7 opções de esfoliante capilar e como fazer ótimas versões caseiras

Escrito por
Atualizado em 15.03.21

iStock

Por
Atualizado em 15.03.21

Alguma vez na sua vida você usou algum esfoliante capilar? Na hora de cuidar do cabelo, damos mais preferência para máscaras, hidratantes e condicionadores, esquecemos que um bom esfoliante ajuda na saúde capilar. Sendo assim, confira como usar o esfoliante no seu dia a dia, quais são os melhores produtos e como fazer o seu próprio em casa de forma fácil e prática.

Publicidade

Passo a passo de como usar

O esfoliante capilar é bem diferente de outros tratamentos capilares que exigem um cuidado grande e muito tempo para realizar. Na verdade, fazer uso deste produto é excelente por ser algo simples, feito em casa sem problemas. A forma de usar pode variar com o produto, mas, em geral, os passos são os seguintes:

  • Escolha seu produto, comprado ou mistura caseira, e coloque em um recipiente;
  • Aplique no couro cabeludo úmido de maneira uniforme;
  • Massageie realizando movimentos circulares com a poupa do dedo por 2 a 3 minutos;
  • Enxágue abundantemente para remover o esfoliante;
  • Siga com sua rotina de cuidados capilares, shampoo e condicionador;
  • Repita esses passos a cada 15 dias, ou de acordo com o seu cronograma capilar.

Ao usar o esfoliante, você poderá avaliar como o seu cabelo reagiu a esse cuidado, decidindo, assim, qual o melhor produto ou receita para as suas madeixas. Tome cuidado no momento de massagear, fazendo os movimentos de forma leve e delicada.

Os melhores esfoliantes capilares

Agora que você já sabe como usar o esfoliante e entende a importância que ele pode ter na sua rotina capilar, saiba que há diversos produtos disponíveis. Selecionamos 7 opções que estão entre as mais desejadas das blogueiras e youtubers de beleza.

1. Esfoliante Capilar Monange – Boost de Crescimento – $

Dicas de Mulher

Para quem procura uma esfoliação suave e eficaz, o esfoliante capilar Monange é excelente para esse propósito. Com partículas de Jojoba, este produto proporciona limpeza e auxilia no crescimento capilar, além de dar uma sensação refrescante nos fios.

“Eu gostei bastante deste esfoliante, eu não tinha usado um mas senti que ele deixa o couro cabeludo bem limpinho. Eu estou com caspa por estresse e senti que ajudou a dar uma segurada neste aspecto mas também na oleosidade.” – Julia Martins

2. Shampoo Sólido Esfoliante Morte Súbita, Lola Cosmetics – $

Dicas de Mulher

Quem possui cabelos danificados ou quimicamente tratados, pode encontrar no shampoo esfoliante sólido um grande aliado. Porque este produto além de limpar profundamente, também busca hidratar e reequilibrar o couro cabeludo sensível.

Publicidade

“Meu cabelo ficou muito limpo e leve. Ao tirar o produto não coloquei condicionador nem outro shampoo nas pontas, pois queria o resultado dele sozinho. E ficou incrível. Adquiriu um brilho novo e ficou limpo por um pouco mais de tempo do que ficaria normalmente.” – Nanna

3. Novex Meus Cachos Máscara de Tratamento e Esfoliante Capilar – $$

Dicas de Mulher

Dedicado aos cabelos cacheados, a máscara e esfoliante capilar da Novex é feita para quem deseja renovar os fios e tirar resíduos de forma profunda. Contém em sua fórmula argila branca que ajuda no crescimento saudável, na prevenção da queda e ainda proporciona a remoção das células mortas.

“[…] a sensação na hora da aplicação é MARAVILHOSA. Essas microesferas fazem uma massagem suave e logo que você retira ela do cabelo se sente renovada e leve, é incrível a sensação.” – Karen Lima

4. Pré-Shampoo Detox Bambu e Clorofila, Phytoervas – $$

Dicas de Mulher

Com os ativos naturais bambu e clorofila, esse produto possui um alto poder de adstringência, limpando profundamente os fios e os mantendo saudáveis em simultâneo. Esse esfoliante limpa suavemente e ajuda a manter controlada a oleosidade do cabelo.

