Ácidos para o rosto: benefícios, aplicação e dicas de uso

Escrito por
Em 20.08.20

iStock

Os ácidos para o rosto são utilizados na dermatologia para diferentes objetivos. Eles podem trazer benefícios maravilhosos para a pele. Para tirar todas as dúvidas sobre esses queridinhos, consultamos Vanessa Bessa (CRM-SP: 185.757), dermatologista. Acompanhe:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que exatamente é o ácido?

Em resumo, os ácidos são substâncias que trazem diversos benefícios para a pele. Segundo Vanessa Bessa, os ácidos para o rosto tratam melasma, acne, manchas e rugas finas. Eles trazem diferentes resultados, a depender da concentração e modo de aplicação.

7 tipos de ácidos para o rosto

iStock

A dermatologista afirma que cada ácido para o rosto tem um objetivo diferente; por isso, é indispensável uma consulta com seu médico antes de iniciar o uso. Vanessa elencou alguns dos principais ácidos para você conhecer um pouco mais sobre eles. Confira:

Ácido glicólico

O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido usado em medicamentos e peelings, e está sendo bastante comentado no mundo da beleza.

  • Pra que serve? A especialista afirma que esse ácido atua como clareador de manchas e melasma e ainda pode tratar acne e fotoenvelhecimento.
  • Cuidados: pessoas com pele sensível devem dobrar a atenção. O ideal é não se expor à luz do sol durante o tratamento.

Ácido retinoico

O ácido retinoico é derivado da vitamina A e atua na diferenciação celular e estímulo do colágeno.

  • Pra que serve? Ele é indicado para tratamento de melasma, manchas, acne, fotoenvelhecimento, cicatrizes superficiais e estrias.
  • Cuidados: ao usar o ácido retinoico, é essencial manter-se protegida da luz do sol e manter a pele sempre hidratada e refrescada.

Ácido hialurônico

É uma substância que já existe naturalmente na pele e que vai sendo reduzida com o passar dos anos.

  • Pra que serve? Ácido com um alto poder de hidratação.
  • Cuidados: manter sempre a pele hidratada e protegida do sol.

Ácido salicílico

É um beta-hidroxiácido que atua como queratolítico, ou seja, ocasiona uma esfoliação superficial.

  • Pra que serve? É um ácido indicado para o tratamento da acne e dermatite seborreica.
  • Cuidados: manter-se longe de exposição solar é um dos cuidados principais.

Ácido kójico

É um ácido ainda não muito popular, mas que traz diversos benefícios para a pele. Além de tudo, ele ajuda a tratar o fotoenvelhecimento e prevenir rugas.

Continua após o anúncio

  • Pra que serve? É um ácido ideal para clarear a pele e tirar manchinhas do rosto.
  • Cuidados: pessoas com hipersensibilidade não devem fazer uso desse ácido; além disso, é indispensável o uso do protetor solar.

Ácido azelaico

Segundo a dermatologista, é um ácido ideal para espinhas e cravos. Ele é um produto muito conhecido no mercado.

  • Pra que serve? É uma substância que possui uma ação antibacteriana poderosa; por isso, inibe o surgimento da acne. Além disso, contribui para a redução de manchas.
  • Cuidados: esse ácido geralmente é recomendado como um tratamento contínuo e deve ser usado de forma correta, conforme indicado na receita. Além disso, é essencial o uso de filtro solar.

Ácido mandélico

É um ácido derivado do extrato de amêndoas e que é mais seguro do que os outros ácidos citados. De maneira geral, ele possui uma ação mais lenta e suave.

  • Pra que serve? É indicado para quem quer tratar manchas de melasma ou até mesmo usar algum produto como anti-idade.
  • Cuidados: é um ácido indicado para uso contínuo, mas, se a pele for resistente, você pode incluí-lo em sua rotina.

Segundo a dermatologista, existem diversos ácidos para o rosto e suas vantagens são variadas. Esses benefícios, claro, só aparecem com uma rotina contínua de cuidados com a pele.

Dermatologista responde dúvidas

A dermatologista Vanessa Bessa ainda esclarece as principais dúvidas sobre o uso de ácidos para a pele do rosto. Ela explica sobre o funcionamento, a aplicação e quem pode usar esses ácidos. Acompanhe:

Posso usar em qualquer período do dia? Segundo a dermatologista, a maioria dos ácidos deve ser utilizada no período noturno, após a limpeza facial, mas alguns podem ser usados também pela manhã, como o hialurônico e azelaico.

Qualquer pessoa pode usar? A partir de que idade? Nem todas as pessoas podem usar ácidos. Pessoas com pele sensível, lactantes e gestantes, por exemplo, não devem seguir com o tratamento. A idade para a aplicação deve ser observada de acordo com a necessidade e substância.

O que um ácido precisa ter? Um ácido para o rosto deve conter vitaminas e substâncias que não agridam a pele.

E quais ingredientes ele não pode ter? Substâncias como parabenos e peróxido de benzoíla são prejudiciais à pele. Confira também outras substâncias presentes em dermocosméticos que você deve evitar.

Posso usar mais de um ácido ao mesmo tempo? Sim, o seu dermatologista poderá indicar o uso simultâneo de ácidos, de acordo com sua intensidade.

Qual a diferença do uso em sérum, gel e cremes? Ácidos em sérum e gel são mais indicados para peles oleosas; já os ácidos em creme, para peles mais secas.

Continua após o anúncio

Assim, fica mais fácil entender quais são as principais funções dos ácidos para o rosto e como eles devem ser usados. Aproveite para conferir mais dicas sobre skincare. E não esqueça: para uma pele saudável, é indispensável consultar um(a) dermatologista.

Assuntos: Como usar, Pele