Vitamina C: uma aliada da beleza e da saúde como um todo

Com poder antioxidante, ela protege contra doenças e envelhecimento precoce da pele

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Você já deve ter ouvido falar da vitamina C – conhecida especialmente por estar presente na laranja. Mas você sabe, de fato, quais benefícios este nutriente oferece para a saúde e para a beleza?

Sara Bragança, médica pós-graduada em Dermatologia, comenta que a vitamina C é também conhecida como ácido ascórbico. Trata-se de uma vitamina que não é produzida pelo organismo e não pode ser armazenada no corpo, por isso a importância de ser consumida através da alimentação ou suplementação.

A vitamina C, além de oferecer benefícios para a saúde como um todo, é bastante destacada como uma aliada da beleza da pele – o que se deve especialmente ao seu grande potencial antioxidante.

Abaixo você conhece todos os benefícios que a vitamina C oferece para a sua saúde e beleza, bem como os principais alimentos que são ricos neste nutriente.

Benefícios da vitamina C

Foto: iStock

Ao ouvir falar de vitamina C, muitas pessoas a associam com a beleza da pele. Mas a verdade é que seus benefícios vão muito além! Confira abaixo os principais deles:

Leia também: 20 alimentos ricos em vitamina A para colocar no seu prato hoje mesmo

  • Prevenção contra os radicais livres: “devido ao seu grande potencial antioxidante, ela protege o nosso corpo dos radicais livres, os quais apresentam o potencial de causar danos nas nossas células favorecendo o surgimento de doenças”, destaca Laís Gomes, nutricionista da Aliança Instituto de Oncologia.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: a nutricionista lembra que a vitamina C contribui na prevenção e no combate de gripes e resfriados, e de infecções no geral, uma vez que fortalece o sistema imunológico.
  • Ajuda na absorção do ferro: também utilizada na prevenção da anemia, conforme destaca Laís, a vitamina C auxilia e acelera a absorção do ferro no intestino, reduzindo sintomas como fraqueza, cansaço e queda de cabelo. “Uma dica importante para obter esse potencial é consumir frutas cítricas, como a laranja e o limão, junto de refeições que contenham leguminosas, como os feijões, e proteínas”, diz.
  • Aliada da beleza: “a vitamina C participa de diversos processos do nosso metabolismo, dentre eles a formação do colágeno, existente em praticamente todos os tecidos do corpo humano (pele, cartilagem e ossos, por exemplo), beneficiando tanto no tratamento contra o envelhecimento, como também no processo de cicatrização”, explica Laís. Essa vitamina é considerada, aliás, um poderoso antioxidante natural que protege a pele dos danos dos raios UV, aumenta a cicatrização e a produção de colágeno.
  • Aliada na perda de peso: não por acaso os alimentos ricos em vitamina C são parte de uma dieta para emagrecimento. “Ela auxilia na perda de peso devido ao seu potencial anti-inflamatório e antioxidante, trazendo vantagens também para a prevenção de doenças cardiovasculares, entre outras”, destaca a nutricionista Laís.
  • Manutenção de células sadias: a vitamina C ajuda as células do corpo a crescerem e permanecerem sadias, principalmente as dos ossos, dentes e vasos sanguíneos.

Com tantos benefícios, fica fácil entender por que os alimentos ricos em vitamina C devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Fontes de vitamina C

É interessante saber que a maioria dos animais e plantas pode sintetizar a vitamina C para se proteger da UV. Já os seres humanos, não são capazes de produzi-la, o que torna necessária a ingestão alimentar desta vitamina, especialmente por meio do consumo de frutas cítricas e vegetais folhosos.

Confira abaixo os principais alimentos que são fontes de vitamina C:

Infográfico: Dicas de Mulher

Laís reforça que a vitamina C está presente em diversos alimentos, sendo as frutas cítricas (a exemplo do limão, acerola, laranja e abacaxi) as principais fontes.

De acordo com a nutricionista, a quantidade recomendada para manutenção do nível adequado de vitamina C no organismo é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres ao dia. “Esta quantidade é facilmente obtida por meio da alimentação, visto a variedade de alimentos riscos em vitamina C. Em casos de infecções, gravidez, amamentação e tabagismo a necessidade pode ser maior. Para saber o quanto você precisa é importante procurar um profissional médico/nutricionista”, acrescenta Laís.

Leia também: 11 vitaminas poderosas para uma pele saudável e bonita

Vitamina C para o rosto

Foto: iStock

A vitamina C está presente na formulação de muitos produtos de beleza, especialmente os destinados à beleza da pele do rosto. Não por acaso, já que ela possui efeitos despigmentante, rejuvenescedor e antirrugas.

Sara Bragança ressalta que a vitamina C neutraliza os radicais livres (combatendo assim o envelhecimento precoce) e estimula a produção e síntese das fibras de colágeno, mantendo a pele firme, jovem e protegida dos raios UV. “Possui ainda efeito cicatrizante, além também de ter função de clareamento de manchas, sendo um ótimo despigmentante”, destaca.

Bons produtos que contém vitamina C não faltam no mercado. Abaixo você conhece alguns deles, citados pela dermatologista Sara Bragança:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Improve C 20 Dermage
  2. “De cara já garanto que é um produto maravilhoso. A pele realmente fica mais saudável em todos aspectos. É o milagre da pele mais jovem e ‘perfeita’ em forma de potinho…” – Lói Cúrcio

  3. Active C 10 La Roche Posay, na Americanas
  4. “Com uns 3 dias de uso a primeira coisa que notei foi a pele muito, mas muito mais iluminada!” – Bia Munstein do Eu vou de Rosa

    Leia também: 14 dicas para mudar seus hábitos culinários e preparar refeições mais saudáveis

  5. Serum 10 Skinceuticals, na Americanas
  6. “Para minha pele o prometido foi o cumprido! Sinceramente, não tenho grandes problemas com a pele, não tenho flacidez, nem muitas manchas e linhas, mas mesmo assim percebi um efeito positivo do produto” – Jessica Iervolino do Minha Querida Necessaire

  7. Derma Complex Adcos
  8. “Não irritou a minha pele, que é oleosa e sensível, e em duas semanas de uso já conseguia ver diferença na textura da pele, que ficou mais sedosa” – Ju Lopes do Juro Valendo

Esses são apenas exemplos de bons produtos que contêm vitamina C e contribuem para os cuidados com rosto. Mas, para saber qual é o mais indicado para o seu caso e tipo de pele, é essencial consultar a sua/seu dermatologista.

Deficiência de vitamina C

Foto: iStock

A nutricionista Laís explica que, quando há deficiência da vitamina C no organismo, os sintomas mais comuns são: anemia, perda ou diminuição da força física, cansaço e irritabilidade. “O nosso sistema imunológico fica debilitado, favorecendo o surgimento de doenças como resfriados e gripes, as quais ficam mais frequentes e fortes”, diz.

“Além disso, a falta da vitamina C leva à perda da saúde da pele, que apresenta característica mais áspera e ressecada, bem como a queda e perda do brilho do cabelo. Quando a deficiência desta vitamina é mais severa, o nosso organismo fica suscetível ao surgimento de sangramentos nas gengivas e uma maior dificuldade de cicatrização”, acrescenta Laís.

Leia também: 20 alimentos ricos em vitamina K para garantir a sua dose diária

Excesso de vitamina C

Foto: iStock

A vitamina C é imprescindível para a manutenção da saúde, mas seu excesso também pode trazer malefícios, em especial para alguns casos. “Uma vez que ela é absorvida no intestino, seu consumo excessivo pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça”, explica Laís.

“Seu excesso também está relacionado ao aumento do risco de cálculos renais, além de acidificar a urina e causar irritação. Outros efeitos adversos são a potencialização da absorção de alguns medicamentos, favorecendo intoxicações, ou até mesmo a redução de seus efeitos. Pelo fato da vitamina C auxiliar na absorção do ferro, pessoas com hemocromatose devem ficar atentas ao excesso”, acrescenta a nutricionista.

Vale destacar que uma dieta balanceada, com frutas e verduras, geralmente é suficiente para fornecer a quantidade necessária de vitamina C. A suplementação, se necessária, será indicada pelo nutricionista levando em conta as particularidades de cada caso.

Em relação aos produtos que contêm vitamina C para a pele, não costuma haver contraindicações no uso, porém, o ideal é consultar um dermatologista que indicará os produtos e tratamentos corretos para cada pessoa.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários