Tônico facial: conheça esse item de cuidado diário para a pele

Escrito por
Em 01.05.19

iStock

Para manter uma pele limpa e saudável, é preciso seguir três etapas: limpar, tonificar e hidratar. Todas elas são de grande importância nos cuidados básicos da pele e cada uma tem uma função específica. O tônico facial é indicado para complementar a limpeza e seu uso garante diversos benefícios.

Continua após o anúncio

Quer saber um pouco mais sobre o dermocosmético para que seja inserido na sua rotina e ainda conhecer algumas sugestões de produtos? Então, basta conferir as informações abaixo.

Tônico facial: para que serve?

iStock

As vantagens de incluir o tônico facial na rotina de cuidados diários são várias. Veja só:

1. Limpeza profunda

O tônico facial finaliza a limpeza feita com o sabonete, pois ele tem uma ação mais profunda. Ou seja, seu uso é ideal para remover completamente as impurezas da pele e dos poros, deixando a pele livre de agentes poluidores.

2. Regula o pH

Ao longo do dia, a pele é exposta a poluição, sabonetes, cremes, maquiagens e outros produtos. Tudo isso faz com que o pH natural sofra alterações, o que pode contribuir para o aparecimento de espinhas, envelhecimento da pele, entre outros. Já o tônico ajuda a reequilibrar a acidez natural.

3. Prepara a pele para outros produtos

Com a pele limpinha e os poros desobstruídos, fica muito mais fácil para a pele absorver outros produtos que podem ser usados depois do tônico, como o hidratante, por exemplo. Assim, é possível obter ao máximo os benefícios do produto escolhido.

4. Trata peles específicas

Cada tipo de pele merece cuidados diferentes, por isso, é possível encontrar produtos no mercado que contam com resultados diversificados. Há opções que ajudam a controlar a oleosidade, outros já são hidratantes e podem contar até mesmo com substâncias anti-idade.

Como você pode ver, só há vantagens no uso de um tônico facial. Porém, antes de escolher um para chamar de seu, é preciso saber do que a sua pele necessita.

Continua após o anúncio

Tônico facial ou água micelar: qual a diferença?

iStock

Ambos os produtos são indicados para completar a limpeza do rosto, que deve ser feita previamente com um sabonete. Porém, cada um tem sua especificidade e pode funcionar de maneiras distintas em cada tipo de pele.

O tônico facial além de remover as impurezas da pele, ainda auxilia no combate à acne, revitaliza, elimina toxinas e deixa os poros limpinhos. Além disso, ele também deixa a pele pronta para os próximos produtos a serem usados, seja um hidratante ou um protetor solar.

A água micelar também ajuda a limpar a pele das sujeiras e a retirar a oleosidade, como também reequilibra o pH. A diferença é que ela é mais suave e, portanto, é menos agressiva. O que faz com que ela seja ideal para quem tem a pele mais sensível.

Os dois dermacosméticos geram benefícios se usados corretamente. Antes de escolher entre um deles, converse com um dermatologista e veja qual é a melhor opção para você.

Os melhores tônicos e onde comprar

Conheça alguns tônicos que fazem sucesso e veja se eles correspondem às suas necessidades:

1. Blemish + Age Solution, da Skinceuticals

Dicas de Mulher

Esse é um tônico facial que ajuda a finalizar a limpeza e a diminuir o acúmulo de resíduos na pele, o que reduz a aparência dos poros. Remove até 40% da oleosidade da pele, ajudando no combate aos cravos. É indicado para peles mistas, oleosas e acneicas.

“Logo nos primeiros dias é fácil notar o quanto a pele reduz sua oleosidade e os poros ficam menos dilatados!” – Ana Letícia Mattos

2. Tônico Adstringente, da Nivea

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Ajuda a remover impurezas e resíduos da pele que não foram eliminados com o sabonete. Com isso, os poros ficam desobstruídos. Conta com extrato de algas marinhas, o que ajuda a controlar a produção de sebo e consequentemente, reduz a oleosidade.

“O tônico é superleve […] tem um cheiro bem suave parece até água de tão levinho que é. Quando você passa na pele ele não irrita e nem arde […] Controla super bem a oleosidade, deixa a pele superlimpinha e bem sequinha já na hora que você passa.” – Manu Alves

3. Tônico Facial Skin, do O Boticário

Dicas de Mulher

Esse tônico facial limpa e ajuda a controlar a oleosidade e diminui a aparência dos poros dilatados. Também deixa a pele com um ar refrescante, hidratada e revitalizada. Auxilia na aderência de maquiagem e de tratamento antissinais. Além disso, é vegano.

“É um tônico muito cheiroso, com cheirinho fresquinho de limpeza. Eu sinto que ele realmente remove todas as impurezas e deixa minha pele muito limpa. Mas ele não arde e nem ressaca.” – Niina Secrets

4. Tônico da Lancôme

Dicas de Mulher


Ajuda a revitalizar a pele pela manhã e dá sensação de limpeza no fim do dia. Conta com ingredientes naturais para promover uma verdadeira limpeza. Esfolia suavemente e remove as células mortas. Ainda gera sensação de frescor.

“É um tônico clarificante que vai ajudar a tirar as células mortas do seu rosto. Então, ele faz uma pequena esfoliação que você não sente […] Não irrita a minha pele e não a deixa repuxando.” – Carol Ramos

5. Tônico suavizante hidratante, da Mary Key

Dicas de Mulher

Esse é um tônico que hidrata e deixa a pele pronta para receber outros produtos. Além disso, ajuda a minimizar a aparência dos poros e ainda gera uma aparência luminosa e um ar de frescor.

Continua após o anúncio

Para adquirir, acesse o site da Mary Kay e encomende seu produto.

“Minimiza os poros, dando a impressão de que eles diminuem, é isso mesmo que acontece, pois ele é da linha de cuidados com a pele Time Wise, e com a adição na fórmula de duas plantas […] juntas combatem os radicais livres que causam o envelhecimento, então ajudam a minimizar os poros e as linhas de expressão.” – Nara Borges

6. Tônico contra acne da Neutrogena

Dicas de Mulher

Limpa a pele e ajuda a reduzir e tratar acne e cravos sem agredir a barreira natural da pele. É livre de álcool, o que faz com que os poros diminuam sem irritar a pele.

“É uma ótima opção, limpa bem a pele (a minha já estava limpa, mas mesmo assim saiu impurezas no algodão), possui um cheiro agradável e possui um bom custo-benefício” – Chris Castro

7. Tônico da Korres

Dicas de Mulher

Limpa suavemente e remove o excesso de oleosidade, deixando a pele com um acabamento matte. Reduz o tamanho dos poros e ajuda a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas. A pele fica limpa e radiante.

“O que eu mais gosto nele é que eu sinto que tonifica mesmo, mas não deixa minha pele ardida, é ótimo” – Niina Secrets

Como você pode ver, a função básica dos tônicos é a mesma. Porém, há diferenças entre algumas características e também no preço.

O tônico facial, se usado corretamente, só gera benefícios para a pele. Então, que tal inserir esse item na sua rotina de cuidados diários?

Assuntos: Pele