Óleo de amêndoas: um grande aliado para a pele ressecada

Escrito por
Em 05.08.19

iStock

O óleo de amêndoas é utilizado há muitas gerações. Você provavelmente já deve ter escutado falar sobre como esse óleo vegetal é bom, inclusive para a beleza, não é mesmo? Pois é: os anos passam e ele continua sendo lembrado como item curinga para cuidar do nosso corpo.

Continua após o anúncio

Mas, afinal, quais são as vantagens de ter o óleo de amêndoas em casa e, sempre que possível, aplicá-lo ao corpo? Para saber todas essas informações, nós conversamos com a Dra. Caroline Semerdjian (CRM: 112246), dermatologista responsável pelo site Pergunte ao Dermatologista. Confira:

Benefícios do óleo de amêndoas: saiba como usá-lo adequadamente

iStock

O óleo de amêndoas é rico em ácido oleico, um poderoso umectante que retém a água por mais tempo. Por esse motivo, é um óleo que pode ser um ótimo aliado para diversas áreas do corpo. E aqui vai uma dica: se você tiver sempre na sua nécessaire, as vantagens podem ser várias!

  1. Indicado para peles ressecadas: nesse tipo de pele, o óleo de amêndoas pode ser muito bom. Geralmente acontece com mulheres durante o período da menopausa, idosos, crianças com dermatite atópica e outras doenças que deixam a pele mais seca, como pessoas com hipotireoidismo.
  2. É possível aplicar no rosto: assim como nas outras áreas do corpo, a pele do rosto também precisa estar ressecada para receber o tratamento com esse óleo. O resultado é uma pele bonita e superhidratada!
  3. Melhora a elasticidade da pele: esse óleo pode ser um bom aliado na prevenção de estrias. Embora não seja capaz de eliminar essas lesões da pele, ajuda, sim, a preveni-las. Caso você deseje o tratamento de estrias já presentes na pele, a Dra. Caroline Semerdjian recomenda produtos derivados da vitamina A, como a Tretinoína. Além disso, procedimentos como microagulhamento e laser de CO2 são eficazes, já que estimulam a produção de colágeno, que é o que falta nas estrias.

Seja para você fazer uma massagem ou mesmo usar no banho, aproveite as vantagens do óleo de amêndoas e hidrate a sua pele!

Como usar o óleo de amêndoas

Aqui nesta matéria, você pôde saber como esse é um óleo capaz de hidratar as peles mais ressecadas. Agora você vai descobrir como é possível aproveitar as suas propriedades:

Leia também: Vaselina: benefícios e truques de como usar no dia a dia

Massagem relaxante com óleo de amêndoas

Além de explicar todas as propriedades do óleo de amêndoas – e como ele pode ser útil para ressecamentos profundos em determinadas áreas do corpo, como pés e cotovelos –, esse vídeo mostra um jeito simples (e muito agradável!) de preparar uma massagem relaxante. Ah, e se você for usar no rosto, 1 ml do óleo já é suficiente.

Óleo de amêndoas para cuidar da pele do rosto

Continua após o anúncio

Em um vídeo que fala dos benefícios de vários óleos vegetais, o óleo de amêndoas não podia ficar de fora! Aqui, você vai conferir informações sobre o seu alto poder hidratante ao mesmo tempo em que faz uma boa limpeza dos poros, em peles secas.

Então já sabe: para peles ressecadas, é possível aproveitar todas as propriedades hidratantes do óleo de amêndoas.

Leia também: Máscara de argila: tipos, benefícios e como preparar em casa

Contraindicações do óleo de amêndoas

iStock

Como destacamos na matéria, ele deve ser utilizado no caso de áreas do corpo ressecadas. Sendo assim, ele não é indicado para peles oleosas ou para pessoas que já têm tendência a ter cravos e espinhas. Há também pessoas que podem ter algum tipo de alergia aos componentes da fórmula. Mas, no geral, é um óleo que oferece diversas vantagens para muitas pessoas.

Afinal, o óleo de amêndoas é bom para o cabelo?

Muitas pessoas acreditam que o óleo de amêndoas pode hidratar os fios capilares, porém, de acordo com a Dra. Caroline Semerdjian, esse óleo é pesado demais para usar com essa finalidade. O seu uso nos cabelos pode causar dermatites. Além disso, quando aplicado na extensão dos fios, o óleo pode entrar em contato com o rosto, ombros e costas, podendo causar acnes e espinhas (no caso de peles mais oleosas).
A dermatologista ainda explica que o óleo de amêndoas não tem efeito no crescimento dos fios. Sendo assim, caso você deseje realizar uma hidratação, umectação ou mesmo um tratamento que cuide da saúde dos fios, fazendo que eles cresçam mais rápido, é sempre recomendado procurar um profissional.

Sabendo aplicar corretamente – em áreas do corpo que estejam ressecadas –, o óleo de amêndoas proporciona inúmeras vantagens. Um produto fácil de encontrar, muitas vezes acessível no preço e a prova de que é realmente bom é que as gerações passam e ele continua fazendo sucesso!

Assuntos: Pele

Para você