Cabelo crespo: veja os tipos, cortes, penteados e aprenda como cuidar

Escrito por Nicole Broetto

Foto: Reprodução / Aysha Sow

Estilosos e cheios de atitude, os cabelos crespos são únicos. Eles se caracterizam pelo volume e demandam cuidados específicos, já que sua textura é muito diferente dos outros tipos de cabelo, exigindo técnicas e produtos próprios.

Ultimamente, muitas mulheres vêm se tornando adeptas a abandonar de vez os alisamentos e assumir com todo o orgulho seu amado cabelo crespo, mas essa transição e até o cuidado após a mudança precisam ser observados de perto, para garantir fios nutridos e bonitos.

Índice do conteúdo:

Cuidados com os cabelos crespos

Segundo a especialista Giselle Dallago, do Salão Camarim Makeup Studio, a maioria das pessoas confundem cabelos crespos com ondulados ou cacheados, mas existe uma grande diferença. Os cabelos crespos normalmente são mais finos e tendem muito mais a serem ressecados e com ondas bem fechadas, necessitando cuidado extremo e produtos específicos, como leave-in e hidratante para ajudar a dar forma e hidratar. Veja algumas dicas a seguir.

1. Nada de água quente

Mesmo na época de frio, é necessário evitar o uso de água quente nos cabelos crespos, pois ela danifica os fios, ressecando-os. Já que a cutícula do cabelo crespo é muito sensível, qualquer temperatura muito alta acaba resultando na desidratação natural da raiz.

Leia também: 40 fotos que vão te convencer a alisar o cabelo

A youtuber, do canal Beleza Black Power, dispõe uma série de informações acerca de cuidados com os cabelos 4 (crespos), sendo uma das principais orientações falando a respeito dessa atenção com a temperatura da água.

2. Desembarace antes do shampoo

Diferente dos outros tipos de cabelo, a lavagem e o desembaraçamento dos crespos exigem alguns cuidados, para deixar os fios limpos sem perder a oleosidade natural. Desembaraçar antes da aplicação do shampoo impede a perda excessiva de fios e terminar com o condicionador confere a selagem da hidratação.

Yuli Balzac revela sua rotina de lavagem, começando pelo desembaraçamento e umidificação na água fria ou morna, até o modo correto de massagear a raiz e repor os nutrientes dos fios com máscara e condicionador.

Leia também: Conheça a fitagem, uma técnica simples para definir os seus cachos

3. Não aplicar shampoo nas pontas

Um erro muito comum é querer higienizar o cabelo todo com o shampoo, aplicando da raiz até as pontas. Entretanto, os cabelos crespos são mais secos que os demais, podendo ficar opacos se aplicado o shampoo nas pontas. Prefira utilizar o produto somente nas partes mais oleosas do cabelo.

A youtuber oferece 5 dicas para garantir cabelos saudáveis, sem ressecamento ou excesso de frizz. A primeira faz relação com a indicação acima, e serve tanto para crespas ou cacheadas.

4. Faça hidratação constantemente

Como o cabelo crespo é mais seco, ele necessita de ainda mais hidratação do que os outros tipo de cabelo. O primeiro passo é uma umectação, para em seguida ser aplicado o shampoo e enfim, realizar a hidratação, com uma mistura de produtos.

Leia também: Cabelos cacheados: os melhores penteados e cuidados especiais

Dani Azevedo, pós graduanda em tricologia e terapia capilar, ensina o passo a passo do que fazer para evitar ter um cabelo opaco e sem vida. Ele mostra todos os produtos utilizados e como foi feita a aplicação.

5. Como finalizar

Realizando a técnica de fitagem simples, não deixe de finalizar seu cabelo com os produtos certos, para garantir um resultado final bem bonito e definido. Esse último procedimento ajuda a dar volume, além de deixar os cachos bem distribuídos.

Lorena Matos dá sua indicação de cremes preferidos para realizar a finalização do cabelo curto. Ela mostra desde a maneira de aplicar até as quantidades usadas de produto em cada etapa do processo.