“O recomendado para esfoliante é utilizar 1-2 vezes na semana. Eu tenho utilizado apenas 1 vez na semana e tem sido excelente. Ele remove impurezas dos cabelos também… já preparando os mesmos para a aplicação do shampoo.” – Naara Priscilla

5. Nativa Spa Esfoliante Capilar Detox Matcha, O Boticário – $$$

Dicas de Mulher

Feito com 83,9% de produtos naturais, o esfoliante capilar detox Nativa proporciona uma limpeza e renovação do couro capilar, sem ressecar ou danificar. Ele é ideal para quem possui cabelos oleosos, devido à limpeza profunda da raiz até as pontas.

“Ele promove uma limpeza profunda e refrescante de modo suave. O que eu achei mais legal é que limpou sem ressecar os fios e mesmo contendo sulfato não desbotou tanto o cabelo. Não é um produto que faça tanta espuma, mas você sente uma boa limpeza.” – Carol Sweet

Publicidade

6. Lee Stafford Hair Growth – Shampoo Esfoliante – $$$$

Dicas de Mulher

Ideal para quem possui os fios finos, este esfoliante tem ação fortalecedora e ajuda na diminuição da queda capilar. Além disso, estimula o crescimento e nutre as madeixas de forma a evitar que os fios quebrem.

“Tratamento de pré-lavagem que desbloqueia os folículos, remove a acumulo de produtos e a poluição, para abrir caminho para cabelos mais longos, mais fortes e saudáveis.” – Carol Ramos

7. Vichy Dercos Micro Peel – Shampoo Esfoliant – $$$$$

Dicas de Mulher

Com o intuito de tratar as caspas, este esfoliante capilar possui dupla ação tratando também da remoção de resíduos. Em sua fórmula, possui ácido salicílico e LHA que são responsáveis por regular a renovação celular. Além disso, o shampoo tem ação antifúngica e anti-inflamatória.

“Após secar, observei que os fios ficaram soltinhos e macios. Não deixou os fios arrepiados. A refrescância do couro cabeludo durou o dia todo. Meu marido também usou e adorou. Gostei muito do resultado e vou continuar usando pelo menos uma vez por semana. APROVADO.” – Thays Rezende

Com estes produtos, você poderá dar outra vida aos fios e passar a ter uma rotina ainda mais completa de cuidados. Apesar de todos terem a função de limpar profundamente o cabelo, busque o produto que está alinhado com a necessidade dos seus fios, seja um com mais propriedades nutritivas ou com mais ação contra a oleosidade.

Como fazer um esfoliante capilar caseiro

Mesmo com a enorme oferta de produtos, é possível fazer o seu próprio esfoliante capilar com ingredientes que você tem casa. Por isso, separamos 5 vídeos com algumas receitas para você criar o seu próprio esfoliante e ver o que melhor se adapta ao seu cabelo.

Esfoliante capilar com açúcar

Cuidar do cabelo com açúcar? Exatamente. É possível fazer uma ótima esfoliação caseira com alguns ingredientes simples, dentre eles o açúcar, e seu cabelo sentirá toda a diferença. A youtuber Susanna Brasileiro ensinou em seu canal como fazer o esfoliante capilar em poucos passos.

Publicidade

Esfoliante capilar com babosa e café

Se seu objetivo é tratar do cabelo para que ele possa crescer mais e com saúde, essa receita pode te ajudar. A youtuber Adriana Santos mostrou o passo a passo de como fazer um esfoliante que irá desobstruir os bulbos capilares e dar mais crescimento aos fios.

Esfoliante capilar com óleo de coco e fubá

Ter uma rotina de cuidados com o cabelo é tão importante quanto cuidar da pele ou do corpo. Por isso, a youtuber Lu Prestes montou um vídeo explicando como fazer uma boa esfoliação caseira e contou um pouco da importância desse cuidado para o seu cabelo.

Esfoliante com apenas dois ingredientes

Quem disse que um bom esfoliante precisa de muitos ingredientes, não conhece esse aqui. A youtuber Gabriela Bordin mostra como ter um bom tratamento capilar usando apenas dois ingredientes que você tem em casa.

Esfoliante com três ingredientes

A esfoliação é ótima para quem possui cabelos oleosos, mas quem possui outros tipos de cabelo também pode tirar muito proveito dessa técnica. A youtuber Nathália Lazzarin mostrou em seu canal como ela faz esfoliação e ainda deu algumas dicas para antes e depois desse tratamento.

Ter o cabelo bem cuidado é muito importante, e isso pode ser feito de maneira simples. Com poucos passos, você consegue deixar os fios mais saudáveis e revitalizados. Para mantê-lo assim, você deve investir na criação de um cronograma capilar, outra ação simples que fará toda a diferença.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão

Assuntos: Cabelos