Dicas de Mulher Dicas de Saúde

20 receitas de omelete para enriquecer seu cardápio

Aprenda diversas dicas de preparos e ingredientes que podem dar outro sabor às receitas tradicionais desse prato

em 14/05/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O ovo é um alimento que está presente no dia-a-dia de muitas pessoas. Além do preço acessível, é reconhecido como uma excelente fonte de proteína e nutrientes. Há várias maneiras para consumí-lo, e o omelete é uma opção prática para acrescentar ao cardápio.

A quantidade de recheios e formas de preparo para diferenciar o consumo são enormes. O omelete pode ser preparado somente com ovos, como também é possível acrescentar recheios como legumes, e até misturas com presunto e cogumelo paris.

A vantagem desse prato é que além de versátil, pode ser feito sem muitas dificuldades até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.

Confira abaixo uma lista com 20 receitas para sair da rotina e se surpreender com os sabores e texturas que um omelete pode ter.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1. Omelete de tapioca: tanto o omelete, quanto a tapioca são receitas com um preparo muito prático, e a união das duas não podia ser diferente. O sabor lembra levemente o da tapioca, a textura fica fofa, mas consistente. Você ainda pode acrescentar o recheio de sua preferência.

2. Omelete de claras e sementes de sésamo com espinafre e salsa: essa combinação é ótima para quem está buscando uma alimentação saudável. A semente de sésamo, também conhecida como gergelim possui grande quantidade de fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e também tem forte poder antioxidante.

3. Omelete de rúcula com queijo curado: essa é outra opção de omelete saudável, pois usa queijo branco ao invés dos amarelos. Além disso, a mistura com a rúcula torna o sabor delicioso. Vale a pena testar em casa.

4. Omelete à espanhola: essa receita usa batata como um dos ingredientes, então fica com uma consistência mais firminha e acaba sendo uma opção mais calórica. Ela pode ser servida tanto em porção individual como em petisco.

5. Omelete de presunto e cogumelo paris: a mistura do presunto com cogumelo paris dá um sabor especial e diferente ao omelete. Para quem quer um prato mais sofisticado, é possível trocar o presunto comum pelo parma ou serrano.

6. Omelete de forno: receita fácil, leve e fica pronta em poucos instantes. A mistura de cenoura, peito de peru e queijo branco aos ovos torna essa opção nutritiva e saborosa, além de ser pouco calórica. Se você quiser, é possível acrescentar outros legumes ao recheio.

7. Panqueca de omelete: para dar uma aparência diferente ao omelete, você pode recheá-lo com os ingredientes de sua preferência e depois enrolar como uma panqueca. Dependendo do recheio escolhido, pode ser servido como prato principal.

8. Omelete à florentina: essa receita fica com uma textura um pouco mais densa por levar creme de leite misturado aos ovos. Além disso, ainda leva queijo derretido e espinafre como recheio. Vale lembrar que é uma opção calórica, se desejar algo mais saudável, troque a muçarela e o parmesão por queijos magros.

9. Omelete com jamón serrano: além de ter o jámon serrano como ingrediente, essa receita usa pimentas preta, branca e rosa, e sementes de erva doce. A sugestão é deixar a gema ligeiramente líquida, para o omelete não ficar muito seco.

10. Omelete de abobrinha e queijo: nessa receita o omelete começa a ser preparado no fogo e depois vai para o forno. Pode ser feito diretamente em uma frigideira de ferro, que pode ser usada das duas formas. Caso sua frigideira tenha plástico, após levar ao fogo, é necessário transferir o omelete para uma assadeira.

11. Mini omelete assada: nessa receita o omelete pode ser assado em forma de cupcake, empadas ou até mesmo muffin. Fica uma gracinha para servir em porções individuais e é perfeito para um prato com aparência especial.

12. Omelete de claras: para quem evita comer as gemas do ovo, essa é uma ótima opção. Como é bem leve, é possível ser consumido com outros alimentos, como: legumes assados, salada verde, arroz integral, entre outros.

