Skincare: dicas de cuidados para ter uma pele fabulosa

Escrito por
Em 02.11.19

iStock

Você já ouviu falar em skincare? O termo faz referência à rotina de cuidados com a pele e vem se tornando cada vez mais popular. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto, além de ficar por dentro da lista completa de produtos para garantir uma pele perfeita!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Rotina de skincare

A especialista em dermatologia da Clínica Mais Excelência Médica, Uaira Santos (CRM: 181690), ressalta a importância da rotina de skincare. “É um conjunto de cuidados para melhorar a qualidade da pele, prevenir o dano solar e o envelhecimento”. Por isso, manter cuidados diários, semanais e mensais é tão importante para garantir uma pele saudável. Confira as indicações da profissional:

Cuidados diários com a pele

  • Limpeza da pele: o primeiro cuidado diário mais importante é a limpeza da pele. Usar sabonetes próprios para o rosto é essencial para desobstruir os poros e preparar a pele para os próximos passos.
  • Hidratação: todas as peles precisam ser hidratadas de acordo com o tipo e a necessidade, até mesmo as oleosas.
  • Uso de protetor solar: “deve ser usado todos os dias, independentemente da época do ano, se está nublado ou sol. O tipo do protetor também vai ser escolhido individualmente, de acordo com o tipo de pele. Mas o fator de proteção mínimo deve ser entre 30 e 50”, afirma a especialista.

Cuidados semanais com a pele

  • Esfoliação: promove a renovação celular e uma limpeza mais profunda, desobstruindo os poros e deixando a pele mais iluminada e saudável.
  • Máscaras: existem vários tipos de acordo com a necessidade da pele, podendo ser de hidratação, renovação celular ou antioleosidade.

Cuidados mensais com a pele

  • Limpeza de pele com a esteticista: deve ser realizada com bons produtos e tecnologias para remoção de cravos e limpeza mais profunda, visto que a pele está exposta diariamente à poluição e desgastes do meio ambiente.
  • Tratamentos avançados: “dependendo da necessidade da sua pele e da época do ano, é possível estabelecer um projeto de tratamento utilizando tecnologias como laser, microagulhamento e até peelings, feitos mensalmente, para estímulo de colágeno, melhora de manchas, melhora de vasos e rejuvenescimento”, completa Uaira.

Para estabelecer uma rotina de cuidados e protocolo de tratamentos, é necessário realizar uma avaliação minuciosa da sua pele. Um médico especialista em dermatologia é o mais indicado para ajustar esses cuidados diários, semanais e mensais para você!

Dicas de skincare

Para quem nunca seguiu uma rotina de skincare, aprender com dicas de blogueiras pode servir de grande ajuda. Assista aos vídeos abaixo para ficar craque nos cuidados com a pele!

Leia também: Hidratante facial: recomendações de uso e os melhores para cada pele

Rotina de cuidados com a pele oleosa

Peles oleosas tendem a produzir mais acne e, para evitar esse problema, Joyce ensina o passo a passo de uma skincare completa com produtos específicos para controlar a oleosidade.

Os 10 passos da skincare coreana

No vídeo, a Karol e a Jana Rosa explicam como funciona o cronograma de skincare coreana. Elas mostram ainda os melhores produtos coreanos para cuidar da pele, com detalhes sobre as fórmulas e ações que cada um desempenha na pele.

Continua após o anúncio

Cronograma facial para peles mistas

Leia também: Máscara de argila: tipos, benefícios e como preparar em casa

Nem seca e nem oleosa, a pele mista também precisa de atenção e cuidados. Máscara de argila branca, peeling de borra de café e esfoliação com água e fubá são as dicas da Andressa.

Produtos baratinhos de cuidados com a pele

A rotina de skincare não exige apenas produtos caros e de marcas importadas. É pensando no custo-benefício que a Niina indica produtos acessíveis que podem ser encontrados nas farmácias, como lenços demaquilantes, sabonetes líquidos e hidratantes faciais.

Skincare: a ordem de aplicação dos produtos

Com tantos produtos disponíveis no mercado, fica fácil se confundir com a rotina de skincare. Para solucionar esse problema, a Luisa ensina a ordem correta de aplicação desses produtos na pele.

Leia também: Esfoliante para o rosto: produtos e receitas para ficar com a pele lisinha

Após tantas dicas de ouro, agora ficou mais fácil começar o seu próprio cronograma de skincare. E lembre-se de se consultar com um dermatologista que poderá lhe indicar os melhores produtos para a sua pele!

6 produtos para incluir na rotina de skincare

Para garantir uma boa rotina de skincare, é preciso investir em alguns produtos indispensáveis como o gel de limpeza e o protetor solar facial. Confira a lista completa:

Continua após o anúncio

  1. Tônico Facial Tea Tree Skin Clearing The Body Shop, na Beleza na Web
  2. Água Micelar 5 em 1 L’Oréal Paris, na Época Cosméticos
  3. Creme para Olhos Neutrogena Hydro Boost, na Droga Raia
  4. Gel de Limpeza Facial Effaclar Concentrado La Roche-Posay, na Americanas
  5. Goma Esfoliante Facial Rochás Quintal Dermocosméticos, na Quintal Dermocosméticos
  6. Protetor Solar Facial FPS 60/ FPUVA 20 Natura, na Natura

Com os produtos listados acima, você já tem um kit completo para cuidar da sua pele diariamente. Agora que você já sabe tudo sobre a rotina de skincare, aprenda também como tirar manchas do rosto.

Assuntos: Pele

Para você