Óleo de abacate: benefícios que vão além da estética

Escrito por
Em 28.03.19

iStock

O óleo de abacate é um dos óleos funcionais que mais oferecem benefícios à saúde e ao corpo de quem o introduz na rotina. O fruto é rico em vitaminas A, C e E, proteínas, ácido fólico e potássio.

Continua após o anúncio

Apesar de ter ganhado destaque devido aos seus benefícios, o óleo de abacate ainda pode gerar algumas dúvidas. Consultamos a nutricionista Sabrina Oliveira para esclarecer essas perguntas e explicar os benefícios desse óleo que pode ajudar no corpo, cabelo, pele e muito mais.

8 benefícios do óleo de abacate

iStock

Segundo Sabrina, por ser extraído diretamente da polpa, local onde encontra-se a maior parte da gordura boa, o óleo traz diversos benefícios para a saúde.

1. Controla os níveis do colesterol

Com a presença de gorduras boas, o óleo contribui para a redução do colesterol considerado “ruim”, o LDL, e auxilia no aumento do colesterol “bom”, o HDL. Com a redução do colesterol ruim, torna-se mais fácil prevenir doenças cardiovasculares.

Leia também: 10 receitas de hidratação com azeite para devolver a vida dos seus cabelos

Além de prevenir doenças cardiovasculares através da diminuição do colesterol, o óleo de abacate também as previne por possuir ação anti-inflamatória que reduz o risco de danos às paredes arteriais.

2. Ajuda no emagrecimento

O óleo auxilia no controle do hormônio ligado ao estresse, o cortisol. Esse hormônio está diretamente ligado à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura abdominal.

Assim, aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, ele pode contribuir para o emagrecimento.

Continua após o anúncio

3. Melhora a digestão

Sabrina afirma que o óleo ajuda o aparelho digestivo a processar melhor os alimentos devido à presença de algumas vitaminas, minerais e ácidos graxos monoinsaturados.

4. Aumento da imunidade

A presença de ômegas e a riqueza de lipídios contribuem para o aumento da imunidade, através da produção de células de defesa do corpo.

Leia também: Como fazer uma vitamina de abacate cremosa e nutritiva

5. Combate rugas

A presença da vitamina E contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele, combatendo o surgimento de rugas. Isso se dá devido à ação antioxidante presente na vitamina.

6. Ajuda na cicatrização

O óleo de abacate auxilia o processo de cicatrização da pele. Ele é comumente usado em tratamentos pós-cirúrgicos devido a sua propriedade anti-inflamatória. Além disso, o óleo também é utilizado para tratar inflamações na pele como acne, psoríase, queimaduras e mais.

7. Ameniza as estrias

O poder cicatrizante do óleo de abacate contribui para a diminuição das estrias, além de prevenir as tão indesejadas marquinhas.

8. Promove cabelos macios e hidratados

O óleo ajuda a controlar o frizz e deixar o cabelo mais macio e brilhoso, além de ajudar na restauração das pontas ressecadas.

Esses são os principais benefícios do óleo de abacate. Sabrina ressalta a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas para que os benefícios sejam potencializados.

Leia também: Máscara facial: produtos e receitas caseiras para uma pele deslumbrante

Óleo de abacate para o cabelo: como usar

Esse tipo de óleo ainda traz algumas dúvidas sobre a forma de usá-lo, pois você pode aplicá-lo nos cabelos, na pele, usá-lo em alimentos e muito mais. Ele pode vir em forma de líquido ou até mesmo em comprimidos.

Continua após o anúncio

5 dicas para aplicar óleo de abacate no cabelo

Adriana, dona do canal “Feminina e Original”, fala sobre como o abacate recuperou seu cabelo e dá 5 dicas para usar o óleo no cabelo.

Umectação com óleo de abacate

Neste vídeo, Larissa demonstra como utiliza o óleo no processo de umectação para a nutrição dos seus fios. Ela conta um pouco sobre os efeitos e cuidados para quem tem o cabelo tingido.

Óleo de abacate para nutrição capilar

O vídeo mostra todo o processo de hidratação do cabelo com o óleo e o resultado que esse óleo vegetal oferta para um cabelo bastante macio e sedoso.

Viu como é fácil aplicar o óleo nos cabelos? Com efeitos tão incríveis, você não vai querer ficar de fora. Sabia que você pode fazer o óleo em casa?

Como fazer óleo de abacate

iStock

É possível fazer o óleo de abacate em casa e economizar aquela graninha. É bastante fácil, basta seguir alguns passos. Confira:

Você vai precisar de:

  • 3 abacates maduros;
  • Tecido para espremer o óleo;
  • Forma de alumínio.

Como fazer:

  1. Amasse a polpa de cada abacate com um garfo;
  2. Espalhe-as sobre a forma;
  3. Deixe a forma sob sol forte durante 3 a 5 dias, até que as polpas estejam secas;
  4. Mexa com o garfo todos os dias durante o processo de secagem a fim de deixá-las desidratadas;
  5. Coloque pequenas quantidades da polpa seca envolta no tecido e esprema para extrair o óleo;
  6. Esprema o tecido em um pote de vidro e guarde-o dentro da geladeira, pois não há conservantes no óleo puro.

Fazer o óleo caseiro requer poucos ingredientes e é bastante simples. Que tal experimentar e fazer o seu?

Continua após o anúncio

Óleo de abacate: onde comprar

Há quem prefira comprar o produto pronto. Sabia que você pode adquirir o óleo em cápsulas? Veja algumas sugestões:

Dicas de Mulher

  1. Óleo de abacate em cápsulas, na NatusVita
  2. Óleo de abacate em cápsulas Duom, nas Americanas
  3. Óleo Abacate 100% puro, na La Nature
  4. Óleo de Abacate 60 ml, no Mundo dos Óleos
  5. Óleo de abacate WNF, nas Americanas

Essas são algumas das lojas online que oferecem o óleo de abacate em suas variadas formas.

Composição do óleo de abacate

iStock

Como citamos acima, ele é um óleo vegetal repleto de vitaminas e nutrientes e que faz muito bem para o corpo, pele e organismo. Confira mais detalhes sobre a composição do abacate:

  • Valor energético: 884 calorias
  • Gorduras totais: 100 g
  • Gorduras saturadas: 12 g
  • Gorduras poliinsaturadas: 13 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 71 g
  • Carboidratos: 0 g
  • Açúcares: 0 g
  • Proteínas: 0 g
  • Fibra Alimentar: 0 g

Essa é a composição de 100 gramas de óleo. Como você pode ver, ele é rico em gorduras, porém são gorduras que contribuem positivamente para o seu organismo.

Ao introduzir o óleo da abacate em sua rotina, você notará melhorias em seu corpo, na sua pele e no seu cabelo. Por isso, é um óleo vegetal essencial para quem está buscando uma vida mais natural e equilibrada. Que tal experimentar?

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Cabelos, Pele

Para você