7 benefícios do yoga nidra e como praticar um relaxamento restaurador

Escrito por
Em 27.08.21

iStock

Por                                
Em 27.08.21

Com a rotina e a vida agitadas, a tendência é que o cansaço tome conta. Para combater o problema, a yoga nidra pode ser uma solução. Essa é uma prática de yoga focada no relaxamento, ideal para quem busca restabelecer suas energias. Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra com informações da instrutora de yoga Bruna Bali.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é yoga nidra

Segundo Bruna, o yoga nidra pode ser traduzido como “sono do yoga” e é também chamado de “relaxamento progressivo” no ocidente. A técnica consiste em entrar em um estado de consciência onde o corpo está totalmente relaxado, num estado de sono profundo, porém ainda acordado, para poder reparar e restaurar o sistema nervoso. Ainda, segundo a profissional, “apesar desse estado poder ser alcançado sozinho, é mais comum e mais fácil através de uma meditação guiada”.

Para que serve a yoga nidra?

iStock

“Como relaxar não é uma tarefa simples, o yoga nidra costuma ser realizado após a prática das posturas, que ajudam a liberar as tensões e trazer a mente para o presente”, aponta Bruna. Além disso, ele é praticado em uma postura deitada e confortável e a instrutora explicou que “em casos de ansiedade, o sono do yoga pode ser usado para induzir o relaxamento e, assim, alcançar uma noite de descanso mais tranquila”, fugindo da insônia.

A instrutora de yoga considera que a principal função da técnica é promover um estado de relaxamento onde o corpo consiga se regenerar. Isso porque, assim como o corpo se restaura e renova as energias durante o sono noturno, o mesmo acontece durante o sono do yoga. “O mais incrível é que 15 minutos de yoga nidra equivalem a 1h de sono”, afirma Bruna. Além disso, de acordo com Bruna, “as células corporais só se restauram durante momentos de relaxamento, já que não conseguem se renovar durante momentos de estresse”. Por esse motivo a prática é tão importante!

Os principais benefícios da yoga nidra

  • Auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas e transtornos mentais;
  • Colabora no tratamento de insônia;
  • Aumenta a imunidade;
  • Diminui os níveis de estresse;
  • Eleva os níveis de dopamina (hormônio do bem-estar);
  • Reduz as dores no corpo por reduzir as tensões acumuladas;
  • Aumenta a criatividade e auxilia a memória.

Essas são as principais vantagens da prática da yoga nidra, indicadas pela instrutora de yoga Bruna Bali. A partir dessas informações, você pode perceber que essa é uma técnica super interessante, né?

Como fazer yoga nidra

A sequência de vídeos conta com aulas que podem te ajudar a começar a prática da yoga do sono. Assista e relaxe!

Meditação guiada para relaxamento profundo

O vídeo conta com uma aula de yoga nidra para que você alcance o relaxamento profundo com ajuda da professora de yoga. Deite confortavelmente, solte o play e feche os olhos… agora é só aproveitar!

Publicidade

Yoga nidra para o sono

Essa é uma aula curta de yoga nidra para dormir bem! Alcançar o relaxamento profundo pode ajudar muito a ter uma noite longa e tranquila de sono. Comece praticando hoje mesmo!

Meditação ou yoga nidra?

Se você quer saber a diferença entre o yoga nidra e a meditação, esse é o vídeo certo para você! Ah, e ainda desfrute de uma prática de relaxamento poderosa.

Yoga para o relaxamento profundo

Acompanhe essa aula de 25 minutos para induzir o relaxamento e alcançar um sono restaurador. Clique no vídeo e sinta o corpo e a mente se tranquilizando… aproveite e recarregue as energias.

Aproveite as dicas e usufrua da técnica do sono do yoga! Para conhecer mais sobre yoga e praticar onde quiser, conheça esses canais de yoga online.

Assuntos: Bem-Estar