Da temperatura da água até o modo certo de finalizar, alguns passos são precisos para assegurar cachinhos lindos e cheios de poder. A especialista Giselle Dallago ressalta que além desses cuidados, alguns processos químicos podem ser indicados para a manutenção do cabelo crespo, como a permanente afro e relaxamentos, mas tudo deve ser devidamente indicado por um profissional capacitado especializado nesses tipos de cabelos.

Tipos de cabelo crespo

Imagem: Dicas de Mulher

Para melhor classificação dos tipos de cabelo, é comum o uso do Sistema Andre Waler, que categoriza segundo espessura e ondulação do fio. Enquanto os cabelos lisos, ondulados e cacheados se encaixam nas categorias 1, 2 e 3, respectivamente, os crespos ficam dentro da 4ª (e até 5ª), se diferenciando pela letra.

Giselle Dallago afirma que as principais características do cabelo crespo tem relação com o formato, que tende a ser mais apertadinho e em forma de espiral. São cabelos superfinos e extremamente ressecados, exigindo atenção. Mas possuem uma beleza única, que faz a sua dona se destacar onde quer que vá. Veja mais abaixo.

  • 4A: cachos ainda visíveis mas muito pequenos, apesar de serem pouco definidos em comparação aos cabelos cacheados, são os mais definidos dos cabelos crespos. Geralmente é mais seco nas pontas e ganham volume com facilidade, apesar de serem bem sensíveis. O diâmetro do 4A é comumente comparado ao de uma agulha de crochê e quando esticado, lembra a letra “s”. Suas cutículas são bem finas, o que o deixa mais exposto aos danos de agentes externos como o calor e umidade.
  • 4B: cachos ainda menos definidos que o tipo anterior e inclusive tendem a ser quase invisíveis quando o cabelo está seco. São muito finos, com tendência a se quebrar facilmente, por este motivo recomenda-se muito cuidado ao desembaraçar. Uma característica é que ele encolhe muito depois de seco, e quanto ao formato, normalmente há uma comparação dos fios com a letra “z”.
  • 4C: nesse tipo é quase impossível de perceber a definição dos cachos, e os fios são extremamente finos, sendo ainda mais fácil de se quebrar. Sua identificação é feita a partir das particularidades dos fios ficarem bem juntinhos e volumosos, crescendo para cima. Cutículas ainda mais finas e, portanto, com pouca proteção natural.
  • 5: super-raro, esse cabelo é muito difícil de ser visto. Ele é dito como “crespíssimo” por algumas mulheres e com ele é difícil alcançar definição. Se difere dos outros tipos pela curvatura do fio, não formando cachos seja seco ou molhado, de modo que possuem textura e volume próprios.

É importante ressaltar que essa rotulação não é exata ou abrange todos os cabelos crespos existentes, já que alguns são um mix de dois ou mais tipos de cabelos, ou então ficam entre dois formatos. Entretanto, essa lista serve para facilitar a identificação do cabelo para o tratamento adequado.

Cortes para cabelos crespos

Devido ao volume e textura, muitas vezes os cortes para esse tipo de cabelos são confundidos, mas as crespinhas não devem se preocupar pois há uma infinidade de cortes possíveis para seus fios.

