Como deve ser a rotina perfeita de cuidados com a pele

Escrito por
Em 24.07.20

Gabriela Sales

Manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial para mantê-la saudável e bonita sempre. Pensando nisso, conversamos com a dermatologista Renata Marques (CRM-RJ 814717), que nos indicou passos para cuidar dos diferentes tipos de pele do rosto e a do corpo. Acompanhe o que separamos para você!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Rotina de cuidado com a pele oleosa

Se sua pele é oleosa, confira os cuidados que você deve ter com a pele do rosto. Eles vão te ajudar a controlar a oleosidade e promover sua saúde e beleza!

Dicas de Mulher

  1. Limpeza da pele: lave a cútis com um sabonete específico para esse tipo de pele duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Não exagere no número de vezes que lava o rosto: caso contrário, pode provocar um efeito rebote e deixá-lo mais oleoso.
  2. Nada de água muito quente: água quente causa ressecamento na pele, o que a torna mais oleosa. Isso porque as glândulas sebáceas produzem mais sebo, por entenderem que a cútis está desprotegida.
  3. Utilize um tônico: a dermatologista indica a aplicação de um tônico após a limpeza, a fim de regular o pH da pele. As peles oleosas devem priorizar produtos que contenham ácido salicílico.
  4. Não abra mão da hidratação: muitas pessoas acreditam que peles oleosas não precisam ser hidratadas, mas isso é um erro! A hidratação pode, inclusive, te ajudar no controle da oleosidade. Você só precisa dar preferência para produtos oil free ou não comedogênicos.
  5. Proteja a pele com filtro solar: Renata Marques indica o uso de produtos oil free para esse tipo de pele. O filtro deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada 3h.
  6. Cuidados noturnos: ao aplicar produtos antiaging durante a noite, priorize os que contenham os seguintes ativos: vitamina C e E, ácido glicólico, retinol e antioxidantes.
  7. Esfolie a pele do rosto: realize a esfoliação uma vez por semana, para remover células mais superficiais e deixar a pele mais fina.
  8. Procure um dermatologista: um profissional pode te indicar cuidados e produtos específicos. Além disso, Renata indica que, se possível, você pode investir em peeling ou lasers mensalmente para deixar a pele ainda melhor.

Viu como é simples ter uma pele incrível? Coloque já as dicas em prática e aproveite uma face saudável, hidratada e macia. Se jogue!

Rotina de cuidado com a pele mista

A dermatologista Renata Marques também indicou os cuidados para uma pele mista saudável e radiante. Quer saber quais são? Acompanhe:

Dicas de Mulher

  1. Limpeza da pele: lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete específico para pele mista.
  2. Evite água muito quente: a água quente é muito agressiva para a pele, por isso Renata indica uso de água fria ou morna.
  3. Tonifique a pele: o tônico é importante para regular o pH da pele. Você deve aplicá-lo após a limpeza e priorizar os que contêm ácido salicílico.
  4. Hidrate sempre: a hidratação é parte essencial de uma rotina de cuidados com a pele. Por isso, invista em hidratantes oil free e não comedogênicos e não abra mão dessa etapa.
  5. Filtro solar é essencial: o produto deve ser reaplicado a cada 3h para que sua pele se mantenha protegida do sol. Busque por produtos oil free, para evitar oleosidade.
  6. Cuidados noturnos: os produtos antiaging aplicados à noite devem conter, de preferência, vitamina C e E, ácido glicólico, retinol e antioxidantes. Esses ativos vão cuidar muito bem da sua cútis!
  7. Esfolie a pele: Renata indica que a esfoliação seja feita uma vez por semana, com o intuito de remover as células mais superficiais e te proporcionar uma pele mais fina.
  8. Consulte um dermatologista: além de te indicar cuidados e produtos mais específicos, um profissional pode realizar peeling ou lasers para uma pele ainda mais linda.

Cuidar da pele fica mais fácil com essas dicas, não é? Por isso, não deixe de seguir esses passos e conquistar uma cútis impecável!

Rotina de cuidado com a pele seca

A pele seca tem alguns cuidados específicos a serem tomados. Confira as dicas que separamos e se jogue no skincare!

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

  1. Limpeza da pele: utilize um sabonete suave para lavar o rosto duas vezes ao dia.
  2. Evite água quente: a água quente resseca a pele, por isso deve ser evitada! Utilize sempre água fria ou morna.
  3. Aplique um tônico: ele vai atuar na regulação do pH da pele. Utilize sempre após a limpeza.
  4. Invista na hidratação: os hidratantes para a pele seca podem ser mais consistentes. O importante é não deixar de hidratar, viu?
  5. Utilize filtro solar: proteja a pele com o uso de protetor solar. Ele deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada 3h.
  6. Cuidados noturnos: priorize os produtos antiaging que contenham vitamina C e E, ácido glicólico, retinol e antioxidantes. São ativos importantes para a saúde da sua pele!
  7. Esfolie a pele: uma vez por semana, faça uma esfoliação. Esse processo vai deixar a pele macia e mais fina. Cuidado para não exagerar na força e machucá-la!
  8. Busque um dermatologista: um profissional vai te indicar produtos e cuidados específicos para sua pele. Além disso, Renata indica peeling ou lasers mensais, se possível.

Com uma rotina de cuidados adequada, a pele seca pode ficar hidratada, e o mais importante: cheia de saúde. Invista em você e tenha a cútis dos sonhos!

Rotina de cuidado com a pele do corpo

A pele do corpo também merece cuidados! Para saber quais são eles, confira os passos a seguir, indicados pela dermatologista Renata Marques:

Dicas de Mulher

  1. Limpeza da pele: utilize sabonetes hidratantes ao lavar o corpo.
  2. Evite água muito quente: sim, a pele do corpo também pode ser danificada com a temperatura muito alta. Então, utilize apenas água fria ou morna.
  3. Hidrate e nutra a pele: utilize cremes firmadores ou óleos corporais para ter uma pele bem cuidada e hidratada. As peles secas podem investir em cremes mais densos e espalhar bem.
  4. Proteja a pele: utilize um filtro solar corporal para se proteger dos raios ultravioletas.
  5. Esfolie a pele: realize a esfoliação uma vez por semana. Assim, sua pele ficará mais fina e macia.
  6. Cuide dos pés: se eles estiverem muito ressecados, além de aplicar o creme hidratante, utilize filme plástico para ocluir a área.

Os cuidados, tanto com a pele do rosto quanto com a do corpo, são importantes para mantê-la saudável e viçosa, além de prevenir manchas e o envelhecimento precoce. Por isso, não abra mão dessa rotina de cuidados! Veja receitas de esfoliação com açúcar para se cuidar sem gastar muito.