COLUNA

Mitos e verdades sobre o famoso ascendente

Dicas de Mulher

Um guia para você entender o popular - e incompreendido - papel do ascendente na sua vida

Qual o seu signo? Essa é a primeira pergunta que abre uma conversa sobre os astros, mas se você já esteve em uma dessas, sabe que o astrologuês não para por aí e para te ajudar a entender o idioma dos céus, nós preparamos um glossário astral, que já está disponível aqui no Dicas de Mulher, explicando quais são os principais astros que influenciam na sua personalidade.

Agora chegou a hora de dar destaque a ele, um dos personagens mais importantes do filme da sua vida: o famoso ascendente. Sobre o qual você já deve ter ouvido falar muitas coisas, algumas que mais confundem do que esclarecem. Por isso, sem mais delongas, vamos ao guia de mitos e verdades sobre o ascendente.

O ascendente é um planeta?

O ascendente não é um planeta, mas um posicionamento do céu, portanto isso é um mito. Em suma, o signo que se eleva no horizonte, ao leste, e que parece mais próximo da Terra no momento em que é registrado o seu nascimento, ocupa a posição do ascendente.

É um dos mais importantes signos do mapa astral?

Mesmo não estando ocupado por astro algum, esse signo exerce forte influência sobre nossa identidade sim, é verdade. O ascendente influencia principalmente a maneira que nos apresentamos para o mundo em diversos níveis.

O ascendente é apenas uma “máscara social”?

Por muitos anos, o ascendente foi chamado pelos astrólogos de “máscara social”, mas hoje sabemos que essa nomenclatura não é suficiente para um conceito tão complexo. Essa frase já está em desuso e hoje é considerada um mito.

Publicidade

Ele influencia nossa aparência?

O ascendente imprime suas características no corpo físico, dando forma e expressão à pessoa, portanto isso é verdade. Ele determina quais qualidades ficam mais em evidência conferindo identidade visual, além de exercer influência direta sobre o estilo pessoal.

Após os 30 nos tornamos nosso ascendente?

Esse é o mais difundido mito sobre o ascendente. Cada posicionamento do mapa astral é importante à sua maneira e nunca “invertem” os papéis. O que pode acontecer após os 30 é termos mais consciência da maneira que queremos nos apresentar ao mundo, exibindo essa identidade de maneira confiante.

O ascendente influencia todo o mapa astral?

Além de falar muito sobre como nos apresentamos aos lugares, a maneira que chegamos, dialogamos, trocamos e moldamos as primeiras impressões sobre nossa personalidade, o ascendente também determina a partir de onde serão contadas as suas casas astrológicas, que vão influenciar 12 áreas diferentes da sua vida. Ou seja, é verdade que o signo ascendente influencia todo o mapa astral.

Deu para perceber que no exato momento em que você respirou pela primeira vez o ascendente começou a exercer influência sobre sua identidade, não é? Ah, é importante dizer que essa é uma posição muito específica do mapa e só pode ser determinada com o cruzamento da data, hora e local de nascimento.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Dicas de Mulher.

Astróloga, oraculista e escritora. Criadora dos baralhos NOSOTRAS Tarot e NOSOTRAS Lenormand. Produtora de conteúdo místico, poético e político para os canais Mystica & Selvagem, no Instagram e YouTube.