10 dicas imperdíveis de cuidados com a pele negra

Escrito por
Atualizado em 07.04.21

iStock

Por
Atualizado em 07.04.21

Manter os cuidados com a pele negra nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque existem diversas dúvidas que permeiam esse assunto. Por isso, conversamos com Camila Rosa, dermatologista especializada em peles negras, para descobrir as melhores formas de cuidar desse público.

Publicidade

Índice do conteúdo:

A pele negra

iStock

A pele negra é aquela que possui níveis mais altos de melanina e produz mais glândulas sudoríparas. Essa condição aumenta a oleosidade e possibilita o desenvolvimento de acnes. Vale salientar que existem diversos tons de pele negra, e por esse motivo, você deve procurar uma dermatologista para cuidar especialmente da sua.

Características da pele negra

Segundo Camila, a pele negra tem como característica principal ser mais oleosa no rosto, embora não possua mais glândulas sebáceas nessa região. Aliás, outra particularidade é que elas produzem mais melanina e, dessa forma, possui mais pigmento. Por isso, é muito importante redobrar os cuidados com a pele negra.

Problemas enfrentados pela pele negra

Além de ser uma pele pigmentada e mais oleosa, esse tipo de pele ainda tem uma facilidade maior de manchar. Por isso, é fundamental ter uma rotina de skincare específica, que intensifique e a deixe mais bonita. Quer saber como? Confira no próximo tópico algumas dicas de cuidados com a pele negra.

Como cuidar da pele negra

Peles com mais melanina requerem uma atenção especial. Então, listamos aqui algumas dicas essenciais de quem deseja iniciar os cuidados com a pele negra. Sem dúvidas, você vai amar as dicas.

Utilize filtro solar com toque seco

Se você é daquelas pessoas que acredita que por ter o tom mais escuro, não precisa de proteção solar, esqueça disso agora mesmo. O filtro solar é essencial para todos os tipos de pele, inclusive para quem possui mais melanina. O indicado é um fator a partir de 30, com toque seco para segurar o brilho e deixar um toque macio.

Tenha uma rotina de Skincare

Manter uma rotina diária de cuidados com a pele negra ajuda a manter a uniformidade da pele e deixá-la mais bonita. Além disso, as chances de ter manchas reduzem e, certamente, você ficará com a cútis mais firme. No entanto, o ideal é que você vá a uma dermatologista para que ela te indique os produtos certos.

Publicidade

Esfolie a pele três vezes por semana

Outra dica de cuidados com a pele negra que é fundamental é a esfoliação regular. Ela ajuda a remover a camada superficial da pele, reduzindo as impurezas e removendo as células mortas que causam acne e cravos. Sua pele ficará menos oleosa e as chances de foliculite e manchas diminuem.

Experimente o sabonete em gel

Se você possui uma pele oleosa, uma dica é a utilização de sabonete em gel ao invés do sabonete em barra durante a skincare. O ideal é que você lave o rosto duas vezes ao dia, ou seja, pela manhã e pela noite.

Utilize boas maquiagens

Hoje existe uma série de marcas de maquiagem que tem investido bastante em cores para os mais variados tons de pele. Então, o que vale é testar, buscar referências e escolher bons produtos para utilizar.

Use a Vitamina C

Além do protetor solar com toque seco, outro produto bastante recomendado para os cuidados com a pele negra é a Vitamina C. Ela ajuda a prevenir manchas e contribui no tratamento de outros procedimentos estéticos que a paciente esteja realizando.

Evite os tratamentos estéticos no verão

Evite ao máximo iniciar tratamentos estéticos a base de ácidos nessa época do ano. Aliás, evite também os procedimentos a laser, luz pulsada e a utilização de peelings. Sem dúvidas, o melhor período é no inverno.

Invista em produtos para seu tipo de pele

Sua pele é mais oleosa, seca ou mista? Embora a maioria das peles negras sejam oleosas, cada mulher possui uma característica diferente. Por isso, é muito importante ter uma noção de como ela é para manter os cuidados com a pele negra.

Cuide das manchas e melasmas

O surgimento de manchas é muito comum em pessoas com abundância de melanina. Por isso, é importante avaliar qual o motivo dessas manchas e melasmas com ajuda de um(a) profissional.

Visite uma dermatologista especializada em pele negra

Por último, tenha um acompanhamento com uma dermatologista especializada. Só ela será capaz de indicar os melhores procedimentos e tratamentos para promover os cuidados com a pele negra de forma correta.

5 dúvidas sobre a pele negra respondidas pela dermatologista

iStock

Existem muitas dúvidas acerca dos tratamentos ideais para esse tipo de pele. Por isso, perguntamos a Camila sobre os principais questionamentos das mulheres negras quando o assunto é cuidados com a pele negra.

Publicidade

1. Qual o ácido mais indicado para tratamentos?

Geralmente podemos utilizar quase todos os tipos de ácidos na pele negra, isso vai variar de acordo com a alteração a ser tratada. O que temos que tomar muito cuidado é com a concentração, que geralmente precisa ser menor, pois quanto maior o dano gerado pelo ácido, maior o risco de manchar.

2. O sol pode aumentar as manchas no rosto/corpo?

O sol emite a radiação UV, que é responsável pelo bronzeamento da pele. Quando a exposição solar é muito intensa ou quando a pessoa se expõe ao sol no dia a dia, sem protetor solar, a produção de melanina se intensifica.

3. Em relação ao protetor solar, qual o melhor fator de proteção?

A pele negra possui um fator de proteção 13.4, porém não é o suficiente. É necessário complementar com um protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, todos os dias pela manhã e reaplicar ao longo do dia.

4. Quais os melhores tratamentos para oleosidade?

A oleosidade tem que ser tratada de maneira combinada, com produtos específicos para tratar e controlar a oleosidade. Isso inclui sabonetes, hidratantes, ácidos e protetores com essa proposta, podendo ou não associar outros produtos.

5. Depilação a laser é indicado ou pode causar manchas

A depilação a laser é indicada, principalmente nos casos de foliculite, como tratamento, porém o laser tem que ser apropriado para utilizar nas peles negras e deve ser aplicado por profissionais qualificados para o procedimento. Os riscos de queimar e manchar sempre existem, porém são minimizados com a aplicação por profissionais.

    Vale lembrar que os cuidados com a pele negra devem ser orientados também pela sua dermatologista, certo? Aliás, veja aqui 5 dicas incríveis de maquiagem para pele negra, para se sentir mais linda e valorizar a sua beleza por completo.

Assuntos: Pele