Cabelo ressecado: dicas de como identificar e tratar os fios

Escrito por
Em 29.06.20

iStock

Ter o cabelo ressecado é muito comum, pois os fios, normalmente, ficam expostos a agentes naturais, químicos e mecânicos. Contudo, é possível recuperar a beleza dos fios e mantê-los lindos e saudáveis. Conversamos com a cabeleireira Eva Motta, do salão Evolution Hair, que orientou como prevenir e tratar o problema. Confira a matéria!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Por que o cabelo fica ressecado?

Segundo a cabeleireira, os fios podem ficar ressecados por vários fatores, como agentes naturais (exposição ao sol, vento, poluição) e agentes externos e mecânicos (procedimentos químicos, uso de secador e chapinha sem proteção). “O cabelo não é como a nossa pele, que se regenera, por isso é necessário manter os cuidados. É importante repor regularmente os aminoácidos essenciais, queratina, óleo e reposição de água nos fios.”

5 sinais de que seu cabelo está ressecado

iStock

  1. Cabelos ressecados geralmente ficam sem brilho e com pontas duplas;
  2. Os fios embaraçam com muita facilidade e necessitam de hidratação;
  3. Os fios ficam mais frágeis e quebram facilmente;
  4. Os cabelos ficam com excesso de frizz;
  5. Os fios demoram a absorver água.

Atente-se aos sinais: quanto mais cedo percebê-los, mais rápido poderá recuperar os fios e deixá-los macios e sedosos.

Como recuperar um cabelo ressecado

Dependendo de como está os fios, não é difícil recuperar um cabelo ressecado. Com bons tratamentos e ótimos produtos, é possível restaurá-los e mantê-los saudáveis. Acompanhe as dicas:

Mantenha uma rotina de cuidados

iStock

É extremamente importante hidratar os cabelos com uma boa máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana. O produto deve ser rico em nutrientes, ativos hidratantes, óleos vegetais, glicerina e queratina. Esses componentes garantem força, resistência e elasticidade à fibra capilar.

Use produtos com proteção UV

Como citamos, os agentes naturais – sobretudo a exposição solar – deixam os cabelos mais suscetíveis a danos e, principalmente, pode ressecar o cabelo severamente. Há diversos produtos disponíveis, como óleos, cremes e sprays, que possuem proteção UV em sua fórmula. Eles protegem e ainda aumentam o brilho dos fios.

Visite o salão regularmente

iStock

Continua após o anúncio

É essencial realizar um corte simples nos cabelos a cada 3 meses, mesmo usando produtos de alta qualidade. Isso ajuda a retirar as pontas duplas e eliminar as partes mais afetadas pelo ressecamento. Lembre-se de que os cabelos quimicamente tratados precisam ser cortados a cada 2 meses.

Vale ressaltar a necessidade de higienizar os fios com um bom shampoo antes de fazer a hidratação. Com esse processo, os fios absorvem melhor a água e os nutrientes perdidos na fibra capilar.

Produtos para cabelos ressecados

Conheça os principais produtos que vão te ajudar a recuperar o cabelo ressecado e devolver vida aos fios. Veja só:

  • Creme de babosa: a babosa (aloe vera) é rica em vitaminas, minerais, tem poder hidratante e auxilia na produção de colágeno. O tratamento com creme é simples: basta lavar os cabelos com o shampoo de costume e aplicar o produto do comprimento até as pontas. Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue normalmente.
  • Óleos vegetais: são extraídos de frutas ou sementes que nutrem os fios que transportam vitaminas para os cabelos. Normalmente, são misturados a máscaras de hidratação, e alguns produtos já os contêm em sua composição. Os mais usados são óleo de rícino, de coco, abacate e argan.
  • Máscara de hidratação: o produto possui mais ativos concentrados e age por muito mais tempo, mesmo após a lavagem dos cabelos. Existem diversas opções no mercado, mas as mais indicadas são as que contêm manteigas naturais de karité ou castanha-do-Pará. O uso pode ser feito duas vezes por semana.
  • Leave-in com queratina e protetor solar: é um produto que funciona como um creme sem enxágue, hidrata os cabelos instantaneamente e não deixa os fios pesados. A queratina tem a função de hidratar os fios e fechar as cutículas capilares. O leave-in deve ser aplicado do comprimento até as pontas, jamais próximo do couro cabeludo.
  • Ampolas de hidratação: as ampolas são muito práticas, tem ação hidratante imediata e podem ser aplicadas durante o banho. Elas penetram rapidamente nas cutículas capilares, selando-as e regenerando os fios. O resultado são cabelos mais macios e resistentes.

Uma dica importante é evitar lavar os cabelos com água quente, pois esse hábito pode piorar o ressecamento dos fios.

Receitas caseiras para cabelos ressecados

Nos vídeos abaixo, você vai aprender a fazer receitas caseiras potentes que vão ajudar na recuperação das suas madeixas. Acompanhe:

Hidratação para cabelo ressecado e com frizz

Para essa receita caseira, você vai precisar de três ingredientes: máscara de hidratação da sua preferência, óleo de coco e soro fisiológico. É bem simples de fazer: assista ao vídeo!

Hidratação para cabelo ressecado e quebradiço

Essa receita, além de hidratar e ajudar a recuperar os fios quebradiços, também é indicada para cabelos com química. Veja o passo a passo!

Hidratação com banana

Continua após o anúncio

Nesse vídeo, você vai aprender a fazer uma receita poderosa para fios cacheados ressecados e com um ingrediente bem popular: a banana. Confira!

Com essas orientações, ficou mais fácil cuidar das madeixas, não é mesmo? Aproveite e confira mais dicas de hidratação caseira para incluir na sua rotina de cuidados!

Assuntos: Cabelos