Descubra o que é e como aproveitar os benefícios do mel de cenoura

Escrito por
Em 13.05.21

iStock

Por                                
Em 13.05.21

Ao buscar por produtos naturais para cuidar da pele e dos cabelos você pode contar com o mel de cenoura e aproveitar todos os seus benefícios. Para explicar melhor o que é e como usá-lo, conversamos com o dermatologista Rafael Soares (CRM 128.012/RQE 88.900). Confira tudo o que ele recomendou:

Publicidade

O que é e pra que serve o mel de cenoura?

Nada mais é do que uma compota de cenoura. Feito a partir da mistura de pedaços do legume com açúcar que ficam fechados em um pote por determinado período até obter uma pasta com consistência parecida a do mel. Serve para aproveitar as vitaminas e minerais antioxidantes da cenoura para cuidar da pele e dos cabelos.

5 formas de usar o mel de cenoura

O doutor Rafael explicou cinco usos para o mel de cenoura. Confira:

1. Hidratante de cabelos

iStock

Rafael Soares: “por causa da propriedade umectante do açúcar e de algumas substâncias liberadas pela cenoura, mantém a capacidade de entrada de água nos fios e proporciona uma hidratação profunda.”

2. Produto natural contra a queda de cabelo

Rafael Soares: “devido as propriedades anti-inflamatórias, provenientes da vitamina E e outros minerais da cenoura, que ficam presentes no mel, pode ser usado como um produto natural na prevenção da queda de cabelos.”

3. Tratar doenças inflamatórias de pele

iStock

Rafael Soares: “também devido a vitamina E e aos minerais presentes, o mel de cenoura pode ajudar no tratamento da acne e outras inflamações de pele.”

4. Prevenção do envelhecimento da pele do rosto

Rafael Soares: “pela ação antioxidante do betacaroteno e da vitamina C da cenoura, o mel pode ser usado como um produto natural para prevenção do envelhecimento da pele do rosto.”

Publicidade

5. Esfoliante leve para a pele e couro cabeludo

iStock

Rafael Soares: “devido à presença do açúcar, ao fazer uma aplicação do mel com uma leve pressão sobre a pele terá uma ação esfoliante, que pode ser feita também no couro cabeludo.”

Rafael recomenda deixar o mel de cenoura agir por no máximo 20 minutos na pele ou couro cabeludo e ir espaçando as aplicações. Por exemplo, no primeiro mês, fazer uma vez por semana, depois aumentar o intervalo para quinzenal ou mensal.

Como fazer mel de cenoura

Que tal aprender de forma prática como fazer o mel de cenoura na sua casa? Então, vem ver os vídeos selecionados.

Mel de cenoura para super-hidratação dos cabelos

Além de ensinar como fazer o mel de cenoura usando apenas uma cenoura e açúcar, esse vídeo explica que é necessário deixar em um vidro, na geladeira, por pelo menos 24h. Depois, também mostra como fazer a aplicação nos fios, misturado ao creme hidratante.

Mel de cenoura com beterraba para fortalecer os fios

Sem muito segredo no preparo, é só misturar a beterraba, a cenoura e o açúcar. Depois que estiver pronto, recomenda misturar o mel com outros produtos, como azeite de oliva, Bephantol e o creme de hidratação de sua preferência. Também mostra como passar nos cabelos.

Pele perfeita com o mel de cenoura

Esse vídeo ensina detalhadamente como fazer o mel de cenoura e fala sobre suas aplicações na pele. Recomenda movimentos circulares enquanto passa o mel e estar com o rosto limpo, para aproveitar e fazer uma esfoliação.

Publicidade

Escolha o vídeo que achar mais prático e faça o mel de cenoura. Você vai gostar bastante do resultado em sua pele e cabelos.

Cuidados e contraindicações

De acordo com o dermatologista, o mel de cenoura não pode ser utilizado com frequência, no máximo uma vez por semana, e não deve ser deixado na pele ou cabelos por muito tempo. Porque “apesar de ter muitos benefícios, o próprio açúcar é muito maléfico para a pele e cabelos, então precisa agir brevemente, levando a hidratação, mas não deve penetrar no couro cabeludo ou no rosto.” Para uso eventual, deixando o mel agir por cerca de 15 a 20 minutos, não existem contraindicações.

Gostou de conhecer o mel de cenoura? Agora você tem mais um aliado no cuidado da pele e cabelos, mas lembre-se de seguir as recomendações do doutor Rafael sobre o tempo e intervalo de aplicações. Depois, vem conferir também o artigo sobre esfoliação com café.