Chá de angélica: conheça os principais benefícios da bebida

Escrito por
Em 31.03.22

Envato

O chá de angélica é uma bebida com diversas propriedades benéficas à saúde. Nesse sentido, destacam-se seus efeitos positivos ao organismo da mulher, bem como o fato de ser anti-inflamatório. Para saber mais, acompanhe os próximos tópicos.

Publicidade

O que é o chá de angélica

De início, a nutricionista Juliana Toazza contextualiza o que é a angélica. De acordo com ela “a angélica é uma erva com sabor adocicado muito utilizada na medicina tradicional chinesa e está ganhando muita popularidade no Brasil”. Apesar de ser disponível em todo o mundo, a planta é nativa da China e seu nome científico é Angelica Sinensis.

Diante disso, ela explica que “o chá de angélica é muito famoso, pois seu principal uso é recomendado para doenças relacionadas à saúde da mulher” e acrescenta que o chá “possui diversos benefícios para a saúde: tem propriedade anti-inflamatória; promove a proliferação de células ósseas; reduz lesão renal causada pela diabetes; tem efeito antitumoral. Na saúde da mulher, ajuda na menopausa e a regular a menstruação por ter propriedades anticoagulantes e analgésicas. Também é benéfico para quem possui prisão de ventre, enxaqueca, hipertensão, anemia e reumatismo.”

A nutricionista também pontua que “o chá de angélica parece trazer muitos benefícios para a saúde. No entanto, são poucos os estudos científicos que comprovem esses benefícios”.

Como consumir o chá de angélica

cha de angelica

Envato

Com relação à frequência e melhor horário para realizar o consumo do chá, Juliana diz que “o recomendado é usar 30g de raiz de angélica por dia, ou seja, 3 xícaras de chá durante o dia. Além disso, pode ser tomado em qualquer horário”.

Como fazer o chá de angélica

Com o objetivo de ensinar o modo de preparo do chá de angélica, a nutricionista Juliana Toazza explica o passo a passo. Confira!

Ingredientes

  • 10 g de raiz de angélica
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

cha de angelica

Envato

  • Coloque 1 xícara de água fervente sobre a raiz;
  • Deixe repousar em um recipiente com tampa durante 30 minutos;
  • Coe e estará pronto para servir!

Há contraindicações para consumir o chá de angélica?

Juliana destaca as contraindicações para o consumo do chá. Segundo ela, “em excesso, o chá pode causar diarreia e dor de cabeça. Não deve ser utilizado por grávidas, lactantes, crianças, usuários de anticoagulantes ou pessoas com problema de coagulação e diabéticos. Sempre procure orientação médica para o consumo.”

Publicidade

Agora que você já sabe como reproduzir a receita compartilhada pela nutricionista e a usufruir dos benefícios advindos do consumo do chá de angélica, não deixe de conferir os 10 chás que possuem propriedades anti-inflamatórias para aliviar sua dor.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação