10 mandamentos para uma pele bonita, limpa e saudável

Beber água, usar filtro solar e se alimentar bem estão entre os principais hábitos para conquistar uma pele perfeita

Escrito por Ana Carolina Martins

Foto: Thinkstock

Manter a pele bonita e saudável é um desejo praticamente unânime entre as mulheres. Quando não é possível alcançar esse objetivo naturalmente, é comum apelar para o make e disfarçar as pequenas imperfeições. Mas antes de recorrer à maquiagem, por que não tratar à cútis e deixá-la do jeitinho que você sempre sonhou?

Cuidar da pele é parte de uma rotina diária de beleza e de saúde. Para garantir a tez perfeita, o cuidado deve ser interno e externo. Além de loções e tratamentos, é preciso ter alimentação adequada e se hidratar muito. Estas e outras dicas para manter uma pele impecável você confere a seguir.

1. Beba água

Beber água é fundamental para manter uma pele linda e saudável. É um grande clichê, mas ao mesmo tempo é algo deve ser sempre lembrado. O indicado pelos médicos é beber oito copos por dia ou cerca de 2 litros. A água hidrata melhor que qualquer outro líquido, estimula a ação do intestino e libera toxinas.

2. Use filtro solar

Pedro Bial não poderia estar mais certo. Usar filtro solar é fundamental! Na hora de comprar o produto, escolha um que proteja contra os raios ultravioleta. Além de impedir que a pele fique vermelha e ardida, a loção é uma grande aliada da saúde.

Segundo a Dra. Marcia Linhares, especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o item é indispensável no dia a dia. “O uso do filtro solar deve ser diário independente do clima, pois o efeito da radiação do Sol é cumulativo, podendo provocar o envelhecimento da derme e o câncer de pele”, diz.

3. Faça uma dieta balanceada

Sabe aquele ditado “Você é o que você come”? Então, ele é totalmente verdadeiro. Uma alimentação errada vai refletir não só nos seus cabelos e unhas, como também na sua pele. Não é à toa que com o consumo exagerado de produtos industrializados, gordurosos e com muito açúcar, a pele fica mais oleosa e acaba produzindo espinhas e acne. Para uma tez bonita, evite frituras e se jogue nas frutas e verduras.

4. Limpe a pele diariamente

Mesmo que você não transpire muito e não use maquiagem, limpar o rosto diariamente é essencial, pois a própria derme produz oleosidade. De acordo com a Dra. Marcia, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia com o produto específico para o seu tipo de pele. Afinal, limpar a face com o sabonete do corpo ou usar produto para a pele oleosa em pele seca, pode causar o efeito rebote.

5. Evite tomar sol fora dos horários recomendados

É difícil evitar o sol no verão ou em dias de calor, mas é importante seguir esta máxima. O horário mais indicado é antes das 10h e após as 16h. A exposição excessiva ao sol pode causar doenças de pele e manchas difíceis de serem eliminadas.

Alerta: o sol ainda é importante para a produção de vitamina D, que estimula a absorção de cálcio e evita a osteoporose. Por isso, não o extermine da sua vida, apenas se exponha nos horários certos, por cerca de vinte minutos ao menos três vezes por semana. Assim, você ficará bonita e saudável.

6. Retire a maquiagem antes de dormir

Nada de preguiça. Ir dormir com o rosto maquiado entope os poros e impede que a pele respire. Sem respirar, o resultado é uma pele problemática. “Dormir com maquiagem é dormir com a pele suja, o que pode provocar acne e outras dermatites”, afirmou a dermatologista.

Além disso, não basta retirar o make. É preciso usar o produto certo. Demaquilantes bifásicos ou em creme são indicados para tirar a maquiagem dos olhos. Quando utilizados no rosto, podem aumentar a produção de sebo. Vale lembrar que é preciso lavar a face depois de demaquilar.

7. Cuide bem das espinhas

Isso mesmo. Há certos momentos da vida em que as espinhas aparecem mesmo se você já passou da puberdade. Pode ser durante a TPM, em um momento de estresse ou após o consumo exagerado de chocolate. Espremer nunca deve ser uma opção.

Tenha paciência, limpe a pele normalmente e se quiser acelerar o processo, utilize um produto secativo e sabonetes antiacne. Se o aparecimento das espinhas se tornar frequente, siga o conselho da Dra. Marcia Linhares, “Consulte um dermatologista para saber as causas e o melhor tratamento”, falou.

8. Hidrate-se

Não há motivos para deixar de se hidratar. Seja no verão ou no inverno, o hidratante deve fazer parte da sua rotina diária de cuidados. No verão ele ajuda a repor o líquido perdido através do suor e melhora a aparência ressecada que o sol pode causar. No inverno, ele também ajuda a acabar com o ressecamento, só que desta vez, causado pelas baixas temperaturas.

9. Esfolie

Esfoliar faz bem porque retira as células mortas que ficam acumuladas no corpo e no rosto. Massageie suavemente a pele – sem esfregar – com o esfoliante, que pode ser em forma de sabonete, de gel ou loção com grânulos. Uma esponja pode auxiliar no processo. A esfoliação deve ser feita por no máximo uma vez na semana, caso contrário pode agredir a pele e provocar a produção de oleosidade.

10. Seja feliz

Que ser feliz faz bem, todo mundo sabe. Mas além de ser boa para o seu interior, a felicidade interfere também no exterior. A pele reflete o estado emocional do ser humano, assim os problemas, a tristeza e o estresse acabam sendo transformados em dermatites. “A origem embriológica da pele é a mesma do sistema nervoso e grande parte das doenças dermatológicas é influenciada pelo emocional”, explicou a especialista.

Assuntos: Pele

Dicas pela Web
Comentários