COLUNA

A culpa é do Mercúrio retrógrado!

Dicas de Mulher

Entenda a influência desse movimento em sua vida e suas consequências

Atualizado em 16.09.22

Se você já ouviu falar em Mercúrio retrógrado tenho certeza que não foi em bom tom! Esse movimento, que leva a culpa por quase tudo quando está acontecendo, é mais comum do que você imagina, então, se não pode vencê-lo, que tal aprender a lidar com ele?

Afinal, o que é Mercúrio retrógrado? É um fenômeno astrológico que identificamos quando, do ponto de vista da Terra, o movimento desse planeta fica mais lento. Isso acontece normalmente por conta do formato elíptico da órbita planetária. E não é exclusividade de Mercúrio! A retrogradação pode atingir todos os outros planetas. Mas com Mercúrio, acontece com mais frequência.

E quando acontece? Todos os anos, 3 ou 4 vezes ao ano, precisamos lidar com essa retrogradação, que dura cerca de 20 dias. Durante esses períodos, o Mercúrio retrógrado influencia diretamente nosso setor da comunicação e tudo o que o envolve. Por exemplo, a tecnologia, as redes e os aparelhos podem não responder aos comandos. As conversas e reuniões tendem a não fluir como o esperado. Também não é um período recomendado para assinar contratos ou dar inícios a novos empreendimentos.

Isso porque o movimento provoca ruídos nas trocas, fazendo com que tudo que envolva acordos esteja mais sensível. O período é um prato cheio para mal-entendidos, que além de gerarem discussões e conflitos, podem levar a decisões precipitadas, se não levarmos em conta a necessidade de reavaliar cuidadosamente tudo o que foi levantado, antes de dar o próximo passo, para onde quer que ele seja.

Celulares que estragam, redes que caem, e-mails que não chegam… tudo isso entra no combo de desafios que o céu pode oferecer nesses momentos. Dá para perceber que as áreas afetadas por Mercúrio retrógrado estão muito próximas a nós, impactando boa parte das decisões cotidianas e exigindo uma dose extra de paciência no dia a dia.

Publicidade

Essa é a principal característica do período e, provavelmente, a responsável pela sua má fama. Afinal, na sociedade da produtividade, tudo o que remete a atrasos, instabilidade e pausa acaba representando aquilo que mais tememos: a necessidade de ir com calma. Dá até um arrepio só em pensar, não é?

Mas esse é o presente que a retrogradação nos dá. A oportunidade de voltar, reavaliar e, mais uma vez, ir com calma. Sabendo aproveitar a influência dos astros, esse é o período perfeito para desengavetar projetos antigos, retomar estudos que foram abandonados, aprimorar um trabalho que precisa de mais tempo para ser desenvolvido e, claro, ter paciência consigo e com as pessoas ao seu redor.

Afinal, o céu é sempre democrático: Mercúrio nunca fica retrógrado só para você. Cada um precisa lidar com essa influência à sua própria maneira.

Para saber mais sobre os movimentos astrológicos do mês e como eles afetam seu signo, acompanhe nosso horóscopo mensal, aqui.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Dicas de Mulher.

Astróloga, oraculista e escritora. Criadora dos baralhos NOSOTRAS Tarot e NOSOTRAS Lenormand. Produtora de conteúdo místico, poético e político para os canais Mystica & Selvagem, no Instagram e YouTube.