Sabonete facial: o primeiro passo para uma rotina perfeita de skincare

Escrito por
Em 08.04.20

Julia Tedesco

Os cuidados com a pele do rosto começam pelo sabonete facial, indispensável para limpeza e purificação. Além disso, o produto prepara a pele para os demais produtos que serão adicionados na rotina de skincare. Se você quer saber como escolher o produto ideal para você, continue lendo a matéria.

Continua após o anúncio

O que exatamente é um sabonete facial?

iStock

O sabonete facial é específico para a pele do rosto e contém agentes que não agridem e fazem uma limpeza eficaz, mas, ao mesmo tempo, suave.

Difere-se do sabonete para o corpo que, muitas vezes, não é específico. Além disso, você pode usar um sabonete hidratante no corpo, mas, se tiver a pele oleosa por exemplo, pode precisar de um mais adstringente no rosto. Confira as vantagens que a dermatologista Dra. Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) selecionou:

Vantagens de usar o sabonete facial

  • Promove a limpeza e é muito importante realizá-la ao menos duas vezes ao dia, para retirar as impurezas e o excesso de oleosidade;
  • Ajuda na hidratação e proteção, pois promove a recuperação da barreira cutânea, sendo um forte aliado das peles secas ao ter uma composição hidratante com elementos como: alantoína, ureia e óleos vegetais;
  • Previne o envelhecimento, pois alguns sabonetes contêm antioxidantes que retardam o envelhecimento, como a vitamina C, o ácido hialurônico, entre outros;
  • Atua na prevenção de inflamações da pele, como a acne, pois os sabonetes que levam em sua composição enxofre, ácido glicólico e ácido retinóico, por exemplo, formam uma barreira contra micro-organismos. Essa barreira impede a entrada desses micro-organismos na glândula sebácea.

Após conhecermos essas vantagens, é necessário saber quais os principais tipos de sabonetes faciais e suas indicações.

Tipos de sabonete facial e como escolher o seu

Dentre as tantas opções disponíveis de sabonete facial, é difícil escolher o melhor. Por isso, a Dra. Anna Clara nos ajudou a explicar para que serve cada um.

  • Gel de limpeza: por conter substâncias adstringentes, é indicado principalmente para a pele oleosa, pois diminui o excesso de oleosidade e a formação de acne.
  • Sabonete líquido: é indicado para todos os tipos de pele. Para peles secas, é ideal que contenha componentes hidratantes. Já para as peles oleosas e mistas, deve ter substâncias anti-oleosidade. Ademais, possui pH próximo da pele. Portanto, não é irritativo.
  • Sabonete em barra: é indicado para peles mistas e oleosas, porque atua profundamente na pele. Com o pH mais alcalino – ou seja, mais alto -, impede o excesso de oleosidade.
  • Sabonete micelar: de acordo com a dermato, este tipo tem em sua estrutura pequenas moléculas de óleo suspensas em água, atraindo impurezas do dia a dia. É uma opção pós maquiagem, ideal para peles secas e sensíveis.
  • Espuma de limpeza: limpa suavemente a pele e, como tem aroma geralmente fresquinho, é indicado para peles sensíveis. Além disso, não deixa a sensação de repuxamento após a lavagem.

Como se vê, para escolher um sabonete facial deve-se ficar de olho em seus componentes e a sua indicação. A seguir, elegemos alguns produtos queridinhos que atuam melhor em cada tipo de pele.

8 melhores sabonetes faciais

Como escolher os melhores sabonetes faciais para a sua pele? Anote essas dicas de produtos que dão supercerto!

Continua após o anúncio

1. Gel de Limpeza Profunda Effaclar Concentrado, de La Roche Posay: melhor para pele oleosa e mista

Dicas de Mulher

O Effaclar Concentrado promove a limpeza profunda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade. O melhor deste produto é que, apesar da ação anti-oleosidade, a pele não fica repuxando, pois o efeito é na medida.

“Promove a redução da oleosidade, desobstrução dos poros e tem alto rendimento.” – Jéssica Flores

2. Cleanance Gel, da Avène: melhor para peles acneicas que estão sensibilizadas

Dicas de Mulher

Devido a sua ação suavizante e antioxidante, o cleanance gel é perfeito para peles com tendência à acne, aquelas que estão sensibilizadas e precisam de um efeito matificante.

