Umectação: como fazer, benefícios e quais óleos você pode usar

Escrito por
Em 24.03.19

Ana Lídia Lopes

A umectação é comum entre as mulheres que estão passando pela transição capilar e já é um dos tratamentos favoritos das cacheadas. O processo recupera e nutre os fios, contribuindo para o fortalecimento e o crescimento saudável das madeixas.

Continua após o anúncio

Tire suas dúvidas sobre a umectação capilar, veja os benefícios desse tratamento, como fazê-la em casa e os melhores produtos para você comprar. As dicas e orientações são do tricologista Kevin Porto, da clínica Mais Excelência Médica.

O que é umectação?

iStock

A umectação capilar consiste na aplicação de óleos vegetais da raiz às pontas do cabelo com o objetivo de repor óleos e nutrientes naturais dos fios que perdemos por diversos motivos, como processos químicos, exposição ao sol e à poluição. Confira os benefícios desse tratamento, segundo o tricologista:

Benefícios da umectação capilar

Veja quais são os principais benefícios dessa técnica que está fazendo a cabeça das mulheres:

Leia também: Cronograma capilar: agenda completa para recuperar até os cabelos mais danificados

  • Hidrata e nutre os fios;
  • Fortalece as madeixas;
  • Minimiza a caspa;
  • Ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;
  • Contribui para a redução da queda e da calvície;
  • Estimula o ciclo capilar e o crescimento.

“Os óleos vegetais são super-hidratantes, ajudam a equilibrar a pele do couro cabeludo e a normalizar vários descontroles.”, explica o especialista. Nesse sentido, é muito interessante apostar nos óleos para tratar seus fios, mas você deve estar se perguntando quais podem ser utilizados.

Qual óleo usar na umectação capilar?

iStock

Os óleos usados na umectação são os vegetais, extraídos normalmente da semente de plantas. Veja alguns dos mais conhecidos e suas propriedades para o cabelo:

Continua após o anúncio

Óleo de coco

Não é à toa que o óleo de coco se tornou um dos favoritos quando o assunto é beleza. O produto fecha as cutículas do cabelo, conferindo brilho e auxilia na reposição dos líquidos e os lipídios dos fios, resultando em uma nutrição profunda. Além disso, o óleo é antifúngico e antimicrobiano, o que melhora o funcionamento do couro cabeludo.

Óleo de rícino

Esse produto fortalece os fios é um ótimo estimulante capilar. O óleo de rícino conta com a vitamina E, que faz o cabelo crescer mais rápido e de forma saudável. O produto também ativa o couro cabeludo e ajuda a selar as cutículas. Pode ser usado no tratamento contra queda de cabelo e para prevenir a calvície.

Azeite de oliva

O azeite de oliva conta com propriedades antioxidantes e age profundamente nos fios, conferindo brilho às madeixas. Lembre-se de usar somente o extravirgem, pois outros componentes do azeite podem afetar a ação nos fios.

Leia também: Co-wash: a técnica de lavagem que deixa os cabelos bonitos e hidratados

Óleo de abacate

Segundo o especialista, esse óleo conta com propriedades calmantes e relaxantes, e ajuda a combater o ressecamento dos fios, repondo proteínas. “Rico em Vitamina E, o óleo de abacate fortalece, nutre, hidrata e pode tratar casos de caspas ou dermatite seborreica.”

Óleo de eucalipto

Já o óleo de eucalipto é ideal para quem tem os fios oleosos, já que o produto “por ter propriedades antissépticas e antimicrobianas, ajuda a limpar o couro cabeludo e minimizar a oleosidade.”

Óleo de jojoba

Esse óleo possui propriedades umectantes e cicatrizantes. Segundo Porto, o produto auxilia na limpeza dos fios e também expele resíduos de dentro dos folículos.

Óleo essencial de alecrim

E se você quer fortalecer o cabelo e fazê-lo crescer mais rápido, invista em uma umectação de alecrim. Esse óleo “é altamente estimulante e pode reduzir a queda e a calvície”.

Cada óleo possui propriedades e finalidades específicas, então certifique-se do que seu cabelo está precisando no momento. Lembre-se de usar óleos vegetais puros, já que componentes adicionais podem afetar o processo da umectação.

Leia também: Hidratação caseira: dicas e receitas para cabelos impecáveis

Continua após o anúncio

Como fazer umectação capilar

Sabendo um pouco dos benefícios de cada óleo, veja como fazer a umectação em casa e recuperar a vitalidade dos seus fios.

Umectação noturna com óleo de rícino

Já pensou em um tratamento capilar que age enquanto você dorme? É assim que essa umectação funciona! Feita com óleo de rícino e maionese capilar, basta misturar os dois produtos e aplicar diretamente nos fios. Prenda o cabelo, durma e no dia seguinte é só lavar e finalizar normalmente.

Umectação com óleo de abacate

Confira os benefícios da umectação capilar com óleo de abacate e o passo a passo completo para você fazer em casa. Basta separar o cabelo em mechas e aplicar o óleo por todo o cabelo. Deixe agir por aproximadamente duas horas e então lave. O resultado é um cabelo nutrido e brilhoso.

Umectação com óleo de coco para cabelos lisos

Esse vídeo nos mostra as inúmeras propriedades do óleo de coco para o cabelo e como aplicá-lo. Recomenda-se fazer essa umectação antes de dormir e deixar o produto agir de 6 a 8 horas antes do enxágue.

Umectação para cabelos cacheados

Essa receita de umectação é completa para o cabelo cacheado e é feita com dois óleos: o de coco e o azeite de oliva extravirgem. Aplique os produtos no cabelo sem lavar, mecha por mecha, e deixe agir por aproximadamente 6 horas. Depois é só lavar e finalizar.

Umectação com produtos específicos

Continua após o anúncio

Além dos óleos vegetais, o mercado dos cosméticos conta com produtos específicos para umectação. Veja algumas opções, seus benefícios e como aplicá-los em casa.

Há processos diversos de umectação para cada tipo de cabelo e que atendem às necessidades diversas dos fios. Já sabe de qual umectação suas madeixas estão precisando?

7 produtos poderosos para umectação

E o que falta para você fazer sua umectação é o produto certo. Veja boas opções para você apostar:

Dicas de Mulher

  1. Óleo de Jojoba Phytoterápica, na Americanas
  2. Lola Cosmetics Umectação Oliva, na Beleza na Web
  3. Óleo de abacate, na Mundo dos Óleos
  4. Óleo de Rícino Puro Salon Line, na Americanas
  5. Óleo de coco Copra, no Submarino
  6. Óleo de Umectação Salon Line, na Americanas

Agora que você já sabe os benefícios da umectação, é só testá-la em casa e perceber a mudança nos fios. Para manter as madeixas saudáveis e brilhantes, confira 11 receitas de vinagre de maçã no cabelo.

Assuntos: Cabelos

Para você