Yoni eggs: a terapia que desperta a potência feminina

Escrito por                    
Atualizado em 21.06.22

Canva

Por
Atualizado em 21.06.22

Cristais que trazem benefícios físicos e emocionais. Para além do fortalecimento do assoalho pélvico, a terapia com yoni eggs é um caminho para a conexão com a feminilidade, autoconhecimento e superação de traumas. Nessa matéria, a pós-graduanda em fisioterapia pélvica, Roberta Acher, a psicoterapeuta Junguiana, Aine Aure, e a terapeuta especialista em yoni eggs, Maria Luiza Mendes, conhecida como Malú Mendes, explicam o assunto com profundidade. Além de conhecer os benefícios, os tipos e onde comprar, aproveite as dicas.

Publicidade

O que são os yoni eggs

Aine explica que “os yoni eggs são cristais lapidados em formatos de ovos e utilizados dentro de um processo terapêutico”. Segundo Malú, eles também podem ser feitos de rochas e madeiras, todas polidas e, posteriormente, lapidadas.

Em geral, essas peças são de uso interno, ou seja, são inseridas no canal vaginal. Elas podem ser usados para diferentes fins, “desde liberação de traumas, memórias de dor, emoções, autoestima, mudança de padrões de crença, aumento da libido, entre outros, explica Malú.

Para quem é indicado?

Roberta e Aine explicam que o trabalho com yoni eggs é indicado para mulheres que tenham alguma dificuldade relacionada ao sistema reprodutor ou que desejem entender suas questões internas, como traumas e inseguranças. Por isso, essa terapia não deve ser feita sem um acompanhamento profissional especializado.

“Antes de iniciar a terapia, é importante conversar com sua médica e verificar como está sua saúde íntima. Se perceber alguma flacidez muscular, é necessário passar por uma avaliação com uma fisioterapeuta pélvica e, se possível, fazer psicoterapia, preferencialmente, com uma profissional que tenha um olhar integrativo”, recomenda a fisioterapeuta Roberta Acher.

De acordo com Malú, a terapia também ajuda a preparar a musculatura da pelve para o parto e pós-parto. Entretanto, as profissionais alertam para as situações nas quais o uso de yoni eggs é contraindicado.

Deve-se evitar os yoni eggs durante a menstruação, na gravidez, se tiver problemas ginecológicos, feridas no local ou enquanto utilizar remédios psicotrópicos. Mulheres que usam o DIU como método contraceptivo, antes de tudo, precisam passar por uma avaliação profissional.

A seguir, as profissionais Aine Aure e Roberta Acher apontam os benefícios dessa terapia. Continue a leitura para entender o assunto.

5 benefícios dos yoni eggs

Envato

Publicidade

  • Autoconhecimento: o processo de incubação, introdução do yoni egg na vagina, é capaz de gerar “insights” sobre o que aflige a mulher, pois desencadeia um processo de transformação. Segundo as especialistas, tais questões estão relacionadas ao processo de autoconhecimento.
  • Superação e maior compreensão de traumas: “os yoni eggs podem trabalhar para trazer à tona alguns traumas, principalmente, aqueles relacionados ao feminino, como violência sexual e abortos”, explica a psicoterapeuta. Por isso, é indicado o acompanhamento psicoterapêutico.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico: “o uso dos yoni eggs associado com alguns exercícios pélvicos simples, por exemplo, os exercícios de Kegel, auxilia no fortalecimento da musculatura pélvica, sensibilizando pontos que antes estavam adormecidos”, afirma Roberta.
  • Aumento da libido: tanto a psicoterapeuta quanto a fisioterapeuta concordam que o uso dos yoni eggs pode aumentar a lubrificação e a libido, tornando o sexo mais prazeroso. Essa é uma das consequências do despertar de pontos adormecidos.
  • Aumento da fertilidade: de acordo com as profissionais, o aumento da fertilidade é consequência do conhecimento do próprio ciclo menstrual. “Já atendemos mais de mil mulheres, somando os grupos on-line e atendimento presencial. Empiricamente, vimos, sim, o aumento da fertilidade, inclusive, alguns casos difíceis que hoje estão com seus bebês no colo. Mas não existe uma promessa para mulheres que buscam ser mamães, há coisas que fogem da nossa alçada”, explicam.

Apesar de todos os benefícios, as profissionais não recomendam o uso contínuo dessa terapia. Ela deve ser usada por um tempo determinado, conforme a necessidade do paciente. “Além de lesionar o assoalho pélvico, a continuidade pode provocar catarses emocionais intensas”, explica Roberta.

