12 opções de chás para dormir que vão te ajudar a relaxar

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Atualizado em 12.05.22

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O sono é essencial para a saúde, pois é o responsável por renovar o nosso sistema imunológico e restaurar importantes funções cerebrais, entretanto muitas pessoas têm problemas para dormir bem e o uso de chás naturais podem ajudar. Para entender melhor o assunto, Danielle de Oliveira, Tea Blender da Kãfa chás e a nutricionista Raquel Pegoraro listaram 12 chás que podem ajudar numa boa noite de sono e os seus preparos. Confira!

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1. Chá de Camomila

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A camomila pertencente à família Asteraceae e é famosa por estimular o sono profundo. De acordo com Raquel “a camomila pode ser usada por adulto e crianças, além de ser indicada para aliviar as cólicas intestinais, podendo ser usada, também, para quadros leves de ansiedade, atuando como um calmante suave.”

Como preparar

Para preparar este chá, separe 1 colher (chá) de camomila e 200ml de água. Em seguida, esquente a água até atingir uma temperatura entre 90 °C e 100 °C — quando aparecerão bastantes bolhas na superfície e o vapor ficará denso. Desligue o fogo, acrescente a camomila seca e deixe em infusão por cerca de cinco a dez minutos. Coe e sirva.

Onde comprar

A camomila é muito popular quando falamos sobre os sabores de chá, por isso é fácil encontrá-la em diversos estabelecimentos. Contudo, se possível, dê preferência à lojas de produtos naturais e especializadas em chás.

  1. Chá de Camomila, na Loja Kãfa
  2. Camomila, na Loja Terra Amor

2. Chá de Lavanda

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Nativa da região do mediterrâneo para uso em perfumaria, a lavanda é famosa por seu uso em dermocosméticos e em óleos essenciais para aromaterapia. Contudo, Danielle explicou que “suas propriedades calmantes também possuem grande poder quando utilizadas em forma de chá, alivia a ansiedade, diminui o estresse, promove um sono tranquilo, entre outros benefícios.”

Como preparar

Para o preparo deste chá, separe 1 colher (chá) de lavanda seca e 200ml de água. Aqueça a água até atingir a temperatura entre 90 °C e 100 °C, desligue o fogo e coloque a lavanda. Deixe em infusão por cinco a dez minutos, filtre e sirva.

Onde comprar

É possível encontrar a lavanda, conhecida também como Alfazema, em lojas de produtos naturais e especializadas em ervas.

  1. Chá de Alfazema, na Loja Empório Grão de Ouro
  2. Lavanda, na Loja Casa do Naturalista

3. Chá de Valeriana

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Dentre os chás para dormir, a Valeriana tem propriedades calmantes e sedativas, auxiliando a combater a ansiedade e para o tratamento de distúrbios do sono. Por conta disso, esta raiz deve ser consumida, segundo Raquel “com prescrição médica e sem o consumo de álcool.”

Como preparar

Portanto, para preparar esse chá você precisa de 1 colher (chá) de raiz de valeriana e 200ml de água. Então aqueça a água entre 80 °C e 90 °C, após atingir essa temperatura desligue o fogo e adicione a raiz de valeriana. Deixe em infusão por cinco minutos, coe o conteúdo e tome.

Onde comprar

É possível encontrar a Valeriana em diferentes lojas especializadas em produtos naturais e farmácias de manipulação.

  1. Infusão de Valeriana, na Tea Shop
  2. Chá de Valeriana, na Flora Medicinal

4. Chá Folha de Maracujá

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O maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, que despertam o sono. O chá das folhas desta fruta não teria um efeito diferente “o chá da folha de maracujá é indicada para o tratamento de quadros leves de ansiedade e insônia, com agitação, como calmante suave”, nos conta a nutricionista.

Como preparar

Para a preparação deste chá serão necessárias 5 folhas verdes de maracujá e 200ml de água. Em seguida, aqueça a água até que bolhas comecem a surgir na superfície e um vapor denso levante, desligue o fogão e adicione as folhas. Deixe em infusão por sete a dez minutos, coe e sirva.

Onde comprar

As folhas de maracujá para preparo dos chás podem ser adquiridas em diversas lojas especializadas em produtos de origem natural.

