10 melhores perfumes femininos para você ficar ainda mais cheirosa

Atualizado em 26.03.24

Escolher o melhor perfume feminino é uma tarefa difícil, já que os perfumes são uma expressão única de personalidade e estilo, que cativam os sentidos e deixam uma impressão duradoura.

Para te ajudar nessa escolha, o Dicas de Mulher te mostra os diferentes tipos de perfumes, as diversas fragrâncias disponíveis e como escolher a essência perfeita para cada ocasião. Confira!

10 melhores perfumes femininos de acordo com o Dicas de Mulher

Seja importado ou nacional, o importante é escolher uma fragrância que combine com sua personalidade e ressalte sua beleza! Veja a seguir mais informações importantes antes de escolher o melhor perfume para você.

Vocabulário de perfumaria

Notas de coração? Acorde? Com tantos termos diferentes, escolher o melhor perfume pode até parecer difícil, mas após saber o que cada uma dessas palavras significa, você conseguirá fazer uma compra certeira e sair ainda mais cheirosa!

Notas olfativas

É o que define o cheiro do perfume, e se dividem em três categorias:

  • Notas de topo ou entrada: é o primeiro cheiro que sentimos ao borrifar o perfume. Geralmente são mais leves e refrescantes, desaparecendo rapidamente após algumas borrifadas.
  • Notas de corpo ou coração: são as que mais caracterizam a fragrância, já que persistem mais pelo corpo. As notas de corpo são sentidas quando as pessoas passam por nós e deixam o seu cheiro no ambiente.
  • Notas de fundo: sustentam o cheiro por mais tempo e fixam a fragrância em roupas e objetos.

Acorde

Inspirado na música, o agrupamento de notas olfativas da mesma categoria é chamado de acorde. Dessa forma, essas combinações referem-se a mistura das notas, criando um novo perfume. Existem várias famílias de acordes, mas as principais são: floral, oriental, amadeirado e cítricos.

Tipos de perfumes

No mundo da perfumaria, alguns termos são comuns e definem as fragrâncias. Para entender mais sobre eles, veja a seguir a explicação detalhada:

  • Eau de Parfum (EDP): os EDP possuem maior concentração de essência, geralmente entre 15-20%, e são feitos para durar na pele durante o dia todo, além de serem os mais comuns no mercado
  • Eau de Toilette (EDT): com uma concentração média de essência entre 5-15%, os EDT costumam ser mais delicados e discretos, essenciais para a rotina no trabalho. Também são os queridinhos de países de clima quente e das pessoas que possuem pele oleosa, já que não costumam fixar tanto e deixar a pele com o aspecto de molhado.
  • Eau de Cologne (EDC): menor concentração de essência, geralmente abaixo de 5%, o EDC também é conhecido como água de colônia. São bem diluídos e suaves, além de mais refrescantes e leves, entretanto, é recomendável que sejam reaplicados ao longo do dia.
  • Parfum: mais marcante e potente, esse é o tipo de perfume para aqueles que gostam de deixar seu cheiro em todos os lugares. Com concentração aproximada de 20% a 30% de fragrância, costumam ter um custo mais elevado.
  • Body Splash: com duração de até 4 horas, é uma versão ainda mais suave do eau de cologne. Geralmente é aplicado após o banho, mas pode ser utilizado em qualquer hora do dia, mantendo a pele refrescada.

Em todos os casos, o importante é escolher a melhor fragrância que se adapte as suas preferências e necessidades de reaplicação durante o dia. Para fazer uma compra certeira do melhor perfume feminino, confira a seguir os diferentes tipos de fragrância:

Tipos de fragrâncias

Os perfumes femininos podem ser classificados em diversas famílias olfativas, como floral, oriental, chipre, verde, amadeirado, cítrico e frutado. Cada uma dessas famílias possui características próprias, que você pode conferir abaixo:

  • Chipre: Os perfumes chipre possuem uma base de musgo de carvalho, patchouli e bergamota, trazendo um toque sofisticado e distintivo. Essa família olfativa inclui fragrâncias como o icônico Chanel No. 5 e o moderno perfume Catherine Deneuve.
  • Floral: cheiro dominado por flores, como a rosa, jasmim, gardênia, madressilvas, violeta, entre outras, variando de suave a intensamente doce, transmitindo delicadeza e feminilidade. Para alguns, podem ser um pouco enjoativos.
  • Oriental: também conhecidas como ambaradas, as fragrâncias orientais transmitem notas quentes, como baunilha, especiarias e âmbar, transmitindo um ar de mistério e sensualidade, com um grande rastro.
  • Cítrico: Os perfumes cítricos possuem notas frescas e revigorantes de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina. São ótimos para dias quentes e ambientes descontraídos.
  • Amadeirado: mais reconhecidas em perfumes masculinos, são consideradas mais clássicas e sofisticas, com notas de madeira, como cedro e sândalo.
  • Lavanda: feitas com essências de lavanda e gerânios, são mais suaves, frescas e refrescantes.
  • Florientais: a combinação da delicadeza das fragrâncias florais com o mistério e longa duração das orientais. Nesse tipo de fragrância, geralmente são encontrados ingredientes como a baunilha, flor de laranjeira, canela e notas florais.

Como escolher o melhor perfume feminino?

Muito além do cheiro, escolher o melhor perfume feminino exige alguns pontos essenciais antes da compra. Veja os principais a seguir para garantir uma fragrância perfeita:

Conheça suas preferências

Identifique as notas que mais gosta, seja floral, cítrico ou amadeirado. É importante fazer escolhas que combinem com a sua personalidade. Com opções para as mulheres mais clássicas, sensuais, delicadas e ousadas, o perfume ideal deve ser aquele que combina com quem você é!

Considere a ocasião

A ocasião também é um fato importante na escolha do perfume. Escolha fragrâncias mais leves para o dia, com toques refrescantes e leves, e opções mais intensas para a noite, que marquem o mulherão que você é!

Entenda a estrutura

Antes de fazer sua compra, compreenda as notas de topo, coração e base de cada opção para entender como o perfume evolui ao longo do tempo, quais os cheiros e essências que o modelo possui, entre outras características.

Conheça a concentração

Esteja ciente da concentração do perfume para escolher a intensidade adequada. O Eau de Parfum, Eau de Toilette e o Eau de Cologne possuem concentrações diferentes de essência, logo, atente-se no momento da compra.

Ao seguir este guia, você estará mais equipada para escolher o melhor perfume, descobrindo fragrâncias que se alinham perfeitamente à sua personalidade e estilo de vida.

Além do cheiro marcante, a maquiagem também faz toda a diferença na hora da produção. Para ficar ainda mais linda, confira também o guia do kit básico de maquiagem e arrase!

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.