Tipos de yoni eggs e suas propriedades

São mais de 4 mil tipos de cristais usados para produzir yoni eggs. Por isso, as especialistas selecionaram os 7 mais conhecidos e explicaram suas propriedades:

  • Coralina: trabalha a sexualidade, sensualidade, beleza, força, proteção e autoconfiança.
  • Obsidiana: usada para acessar as sombras, limpeza, poder, magnetismo, sexualidade, magia, ancestralidade e para proteção.
  • Quartzo verde: indicada para cura, equilíbrio, abundância, alívio de ansiedade, estabilidade e concretizações.
  • Jade: símbolo de serenidade e pureza. Acalma a mente, liberando pensamentos negativos e estimulando ideias. A jade traz sonhos perspicazes e ajuda a liberar emoções, especialmente de irritabilidade.
  • Quartzo hialino ou transparente: usada para iluminação e clareza, amplifica a energia, ativa a consciência e a conexão com esferas mais elevadas.
  • Quartzo Rosa: possui a energia do Amor Universal e do amor-próprio. Atua na cura de problemas com relacionamentos, acalma as emoções e amplia a tolerância e receptividade da mulher.
  • Quartzo Vermelho: trabalha o primeiro Chakra, que está localizado na base da espinha, lidando com a saúde do corpo físico. Fortalece a conexão com o sangue, com a terra e o sistema imunológico.

Como escolher seu yoni egg?

Canva

Segurança em primeiro lugar! Aine e Roberta afirmam que é muito importante ficar atento ao material do ovo. Nem toda pedra semipreciosa é indicada para o uso. Com base nisso, a psicoterapeuta recomenda os quartzos (azul, verde, rosa, transparente) e a obsidiana.

“A calcita, o olho de tigre e a sodalita são alguns exemplos de yoni eggs que jamais indicaremos devido à dureza na escala de mohs e as propriedades químicas contidas neles”, afirma a especialista. Por isso, é importante consultar uma profissional de confiança. A má utilização do yoni pode lesionar o assoalho pélvico, causar infecções, entre outros riscos.

É importante saber que o mercado brasileiro contempla yoni eggs do tamanho PP ao GG, contaram Roberta e Aine. Segundo a fisioterapeuta, o tamanho está relacionado à qualidade muscular do assoalho pélvico e com o momento da vida reprodutiva da mulher. As preferências também são levadas em consideração.

“Os tamanhos maiores são indicados para mulheres com mais idade, que passaram por parto normal ou que tenham uma estrutura óssea maior. A princípio, a grande maioria das mulheres começa com o tamanho médio e, gradativamente, vai diminuindo o egg, afirma Malú. De acordo com Roberta e Aine, ovos no tamanho PP são mais usados por casais.

Roberta também recomenda que a compra seja realizada presencialmente. Assim, a “mulher se conectará com o cristal, poderá tocar em diversos e sentir qual deles estabelece uma ligação com seu coração. Os cristais nos chamam. Se soubermos ouvir, nossa escolha será mais assertiva e teremos uma conexão ainda maior”.

Como usar um yoni egg

Todas as profissionais concordam que é muito importante consultar uma especialista em yoni eggs antes de começar a terapia em casa. Inserir a peça no canal vaginal sem as indicações corretas pode trazer sérios problemas à mulher.

Além disso, ultrapassar o tempo de uso indicado e inserir um tipo de material inadequado podem trazer as consequências já informadas anteriormente. Cada caso é único, somente uma terapeuta poderá indicar o ovo correto para os objetivos da paciente.

Publicidade

Onde comprar yoni eggs online

Se você optar por comprar seu yoni egg on-line, é importante conhecer a reputação da loja, afinal, esse é um objeto pessoal. A seguir, confira alguns sites que disponibilizam o produto:

  1. Cristais Aquarius
  2. Shop dos Cristais
  3. Mahlaga
  4. Arte Misia
  5. Poder da Luz

Enquanto espera o seu yoni egg chegar, veja os principais cuidados para evitar complicações à saúde.

Como cuidar dos yoni eggs

Canva

De acordo com Roberta, é importante fazer a assepsia corretamente para evitar quebras. Malú ensina um método de limpeza: “após o uso, o ideal é lavar em água corrente e colocá-lo em um recipiente com água e bicarbonato de 5 a 10 minutos”. Além disso, você pode guardá-lo em um lugar sagrado, “pode ser um altarzinho dentro de casa, próximo de outros cristais, próximos de flores etc”, complementam Roberta e Aine.

Também é importante recarregar as energias dos yoni eggs, explica Roberta, pois “há trabalho profundo e intenso energeticamente em andamento, a pedra pode ficar mais ‘apática’ ou ‘sobrecarregada’ de outras energias mais densas”.

Aine complementa: “podemos usar coisas muito simples pra trabalhar essa limpeza e carregamento, como água corrente, deixar em cima de uma drusa de ametista, em cima de um vasinho de planta, deixar à lua dentro de uma taça com água, colocá-la em contato com o mar, água de cachoeira, chuva, entre outros”.

Após conhecer a terapia com yoni eggs, aprenda a reconhecer os sinais do seu corpo. Assim, informe-se também sobre a dor pélvica! Além disso, fique por dentro de todos exames ginecológicos que a mulher deve fazer.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.