  1. Folha de maracujá, na Empório Delicato
  2. Chá de maracujá, no Mundo Granel

5. Chá Erva-doce

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De origem asiática, a erva-doce ganhou fama no ocidente como uma planta medicinal utilizada para inúmeras ocasiões, como dor de cabeça, má digestão e até espasmos musculares. Danielle nos conta que o chá de erva-doce é muito conhecido quando o assunto é chás para dormir, mas ele também possui diversos benefícios para a saúde. De acordo com Raquel o chá de erva-doce pode ser usado para “dispepsia, cólicas gastrointestinais e como expectorante”. Além disso, “a erva é eficaz contra a má digestão, alivia cólicas menstruais, inflamações na garganta e sintomas da gripe, diminui o calor na menopausa e ainda estimula a lactação nas mamães”, complementa Danielle.

Como preparar

Para o preparo, utilize 1 colher (chá) de erva-doce seca e 200ml de água. Deixe a água no fogo até ela atingir entre 90 °C e 100 °C e desligue-o. Adicione a erva-doce, deixe em infusão por, no mínimo, cinco e no máximo dez minutos, coe e está pronto a servir.

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Onde comprar

Você consegue encontrar a erva-doce em lojas de venda a granel e especializadas em produtos naturais.

  1. Erva-doce importada, no Grupo Rocha Saúde
  2. Chá de Erva-doce, na Viva Melhor Empório

6. Chá Erva-de-São-João

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Também conhecida como hipericão ou hipérico, a erva-de-São-João é muito usada na medicina tradicional para tratar de sintomas associados à ansiedade e à tensão muscular. Portanto, ela é rica em propriedades calmantes e “é indicada para o tratamento de depressão leve a moderada”, nos conta Raquel.

Como preparar

Para preparar este chá, pegue 1 colher (chá) de erva-de-São-João seca e 200ml de água. Em seguida, esquente a água até que bolhas apareçam na superfície da chaleira e um vapor denso suba (entre 90 °C e 100 °C) e desligue o fogo. Insira a erva-de-São-João e deixe descansar entre cinco a dez minutos. Coe e sirva.

Onde comprar

Para adquirir a Erva-de-São-João você pode se dirigir à lojas especializadas em produtos naturais, sempre evitando os chás para dormir feitos em sacos prontos. Dê preferência para ervas in natura.

  1. Chá de Erva-de-São-João, na loja Chá & cias Produtos Naturais
  2. Erva de São João, na Loja Iguarias Naturais

7. Chá Melissa (Melissa officinalis)

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Nativa da Europa meridional, a Melissa officinalis ou apenas melissa é um chá bem aromático. Danielle ainda explicou que “a melissa possui com propriedades que melhoram o sono, ajudam na digestão, dimiminui o estresse e também a ansiedade.”

Como preparar

A preparação deste chá conta com 1 colher (chá) de melissa seca e 200ml de água. Aqueça a água até que as bolhas subam na chaleira e haja um vapor denso. Desligue o fogo, coloque a melissa e deixe em infusão por cinco a dez minutos. Coe o conteúdo do chá e sirva.

Onde comprar

Para comprar esta erva, fique atenta ao nome indicado no pacote, isso porque muitos chás são nomeados de Melissa e pode haver confusão. Sendo assim, procure nas lojas pelo nome Melissa Officinalis que é o ideal para dormir e tem efeito “sedativo”.

  1. Chá de Melissa, na Raízs Orgânicos
  2. Chá de Melissa officinalis, na Natukura – Produtos Naturais

8. Chá Mulungu

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A Erythrina mulungu ou apenas Mulungu é uma planta que, segundo Danielle “pode ser usada para tratar ansiedade, depressão, ataques de pânico e enxaqueca, justamente por ser extremamente calmante e um excelente relaxante muscular”. Sendo assim, entre os diversos chás para dormir, é um excelente calmante para momentos de grande estresse também.

Como preparar

O preparo deste chá consiste em 1 colher (chá) de mulungu e 200ml de água. Aqueça a água até a temperatura atingir entre 90 °C e 100 °C. Em seguida, desligue o fogo e insira o mulungu, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Onde comprar

Para encontrar o Mulungu basta ir à lojas de produtos naturais ou especializadas em plantas medicinais.