1. Raspar as laterais e deixar volume em cima fica muito estiloso

Foto: Reprodução / Lysa Teodoro

2. O corte em formato coração valoriza o volume do cabelo

Foto: Reprodução / Aysha Sow

3. Moicanos são ideais para mulheres atrevidas

Foto: Reprodução / Aysha Sow

4. Os curtinhos são superestilosos

Foto: Reprodução / Kojo Joey

5. E nunca perdem seu charme

Foto: Reprodução / Kojo Joey

6. Esse corte valoriza o que seu cabelo tem de melhor: o volume!

Foto: Reprodução / Lauren Lewiss

7. E o curtinho não deixa de ser uma opção prática

Foto: Reprodução / Danielle

8. O longo em “V” deixa os cachos mais distribuídos

Foto: Reprodução / xhibit photography

9. O afro é um clássico

Foto: Reprodução / dromo studios

10. Mas a fofura do mini-afro é irresistível

Foto: Reprodução / Gabi Oliveira

11. Os longos ficam hiperpoderosos

Foto: Reprodução / Maju Silva

12. Esse corte proporciona um volume bem alto

Foto: Reprodução / Jacy July

13. O corte swag tem ganhado lugar nos salões por todo o Brasil

Foto: Reprodução / Ana Lídia Lopes

14. E o degradê arredondado é tendência

Foto: Reprodução / SABRINA DIBYNIS

15. Usar dreads naturais está em alta

Foto: Reprodução / BRUNO GOMES

Conseguiu escolher seu favorito? Dos longos aos curtinhos, são cortes que não acabam mais.

Penteados para cabelos crespos

E mesmo com o corte que você já possui, é legal variar, estilizando o cabelo dos mais divertidos modos, confira alguns exemplos.

1. O afro puff é bem fácil de fazer

Foto: Reprodução / jacy july

2. Ideal para eventos formais, como casamentos

Foto: Reprodução / Penteados e Tranças da Nai

3. Para variar, os coques laterais são uma opção

Foto: Reprodução / Aysha Sow

4. Muito elegante, não é mesmo?

Foto: Reprodução / Jacy July

5. As tranças são mega estilosas

Foto: Reprodução / jacy july

6. Os bantu knots são o penteado da vez

Foto: Reprodução / Candice Ariel

7. Um coque feito de tranças é sempre uma boa alternativa

Foto: Reprodução / Kojo Joey

8. Usar acessórios dá um toque a mais ao look

Foto: Reprodução / Kojo Joey

9. E as tranças para trás trazem um ar mais moderninho

Foto: Reprodução / Kojo Joey

10. Para ocasiões especiais, este é perfeito

Foto: Reprodução / Amiga Bafão

11. Preso e armado também fica lindo

Foto: Reprodução / dromo studios

12. Soltinho, dividido ao meio é bem prático

Foto: Reprodução / xhibit photography

13. Fofura define esse penteado!

Foto: Reprodução / Yara Shahidi

14. As mais ousadas podem optar por algumas trancinhas só na frente

Foto: Reprodução / Jacy july

15. E os moicanos com hair rings na lateral são de outro mundo

Foto: Reprodução / Kia Marie

São todos tão lindos que dá vontade de já sair testando de uma vez, né? Não deixe de se divertir com os diversos penteados disponíveis para as crespas.

5 produtos incríveis para cabelos crespos

Os cabelos crespos são lindíssimos mas exigem cuidados específicos, seja durante o banho ou já na finalização, fique de olho nesses produtinhos abaixo que são imperdíveis.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Máscara Avon Advance Techniques
  2. “Tem textura entre média e consistente, ajuda muito nutrir e resulta em cachos brilhantes e definidos. Eu usei essa máscara por alguns dias e já adianto: puro amor!” – Márcia Pacheco

  3. Definidor de cachos Salon Line
  4. “Eu estou amando esse volume e essa definição, meu cabelo está muito macio, não está muito pesado mas muito cheiroso, do jeito que eu gosto.” – Débora Ninja

  5. Gelatina Capicilin Definidor Natural de Cachos
  6. “Quem gosta de definição pode incluir esse produto na lista de compras. A Gelatina promete modelar os cachos e deixar os cabelos com um movimento natural. O produto é bem líquido e transparente.” – Maressa de Souza

  7. Shampoo Dhönna Afro Gentle Poo
  8. “Eu diria que ele é ideal para quem está começando na rotina capilar, ele deixa a sensação de cabelo bem leve e limpo mas sem agredir.” – Márcia Pacheco

  9. Leave-in Yenzah Desmaia Fios, na Loja Beleza na Web
  10. “Ele deixou os meus cabelos bem leves e maleáveis, não deixou aquele aspecto pesado nos fios e tudo isso com um pouquinho só de produto.” – Jaqueline Fernandes

Dito isso, não perca tempo e saia por aí arrasando, seja com um intenso black power ou com um curtinho mega saudável e bonito, o importante é não ter medo de mostrar para o mundo todo o poder de um belo cabelo crespo.

Assuntos: Cabelos

Para você