Conheça os benefícios da limpeza de pele e aprenda a fazer

Escrito por
Em 13.10.20

iStock

Ter um rosto lisinho, macio e livre de cravos está entre seus objetivos? Pois saiba que a limpeza de pele pode trazer esses e outros benefícios para você. Para saber um pouco mais sobre o procedimento, que é indicado para todos os tipos de pele, conversamos com a dermatologista Dra. Gabriela Horn (CRM 42018 RQE 29198).

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é limpeza de pele?

De acordo com a Dra. Gabriela Horn, limpeza de pele é um procedimento feito em consultório por profissionais habilitados, normalmente um esteticista ou um fisioterapeuta dermatofuncional. É uma limpeza mais profunda do que a que realizamos em casa, removendo todas as impurezas e oleosidade que o sabonete não conseguiu limpar.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, a limpeza de pele é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne.

Benefícios da limpeza de pele

iStock

Todos os tipos de pele se beneficiam com a limpeza, mas, principalmente, quem tem acne ou pele oleosa. Confira mais benefícios:

  • Limpeza profunda: por limpar profundamente, o procedimento serve para desintoxicar, remover as células mortas e reduzir a oleosidade.
  • Eliminação dos comedões: a dermatologista Gabriela explica que a limpeza de pele é muito eficiente para a remoção dos comedões, que são popularmente chamados de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos).
  • Melhora da textura: a limpeza facial ajuda a manter a saúde da pele e melhorar o seu aspecto geral, além de trazer melhorias para a textura em caso de peles oleosas e acneicas.
  • Remoção de milium: o milium muitas vezes é confundido com acne, mas consiste em um cisto pequenino formado por queratina. A limpeza de pele ajuda a remover essas bolinhas.
    • É interessante fazer a limpeza de pele de duas a três vezes ao ano. No entanto, peles mais oleosas, por apresentarem uma tendência maior na formação de comedões, requerem uma frequência maior.

      Como fazer limpeza de pele passo a passo

      A limpeza de pele profunda deve ser realizada por profissionais. No entanto, existem alternativas para você fazer em casa e cuidar da sua face. Confira receitas caseiras!

      Limpeza de pele com mel e café

      Com ingredientes que você tem em casa é possível fazer essa misturinha, que além de ajudar na limpeza, ainda hidrata a pele.

      Continua após o anúncio

      Limpeza de pele em 9 etapas

      Que tal deixar a sua pele mais bonita em 9 etapas? No vídeo do canal Ficando Gata, você confere os passos, bem explicadinhos, para uma limpeza de pele suave, do adstringente ao protetor solar.

      Como é a limpeza de pele profissional

      Antes de fazer qualquer procedimento, você gosta de saber direitinho quais são todas as etapas? Então, confira a explicação no vídeo acima, que mostra a limpeza de pele profunda realizada por profissional.

      Limpeza de pele segura em casa

      Não são todas as receitas caseiras que são confiáveis. No vídeo acima, a dermaticista Patrícia Elias mostra a forma eficaz de como fazer limpeza de pele em casa.

      Procurando por mais procedimentos para cuidado e rejuvenescimento facial? Não deixe de conferir a matéria sobre dermaplaning, que apresenta seus benefícios e contraindicações.

Assuntos: Pele