e saudáveis com a aplicação desse produto!

Para que serve o tônico de alho

iStock

Primeiramente, nem sempre as funções do tônico de alho comprado pronto são as mesmas do preparado de forma caseira. Isso porque seus ingredientes variam bastante, trazendo assim diferentes benefícios. Entretanto, considerando a composição de grande parte dos produtos disponíveis no mercado, destacamos as seguintes funcionalidades – desde que usados de acordo com as orientações do fabricante.

  • Promove o crescimento dos cabelos
  • Atua como um excelente anticaspa
  • Reduz a queda dos fios
  • Diminui a oleosidade
  • Tem efeito adstringente e fungicida
  • Fortalece os cabelos

É importante lembrarmos que, assim como outros cosméticos, o tônico de alho é um tratamento complementar. Portanto, os bons resultados dependem não apenas de sua aplicação correta, mas também dos cuidados diários com o organismo. Pois de nada adianta investirmos em um crescimento acelerado das madeixas, mas descuidarmos de aspectos como a alimentação, por exemplo.

Leia também: Projeto Rapunzel: como fazer o cabelo crescer rápido

Tônico de alho: modo de usar

  1. Faça uma prova de toque antes da aplicação, evitando assim reações alérgicas;
  2. Aplique o produto em todo o couro cabeludo;
  3. Massageie com movimentos circulares, pressionando com a ponta dos dedos;
  4. Deixe o tônico de alho agir por cerca de duas a três horas;
  5. Remova normalmente com os produtos de costume;
  6. Finalize com um condicionador de sua preferência.

Em caso de dúvidas sobre a quantidade de produto a ser utilizado, consulte as recomendações em sua embalagem. No mais, evite passar o tônico de alho no comprimento dos fios, isso porque o procedimento pode ressecar as madeixas. Recomenda-se, portanto, que o tratamento seja realizado três vezes por semana, com a pausa de um mês. Dessa forma, os cabelos não acostumam com as substâncias e o produto também não deixa de fazer efeito.

Tônico de alho: resenhas

Protagonista de inúmeros tratamentos para acelerar o crescimento dos fios, o tônico de alho é bastante conhecido entre as blogueiras e youtubers de beleza. Com uma embalagem que rende várias aplicações, não basta usá-lo por apenas cinco minutinhos, mas seguir corretamente suas recomendações. Considerando isso, conheça um pouco mais sobre seus benefícios e formas de atuação nos cabelos.

Crescimento capilar com tônico de alho Gota Dourada, por Taynara Cirelli

A blogueira apresenta considerações sobre o cheiro do produto, que antigamente era forte e marcante, mas hoje conta com uma fórmula desodorizada.

Faça seu cabelo crescer com tônico de R$2,90, por Ficando Gata

Leia também: Hidratação com açúcar: 10 receitas para deixar seu cabelo brilhoso e macio

Custo-benefício: dicas de aplicação para o combate de diversos problemas capilares. Produto para todos os tipos e cores de cabelo!

Desafio do tônico de alho: final do tratamento, por Luciana Petronila

Luciana apresenta os resultados após três meses de uso do tônico de alho em seus cabelos: fios maiores, mais saudáveis e fortalecidos!

3 cm em 7 dias! Inversão capilar com tônico de alho, por Daiane Nascimento

Apresenta-se o método da inversão capilar combinado com as potencialidades do tônico de alho, resultando assim em cabelos mais longos e brilhantes.

Leia também: Cabelo ondulado: como definir, cuidar e se orgulhar de suas ondas

Tônico caseiro bomba para o cabelo crescer, por Julia Doorman

Receita caseira para crescimento capilar. O poder do alho e da cebola como ingredientes estimulantes e antioxidantes no couro cabeludo prometem acelerar o crescimento dos fios. Legal, né?

Seja caseiro ou comprado, o tônico de alho é uma excelente alternativa para cabelos mais longos e saudáveis. Portanto, pesquise também outros produtos da linha de sua preferência para um tratamento ainda mais completo e satisfatório. São opções em shampoos, condicionadores, assim como em cremes de massagem que potencializam os efeitos desse produto.

Perguntas frequentes

iStock

Agora que você já sabe o que é o tônico de alho e quais suas principais funções, responderemos as dúvidas mais comuns de quem tem a intenção de começar a usá-lo. Isso porque informações como essas não estão disponíveis nas embalagens do produto, mas foram conquistadas por meio de inúmeros testes entre mulheres apaixonadas por seus cabelos. Confira abaixo!

1. O tônico de alho fede?

Apesar das atuais fórmulas desodorizadas, o cheiro pode ser estranho na primeira aplicação, mas nada que não se possa acostumar. Entretanto, se o incômodo for muito grande, adicione alguns cravos da índia no frasco do produto.

2. Ele tira a progressiva?

Não, ele não tem esse poder. O tônico de alho serve apenas para que o novo cabelo cresça mais forte e saudável. Uma das formas de tirar a progressiva seria com o método do Big Chop, que corta toda a parte lisa das madeixas.

3. O tônico de alho resseca o cabelo?

De acordo com o fabricante, o produto é recomendado apenas para a raiz e o couro cabeludo. Isso porque a grande quantidade de álcool e extrato de alho presente em sua composição é capaz de ressecar os fios.

4. Qual o preço de um frasco?

Os valores são bastante variados, aparecendo entre 4 e 12 reais dependendo do tamanho do frasco. Os menores rendem cerca de três aplicações, enquanto os maiores chegam a nove.

5. Onde ele está disponível para venda?

Fácil de ser encontrado, o tônico de alho é um produto mais comum do que imaginamos. Sendo disponibilizado em perfumarias, farmácias, supermercados, lojas de cosméticos, assim como em lojas online.

Com preços acessíveis, o produto traz resultados muito positivos, ajudando não apenas no crescimento, mas também no combate a outros problemas capilares. De qualquer forma, para que ele cumpra o que promete é necessária atenção ao modo de uso, frequência de aplicações e tempo de tratamento. Ou seja, seguindo essas pequenas recomendações, seu Projeto Rapunzel será um sucesso!

Assuntos: Cabelos

Para você