“Promove a limpeza e purificação da pele, tem ação suavizante e antioxidante, além do efeito matificante.” – Patty Lye

3. Sabonete de Glicerina Granado Bebê: melhor para pele com irritação

Dicas de Mulher

O sabonete promove uma limpeza eficaz, mas muito suave sem nenhum tipo de agressão, sendo ótimo para peles irritadas e sensíveis. É hipoalergênico, de base vegetal e não é testado em animais.

“Promove a limpeza suave, tem o mesmo pH da pele e é hipoalergênico.” – Ju Lopes

4. Sabonete MicellAIR Facial com água de rosas, da Nivea: melhor recomendação para pele normal

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

O sabonete da Nivea é multifuncional: remove a maquiagem à prova d’água, limpa, refresca e prepara a pele para maquiagem. Além disso, tem um cheirinho delicioso de rosas.

“Remove a maquiagem à prova d’água, promove limpeza e refrescância, como também prepara a pele para maquiagem.” – Joyce Vignochi

5. Normaderm Phytosolution Gel de Limpeza, da Vichy: melhor para diminuir imperfeições.

Dicas de Mulher

É feito com ingredientes de origem vegetal contando com a presença de minerais, como o zinco e o cobre, a regular a oleosidade. Além disso, há o derivado de probiótico que regenera as defesas da pele.

“Composto por ingredientes de origem vegetal, bem como minerais, como zinco e cobre, além de probióticos.” – Carol Ramos

6. Sabonete Actine Pele Acneica: melhor para quem sofre com acne e seborreia

Dicas de Mulher

Especialmente desenvolvido para pele das brasileiras, o sabonete da actine é enriquecido com aloe vera que ajuda na cicatrização das feridas causadas pela acne. Possui uma ação refrescante e desobstrui os poros. Além disso, contém ácido salicílico, que promove a ação anti-inflamatória.

“Controla a oleosidade, tem sensação mentolada e refrescante, e possui ação anti-inflamatória.” – Cami Skora

7. Sabonete iluminador com vitamina C, da Adcos: melhor para peles maduras

Dicas de Mulher

Além de limpar e revitalizar, este sabonete traz uma ação iluminadora. Por conter vitamina C e ácido ferúlico, o produto ainda estimula a síntese de colágeno, o que ajuda a reduzir as rugas, reforçando a sustentação e firmeza da pele.

Continua após o anúncio

“Atua na revitalização da pele, contém vitamina C e minimiza os efeitos das agressões diárias à pele.” – Marina Fabri

8. Sabonete Líquido Darrow Nutriol: melhor para pele seca

Dicas de Mulher

Próprio para pele seca, o Nutriol possui ativos dermoenergizantes que deixam a pele macia e ajudam na hidratação, combatendo o ressecamento. É ideal para uma higiene diária com muita nutrição.

“Promove a nutrição intensiva, previne o ressecamento e possui ativos dermoenergizantes.” – Nath Souza

Dúvidas finais sobre sabonete facial

Fizemos, também, algumas perguntinhas à dermatologista sobre o uso dos sabonetes faciais.

  • O que um sabonete facial precisa ter? Para cada tipo de pele é indicado um sabonete específico pelo dermatologista, porém é importante que o pH seja próximo ao da pele e que contenham, de preferência, extratos naturais em alta concentração (camomila, aveia, grapefruit, calêndula).
  • E quais ingredientes ele não pode ter? É essencial que sejam livres de sulfatos e parabenos que são irritativos para a pele.
  • Pode lavar o rosto com sabonete de glicerina? Esse tipo pode ser usado por quem possui a pele normal e é muito indicado para crianças. Isso porque, é hidratante, emoliente e mantém a umidade natural da pele.
  • Pode lavar o rosto com sabonete de bebê? Sim, desde que o pH seja igual a 7 e esteja identificado na embalagem do produto, sendo neutro ou com pH balanceado. Por isso, é indicado para pele normal que possui o pH igual a 7. Portanto, não causa irritação e não deixa a pele mais ácida.
  • Qual a indicação do sabonete de enxofre? É utilizado para combater a acne e o excesso de oleosidade, pois ajuda a remover as células mortas da pele. No mais, ajuda a desobstruir os poros, o que diminui a formação de acne.

Percebemos que o sabonete facial é aliado de uma pele saudável, com vivacidade e que reflete os seus cuidados diários. Para saber mais sobre este tipo de assunto, veja dicas de skincare.