  1. Chá de Mulungu, na Shambala Naturais
  2. Mulungu, na HMS Natural

9. Chá capim-limão

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“Extremamente aromático é um dos meus favoritos no quesito sabor, além de ajudar a ter uma bela noite de sono, ele também tem diversos efeitos positivos sobre nossa saúde. Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório”, conta Danielle sobre o chá de capim-limão, também conhecido como Erva-príncipe ou capim santo.

Como preparar

Separe 1 colher (chá) de capim-limão e 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira o capim-limão, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Onde comprar

Segundo a Danielle, “algumas plantas citadas são de fácil cultivo e manejo, e caso a pessoa tenha um local em casa com bastante luz solar disponível, ela consegue cultivar as próprias ervas do seu chá”. Caso você não consiga cultivar em casa, é possível encontrar o capim-limão em lojas especializadas em produtos naturais ou plantas medicinais.

  1. Chá de Capim-Limão, na Raízs Orgânicos
  2. Capim-Limão, na Zona Cerealista

10. Chá Macela do Campo

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“Essa flor é muito consumida na região Sul do Brasil, sendo considerada patrimônio do Rio Grande do Sul, onde é também muito utilizada para fazer travesseirinhos para bebês, devido sua propriedade calmante”, nos conta Danielle sobre a erva conhecida como Macela do Campo ou Camomila-Nacional. “Além disso, estudos farmacológicos comprovaram as propriedades digestiva, analgésica, antiulcerogênica gástrica, antiespasmódica, antiviral, anti-inflamatória e carminativa, dentre outras”, complementa.

Como preparar

Para fazer este chá utilize 1 colher (chá) de macela do campo seca e 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira a macela do campo, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Onde comprar

A macela do campo é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, lojas especializadas em chás e em estabelecimentos que possuem plantas medicinais.

  1. Macela do Campo, no Carrefour
  2. Chá de Macela, na Santa Luzia

11. Chá Erva Cidreira (Lippia alba)

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Muito popular no Brasil, “a erva cidreira sempre foi muito utilizada como planta sedativa e associada a uma boa noite de sono. A infusão dessa erva é muito aromática e agrada o paladar de muitas pessoas”, explica a Tea Blender. Além disso, ela complementa “a Erva Cidreira é considerada um antiespasmódico, estomáquico, carminativo, calmante, digestivo, combate a insônia e a asma.”

Como preparar

Para preparar este chá você precisa de 1 colher (chá) de erva cidreira, 200ml de água. Esquente a água até a temperatura entre 90 °C e 100 °C. Desligue o fogo e insira a erva cidreira, deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e sirva.

Onde comprar

Para comprar a erva cidreira é necessário estar atenta ao nome impresso no pacote, visto que muitas plantas são chamadas de erva cidreira. Por isso, ao comprar em lojas e comércios, procure por Lippia Alba).

  1. Erva Cidreira, na Flora Medicinal
  2. Chá de Erva Cidreira, na Natukura – Produtos Naturais

12. Chá Anis estrelado

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Tradicionalmente extraída de uma árvore asiática chamada Ilicium verum, o anis estrelado ou estrela-de-anis, encontra-se entre os chás para dormir “é muito conhecido na culinária dos doces, o anis estrelado não faz bonito apenas nas preparações de sobremesas, ele também é um excelente ingrediente para fazer um chá calmante”, conta Danielle e ainda complementa “além disso, ele também tem efeito antisséptico, anti-inflamatório, digestivo e diurético.”

Como preparar

Se deseja preparar um chá de anis estrelado, você precisa de 2 anis estrelado, 200ml de água. Ferva o anis por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Coe e sirva.

Onde comprar

É possível encontrar o anis estrelado em lojas de produtos naturais.

  1. Anis Estrelado, na Magna Vita
  2. Chá de Anis Estrelado, na Loja Tudo Saudável

Estas saõ algumas opções de chás para dormir que vão te auxiliar em um descanso melhor, além de ajudar com a ansiedade e até cólicas menstruais. Porém, a Danielle ressalta um ponto importante “não é ideal que se tome por um longo período de tempo o mesmo tipo de chá. É interessante que a cada uma semana seja intercalada tipos de chás com plantas diferentes. Por fim, veja também outras dicas de como dormir bem e desfrute de horas de sono bem proveitosas.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.