Tire dúvidas sobre a umectação noturna e saiba como nutrir seus fios

Escrito por
Em 15.12.20

iStock

Por                                
Em 15.12.20

A umectação noturna se tornou um dos tratamentos capilares preferidos, devido à praticidade e aos bons resultados alcançados. O tratamento é feito à base de óleos vegetais que ajudam na recuperação de fios danificados, reposição de nutrientes, entre outras vantagens para os cabelos. Saiba mais sobre o assunto, seus benefícios e como fazer o tratamento.

Publicidade

O que é a umectação noturna?

De acordo com a cabeleireira Eva Motta, do salão Evolution Hair, “a umectação noturna é indicada para todos os tipos de cabelos. A técnica consiste em nutrir intensamente e repor a umidade natural dos fios. Inclusive, a umectação pode fazer parte do cronograma capilar para fortalecer e dar brilho aos fios”.

Dúvidas sobre a umectação noturna

iStock

Com a ajuda da cabeleireira, vamos esclarecer as principais dúvidas acerca da umectação noturna. Acompanhe:

  • Quanto tempo deixar: de acordo com a Eva, pode deixar a umectação agir nos fios durante a noite e, logo pela manhã, é preciso lavar os cabelos.
  • Quantas vezes por semana pode fazer: a frequência do tratamento depende da necessidade dos fios, mas é indicado fazer em média duas vezes por semana.
  • Qual o melhor óleo: “No mercado de cosméticos, existem variedades de bons óleos vegetais. Entre os que mais se destacam estão: óleo de coco, oliva, abacate e rícino”, informa Eva.
  • Como tirar: lave os cabelos normalmente com um shampoo de costume. Caso o produto seja muito consistente, dilua-o com água em um recipiente para deixá-lo mais líquido. Após a lavagem, enxágue abundantemente.
  • É mais indicado touca ou tecido: Eva explica que “O ideal é usar touca de plástico para dormir e evitar toalhas ou panos de algodão, pois o algodão pode absorver os nutrientes e impedir a eficácia do tratamento”.

Agora que você conferiu as principais dúvidas sobre a técnica, fique por dentro dos seus benefícios!

Benefícios da umectação noturna

O tratamento, além de ser prático, possui diversos benefícios importantes para as madeixas. Conheça os principais e deixe os seus cabelos lindos e bem nutridos:

  • Reduz o frizz;
  • Previne a quebra dos fios;
  • Repõe nutrientes essenciais;
  • Diminui o ressecamento;
  • Custo acessível e otimização do tempo;
  • O tratamento é feito com produtos naturais à base de óleos vegetais;
  • Auxilia no crescimento capilar.

É importante enfatizar que os resultados da umectação nem sempre são imediatos. É necessário realizar o tratamento periodicamente para alcançar o resultado desejado.

Cuidados e contraindicações

Segundo a cabeleireira, a umectação noturna não possui contraindicações, pois o tratamento é feito com ingredientes naturais. No entanto, é importante se atentar ao aspecto dos fios. Se estiverem oleosos, reduza a quantidade de produto e frequência do tratamento.

Como fazer umectação noturna

Selecionamos alguns vídeos sobre o assunto para te ensinar como realizar o tratamento no conforto do seu lar. Vale a pena assistir!

Publicidade

Como fazer umectação noturna

A youtuber Ana Lídia ensina o passo a passo de como fazer o tratamento. Ela esclarece as principais dúvidas sobre o procedimento e sobre os produtos que devem ser usados. Assista ao vídeo!

Umectação com óleo de rícino

A aplicação do óleo de rícino, associado à massagem capilar, ativa a circulação sanguínea e estimula o crescimento capilar. A youtuber Daiane Nascimento mostra como fazê-la para potencializar os resultados da umectação noturna. Assista!

Umectação noturna com máscara de hidratação

Nesse vídeo, você confere o tratamento com máscara de hidratação enriquecida com óleo de coco. Essa umectação é muito indicada para cabelos cacheados, crespos ou em transição. Assista!

Umectação noturna com maionese capilar

A maionese capilar, quando misturada ao óleo de rícino, proporciona uma nutrição poderosa aos fios. Assista ao vídeo e saiba detalhes de como aplicá-la!

Para ter cabelos bonitos e saudáveis é importante manter uma rotina de cuidados. Então, aproveite e saiba mais sobre cronograma capilar e cada etapa do tratamento.

Assuntos: Cabelos