13. Omelete Arnold Bennett: o escritor Arnold Bennet pediu para um chef de cozinha um omelete que fosse mais substancial do que o normal. Para satisfazer o pedido, o chef acrescentou leite, farinha, bacalhau e sopa de salsa na receita, que ficou famosa no mundo inteiro e levou o nome do escritor.

14. Omelete aberta com frango e tomate: essa opção é ótima para uma refeição rápida, nutritiva e que sustente, sem contar que fica muito bonita no prato. O frango com tomate fica muito saboroso.

15. Omelete de forno com linguiça e passas brancas: ótimo prato para acompanhar uma cerveja gelada e receber os amigos. Essa receita também é feita em forminhas de muffin. A quantidade da receita é suficiente para servir quatro pessoas.

16. Omelete de batatas: A diferença dessa receita para a omelete à espanhola é que essa não vai ao forno, todas as etapas são feitas na frigideira e também leva requeijão, o que torna a opção mais calórica. Apesar de ser um prato mais calórico, o sabor fica incrível, e pode ser servido como prato principal.

17. Omelete pizza: para quem está evitando comer pizzas, a aparência desse omelete é bem parecida e também é muito gostosa, mas muito mais saudável.

18. Omelete de cebola: está com a geladeira vazia? essa receita é super prática, e só leva ovos e cebola como ingredientes, mas fica muito saborosa. O preparo é um pouco demorado, já que após fatiada, a cebola deve ser deixada de molho na água por 1 hora.

19. Omelete de frango light: para quem quer uma refeição light sem deixar o sabor de lado, essa é uma ótima escolha. Possui apenas 250 calorias. Além do frango, você pode colocar abobrinha, brócolis ou outro legume de sua preferência.

20. Omelete colorida de forno: essa receita também é feita no forno, mas leva salsicha tipo Frankfurt como um dos ingredientes e uma camada de pão no fundo e lados da forma, que se torna uma casquinha crocante e saborosa.

Omelete faz bem? Quais são seus benefícios para a saúde?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Alice Amaral, médica especialista em nutrologia, afirma que o omelete é uma ótima opção tanto para o café da manhã, como para o lanche da tarde. Pode ser consumido puro ou recheado, mas deve-se ter cuidado na escolha dos recheios. “É uma opção leve, altamente proteica, e que é preparado com o segundo alimento mais completo, o ovo”, diz.

Alice destaca os principais benefícios do omelete:

  • Fonte de proteína: o omelete promove sensação de saciedade e fornece os aminoácidos essenciais para a manutenção muscular, hormonal e enzimática.
  • Fonte de triptofano: aminoácido precursor da serotonina, que está associada à sensação de bem-estar e ajuda a reduzir a vontade por doces e carboidratos.
  • Fonte de ômega 3 e gorduras monoinsaturadas: são auxiliares no controle glicêmico, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras.
  • Fonte de leucina: aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura.
  • Ação antioxidante: Benefícios para o crescimento e desenvolvimento corporal, reparação cognitiva. Tem importante papel no processo de envelhecimento, proteção das células nervosas e na estimulação natural dos níveis energéticos ligados à concentração e ao desempenho.

Alice também diz que a escolha dos recheios e modo preparo do omelete são fundamentais para tornar esse alimento saudável. Caso queira preparar a receita de forma saudável, siga as dicas abaixo:

  • Não use óleo (somente óleo de coco);
  • Não acrescente farinha de trigo, se quiser use a tapioca;
  • Para o recheio escolha alimentos tão saudáveis quanto o ovo, como sardinha, peito de frango desfiado, legumes (cenoura e beterraba raladas, abobrinha, etc), vegetais (espinafre, rúcula, etc);
  • Evite acrescente derivados do leite, como queijos, ricota, iogurte;
  • Para temperar abuse das ervas, alho, cebola, curry;
  • Evite o sal e caso for usar, opte pelo sal rosa do Himalaia.

Depois dessas dicas, é interessante tentar variar a receita, assim você pode preparar esse prato simples com frequência e sem enjoar, podendo fazer opções individuais ou para comer com a família e amigos. Troque os recheios, troque o modo de preparo, inove!

Comentários
Dicas relacionadas