Biotina para cabelo: como usar a vitamina para ter fios mais saudáveis

Escrito por
Atualizado em 14.06.21

iStock

Por
Atualizado em 14.06.21

A biotina para cabelo é uma ótima alternativa para manter a saúde dos fios. Conhecida como vitamina B7, ela é buscada por quem deseja madeixas mais fortes e hidratadas, já que ajuda no crescimento e na prevenção da queda de cabelo. Para saber mais, confira abaixo as informações das dermatologistas Renata Marques (CRM-RJ 814717) e Amanda Freitas (CRM 52.83129-8).

Publicidade

O que é e para que serve a biotina para cabelo?

A dermatologista Renata Marques explica que a biotina, também conhecida como vitamina B7, “é uma vitamina hidrossolúvel que participa da formação de cabelos, unhas e pele”. De acordo com Renata, ela pode ser encontrada em alimentos como amendoim, avelã, amêndoas, noz picada, farelo de trigo e ovo cozido. A profissional ainda indica que “a suplementação com essa vitamina em adultos deve ser na dose de 30-100 mcg/dia”.

Benefícios da biotina para cabelo

Quanto aos benefícios dessa vitamina para os cabelos, Renata explica que a biotina “ajuda os fios a crescerem mais rápido, estimula o crescimento nos casos de queda, diminui a caspa, fortalece as unhas e ajuda a aumentar a absorção de outras vitaminas”.

Além disso, a dermatologista ressalta que a vitamina ajuda no aumento da produção de queratina, mantendo os fios hidratados. “Mantém também os fios mais fortes e com a aparência mais bonita, além de prevenir a queda”, finaliza Renata Marques.

Dúvidas sobre biotina para cabelo

Para sanar suas dúvidas a respeito da biotina para cabelo, convidamos a dermatologista Amanda Freitas para esclarecer as principais questões sobre este assunto. Acompanhe:

1. Qual é o efeito da biotina para cabelo?

Amanda Freitas (AF): “Ela é importante para a formação da queratina e da proteína que faz parte da estrutura dos fios e das unhas”. Ou seja, é ideal para fios que apresentam deficiência de ambos os componentes que são considerados essenciais para o cabelo.

2. Qual é a melhor biotina para cabelo?

Amanda Freitas (AF): Dentre a quantidade de biotinas presentes no mercado, fica difícil indicar a melhor. Amanda reforça que “hoje existem várias que são boas no mercado”.

Publicidade

3. Quanto tempo a biotina demora para fazer efeito no cabelo?

Amanda Freitas (AF): “Deve-se tomar no mínimo de 3 a 6 meses para começar a ver, de fato, o resultado”, afirma.

4. Quais são os benefícios da biotina para o cabelo?

Amanda Freitas (AF): “As biotinas auxiliam no tratamento da queda do cabelo e na saúde do fio”. Dessa forma, ela devolve a vitamina que estava ausente, resultando em uma boa vida dos fios capilares.

Após tirar essas dúvidas, você deve estar se perguntando sobre as formas de ingestão da biotina para cabelo, certo? No próximo tópico, a dermatologista Amanda Freitas esclarece um pouco mais sobre como ela deve ser usada.

Como usar biotina para cabelo

iStock

É muito comum ter dúvida de como é feito o uso da biotina para cabelo. Conforme Amanda, “seu uso é oral, porém não existe uma recomendação específica da posologia de biotina. Existem várias marcas no mercado, cada uma apresenta posologia específica e o tratamento dependerá da causa também”.

Agora que você já sabe como é feito o tratamento com esse produto, já pode marcar aquela consulta com seu médico e/ou nutricionista para receber as melhores orientações de uso. Quer saber quais são os cuidados que devem ser tomados quanto ao uso da biotina? Veja a seguir!

Cuidados e contraindicações

É preciso se atentar a alguns pontos quando o assunto é o tratamento com biotina para os fios. Amanda Freitas alerta: “ela é considerada categoria de risco na gravidez, portanto não deve ser utilizada por mulheres grávidas sem orientação médica. Para pessoas que fazem uso de medicamentos anticonvulsivantes, esses medicamentos podem provocar menor absorção da biotina e reduzir os seus efeitos quando utilizados ao mesmo tempo”.

A dermatologista explica, ainda, que o uso de biotina para cabelo também é contraindicado em casos de alergia à vitamina e a outros componentes da fórmula.

Publicidade

Então, descobriu todos os detalhes que precisava sobre a biotina? Seus cabelos ficarão mais lindos depois dessas dicas valiosas. Quer descobrir mais sobre cuidados para seus fios? Confira como usar o óleo para cabelo e melhore ainda mais a sua saúde capilar.

Assuntos: Cabelos, Como usar